BMW e36 318is Coupe OEM fetish!

Secção destinada a todos os segmentos do Modelo Serie 3 E36

Moderador: Staff

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Re: BMW 318is Coupe 1993

Mensagem por Dudex »

Tenho estado a adorar as mariquices que pões no carro! Muitas ideias me dás. Só essas jantes é que não lol

LeonCupra
Membro Juvenil
Registado: 24 ago 2007, 12:38
O meu Carro:: e36 318is coupe

Mensagem por LeonCupra »

Obrigado pelas palavras, ás vezes é isso que nos faz perder tempo a montar isto e aquilo...
As até acho que ficavam muito bem se houvesse em tamanho acima em 16, para já vão andar estas um bom tempo que têm pneus novos.

E por falar em montar, liguei hoje as luzes de mapa traseiras e já funcionam como deviam (a chapeleira não está no sitio porque tenho que arranjar umas colunas traseiras que as originais estão todas rotas)
Imagem

E já tinha posto isto há uns tempos mas não me tinha lembrado de tirar foto, arranjei esta protecção de bateria original bmw, está um bocado gasta mas prefiro ver isto á bateria em si, na bmw também não deve ser muito cara quando perder amor a uns euros:
Imagem

A luz do capot é que reparei hoje que funciona bem com os minimos mas ligando os médios e abrindo o capot manda-me um fusível abaixo mas já falei com o meu pai e já vi o problema, tenho que ir buscar massa a outro sitio, um parafuso por exemplo e não ao fio dos faróis onde fui buscar, amanha em 20min já fica resolvido.

Ultima média há homem de 11.4l, mas com o gpl a .64 só dá 7.6€ aos 100km o que não é mau. Hoje abasteci gpl ao lado de um policia e não tinha dístico :scary mas ele tambem estava a por gpl e sem dístico por isso não se importou comigo :lol1

David Nunes
Membro Senior
Registado: 02 jun 2009, 21:02
O meu Carro:: BMW 325i Coupé E36

Mensagem por David Nunes »

LeonCupra obrigado pela dica dos mínimos já esta a funcionar a luz do capo se não fosses tu ainda hoje andava la aos papeis sem saber o que se passava.Grande abraço

Ja agora o teu projecto está cada vez melhor! :p

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

Um dia cobro-te a dica :lol:

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

Também tenho experimentar essa dos mínimos, pensei que não funcionava LOL

Navega
Membro Iniciado
Registado: 04 dez 2010, 14:52
O meu Carro:: Mitsubishi Carisma

Mensagem por Navega »

adoro o trabalho que tens vindo a desenvolver. li todas as 9 paginas deste projecto. tens muitos conhecimentos electrónicos/eléctricos. :o eu por acaso também ando no curso de electrónica e telecomunicações. ;)

parabéns pela máquina. também tou com ideias de comprar um mas o 25i.
já agora, puseste o depósito de gpl na mala no sítio do suplente, onde puseste o pneu suplente? :lol1

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

Obrigado navega, por acaso estas errado, não tenho conhecimentos de electrónica quase nenhuns, só mesmo uma coisa ínfima mas já perdi o medo de mexer nas coisas e o que ajuda ainda mais é que há diy para quase tudo na net, é só procurar um bocado, analisar e seguir o que lá está!
Posso perder a ideia daqui a uns tempos mas quando começar a trabalhar se fosse possivel gostaria de passar para um e36 325i coupe embora esse também seja um bocado pastelão nas baixas e sempre são mais 2l de média, mais não sei quanto litros de oleo....se a vida permitir gostaria de o fazer ou pelo menos comprar outro carro bávaro, um e30 coupe e um 16i já chega.

Mais umas coisas já foram tratadas.

Já tinha montado os espelhos wide-angle aquecidos mas não estavam a aquecer, numa rápida pesquisa pelo google deparo-me com isto: http://www.bmwe36blog.com/2007/12/12/fi ... rrors-diy/ e ontem pus mãos á obra, e agora tenho espelhos aquecidos :onfire , falando bem verdade tenho um espelho aquecido, parti um ao por tudo no sitio :scary :wall :wall Vamos lá ver quanto tempo vai demorar a encontrar outro na sucata ou ebay a bom preço... :wall estragou-me logo o sentimento de vitória por ter arranjado alguma coisa lol
Se mais alguem tiver este problema aqui ficam umas fotos que ajudam no processo onde tive dificuldade:
Isto é uma das 4 zonas em cada espelho em que se tem que tirar a porcaria que lá está, nesta foto vê-se a porcaria a tirar:
Imagem
E é assim que tem que ficar, com estes fios de cobre á vista:
Imagem

