Funções das unidades de comando (ecus)
Moderador: Staff
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
Re: Funções das unidades de comando (ecus)
gt1progman, um deles foi esse depois desliguei e ele fez com a chave desligada por isso é que deve ter dado erro, o modulo não estava lá! lol
Última edição por pedrosousa em 23 abr 2009, 08:00, editado 1 vez no total.
- gt1progman
- Membro Senior
- Registado: 18 jan 2007, 21:29
pois...
ainda assim um dos problemas que o pessoal tem é fazer as codificações no car memory e depois experimentar so que em vez de abrir o carro com a chave no canhão da fechadura na porta abre com o comando remoto.
Se codificares o fecho automatico no car memory e quiseres abrir o carro com o comando, tens de codificar tb no key memory.
As codificações no car memory são para quando usas as funções no carro (neste caso com a chave na fechadura) e no key memory é para ficarem ajustadas a chave.
Tens de tb ter em atenção que se codificares na chave 1 e abrires o carro com a chave 2 as codificações podem tb n funcionar porque so as fizeste na chave 1.
As chaves podem ser personalizadas a vontade do condutor.

ainda assim um dos problemas que o pessoal tem é fazer as codificações no car memory e depois experimentar so que em vez de abrir o carro com a chave no canhão da fechadura na porta abre com o comando remoto.
Se codificares o fecho automatico no car memory e quiseres abrir o carro com o comando, tens de codificar tb no key memory.
As codificações no car memory são para quando usas as funções no carro (neste caso com a chave na fechadura) e no key memory é para ficarem ajustadas a chave.
Tens de tb ter em atenção que se codificares na chave 1 e abrires o carro com a chave 2 as codificações podem tb n funcionar porque so as fizeste na chave 1.
As chaves podem ser personalizadas a vontade do condutor.
gt1 era aos 4 pk foi me dito por quem fez
Foi na DM.. qd mexi passou a fexar aos 20 :\
Pois não deve ser o dis que foi utilizado.. , fechava mt rapido mal tirava o pé da embraiagem e começava andar fechava logo !
Quanto ao cabo que tou a utilizar é um Vag-Com , a programaçao ainda não funciona mas faz diagnostico e faz reconhecimento automático isto tudo apenas com software

Pois não deve ser o dis que foi utilizado.. , fechava mt rapido mal tirava o pé da embraiagem e começava andar fechava logo !
Quanto ao cabo que tou a utilizar é um Vag-Com , a programaçao ainda não funciona mas faz diagnostico e faz reconhecimento automático isto tudo apenas com software

Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L
- gt1progman
- Membro Senior
Não faço ideia porque fechava mais cedo, pensei sempre que isso fosse uma opção activada ou não na unidade de comando e não pudesse ser mexida em termos de tempo.
- pedrosousa
- Membro Gold
mlg, a programação não funciona? não terás o esmo problema que eu tive?
pedrosousa Escreveu:mlg, a programação não funciona? não terás o esmo problema que eu tive?
Funciona a questão é que antes era aos 4km/h agora é o default do DIS 20km/h, tou a ver como essa programação há outra que não vejo no DIS, fechar o Ar que vai sempre para os pés mesmo estando desligado

O estranho é que estava.. vou ver se descubro alguma coisa em relação a isso

Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L
- pedrosousa
- Membro Gold
Eu fiz as que queria... Hoje já me safei melhor com aquilo 
Nas programações quando diz, desligar a chave e voltar a ligar. No meu carro tenho que desligar a chave carregar em SIM e quando ele começa ligo logo a chave. Funciona sempre....!
Tenho um erro estranho na DDE, codições carro parado e liquido a -52ºC já o apaguei mas aparece sempre... Desconfio de onde vem....
Alguem tem este erro???

Nas programações quando diz, desligar a chave e voltar a ligar. No meu carro tenho que desligar a chave carregar em SIM e quando ele começa ligo logo a chave. Funciona sempre....!
Tenho um erro estranho na DDE, codições carro parado e liquido a -52ºC já o apaguei mas aparece sempre... Desconfio de onde vem....
Alguem tem este erro???

- pmms_silva
- Membro Juvenil
- Registado: 19 jan 2009, 09:40
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2002/01
Boas eu para programar faço como o Pedro Sousa disse, pois também já encravei la naquele sitio. 
Agora isso de -52ºC ou sensor está avariado e dá sempre esse valor ou então de alguma reprogramação, sinceramente não sei fica o bitaite :lol1
No DDE 5.0 para testar a geometria do turbo é mesmo na vávula de pressão do turbo. Ele faz actuar a geometria do turbo em ciclos e tu logo vês se o veio da geometria se move bem. O DIS diz logo o que vai fazer e qual a distância +/- fica entre o actuador na posição aberta ou fechada.
Em relação a velocidade em que ele fecha as portas não sei se dá para alterar, talv nas funções especiais dentro do módulo ZKE tenha alguma adaptação ou configuração. Vou ver se encontro, e se encontrar eu dp aviso.

