ajuda tipo de olio
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Registado: 12 jan 2008, 18:17
- O meu Carro:: [URL=http://img520.imageshack.us/my
- bm325i
- Membro Senior
- Registado: 10 set 2007, 00:43
- O meu Carro:: BMW 325i cabrio |ibiza tdi sport 99
Re: ajuda tipo de olio
:lol1
outra vez :susto
ate eu ke nao tenho 1 m3 ja sei kual e o oleo :humm
"10w60"
cumps
:fixe
:wink1
-- Quarta Dez 09, 2009 12:25 am --
ve isto ja tens aki a resposta
viewtopic.php?f=64&t=38387
:shh
"10w60"
cumps
- JSarabando
- Membro Gold
- Registado: 06 set 2005, 14:27
:violinista
A velha história de sempre infelizmente...uns mandam pôr 5w50, outros TWS, eu ponho TWS 10W60 no meu, quem quiser que ponha o que quiser.
Cumps
A velha história de sempre infelizmente...uns mandam pôr 5w50, outros TWS, eu ponho TWS 10W60 no meu, quem quiser que ponha o que quiser.
Cumps
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
- rubenventura
- Membro Junior
- Registado: 05 jan 2007, 02:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
- evandro
- Membro Juvenil
- Registado: 15 jul 2006, 15:49
- O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé
bm325i Escreveu::lol1
"10w60"
cumps
ERRADO! E36 M3 3.0 ou 3.2: 10W40, 5W40 ou 0W40, 100% sintético. Leiam o manual do carro. Quem tiver o TIS, leia o TIS. 10W60 é demasiado viscoso para os motores S50B30 ou S50B32, e mais cedo ou mais tarde, dar-vos-à problemas. Vão por mim... se quiserem... :rezar !
- bm325i
- Membro Senior
nao e o que manda a BMW :naonao :naonao
vai la e pergunta M3 3.0 :fixe
vai la e pergunta M3 3.0 :fixe
- evandro
- Membro Juvenil
A BMW não lê devidamente as notas técnicas da própria BMW
, e rege-se por interesses comerciais! A BMW só dispôe do 10W60 agora, porque os E36 M3 são poucos, não justifica estarem a manter stocks de óleo xxW40 só para este modelo de carro. O 10W60 é o óleo por especificação para os E46 M3, e para os novos M5, M6 e E9x M3. O E36 M3 não deve usar este tipo de óleo, é demasiado viscoso, não lubrifica rapidamente a frio para proteger o Vanos, não protege devidamente os rolamentos a alta rotação a quente, provoca maior atrito interno no motor, e por isso perdes performance e aumentas a temperatura de funcionamento.
Se quiserem usar o 10W60 ou xxW50 em pista (onde as temperaturas de funcionamento são extremas), tudo bem, mas no dia a dia essas viscosidades são desadequadas.
Mas como já vários disseram, o importante é ter óleo e dar gás na máquina (enquanto ela durar :dance )! Mas depois não se queixem que o meu Vanos faz barulho, o meu Vanos foi-se, os bronzes foram-se...

Se quiserem usar o 10W60 ou xxW50 em pista (onde as temperaturas de funcionamento são extremas), tudo bem, mas no dia a dia essas viscosidades são desadequadas.
Mas como já vários disseram, o importante é ter óleo e dar gás na máquina (enquanto ela durar :dance )! Mas depois não se queixem que o meu Vanos faz barulho, o meu Vanos foi-se, os bronzes foram-se...
- bm325i
- Membro Senior
entao estas a dizer ke a "BMW" sao burros e estao a indicar mal o oleo dos vossos carros??
e que ja fui a espanha com 1 amigo que tem 1 m5 e39 e la tambem recomenda 10w60.e nao e para nada que atras das "latas" d oleo da castrol diz especifico para motores M..
por 10w40 ao 10w60 a frio a viscosidade e a mesma so muda a quente e isso de ter em skock mas vale ter 5w40 e 10w40 que se usa muito mais que 10w60 que se usa pouco e que e muito mais caro...
mas eu tenho a minha ideia e tu tens a tua nao podemos ser todos iguais :lol1
Quem somos nos para contradizer os ENgenheiros da BMW ?? :wink1
e que ja fui a espanha com 1 amigo que tem 1 m5 e39 e la tambem recomenda 10w60.e nao e para nada que atras das "latas" d oleo da castrol diz especifico para motores M..
por 10w40 ao 10w60 a frio a viscosidade e a mesma so muda a quente e isso de ter em skock mas vale ter 5w40 e 10w40 que se usa muito mais que 10w60 que se usa pouco e que e muito mais caro...
mas eu tenho a minha ideia e tu tens a tua nao podemos ser todos iguais :lol1
Quem somos nos para contradizer os ENgenheiros da BMW ?? :wink1
- evandro
- Membro Juvenil
Sim, estou a dizer que se alguém da BMW indica 10W60 para os E36 M3 é BURRO com todas as letras, não sabe absolutamente nada sobre os E36 M3 (se calhar ainda usava fraldas qd os E36 foram projectados), e não percebe absolutamente nada de óleos nem de química nem de engenharia e seria melhor estar calado e não induzir os proprietários em erro.
