Como fazer correctamente uma rotunda?
Moderador: Staff
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
Já tinha pensado criar aqui um topico com este mesmo assunto. Aqui em Braga 99% das pessoas circula sempre por fora mesmo que nao queira sair na primeira saída. Sempre tive a ideia ( e parece que estou certo) que só circula pela faixa de fora quem quer sair na primeira saída, e faz sentido! Depois ainda me apitam e querem-me bater
Quando precisar de pintar uma lateral, sei o sitio ideal onde o conseguir 
-
nlg
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
O problema maior ainda não é a forma de contornar rotundas mas sim a falta completa de sinais luminosos como os piscas para entrar e sair delas. Uma vergonha. Em 5 carros que passem só 1 é que deve sinalizar. Uma tristeza. Muitas das vezes um gajo tem q se por a adivinhar para que lado vão para evitar acidentes.
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
Se reparares bem, o pisca nem é assim tão importante para o condutor que vem atrás se utilizarmos a regra de so utilizar a faixa de fora para sair na primeira saída. O pisca até considero mais indicativo para quem quem entrar na rotunda saber que o outro condudor vai sair. Já considero grave, eu circular por dentro e querer sair na segunda saída e de repente ser barrado por um condutor que vai pela faixa de fora e quer sair na 3ª saída!
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
pessoal, para entrar não é preciso indicador de mudança de direção, apenas aquando das mudanças de fila ou saidas...e concordo quem faz tudo por fora ou quem sai A DIREITO barrando quem apesar de circular por dentro passa para a da direita devidamente apos passar a utima saida são os maiores perigos. se eu tiver um acidente com um destes artista posso até ter culpa ( no primeiro caso) mas ele não se livra de uma coima pois chamo-lhe logo a policia, contra ordenação grave.
- novobmw
- Membro Juvenil
- Mensagens: 78
- Registado: 23 ago 2010, 22:10
- O meu Carro:: 318d E91- Pack M de fábrica
- Contacto:
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
Marco c Escreveu:pessoal, para entrar não é preciso indicador de mudança de direção, apenas aquando das mudanças de fila ou saidas...e concordo quem faz tudo por fora ou quem sai A DIREITO barrando quem apesar de circular por dentro passa para a da direita devidamente apos passar a utima saida são os maiores perigos. se eu tiver um acidente com um destes artista posso até ter culpa ( no primeiro caso) mas ele não se livra de uma coima pois chamo-lhe logo a policia, contra ordenação grave.
Não percebi bem quem consideras o culpado do acidente, nem quem deve ser multado, explica melhor.
Porque venha a policia e o presidente da republica... quem circular na faixa de dentro e bater no da faixa da direita é sempre culpado...
pois independentemente do codigo mudou de faixa portanto...
Cumprimentos
BMW 318d ///M
Audi A3 1.9 tdi 130 cv.
Audi A3 1.9 tdi 130 cv.
- FlavioCampos
- Membro Gold
- Mensagens: 1821
- Registado: 22 jun 2010, 14:16
- O meu Carro:: BMW 320cd - Pack M
- Localização: Barcelos
- Contacto:
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
Estás completamente enganado... Tenho a Carta de Condução à relativamente pouco tempo e inclusive tenho um colega que chumbou precisamente por não ter dado o pisco antes de entrar na rotunda..Marco c Escreveu:pessoal, para entrar não é preciso indicador de mudança de direção, apenas aquando das mudanças de fila ou saidas...e concordo quem faz tudo por fora ou quem sai A DIREITO barrando quem apesar de circular por dentro passa para a da direita devidamente apos passar a utima saida são os maiores perigos. se eu tiver um acidente com um destes artista posso até ter culpa ( no primeiro caso) mas ele não se livra de uma coima pois chamo-lhe logo a policia, contra ordenação grave.
O pisca nas rotundas deve ser dado da seguinte forma:
Se queremos sair logo na 1ª saída, devemos dar o pisca da direita antes de entrar na rotunda.
Se queremos sair na 2ª, 3ª... Devemos dar o pisca da esquerda e manter o mesmo ligado até passar pela saída anterior à desejada por nós ligando rapidamente o da direita sinalizando assim devidamente a nossa manobra..
Nas rotundas de duas ou mais filas, não querendo sair na 1ª saída devemos sempre circular nas filas de dentro..
Mas este assunto para mim não passa de treta... O que deve ser feito mesmo é olhar bem para o que estamos a fazer e para o que os outros estão a fazer... Pois as regras ninguém as respeita


- PauloFerreira79
- Membro Gold
- Mensagens: 2291
- Registado: 18 abr 2010, 22:43
- O meu Carro:: 320d Touring
- Localização: Nortenho
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
Isto é uma discussão que nem vale a pena, pois irão sempre haver divergências entre opiniões, desde logo e a começar pela construção de determinadas rotundas que vão contra tudo o que a lei diz relativamente ao conduzir dentro destas e à entrada destas :wall :wall :wall
- Miguel000
- Membro Senior
- Mensagens: 699
- Registado: 04 mai 2011, 01:34
- O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
A questão começa por ai!! Quais opiniões? Quais divergências? Há uma coisa chamada código da estrada, quer queiram quer não, está determinado como se deve fazer uma rotunda! Não é: "há eu acho que não deve ser assim, por isso faço como eu acho bem" Tipo, não é preciso dissertar muito, aquilo é ensinado nas aulas de código e pronto! Quem não o faz assim faz mal! se gostam de andar a jogar ao empurra dentro das rotundas, e acham que os piscas é um extra que veio no carro e de pouco serve, sofram as consequencias!
