A suspensão do meu M3 E46 coupé está gasta (principalmente a da frente).
Assim, tendo em conta as pesquisas que fiz, a minha limitação orçamental, o facto de não querer rebaixar de forma sensível a carroçaria (até pq uso o carro diariamente, em cidade) e de que não tenho feitio para andar eu mesmo a afinar a dureza dos amortecedores (a única vantagem que teriam seria a de permitirem ajustar a dureza qd começarem a ficar gastos), encontrei a seguinte solução (que acabou de ser lançada no mercado):
- BILSTEIN - B12 Pro-Kit (número de artigo: 46-000613)
kit de suspensão com molas Eibach e amortecedores Bilstein (não reguláveis),
que rebaixam a carroçaria 20mm à frente e 10mm na traseira:
http://www.bilstein.de/en/products/spor ... o-kit.html
http://www.performance2.info/b12-pro-kit-en
e
- kit de barras estabilizadoras reforçadas da Eibach com 29mm à frente (com 2 ajustes) e com 25mm atrás (identificação do produto: E40-20-001-01-11).
http://performance-suspension.eibach.de ... yout=popup
Dentro dos condicionalismos que referi (designadamente tendo em conta que não pretendo rebaixar de forma sensível a carroçaria e que não estou para andar a fazer afinações dos amortecedores) e dentro da mesma gama de preços, haverá alguma opção melhor em termos de relação preço/qualidade-fiabilidade/performance?
Agradeço opiniões e sugestões!
P.S.: Em termos de amortecedores Bilstein, para o M3 E46 apenas existem, para além da opção considerada, as seguintes: amortecedores B6 Sport (que no mercado americano são conhecidos como Heavy Duty) e o coilover B16 PSS10 (que é caríssimo - custa o dobro do preço).
Que suspensão escolher para o M3 E46 coupé?
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 51
- Registado: 17 jun 2011, 16:09
- O meu Carro:: BMW M3 coupé E46 - 2001/02
Que suspensão escolher para o M3 E46 coupé?
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------
-
- Membro Gold
- Mensagens: 7092
- Registado: 15 jun 2007, 23:56
- O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
- Localização: PORTUGAL (frança)
Re: Que suspensão escolher para o M3 E46 coupé?
Aqui conheço os Bilstein ,conjunto completo com molas 2mil€+-e regulaveis ,(mas agora falo por mim nao sendo uma pessoa de corridas ia para uns Sachs)isto è so uma
Mas avendo € Bilstein
E bons Pneus ,nao vale a pena meter amortecedores caros com Pneus de Baixa gama
.
Foi so uma opiniao..



Foi so uma opiniao..
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 51
- Registado: 17 jun 2011, 16:09
- O meu Carro:: BMW M3 coupé E46 - 2001/02
Re: Que suspensão escolher para o M3 E46 coupé?
Quanto a pneus:
Neste momento tenho o topo de gama da Vredestein (Ultrac Sessanta). Não é muito desportivo, mas tem a vantagem de ser bastante progressivo (e bastante razoável em piso molhado).
Quanto a kit's amortecedores/molas ou coilovers:
Desconfio que o kit B12 da Bilstein seja baseado nos amortecedores B6 sport. Nesse caso, não sei se as molas da Eibach que formam o conjunto fazem uma grande diferença relativamente às de origem. Porque, se não fizerem, poderá não haver muita diferença em optar pelos koni sport, que têm a vantagem de permitir afinar a dureza. Ou então fazer eu o kit destes amortecedores com umas molas Eibach correspondentes às do referido kit da Bilstein.
Quanto a outras marcas, para além da KW há tb a H&R, mas parece-me que ambas estão mais vocacionadas para os veículos do grupo Volkswagen (estas últimas) ou Mercedes (as 1ªs, sobretudo para as suspensões da AMG). A H&R parece usar amortecedores feitos pela Koni...
Não há aí ninguém que tenha (ou tenha tido) um M3 (de preferência um E46) que tenha feito um upgrade da suspensão?
Neste momento tenho o topo de gama da Vredestein (Ultrac Sessanta). Não é muito desportivo, mas tem a vantagem de ser bastante progressivo (e bastante razoável em piso molhado).
Quanto a kit's amortecedores/molas ou coilovers:
Desconfio que o kit B12 da Bilstein seja baseado nos amortecedores B6 sport. Nesse caso, não sei se as molas da Eibach que formam o conjunto fazem uma grande diferença relativamente às de origem. Porque, se não fizerem, poderá não haver muita diferença em optar pelos koni sport, que têm a vantagem de permitir afinar a dureza. Ou então fazer eu o kit destes amortecedores com umas molas Eibach correspondentes às do referido kit da Bilstein.
Quanto a outras marcas, para além da KW há tb a H&R, mas parece-me que ambas estão mais vocacionadas para os veículos do grupo Volkswagen (estas últimas) ou Mercedes (as 1ªs, sobretudo para as suspensões da AMG). A H&R parece usar amortecedores feitos pela Koni...
Não há aí ninguém que tenha (ou tenha tido) um M3 (de preferência um E46) que tenha feito um upgrade da suspensão?
