BMW e36 318is Coupe OEM fetish!
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- Dudex
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Re: BMW 318is Coupe 1993
Tenho estado a adorar as mariquices que pões no carro! Muitas ideias me dás. Só essas jantes é que não lol
Re: BMW 318is Coupe 1993
Obrigado pelas palavras, ás vezes é isso que nos faz perder tempo a montar isto e aquilo...
As até acho que ficavam muito bem se houvesse em tamanho acima em 16, para já vão andar estas um bom tempo que têm pneus novos.
E por falar em montar, liguei hoje as luzes de mapa traseiras e já funcionam como deviam (a chapeleira não está no sitio porque tenho que arranjar umas colunas traseiras que as originais estão todas rotas)

E já tinha posto isto há uns tempos mas não me tinha lembrado de tirar foto, arranjei esta protecção de bateria original bmw, está um bocado gasta mas prefiro ver isto á bateria em si, na bmw também não deve ser muito cara quando perder amor a uns euros:

A luz do capot é que reparei hoje que funciona bem com os minimos mas ligando os médios e abrindo o capot manda-me um fusível abaixo mas já falei com o meu pai e já vi o problema, tenho que ir buscar massa a outro sitio, um parafuso por exemplo e não ao fio dos faróis onde fui buscar, amanha em 20min já fica resolvido.
Ultima média há homem de 11.4l, mas com o gpl a .64 só dá 7.6€ aos 100km o que não é mau. Hoje abasteci gpl ao lado de um policia e não tinha dístico
mas ele tambem estava a por gpl e sem dístico por isso não se importou comigo :lol1
As até acho que ficavam muito bem se houvesse em tamanho acima em 16, para já vão andar estas um bom tempo que têm pneus novos.
E por falar em montar, liguei hoje as luzes de mapa traseiras e já funcionam como deviam (a chapeleira não está no sitio porque tenho que arranjar umas colunas traseiras que as originais estão todas rotas)

E já tinha posto isto há uns tempos mas não me tinha lembrado de tirar foto, arranjei esta protecção de bateria original bmw, está um bocado gasta mas prefiro ver isto á bateria em si, na bmw também não deve ser muito cara quando perder amor a uns euros:

A luz do capot é que reparei hoje que funciona bem com os minimos mas ligando os médios e abrindo o capot manda-me um fusível abaixo mas já falei com o meu pai e já vi o problema, tenho que ir buscar massa a outro sitio, um parafuso por exemplo e não ao fio dos faróis onde fui buscar, amanha em 20min já fica resolvido.
Ultima média há homem de 11.4l, mas com o gpl a .64 só dá 7.6€ aos 100km o que não é mau. Hoje abasteci gpl ao lado de um policia e não tinha dístico

- David Nunes
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Re: BMW 318is Coupe 1993
LeonCupra obrigado pela dica dos mínimos já esta a funcionar a luz do capo se não fosses tu ainda hoje andava la aos papeis sem saber o que se passava.Grande abraço
Ja agora o teu projecto está cada vez melhor! :p
Ja agora o teu projecto está cada vez melhor! :p
O projecto: viewtopic.php?f=59&t=47543
Re: BMW 318is Coupe 1993
Um dia cobro-te a dica 

- Dudex
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Re: BMW 318is Coupe 1993
Também tenho experimentar essa dos mínimos, pensei que não funcionava LOL
Re: BMW 318is Coupe 1993
adoro o trabalho que tens vindo a desenvolver. li todas as 9 paginas deste projecto. tens muitos conhecimentos electrónicos/eléctricos.
eu por acaso também ando no curso de electrónica e telecomunicações.
parabéns pela máquina. também tou com ideias de comprar um mas o 25i.
já agora, puseste o depósito de gpl na mala no sítio do suplente, onde puseste o pneu suplente? :lol1