Tens razão qd dizes q a viscosidade a frio do 10W40 e 10W60 é a mesma, mas só isso. A quente, em 99% das condições de utilização, os xxW50 ou xxW60 são demasiados viscosos. Por outro lado, a frio, quanto mais depressa o óleo circular e chegar às partes em fricção, menor o desgaste do motor. Aliàs, nos motores modernos, 90% do desgaste acontece nos arranques a frio.
Vê aqui as diferenças nas viscosidades:
http://www.roymech.co.uk/Useful_Tables/ ... osity.html
O xxW60 é quase 2x mais viscoso q o xxW40. Achas que isso não tem importância nenhuma no funcionamento de um motor?!
Lembra-te q qd o E36 M3 saiu, o óleo indicado era o semi-sintético 10W40, mas o TIS (da própria BMW, como deves saber), foi depois actualizado para reflectir os novos grades 0W40 e 5W40 100% sintéticos para o E36 M3.
Se quiseres eu publico a lista de todos os óleos indicados pelo TIS, um por um.
Não sei se falas por experiência ou pelo q os outros te dizem, mas a minha experiência diz-me q o meu E36 M3 3.2 trabalha ainda melhor com 0W40 (seja ele Castrol ou Mobil1) do q 5W40 ou 10W40, e muito melhor do q 5W50. Com quase 8 anos na minha mão e 163000Km, o motor ronca com saúde de novo. ZERO problemas de Vanos, ZERO problemas de bronzes ou bielas ou seja do q fôr interno ao motor.
-- Domingo Dez 27, 2009 1:55 pm --
Já agora, para que todos vejam que não falo à toa, leiam o que diz na ficha do Castrol 10W60 desenvolvido para a BMW (o tal que vocês insistem em usar erradamente nos E36 M3):
http://www.opieoils.co.uk/pdfs/castrol/ ... 10W-60.pdf
Diz claramente "This product is the sole oil approval for certain BMW M series eg M5, plus Z8 post March 2000."
Os E36 M3 foram desenvolvidos 10 anos antes, certo, amigos?
Comparem as viscosidades com um exemplo de óleo para o qual os motores S50B30/B32 foram desenhados (10W40):
http://www.opieoils.co.uk/pdfs/castrol/ ... 10W-40.pdf
E agora digam: vão continuar a usar o 10W60 nos E36 M3? Eu nunca. Mas cada qual faça o que quiser.
Tens razão qd dizes q a viscosidade a frio do 10W40 e 10W60 é a mesma, mas só isso. A quente, em 99% das condições de utilização, os xxW50 ou xxW60 são demasiados viscosos. Por outro lado, a frio, quanto mais depressa o óleo circular e chegar às partes em fricção, menor o desgaste do motor. Aliàs, nos motores modernos, 90% do desgaste acontece nos arranques a frio.
Vê aqui as diferenças nas viscosidades:
http://www.roymech.co.uk/Useful_Tables/ ... osity.html
O xxW60 é quase 2x mais viscoso q o xxW40. Achas que isso não tem importância nenhuma no funcionamento de um motor?!
Lembra-te q qd o E36 M3 saiu, o óleo indicado era o semi-sintético 10W40, mas o TIS (da própria BMW, como deves saber), foi depois actualizado para reflectir os novos grades 0W40 e 5W40 100% sintéticos para o E36 M3.
Se quiseres eu publico a lista de todos os óleos indicados pelo TIS, um por um.
Não sei se falas por experiência ou pelo q os outros te dizem, mas a minha experiência diz-me q o meu E36 M3 3.2 trabalha ainda melhor com 0W40 (seja ele Castrol ou Mobil1) do q 5W40 ou 10W40, e muito melhor do q 5W50. Com quase 8 anos na minha mão e 163000Km, o motor ronca com saúde de novo. ZERO problemas de Vanos, ZERO problemas de bronzes ou bielas ou seja do q fôr interno ao motor.
-- Domingo Dez 27, 2009 1:55 pm --
Já agora, para que todos vejam que não falo à toa, leiam o que diz na ficha do Castrol 10W60 desenvolvido para a BMW (o tal que vocês insistem em usar erradamente nos E36 M3):
http://www.opieoils.co.uk/pdfs/castrol/ ... 10W-60.pdf
Diz claramente "This product is the sole oil approval for certain BMW M series eg M5, plus Z8 post March 2000."
Os E36 M3 foram desenvolvidos 10 anos antes, certo, amigos?
Comparem as viscosidades com um exemplo de óleo para o qual os motores S50B30/B32 foram desenhados (10W40):
http://www.opieoils.co.uk/pdfs/castrol/ ... 10W-40.pdf
E agora digam: vão continuar a usar o 10W60 nos E36 M3? Eu nunca. Mas cada qual faça o que quiser.
- JSarabando
- Membro Gold
Evandro, desculpa mas num tópico atrás estás a querer dizer que o teu M3 nunca vai dar problemas de vanos? Que nunca vai dar problemas de bronzes??? Tás mesmo seguro do que dizes...