Agora isso de -52ºC ou sensor está avariado e dá sempre esse valor ou então de alguma reprogramação, sinceramente não sei fica o bitaite :lol1
No DDE 5.0 para testar a geometria do turbo é mesmo na vávula de pressão do turbo. Ele faz actuar a geometria do turbo em ciclos e tu logo vês se o veio da geometria se move bem. O DIS diz logo o que vai fazer e qual a distância +/- fica entre o actuador na posição aberta ou fechada.
Em relação a velocidade em que ele fecha as portas não sei se dá para alterar, talv nas funções especiais dentro do módulo ZKE tenha alguma adaptação ou configuração. Vou ver se encontro, e se encontrar eu dp aviso.

- catxmande
- Membro Juvenil
- Registado: 24 set 2007, 11:05
- O meu Carro:: BMW 525D
pedro eu tb tenho esse erro das velas dos 4 cilindros, isso é velas queimadas e é para substituir??pedrosousa Escreveu:Eu fiz as que queria... Hoje já me safei melhor com aquilo
Alguem tem este erro???
abraço
BMW E60 525D 177cv...
- pedrosousa
- Membro Gold
catxmande, o meu é o módulo já troquei as velas e ficou na mesma, mas como pega bem não vou mexer!
O sensor está bom, porque já lhe tirei a leitura com o carro ligado!
O sensor está bom, porque já lhe tirei a leitura com o carro ligado!
- gt1progman
- Membro Senior
A ecu guarda os erros e se não me engano, não os apaga sozinha. Por exemplo se o carro precisar de velas e vocês o levarem ao mecânico, o mecânico troca as velas mas como não apagou o erro ele permanece aí. Por isso o erro ainda aí estar. Se uma ecu tiver erros devem tomar nota do erro e apagar. Depois andam com o carro e voltam a ver se o erro aparece. Se aparecer quer dizer que a anomalia ainda se verifica e então devem ter atenção que algo pode não estar bem no carro.
- pmms_silva
- Membro Juvenil
Está correcto o que o gt1progman disse, eu só acrescento o facto que qd lêem os erros e vêem a descrição dos mesmos costuma dizer se a avaria está presente no momento em que estão a fazer o teste, e em alguns erros sei que guarda os Km em que o erro aconteceu pela 1ª vez e qd foi a última vez que aconteceu, rotação do motor, liq da temperatura, potenciometro do acelerador, percentagens das vávulas do turbo e dos gazes de escape, muita informação mesmo. No meu carro por exemplo basta que se funda uma lampada e fica logo o erro registado, mesmo que troque a lampada ele fica lá na mesma até eu o ir apagar pelo dis.

- pedrosousa
- Membro Gold
Os erros apagam sózinhos, eu já vi isso acontecer, tal como pode acontecer uma luz apagar sozinha.
Se após um "ciclo de condução" a ECU detectar que não há reincidencia no erro ela apaga o erro, isso aconteceu-me com a LUZ de DDE que acende por falta de gasoleo. A luz acendeu, desliguei e voltei a ligar o carro e segui viagem passado uns 5000 km's fui ver e o erro não estava lá!
O cliclo de condução não é andar 5 Kms é andar X km's a uma rotação, passar das X rotações, etc... São uns quantos parametros de condução.
Os das velas no meu estão sempre presentes...
Se após um "ciclo de condução" a ECU detectar que não há reincidencia no erro ela apaga o erro, isso aconteceu-me com a LUZ de DDE que acende por falta de gasoleo. A luz acendeu, desliguei e voltei a ligar o carro e segui viagem passado uns 5000 km's fui ver e o erro não estava lá!
O cliclo de condução não é andar 5 Kms é andar X km's a uma rotação, passar das X rotações, etc... São uns quantos parametros de condução.
Os das velas no meu estão sempre presentes...

- pmms_silva
- Membro Juvenil
Não sei o que entendes por ciclo de condução, aquilo que te posso garantir é que no meu carro especifico até um simples disparo do alarme fica registado. E posso-te te dizer que 5.000 km não foram suficientes para que o erro se apaga-se sozinho, isso das luzes no quadrante é mt subjectivo.... ela apaga mas o erro garanto-te que fica lá, até que o vás apagar, e olhando para o print screen que deste do diagnóstico do teu carro vejo que atrás de cada módulo que tinhas uma cruz tens um erro lá gravado.
Isto quer dizer que os erros nem sempre são erros, podem ser simplesmente informação, no caso do módulo de alarma ele regista qual a porta que despoltou o alarme em conjunto com mais algumas informações.
Isto quer dizer que os erros nem sempre são erros, podem ser simplesmente informação, no caso do módulo de alarma ele regista qual a porta que despoltou o alarme em conjunto com mais algumas informações.

- pedrosousa
- Membro Gold
pmms_silva, eu por acaso vi isso acontecer com um desvio de pressão do rail, mas atenção o DIS lê muito mais info que as máquinas Bosch e eu li os erros numa máquina Bosch!
eu também tinha erros guardados com bastante tempo!
eu também tinha erros guardados com bastante tempo!