parabéns pela máquina. também tou com ideias de comprar um mas o 25i.
já agora, puseste o depósito de gpl na mala no sítio do suplente, onde puseste o pneu suplente? :lol1
Re: BMW 318is Coupe 1993
Obrigado navega, por acaso estas errado, não tenho conhecimentos de electrónica quase nenhuns, só mesmo uma coisa ínfima mas já perdi o medo de mexer nas coisas e o que ajuda ainda mais é que há diy para quase tudo na net, é só procurar um bocado, analisar e seguir o que lá está!
Posso perder a ideia daqui a uns tempos mas quando começar a trabalhar se fosse possivel gostaria de passar para um e36 325i coupe embora esse também seja um bocado pastelão nas baixas e sempre são mais 2l de média, mais não sei quanto litros de oleo....se a vida permitir gostaria de o fazer ou pelo menos comprar outro carro bávaro, um e30 coupe e um 16i já chega.
Mais umas coisas já foram tratadas.
Já tinha montado os espelhos wide-angle aquecidos mas não estavam a aquecer, numa rápida pesquisa pelo google deparo-me com isto: http://www.bmwe36blog.com/2007/12/12/fi ... rrors-diy/ e ontem pus mãos á obra, e agora tenho espelhos aquecidos
nfire , falando bem verdade tenho um espelho aquecido, parti um ao por tudo no sitio
:wall :wall Vamos lá ver quanto tempo vai demorar a encontrar outro na sucata ou ebay a bom preço... :wall estragou-me logo o sentimento de vitória por ter arranjado alguma coisa lol
Se mais alguem tiver este problema aqui ficam umas fotos que ajudam no processo onde tive dificuldade:
Isto é uma das 4 zonas em cada espelho em que se tem que tirar a porcaria que lá está, nesta foto vê-se a porcaria a tirar:

E é assim que tem que ficar, com estes fios de cobre á vista:

E tratei de outra coisa, trocar o oleo da direcção assistida, um oleo que a bmw e tanto quanto sei todas as outras marcas tambem dizem que não é preciso substituir, pois sim..... isto era o que lá estava:

E o que lá entrou:

Mais tarde vou trocar também o recipiente do óleo da direcção porque este tem um filtro não removível e como é lógico deve-se ao trocar o óleo trocar isso também mas vou mandar vir o meu dos usa em conjunto com um tubo do radiador mas para já anda assim, quando mandar vir o recipiente tambem posso trocar novamente o oleo, a embalagem de 1l que comprei ainda tem suficiente para outra muda.
Posso perder a ideia daqui a uns tempos mas quando começar a trabalhar se fosse possivel gostaria de passar para um e36 325i coupe embora esse também seja um bocado pastelão nas baixas e sempre são mais 2l de média, mais não sei quanto litros de oleo....se a vida permitir gostaria de o fazer ou pelo menos comprar outro carro bávaro, um e30 coupe e um 16i já chega.
Mais umas coisas já foram tratadas.
Já tinha montado os espelhos wide-angle aquecidos mas não estavam a aquecer, numa rápida pesquisa pelo google deparo-me com isto: http://www.bmwe36blog.com/2007/12/12/fi ... rrors-diy/ e ontem pus mãos á obra, e agora tenho espelhos aquecidos


Se mais alguem tiver este problema aqui ficam umas fotos que ajudam no processo onde tive dificuldade:
Isto é uma das 4 zonas em cada espelho em que se tem que tirar a porcaria que lá está, nesta foto vê-se a porcaria a tirar:

E é assim que tem que ficar, com estes fios de cobre á vista:

E tratei de outra coisa, trocar o oleo da direcção assistida, um oleo que a bmw e tanto quanto sei todas as outras marcas tambem dizem que não é preciso substituir, pois sim..... isto era o que lá estava:

E o que lá entrou:

Mais tarde vou trocar também o recipiente do óleo da direcção porque este tem um filtro não removível e como é lógico deve-se ao trocar o óleo trocar isso também mas vou mandar vir o meu dos usa em conjunto com um tubo do radiador mas para já anda assim, quando mandar vir o recipiente tambem posso trocar novamente o oleo, a embalagem de 1l que comprei ainda tem suficiente para outra muda.
Re: BMW 318is Coupe 1993
Hoje pude ver a utilidade de um espelho aquecido, em algumas ocasiões pode até ser um item de segurança:


As rpm a 120km/h já vão bem elevadas:

Vim sozinho a Bragança e fiz 9.5l de média nos 230kms, a 120 na autoestrata e nacional a 90-110km/h, a média está um bocado alta, foi quase igual a quando venho com 5 pessoas Vou voltar a experimentar o gpl mais caro (.78 cent) contra o que tenho posto (.64cent), já sei que anda mais com mais caro e tambem acho que consome menos 1l mas ainda não confirmei.