Problemas de bronzes pode dar a qualquer momento, basta que a bomba de óleo não faça a sua função.
O que eu já disse em tópicos deste tipo é que o 10w60 TWS é bom demais para o dia a dia e eu meto-o sem preocupações nenhumas, eu fiz 80 mil km no meu M3 em cima de 160 mil km e com tratos sem pena nenhuma até dar problemas de bronzes, e se eu usasse 10w40 era igual ou pior ainda porque por vezes ando em condições extremas durante muito tempo.
Problemas de bronzes pode dar a qualquer momento, basta que a bomba de óleo não faça a sua função.
O que eu já disse em tópicos deste tipo é que o 10w60 TWS é bom demais para o dia a dia e eu meto-o sem preocupações nenhumas, eu fiz 80 mil km no meu M3 em cima de 160 mil km e com tratos sem pena nenhuma até dar problemas de bronzes, e se eu usasse 10w40 era igual ou pior ainda porque por vezes ando em condições extremas durante muito tempo.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
- evandro
- Membro Juvenil
Boas, JS.
Eu não disse que nunca iria dar problemas, disse que até agora nunca deu
!
Quanto ao óleo, a questão não é ser bom demais para o dia a dia, é antes ser um óleo completamente desadequado para as tolerâncias de fabrico dos S50B30/B32.
Pensa assim: que temperatura é que o 10W60 terá que trabalhar para a sua viscosidade ficar igual à adequada por desenho para os S50B30/B32? Eu não sei ao certo, não tenho comigo os gráficos da variação de viscosidade vs. temperatura, mas imagino uns 130/140 graus !!! Mesmo conduzindo agressivamente em estrada, quantas vezes a temperatura do óleo do teu carro atingiu esses valores?
Eu não disse que nunca iria dar problemas, disse que até agora nunca deu

Quanto ao óleo, a questão não é ser bom demais para o dia a dia, é antes ser um óleo completamente desadequado para as tolerâncias de fabrico dos S50B30/B32.
Pensa assim: que temperatura é que o 10W60 terá que trabalhar para a sua viscosidade ficar igual à adequada por desenho para os S50B30/B32? Eu não sei ao certo, não tenho comigo os gráficos da variação de viscosidade vs. temperatura, mas imagino uns 130/140 graus !!! Mesmo conduzindo agressivamente em estrada, quantas vezes a temperatura do óleo do teu carro atingiu esses valores?
- JSarabando
- Membro Gold
Quantos mil km tem o teu M3? Actualmente dos M3 no fórum deve ser o meu que tem mais quilómetros. Os problemas de bronzes surgiram-me aos 228mil km quando veio para a minha mão com 160mil km, ainda tens muito que andar pra chegar a estes kilómetros e muitos sabem que eu não tenho um M3 pra passear, espero que nunca tenhas problemas e que mudes os bronzes antes de eles irem à vida porque eles acabam sempre por terem desgaste, o M3 dificilmente é um carro que não chegue às altas rpm.
Em relação ao óleo eu fico com a minha opinião, a viscosidade é bom para manter sempre uma boa lubrificação, o TWS cumpre bem com os seus objectivos nas temperaturas que usamos diariamente.
Em relação ao óleo eu fico com a minha opinião, a viscosidade é bom para manter sempre uma boa lubrificação, o TWS cumpre bem com os seus objectivos nas temperaturas que usamos diariamente.
- evandro
- Membro Juvenil
Tem 163000 Km.
Ok, quanto ao 10W60 é tua a opção de o usares, mas que não é o óleo adequado p/ os E36 M3, não é, e contestarei sempre publicamente (apesar de já começar a ficar 1 bocado farto :tellme) quem o afirmar que é, porque simplesmente não é.
Ok, quanto ao 10W60 é tua a opção de o usares, mas que não é o óleo adequado p/ os E36 M3, não é, e contestarei sempre publicamente (apesar de já começar a ficar 1 bocado farto :tellme) quem o afirmar que é, porque simplesmente não é.
- rubenventura
- Membro Junior
- Registado: 05 jan 2007, 02:07
- O meu Carro:: BMW 520d E61
Boas
Problemas de Vanos e Problemas de Brozes todos vao acabar por dar mais tarde ou mais cedo, tiove as duas situaçoes, o probelema do vanos aquele tipico toc toc nada tem haver com o tipo de oleo e quando tive o problema dos bronzes na altura nao usava o 10W60.
Agora conta com 200 mil killometros.
Problemas todos dão uns mais cedo outros mais tarde varia consuante a conduçao de cada um.
Obrigado
Problemas de Vanos e Problemas de Brozes todos vao acabar por dar mais tarde ou mais cedo, tiove as duas situaçoes, o probelema do vanos aquele tipico toc toc nada tem haver com o tipo de oleo e quando tive o problema dos bronzes na altura nao usava o 10W60.
Agora conta com 200 mil killometros.
Problemas todos dão uns mais cedo outros mais tarde varia consuante a conduçao de cada um.
Obrigado
Um Abraço
Ruben Ventura
Ruben Ventura