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------
Re: Que suspensão escolher para o M3 E46 coupé?
boas
eu meti uns coils kw v2. n fui para os v3 pq sao afinaçoes a mais
só tenho bem a dizer o carro ficou completamente diferente.
Queres um conselho ou metes uns Kw v2 ou v3 ou entao uns bilstein pss10 para um M n tens mais por onde escolher.
Quanto a pneus tens uns expecificos mesmo para o M3
eu meti uns coils kw v2. n fui para os v3 pq sao afinaçoes a mais

Queres um conselho ou metes uns Kw v2 ou v3 ou entao uns bilstein pss10 para um M n tens mais por onde escolher.
Quanto a pneus tens uns expecificos mesmo para o M3
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 51
- Registado: 17 jun 2011, 16:09
- O meu Carro:: BMW M3 coupé E46 - 2001/02
Re: Que suspensão escolher para o M3 E46 coupé?
Ok!paraujo Escreveu:boas
eu meti uns coils kw v2. n fui para os v3 pq sao afinaçoes a maissó tenho bem a dizer o carro ficou completamente diferente.
Queres um conselho ou metes uns Kw v2 ou v3 ou entao uns bilstein pss10 para um M n tens mais por onde escolher.
Quanto a pneus tens uns expecificos mesmo para o M3
Só que não existem B10 da Bilstein para o M3 E46, só os B16, que custam quase 2.000€ (ou mais!)!
Esses coils da KW já vinham afinados de fábrica?
Alguma vez os afinaste-os (ou pq não vinham afinados de fábrica ou pq quiseste alterar a afinação)?
A afinação é através de um botão rotativo com números (como os Bilstein) ou não tem escala ou numeração (como os koni vermelhos)?
Dá para lhes aceder para afinar sem desmontar nenhuma peça do carro (tipo faça você mesmo), ou só numa oficina?
Quanto a pneus, suponho que te refiras aos Continental Sport Contact 2 com a sigla M3.
Se for o caso, já os tive e achei-os piores que os actuais: quer em comportamento, quer em durabilidade.
Admito que os Sport Contact 3 (que já não têm a sigla M3) sejam bem melhores que os SC2, mas são muito caros (e tb se desgastam rapidamente).
Abraço
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 51
- Registado: 17 jun 2011, 16:09
- O meu Carro:: BMW M3 coupé E46 - 2001/02
Re: Que suspensão escolher para o M3 E46 coupé?
Outras questões:paraujo Escreveu:boas
eu meti uns coils kw v2. n fui para os v3 pq sao afinaçoes a maissó tenho bem a dizer o carro ficou completamente diferente.
Queres um conselho ou metes uns Kw v2 ou v3 ou entao uns bilstein pss10 para um M n tens mais por onde escolher.
Quanto a pneus tens uns expecificos mesmo para o M3
- Afinal tens alguma coisa em desabono do kit B12 da Bilstein, ou não?
Para além da questão das afinações (de altura e dureza), um coilover tem mais alguma vantagem relativamente a um kit de suspensão (combinação de molas e amortecedores)?
- O teu M3 (acabei de ver a foto dele) está muito rebaixado. Afinaste os coils para o rebaixar ao máximo?
- Quais são os pneus que usas (deduzo pelo tamanho das jantes que sejam de 19" - o meu tem as jantes de origem, que têm 18").
- Recebi uma resposta da Deutsch Motor informando que a AC Schnitzer deixou de comercializar a barra anti-aproximação para o M3 E46 e que fornece a barra da BMW pelo preço de 263,85€ + IVA (este valor inclui a barra e os suportes das torres).
Abraço
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------
BMW M3 Coupé E46 2001/02, manual, silver - sublime!
BMW 530da Touring 2002/01, automatic, silver - exclusive business
Land Rover Defender 90 TD5 2000/12, SW, blue - trial 4x4 (G4)
------------------------------------------------------------------------------------
Re: Que suspensão escolher para o M3 E46 coupé?
boas...
As fotos que viste ainda só tava rebaixado com molas e só troquei pq n conseguia entrar na garagem tive ke levantar 1cm na frente atrás ficou igual e n tá no mínimo, podes baixar ainda um bom bocado
kanto a afinação da dureza meti a meio os da frente e de trás e n mexi mais dps do verão vou mandar mesmo a uma casa especialista para afinar a suspensão mas tou mt satisfeito por agora nem sei se mexo mais.
Sim tenho jante 19 mas as medidas erradas dos pneus
se procurares no ebay tens os bilstein pss10 a venda para o m3 e46 pedem é uns 2000€ por isso meti os Kw são mais em conta
As fotos que viste ainda só tava rebaixado com molas e só troquei pq n conseguia entrar na garagem tive ke levantar 1cm na frente atrás ficou igual e n tá no mínimo, podes baixar ainda um bom bocado
kanto a afinação da dureza meti a meio os da frente e de trás e n mexi mais dps do verão vou mandar mesmo a uma casa especialista para afinar a suspensão mas tou mt satisfeito por agora nem sei se mexo mais.
Sim tenho jante 19 mas as medidas erradas dos pneus
se procurares no ebay tens os bilstein pss10 a venda para o m3 e46 pedem é uns 2000€ por isso meti os Kw são mais em conta