As rpm a 120km/h já vão bem elevadas:

Vim sozinho a Bragança e fiz 9.5l de média nos 230kms, a 120 na autoestrata e nacional a 90-110km/h, a média está um bocado alta, foi quase igual a quando venho com 5 pessoas Vou voltar a experimentar o gpl mais caro (.78 cent) contra o que tenho posto (.64cent), já sei que anda mais com mais caro e tambem acho que consome menos 1l mas ainda não confirmei.
- tiagoluis
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- O meu Carro:: BMW 318is E36 coupé - 1998
Re: BMW 318is Coupe 1993
Boas LeonCupra, tudo bem?
Vi o teu projecto e deixa-me dar-te os parabens pelo empenho e pelos resultados obtidos.
Tas a ir muito bem mesmo.
Olha lá, os espelhos que puseste, kando é k ligam a função desembaciador? É automático, tá sempre ligado, ou tens algum botão no habitáculo para ligar essa função?
Cumprimentos
Vi o teu projecto e deixa-me dar-te os parabens pelo empenho e pelos resultados obtidos.
Tas a ir muito bem mesmo.
Olha lá, os espelhos que puseste, kando é k ligam a função desembaciador? É automático, tá sempre ligado, ou tens algum botão no habitáculo para ligar essa função?
Cumprimentos
Re: BMW 318is Coupe 1993
Obrigado.
Liguei-os aos fios dos motores eléctricos dos espelhos, funcionam sempre estando a chave na posição 2.
Liguei-os aos fios dos motores eléctricos dos espelhos, funcionam sempre estando a chave na posição 2.
Re: BMW 318is Coupe 1993
Tenho novidades fresquinhas e deliciosas pois claro, no domingo fui parado pela gnr e levei com uma multa que me lixei, o pior é que são 250euros por falta de inspecção, a inspecção devia ter sido feita em janeiro mas como o ano passado o carro fez 2 inspeções e uma delas B descuidei-me nesse ponto e deu nisto estive a trocar os pneus para melhorar a segurança do carro quando podia ter gasto o dinheiro aqui mas pronto...
Não posso dizer que fui mal altuado pois já tinha passado bastante tempo desde o o prazo parar fazer a inspeção mas fiquei lixado que estava na rotunda a levar uma multa de 250euros com o carro em "excelente" estado e ao mesmo tempo estavam os carros todos a passar do trackday que houve em braga, com os neos, parachoques, jantes gigantes, peliculas e etc tudo legalmente no carro claro e eu é que me lixei
Alem disso o centro de inspeções estava a 5min dali...
Mas ainda não acabou, levei o carro á inspeção e reprovou pelos gases de escape! os valores de co chegaram aos 9 quando não devia sequer chegar ao 1 se não me engano e outro valor qualquer que chegou aos 500 que estava no dobro ou triplo do valor permitido.
Amanha de manha vou ao mecânico ver o que diz mas as maiores probabilidades serão: sonda lambda entupida (quem me dera), sonda lambda estragada (uns 50euros) ou catalisador nas couves ( este é que não dá jeito nenhum, devem ser uns 200euros).
Não posso dizer que fui mal altuado pois já tinha passado bastante tempo desde o o prazo parar fazer a inspeção mas fiquei lixado que estava na rotunda a levar uma multa de 250euros com o carro em "excelente" estado e ao mesmo tempo estavam os carros todos a passar do trackday que houve em braga, com os neos, parachoques, jantes gigantes, peliculas e etc tudo legalmente no carro claro e eu é que me lixei
Alem disso o centro de inspeções estava a 5min dali...
Mas ainda não acabou, levei o carro á inspeção e reprovou pelos gases de escape! os valores de co chegaram aos 9 quando não devia sequer chegar ao 1 se não me engano e outro valor qualquer que chegou aos 500 que estava no dobro ou triplo do valor permitido.
Amanha de manha vou ao mecânico ver o que diz mas as maiores probabilidades serão: sonda lambda entupida (quem me dera), sonda lambda estragada (uns 50euros) ou catalisador nas couves ( este é que não dá jeito nenhum, devem ser uns 200euros).
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Re: BMW 318is Coupe 1993
Fogo amigo é preciso ter azar!
Dass...
Olha 6.08€ a cada 100Kms, nada mau!
Posso te dizer que eu num Fiesta 1.4TDCI (2010) ás mesmas velocidades que tu "as vezes dei 150kmh" para fazer 100kms gastei 7.80€!
I andas de BIMER XD
Abraço!
Dass...
Olha 6.08€ a cada 100Kms, nada mau!
Posso te dizer que eu num Fiesta 1.4TDCI (2010) ás mesmas velocidades que tu "as vezes dei 150kmh" para fazer 100kms gastei 7.80€!
I andas de BIMER XD
Abraço!

