
ajuda tipo de olio
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Re: ajuda tipo de olio
:lol1
outra vez :susto
ate eu ke nao tenho 1 m3 ja sei kual e o oleo :humm
"10w60"
cumps
:fixe
:wink1
-- Quarta Dez 09, 2009 12:25 am --
ve isto ja tens aki a resposta
viewtopic.php?f=64&t=38387
:shh
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ate eu ke nao tenho 1 m3 ja sei kual e o oleo :humm
"10w60"
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-- Quarta Dez 09, 2009 12:25 am --
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- JSarabando
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Re: ajuda tipo de olio
:violinista
A velha história de sempre infelizmente...uns mandam pôr 5w50, outros TWS, eu ponho TWS 10W60 no meu, quem quiser que ponha o que quiser.
Cumps
A velha história de sempre infelizmente...uns mandam pôr 5w50, outros TWS, eu ponho TWS 10W60 no meu, quem quiser que ponha o que quiser.
Cumps
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
- rubenventura
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- evandro
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Re: ajuda tipo de olio
bm325i Escreveu::lol1
outra vez :susto
ate eu ke nao tenho 1 m3 ja sei kual e o oleo :humm
"10w60"
cumps
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-- Quarta Dez 09, 2009 12:25 am --
ve isto ja tens aki a resposta
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ERRADO! E36 M3 3.0 ou 3.2: 10W40, 5W40 ou 0W40, 100% sintético. Leiam o manual do carro. Quem tiver o TIS, leia o TIS. 10W60 é demasiado viscoso para os motores S50B30 ou S50B32, e mais cedo ou mais tarde, dar-vos-à problemas. Vão por mim... se quiserem... :rezar !
- bm325i
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Re: ajuda tipo de olio
nao e o que manda a BMW :naonao :naonao
vai la e pergunta M3 3.0 :fixe
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- evandro
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Re: ajuda tipo de olio
A BMW não lê devidamente as notas técnicas da própria BMW
, e rege-se por interesses comerciais! A BMW só dispôe do 10W60 agora, porque os E36 M3 são poucos, não justifica estarem a manter stocks de óleo xxW40 só para este modelo de carro. O 10W60 é o óleo por especificação para os E46 M3, e para os novos M5, M6 e E9x M3. O E36 M3 não deve usar este tipo de óleo, é demasiado viscoso, não lubrifica rapidamente a frio para proteger o Vanos, não protege devidamente os rolamentos a alta rotação a quente, provoca maior atrito interno no motor, e por isso perdes performance e aumentas a temperatura de funcionamento.
Se quiserem usar o 10W60 ou xxW50 em pista (onde as temperaturas de funcionamento são extremas), tudo bem, mas no dia a dia essas viscosidades são desadequadas.
Mas como já vários disseram, o importante é ter óleo e dar gás na máquina (enquanto ela durar :dance )! Mas depois não se queixem que o meu Vanos faz barulho, o meu Vanos foi-se, os bronzes foram-se...

Se quiserem usar o 10W60 ou xxW50 em pista (onde as temperaturas de funcionamento são extremas), tudo bem, mas no dia a dia essas viscosidades são desadequadas.
Mas como já vários disseram, o importante é ter óleo e dar gás na máquina (enquanto ela durar :dance )! Mas depois não se queixem que o meu Vanos faz barulho, o meu Vanos foi-se, os bronzes foram-se...
- bm325i
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Re: ajuda tipo de olio
entao estas a dizer ke a "BMW" sao burros e estao a indicar mal o oleo dos vossos carros??
e que ja fui a espanha com 1 amigo que tem 1 m5 e39 e la tambem recomenda 10w60.e nao e para nada que atras das "latas" d oleo da castrol diz especifico para motores M..
por 10w40 ao 10w60 a frio a viscosidade e a mesma so muda a quente e isso de ter em skock mas vale ter 5w40 e 10w40 que se usa muito mais que 10w60 que se usa pouco e que e muito mais caro...
mas eu tenho a minha ideia e tu tens a tua nao podemos ser todos iguais :lol1
Quem somos nos para contradizer os ENgenheiros da BMW ?? :wink1
e que ja fui a espanha com 1 amigo que tem 1 m5 e39 e la tambem recomenda 10w60.e nao e para nada que atras das "latas" d oleo da castrol diz especifico para motores M..
por 10w40 ao 10w60 a frio a viscosidade e a mesma so muda a quente e isso de ter em skock mas vale ter 5w40 e 10w40 que se usa muito mais que 10w60 que se usa pouco e que e muito mais caro...
mas eu tenho a minha ideia e tu tens a tua nao podemos ser todos iguais :lol1
Quem somos nos para contradizer os ENgenheiros da BMW ?? :wink1
- evandro
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Re: ajuda tipo de olio
Sim, estou a dizer que se alguém da BMW indica 10W60 para os E36 M3 é BURRO com todas as letras, não sabe absolutamente nada sobre os E36 M3 (se calhar ainda usava fraldas qd os E36 foram projectados), e não percebe absolutamente nada de óleos nem de química nem de engenharia e seria melhor estar calado e não induzir os proprietários em erro.