O pior é que nos vêm parar acima
O pior é que nos vêm parar acima
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
Boas
Sim é verdade que a culpa em caso de batida é SEMPRE de quem troca de fila... mas não fazer correctamente a rotunda é uma contra ordenação grave.
Não, o pisca para entrar só é OBRIGATORIO se tiver mais do que uma fila na referida entrada, se não não é obrigatorio mas mal não faz, chama-se reforçar a posição na via...podes muito bem fazer assim mas e se a rotunda tiver 3 filas e quiseres sair na segunda saida? tens que ir para a fila do meio, certo ? que pisca dás aí?
de certeza que o teu colega não chumbou pela falta de um pisca( não é motivo de reprovação) olha que disto sei eu... mas cada um inventa o que quer para justificar porque chumbou
o caso que o Jpimpao apresenta na segunda Pagina tem toda a logica de fazer-se por for pois tem 2 filas para entrar, 2 para circular e 2 para sair. nestes casos deve imperar o bom senso e eu tambem faria essa rotunda por fora como ele sobretudo com muito transito portanto isso não é ser azelha...azelha é quem and sempre por fora sem sentido algum.
as regras são mais ou menos estas mas o bom senso e o civismo é que são o que mais faz falta...
Sim é verdade que a culpa em caso de batida é SEMPRE de quem troca de fila... mas não fazer correctamente a rotunda é uma contra ordenação grave.
Não, o pisca para entrar só é OBRIGATORIO se tiver mais do que uma fila na referida entrada, se não não é obrigatorio mas mal não faz, chama-se reforçar a posição na via...podes muito bem fazer assim mas e se a rotunda tiver 3 filas e quiseres sair na segunda saida? tens que ir para a fila do meio, certo ? que pisca dás aí?
de certeza que o teu colega não chumbou pela falta de um pisca( não é motivo de reprovação) olha que disto sei eu... mas cada um inventa o que quer para justificar porque chumbou
o caso que o Jpimpao apresenta na segunda Pagina tem toda a logica de fazer-se por for pois tem 2 filas para entrar, 2 para circular e 2 para sair. nestes casos deve imperar o bom senso e eu tambem faria essa rotunda por fora como ele sobretudo com muito transito portanto isso não é ser azelha...azelha é quem and sempre por fora sem sentido algum.
as regras são mais ou menos estas mas o bom senso e o civismo é que são o que mais faz falta...
- PauloFerreira79
- Membro Gold
- Mensagens: 2291
- Registado: 18 abr 2010, 22:43
- O meu Carro:: 320d Touring
- Localização: Nortenho
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
O que é que diz o código da estrada, quando para entrar na rotunda tem 2 faixas e dentro da rotunda só tens uma para circular? Qual faixa deves tomar antes de entrares na rotunda?Miguel000 Escreveu:A questão começa por ai!! Quais opiniões? Quais divergências? Há uma coisa chamada código da estrada
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
será que não tem duas faixas mas sem a marcação?
- PauloFerreira79
- Membro Gold
- Mensagens: 2291
- Registado: 18 abr 2010, 22:43
- O meu Carro:: 320d Touring
- Localização: Nortenho
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
Tem espaço para 2 faixas em certa parte da rotunda, mas nunca teve marcaçõesMarco c Escreveu:será que não tem duas faixas mas sem a marcação?
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
ah eu gosto dessas mais largas de um lado que de outro...nesse caso Paulo :shaking é dificil...eu escolheria as entradas normalmente e dentro encostava-me mais à esquerda ou direita de acordo com as regras já descritas...mas volto a repetir que cumprir regras não basta para uma condução defensiva.
- David
- Membro Senior
- Mensagens: 887
- Registado: 10 mar 2005, 17:52
- O meu Carro:: 318is coupe
- Localização: Sta. Iria de Azoia
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
Eu sempre apliquei a regra aqui demonstrada (para mim até é a mais intuitiva, faço a curva por dentro e saio da trajectoria quando a minha saida se aproximar, é só procurar o apex lol) mas não é por isso que deixo de ter atenção aos condutores que circulam por fora antes de sair na minha saída. se não o fizesse todas as semanas tinha toques para dar
é senso comum, andar na estrada não é só olhar em frente e cumprirmos regras.
-
sccurtido
- Membro Senior
- Mensagens: 681
- Registado: 04 out 2010, 18:39
- O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d
Re: Como fazer correctamente uma rotunda?
braga é um espetaculo... 19:30 da tarde, transito... na rotunda ao lado das piscinas, um carro na faixa exterior da rotunda, faz a rotunda toda por fora com pisca pa esquerda 
ng anda pela faixa interior, é tudo por fora. um gajo tem de cagar po codigo, e tenta-lo seguir e evitar que nos toquem no carro. a meu ver se 60% soubesse fazer uma rotunda ja era bom.
perguntem a uma pessoa com 20 ou 30 anos de carta, como faz nas rotundas...
eu ja o perguntei, e todas elas me disseram que andam por fora, que assim é mais facil sair qnd quiserem. e que se o que ta na parte de dentro lhes bater tem culpa... pk ele ja ia sair.
resumindo... é complicado... e se tiverem um toque... fica um transito infernal ate vir a policia... e msm assim nunca se sabe como acaba
ng anda pela faixa interior, é tudo por fora. um gajo tem de cagar po codigo, e tenta-lo seguir e evitar que nos toquem no carro. a meu ver se 60% soubesse fazer uma rotunda ja era bom.
perguntem a uma pessoa com 20 ou 30 anos de carta, como faz nas rotundas...
resumindo... é complicado... e se tiverem um toque... fica um transito infernal ate vir a policia... e msm assim nunca se sabe como acaba