Forced Induction Soon
Re: BMW 318is Coupe 1993
É que é mesmo e ia um golf 3 á minha frente mas pararam-me logo a mim...Como nota fica que o carro pesa com uma pessoa lá dentro, 20l de gasolina e uns 25 de gpl 684kg á frente e 735kg atras ficando um total de 1419kg.
A média dos €/100km em viagens de autoestrada, nacional e um bocado mas não muito de cidade está até agora nos 6€ por 100km, e em cidade apenas 7.17€/100km.
A média dos €/100km em viagens de autoestrada, nacional e um bocado mas não muito de cidade está até agora nos 6€ por 100km, e em cidade apenas 7.17€/100km.
Re: BMW 318is Coupe 1993
Aqui ha uns dias tirei o pneu do micra da minha mãe para ver o estado das pastilhas e vi isto:

Estava muito bem alinhada a direcção!
Já levou uns pneus novos há frente e estou á espera que cheguem os discos e pastilhas
O 318is recebeu finalmente umas coluna atrás, já andava sem nenhumas há um mês ou mais. As colunas traseiras são são bastante dificeis de arranjar porque são na medida 11cm que é unica para este carro ou quase então ontem lembre-me de tentar adaptar umas de 13cm que tenho tentando assim melhorar bastante o horroroso som de origem e ainda adicionei um twitters:



O som está muito melhor mas estas colunas são umas com 2anos da jbl e as que estão há frente são ainda as originais pelo que já pedem reforma mas para já vai andar assim que já ficou muito melhor do que o original.
Aqui vai um diy
Para instalar as luzes traseiras com luz de mapa eu fiz assim:
A ficha da luz com luz de mapa é diferente da original pelo que é necessário modificar um bocado:
Os fios 1e2 são da entrada da nova luz e vão buscar positivo e negativo aos fios que ligavam á luz original que estão ao lado do fio nº1 na imagem ( o fio castanho é - e o vermelho/branco é + ) e ficamos assim com energia na luz que se ligam quando se abrem as portas/ quando se liga a luz interior.
Parar ir buscar energia para a luz de mapa em si é necessário ir buscar a um sitio que tenha sempre corrente para que sempre que se carregue no botão em qualquer situação se ligue a luz, eu fui buscar um negativo para o fio castanho 3 ( negativo ) directamente á chapa do carro como se vê na imagem desfiando a ponta do fio e apertando-a com o parafuso e para o fio positivo roxo/branco 4 fui buscar energia ao fio 7.
E um dos lado está feito, do outro lado liguei os fios 1 e 2 da mesma forma, ao cabo que ligava na luz original e para ligar a luz de mapa levei os fios 5 e 6 de um lado para o outro.


Estava muito bem alinhada a direcção!
Já levou uns pneus novos há frente e estou á espera que cheguem os discos e pastilhas
O 318is recebeu finalmente umas coluna atrás, já andava sem nenhumas há um mês ou mais. As colunas traseiras são são bastante dificeis de arranjar porque são na medida 11cm que é unica para este carro ou quase então ontem lembre-me de tentar adaptar umas de 13cm que tenho tentando assim melhorar bastante o horroroso som de origem e ainda adicionei um twitters:



O som está muito melhor mas estas colunas são umas com 2anos da jbl e as que estão há frente são ainda as originais pelo que já pedem reforma mas para já vai andar assim que já ficou muito melhor do que o original.
Aqui vai um diy
Para instalar as luzes traseiras com luz de mapa eu fiz assim:
A ficha da luz com luz de mapa é diferente da original pelo que é necessário modificar um bocado:
Os fios 1e2 são da entrada da nova luz e vão buscar positivo e negativo aos fios que ligavam á luz original que estão ao lado do fio nº1 na imagem ( o fio castanho é - e o vermelho/branco é + ) e ficamos assim com energia na luz que se ligam quando se abrem as portas/ quando se liga a luz interior.
Parar ir buscar energia para a luz de mapa em si é necessário ir buscar a um sitio que tenha sempre corrente para que sempre que se carregue no botão em qualquer situação se ligue a luz, eu fui buscar um negativo para o fio castanho 3 ( negativo ) directamente á chapa do carro como se vê na imagem desfiando a ponta do fio e apertando-a com o parafuso e para o fio positivo roxo/branco 4 fui buscar energia ao fio 7.
E um dos lado está feito, do outro lado liguei os fios 1 e 2 da mesma forma, ao cabo que ligava na luz original e para ligar a luz de mapa levei os fios 5 e 6 de um lado para o outro.

Re: BMW 318is Coupe 1993
Se alguém me puder ajudar aqui agradecia, precisava de uma foto das ligações que estão na parte de trás desta peça, ela fica em baixo da coluna de direcção , é só tirar a protecção que fica acima dos pés do condutor que tem 3 parafusos apenas, é que algumas fichas no meu estão desligadas e queria liga-las mas não sei onde cada uma pertence!