Tens razão qd dizes q a viscosidade a frio do 10W40 e 10W60 é a mesma, mas só isso. A quente, em 99% das condições de utilização, os xxW50 ou xxW60 são demasiados viscosos. Por outro lado, a frio, quanto mais depressa o óleo circular e chegar às partes em fricção, menor o desgaste do motor. Aliàs, nos motores modernos, 90% do desgaste acontece nos arranques a frio.
Vê aqui as diferenças nas viscosidades:
http://www.roymech.co.uk/Useful_Tables/ ... osity.html
O xxW60 é quase 2x mais viscoso q o xxW40. Achas que isso não tem importância nenhuma no funcionamento de um motor?!
Lembra-te q qd o E36 M3 saiu, o óleo indicado era o semi-sintético 10W40, mas o TIS (da própria BMW, como deves saber), foi depois actualizado para reflectir os novos grades 0W40 e 5W40 100% sintéticos para o E36 M3.
Se quiseres eu publico a lista de todos os óleos indicados pelo TIS, um por um.
Não sei se falas por experiência ou pelo q os outros te dizem, mas a minha experiência diz-me q o meu E36 M3 3.2 trabalha ainda melhor com 0W40 (seja ele Castrol ou Mobil1) do q 5W40 ou 10W40, e muito melhor do q 5W50. Com quase 8 anos na minha mão e 163000Km, o motor ronca com saúde de novo. ZERO problemas de Vanos, ZERO problemas de bronzes ou bielas ou seja do q fôr interno ao motor.
-- Domingo Dez 27, 2009 1:55 pm --
Já agora, para que todos vejam que não falo à toa, leiam o que diz na ficha do Castrol 10W60 desenvolvido para a BMW (o tal que vocês insistem em usar erradamente nos E36 M3):
http://www.opieoils.co.uk/pdfs/castrol/ ... 10W-60.pdf
Diz claramente "This product is the sole oil approval for certain BMW M series eg M5, plus Z8 post March 2000."
Os E36 M3 foram desenvolvidos 10 anos antes, certo, amigos?
Comparem as viscosidades com um exemplo de óleo para o qual os motores S50B30/B32 foram desenhados (10W40):
http://www.opieoils.co.uk/pdfs/castrol/ ... 10W-40.pdf
E agora digam: vão continuar a usar o 10W60 nos E36 M3? Eu nunca. Mas cada qual faça o que quiser.
Tens razão qd dizes q a viscosidade a frio do 10W40 e 10W60 é a mesma, mas só isso. A quente, em 99% das condições de utilização, os xxW50 ou xxW60 são demasiados viscosos. Por outro lado, a frio, quanto mais depressa o óleo circular e chegar às partes em fricção, menor o desgaste do motor. Aliàs, nos motores modernos, 90% do desgaste acontece nos arranques a frio.
Vê aqui as diferenças nas viscosidades:
http://www.roymech.co.uk/Useful_Tables/ ... osity.html
O xxW60 é quase 2x mais viscoso q o xxW40. Achas que isso não tem importância nenhuma no funcionamento de um motor?!
Lembra-te q qd o E36 M3 saiu, o óleo indicado era o semi-sintético 10W40, mas o TIS (da própria BMW, como deves saber), foi depois actualizado para reflectir os novos grades 0W40 e 5W40 100% sintéticos para o E36 M3.
Se quiseres eu publico a lista de todos os óleos indicados pelo TIS, um por um.
Não sei se falas por experiência ou pelo q os outros te dizem, mas a minha experiência diz-me q o meu E36 M3 3.2 trabalha ainda melhor com 0W40 (seja ele Castrol ou Mobil1) do q 5W40 ou 10W40, e muito melhor do q 5W50. Com quase 8 anos na minha mão e 163000Km, o motor ronca com saúde de novo. ZERO problemas de Vanos, ZERO problemas de bronzes ou bielas ou seja do q fôr interno ao motor.
-- Domingo Dez 27, 2009 1:55 pm --
Já agora, para que todos vejam que não falo à toa, leiam o que diz na ficha do Castrol 10W60 desenvolvido para a BMW (o tal que vocês insistem em usar erradamente nos E36 M3):
http://www.opieoils.co.uk/pdfs/castrol/ ... 10W-60.pdf
Diz claramente "This product is the sole oil approval for certain BMW M series eg M5, plus Z8 post March 2000."
Os E36 M3 foram desenvolvidos 10 anos antes, certo, amigos?
Comparem as viscosidades com um exemplo de óleo para o qual os motores S50B30/B32 foram desenhados (10W40):
http://www.opieoils.co.uk/pdfs/castrol/ ... 10W-40.pdf
E agora digam: vão continuar a usar o 10W60 nos E36 M3? Eu nunca. Mas cada qual faça o que quiser.
- JSarabando
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Re: ajuda tipo de olio
Evandro, desculpa mas num tópico atrás estás a querer dizer que o teu M3 nunca vai dar problemas de vanos? Que nunca vai dar problemas de bronzes??? Tás mesmo seguro do que dizes...
