estas são daquelas discussões sem final.
tudo o que se alimenta por combustiveis fosseis polui, ponto.
mesmo aqueles que não se alimentam por combustiveis fosseis, acabam tambem por poluir, seja na sua produção seja depois na poluição causada por exemplo, nas emanações dos pneus(sim, os pneus em circulação tambem causam poluição), portanto nada está isento de poluição, contudo se existe mesmo uma preocupação real, quase fundamentalista com a questão ecológica, então nesse caso a melhor opção será mesmo um carro 100% electrico que já os há.
se depois tem inconveniencias como seja o caso da autonomia, então tem que aprender a viver com elas, porque não se pode ter tudo.
errado é estar a cruxificar quem anda com diesel e por sua vez andar com um gasolina, que na actualidade e em carros dos mais recentes, a balança do beneficio da pegada ecológica pende para os diesel.
uma vez mais e pela segunda vez neste tópico, vou colocar as seguintes tabelas que se houver honestidade intelectual para assumir uma discussão isenta de preconceitos, devem ser levadas em linha de conta:
Mammalian cell genotoxicity: (Genotoxicidade nas celulas dos mamiferos)
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Gasoline PM strongly active for DNA damage and for chromosomal damage (gasolina PM fortemente activa em danos no ADN e danos nos cromossomas)
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Diesel PM strongly active for DNA damage and weakly active for chromosomal damage (diesel PM fortemente activo em danos no ADN e pouco activa em danos nos cromossomas)
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Gasoline SVOC strongly active for DNA damage and chromosomal damage (gasolina SVOC fortemente activa em danos no ADN e danos nos cromossomas)
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Diesel SVOC inactive or weakly active for DNA damage or chromosomal damage" (diesel SVOC inactivo ou pouco activo em danos no ADN ou nos cromossomas)
Mammalian cell genotoxicity at 30 degrees F: (Genotoxicidade nas celulas dos mamiferos a 30 graus Fº)
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Gasoline PM strongly active for DNA damage and for chromosomal damage (gasolina PM fortemente activa em danos no ADN e em danos nos cromossomas)
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Diesel PM weakly active for DNA damage and for chromosomal damage (diesel PM pouco activo em danos no ADN e em danos nos cromossomas)
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Gasoline SVOC weakly active for DNA damage;
strongly active for chromosomal damage (gasolina SVOC pouco activa em danos no ADN e fortemente activa em danos nos cromossomas)
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Diesel SVOC inactive or weakly active for DNA damage or chromosomal damage" (diesel SVOC inactivo ou pouco activo em danos no ADN e em danos nos cromossomas)
SVOC significa: semivolatile organic compounds (compostos organicos semi-volateis)
PM significa: particulate matter (particulas)
estudo completo aqui:
http://webpages.charter.net/lmarz/emissions.html
quanto ao amigo tony ramos, insiste na questão das particulas, esse argumento tem de facto sentido, mas tem sentido se estivermos a falar de carros não equipados com FAP, actualmente é sabido que todos os diesel tem FAP(creio que é até obrigatório, se não for corrijam-me), os FAP vieram em grande medida resolver o problema das emissões de particulas, claro está que não a 100%, mas tal como nos diesel o FAP não é 100% eficiente, tambem nos gasolina o catalisador não é 100% eficiente para resolver as emissões altamente venenosas de monóxido de carbono, de oxidos de nitrogénio e de hidrocarbonetos não-queimados, acrescente-se ainda o aditivo éter metil-butil terciário que é aplicado em todas as gasolinas numa escala de 10%-15% que é uma molécula altamente cancerigena e que tem estado a ser substituida nos estados unidos por etanol, exatamente por causa das implicações que tem na saude humana.
portanto serve tudo isto para dizer, que qualquer diesel actual, é mais ecológico que um seu equivalente a gasolina.
olhando para o passado sem duvida que os diesel eram altamente poluentes e comparativamente aos gasolina, mais perigosos para o meio ambiente e para a saude humana, actualmente já não é assim.
e assim, se estivermos a falar de carros a diesel de à mais de 10 anos, concordo em absoluto com a argumentação do nosso colega de forum tony ramos, se estivermos a falar de carros recentes, principalmente os já equipados com FAP, sem duvida que os diesel passaram a perna aos gasolina no que ecologia diz respeito, isto sem prejuízo que se diga que nem uns nem outros são exemplos de mobilidade ecológica, pelo menos no que seria desejável para a sustentabilidade do planeta ou da saude humana.