volante totalmente plug and play... só utilizei o meu airbag... o resto é totalmente novo...utilizei inclusive a eletrónica que o volante novo trazia... o meu airbag ligou à Centralina nova sem precisar de codificar... foi como uma luva...

bom, mas não foi tudo um mar de rosas...se no volante foi tirar um e meter outro... já no anel deslizante não foi bem assim...ou seja... o anel do meu carro não tinha os pinos de ligação para as patilhas... então fui a algumas sucatas procurar e nada arranjei...e eram caros para burro... caminho errado... devia ter ido logo à BMW pedir uma peça nova...
com alguma pesquisa na net cheguei a conclusão que tinha de arranjar um anel deslizante (cassete) com ligação para volante aquecido, e utilizar os pinos do volante aquecido para as patilhas...
com mais umas pesquisas na net.... cheguei à referencia da peça... liguei para a BMW e de um dia para o outro ligaram-me a dizer que já tinham a dita cassete... e muito mais barato do que me pediram na sucata... paguei 70 e poucos eros já com iva...
depois foi fazer uma pequena bricolage na saída dos ditos pinos... para ligar os fios que vão ao steptronic... algum trabalho a desmontar algumas peças da consola para aceder ao steptronic... a parte do volante... e pronto... no fim ficou a bombar que foi um mimo...

as patilhas são iluminadas... de noite fica um show... :lol1
tenho algumas fotos do processo... mas não muitas... o entusiasmo era tanto que não tinha tempo para tirar fotos... :lol1
antes de começar... claro está que é preciso desligar o cabo negativo da beteria e carregar durante 30s no pedal do travão para descarregar...
algumas fotos do volante antes de montar...

aqui já sem volante e sem o anel deslizante

o anel deslizante de origem... não tem os ditos pinos... estão lá os sítios...

o anel novo

esta mostra o anel novo com os pinos que eram precisos... são estes pinos que fazem a passagem para o botão do volante aquecido... que no caso foram utilizados para as patilhas... é nestes dois pinos que se faz a bricolage para ligar os fios que vão ao steptronic ( não tirei fotos... pensei que tinha tirado... mas não é mais do que virar aqueles dois pinos para o lado (para eles não entrarem na ficha... e soldar os fios do steptronic... e isolar com silicone ou cola quente)

esta mostra já os fios ligados ao steptronic... azul para meter e lilás para tirar mudanças...

depois é só montar...deu muito trabalho passar o cabo que vai do anel ao steptronic... para fazer uma instalação "clean" o mais original possível... depois de tudo arrumado fiquei convencido que um mecânico que abra aquilo pensa que é de origem... :lol1
depois ligar o cabo negativo da bateria...e rezar para aquilo não arder... :lol1
ainda não fiz um vídeo daquilo a bombar... mas posso garantir que para alem de ter ficado esteticamente bem... é um gozo enorme conduzir com aquele volante... primeiro porque o tato no volante novo é como se estivesse a conduzir um carro novo... e segundo porque usar as patilhas numa condução mais agressiva é brutal...
algumas fotos já montado
patilhas iluminadas

esta vista com luz...

foi uma mod que ficou um pouco cara... mas fiquei satisfeito com o resultado...
fica mesmo só a faltar a entrada usb que deve estar aí a chegar... :lol1