Problemas de bronzes pode dar a qualquer momento, basta que a bomba de óleo não faça a sua função.
O que eu já disse em tópicos deste tipo é que o 10w60 TWS é bom demais para o dia a dia e eu meto-o sem preocupações nenhumas, eu fiz 80 mil km no meu M3 em cima de 160 mil km e com tratos sem pena nenhuma até dar problemas de bronzes, e se eu usasse 10w40 era igual ou pior ainda porque por vezes ando em condições extremas durante muito tempo.
Problemas de bronzes pode dar a qualquer momento, basta que a bomba de óleo não faça a sua função.
O que eu já disse em tópicos deste tipo é que o 10w60 TWS é bom demais para o dia a dia e eu meto-o sem preocupações nenhumas, eu fiz 80 mil km no meu M3 em cima de 160 mil km e com tratos sem pena nenhuma até dar problemas de bronzes, e se eu usasse 10w40 era igual ou pior ainda porque por vezes ando em condições extremas durante muito tempo.
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- evandro
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Re: ajuda tipo de olio
Boas, JS.
Eu não disse que nunca iria dar problemas, disse que até agora nunca deu
!
Quanto ao óleo, a questão não é ser bom demais para o dia a dia, é antes ser um óleo completamente desadequado para as tolerâncias de fabrico dos S50B30/B32.
Pensa assim: que temperatura é que o 10W60 terá que trabalhar para a sua viscosidade ficar igual à adequada por desenho para os S50B30/B32? Eu não sei ao certo, não tenho comigo os gráficos da variação de viscosidade vs. temperatura, mas imagino uns 130/140 graus !!! Mesmo conduzindo agressivamente em estrada, quantas vezes a temperatura do óleo do teu carro atingiu esses valores?
Eu não disse que nunca iria dar problemas, disse que até agora nunca deu

Quanto ao óleo, a questão não é ser bom demais para o dia a dia, é antes ser um óleo completamente desadequado para as tolerâncias de fabrico dos S50B30/B32.
Pensa assim: que temperatura é que o 10W60 terá que trabalhar para a sua viscosidade ficar igual à adequada por desenho para os S50B30/B32? Eu não sei ao certo, não tenho comigo os gráficos da variação de viscosidade vs. temperatura, mas imagino uns 130/140 graus !!! Mesmo conduzindo agressivamente em estrada, quantas vezes a temperatura do óleo do teu carro atingiu esses valores?
- JSarabando
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Re: ajuda tipo de olio
Quantos mil km tem o teu M3? Actualmente dos M3 no fórum deve ser o meu que tem mais quilómetros. Os problemas de bronzes surgiram-me aos 228mil km quando veio para a minha mão com 160mil km, ainda tens muito que andar pra chegar a estes kilómetros e muitos sabem que eu não tenho um M3 pra passear, espero que nunca tenhas problemas e que mudes os bronzes antes de eles irem à vida porque eles acabam sempre por terem desgaste, o M3 dificilmente é um carro que não chegue às altas rpm.
Em relação ao óleo eu fico com a minha opinião, a viscosidade é bom para manter sempre uma boa lubrificação, o TWS cumpre bem com os seus objectivos nas temperaturas que usamos diariamente.
Em relação ao óleo eu fico com a minha opinião, a viscosidade é bom para manter sempre uma boa lubrificação, o TWS cumpre bem com os seus objectivos nas temperaturas que usamos diariamente.
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- evandro
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Re: ajuda tipo de olio
Tem 163000 Km.
Ok, quanto ao 10W60 é tua a opção de o usares, mas que não é o óleo adequado p/ os E36 M3, não é, e contestarei sempre publicamente (apesar de já começar a ficar 1 bocado farto :tellme) quem o afirmar que é, porque simplesmente não é.
Ok, quanto ao 10W60 é tua a opção de o usares, mas que não é o óleo adequado p/ os E36 M3, não é, e contestarei sempre publicamente (apesar de já começar a ficar 1 bocado farto :tellme) quem o afirmar que é, porque simplesmente não é.
- rubenventura
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Re: ajuda tipo de olio
Boas
Problemas de Vanos e Problemas de Brozes todos vao acabar por dar mais tarde ou mais cedo, tiove as duas situaçoes, o probelema do vanos aquele tipico toc toc nada tem haver com o tipo de oleo e quando tive o problema dos bronzes na altura nao usava o 10W60.
Agora conta com 200 mil killometros.
Problemas todos dão uns mais cedo outros mais tarde varia consuante a conduçao de cada um.
Obrigado
Problemas de Vanos e Problemas de Brozes todos vao acabar por dar mais tarde ou mais cedo, tiove as duas situaçoes, o probelema do vanos aquele tipico toc toc nada tem haver com o tipo de oleo e quando tive o problema dos bronzes na altura nao usava o 10W60.
Agora conta com 200 mil killometros.
Problemas todos dão uns mais cedo outros mais tarde varia consuante a conduçao de cada um.
Obrigado
Um Abraço
Ruben Ventura
Ruben Ventura