E tratei de outra coisa, trocar o oleo da direcção assistida, um oleo que a bmw e tanto quanto sei todas as outras marcas tambem dizem que não é preciso substituir, pois sim..... isto era o que lá estava:
Imagem

E o que lá entrou:
Imagem

Mais tarde vou trocar também o recipiente do óleo da direcção porque este tem um filtro não removível e como é lógico deve-se ao trocar o óleo trocar isso também mas vou mandar vir o meu dos usa em conjunto com um tubo do radiador mas para já anda assim, quando mandar vir o recipiente tambem posso trocar novamente o oleo, a embalagem de 1l que comprei ainda tem suficiente para outra muda.

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

Hoje pude ver a utilidade de um espelho aquecido, em algumas ocasiões pode até ser um item de segurança:
Imagem
Imagem

As rpm a 120km/h já vão bem elevadas:
Imagem

Vim sozinho a Bragança e fiz 9.5l de média nos 230kms, a 120 na autoestrata e nacional a 90-110km/h, a média está um bocado alta, foi quase igual a quando venho com 5 pessoas Vou voltar a experimentar o gpl mais caro (.78 cent) contra o que tenho posto (.64cent), já sei que anda mais com mais caro e tambem acho que consome menos 1l mas ainda não confirmei.

tiagoluis
Membro Iniciado
Registado: 03 mai 2009, 14:50
O meu Carro:: BMW 318is E36 coupé - 1998

Mensagem por tiagoluis »

Boas LeonCupra, tudo bem?
Vi o teu projecto e deixa-me dar-te os parabens pelo empenho e pelos resultados obtidos.
Tas a ir muito bem mesmo.
Olha lá, os espelhos que puseste, kando é k ligam a função desembaciador? É automático, tá sempre ligado, ou tens algum botão no habitáculo para ligar essa função?
Cumprimentos

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

Obrigado.
Liguei-os aos fios dos motores eléctricos dos espelhos, funcionam sempre estando a chave na posição 2.

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

Tenho novidades fresquinhas e deliciosas pois claro, no domingo fui parado pela gnr e levei com uma multa que me lixei, o pior é que são 250euros por falta de inspecção, a inspecção devia ter sido feita em janeiro mas como o ano passado o carro fez 2 inspeções e uma delas B descuidei-me nesse ponto e deu nisto estive a trocar os pneus para melhorar a segurança do carro quando podia ter gasto o dinheiro aqui mas pronto...

Não posso dizer que fui mal altuado pois já tinha passado bastante tempo desde o o prazo parar fazer a inspeção mas fiquei lixado que estava na rotunda a levar uma multa de 250euros com o carro em "excelente" estado e ao mesmo tempo estavam os carros todos a passar do trackday que houve em braga, com os neos, parachoques, jantes gigantes, peliculas e etc tudo legalmente no carro claro e eu é que me lixei
Alem disso o centro de inspeções estava a 5min dali...

Mas ainda não acabou, levei o carro á inspeção e reprovou pelos gases de escape! os valores de co chegaram aos 9 quando não devia sequer chegar ao 1 se não me engano e outro valor qualquer que chegou aos 500 que estava no dobro ou triplo do valor permitido.

Amanha de manha vou ao mecânico ver o que diz mas as maiores probabilidades serão: sonda lambda entupida (quem me dera), sonda lambda estragada (uns 50euros) ou catalisador nas couves ( este é que não dá jeito nenhum, devem ser uns 200euros).

bizy
Membro Senior
Registado: 26 jan 2009, 00:11
O meu Carro:: Seat Ibiza FR 1.9TDI & M3E46

Mensagem por bizy »

Fogo amigo é preciso ter azar!
Dass...
Olha 6.08€ a cada 100Kms, nada mau!
Posso te dizer que eu num Fiesta 1.4TDCI (2010) ás mesmas velocidades que tu "as vezes dei 150kmh" para fazer 100kms gastei 7.80€!
I andas de BIMER XD
Abraço!
Imagem

Forced Induction Soon

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

É que é mesmo e ia um golf 3 á minha frente mas pararam-me logo a mim...Como nota fica que o carro pesa com uma pessoa lá dentro, 20l de gasolina e uns 25 de gpl 684kg á frente e 735kg atras ficando um total de 1419kg.
A média dos €/100km em viagens de autoestrada, nacional e um bocado mas não muito de cidade está até agora nos 6€ por 100km, e em cidade apenas 7.17€/100km.

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

Aqui ha uns dias tirei o pneu do micra da minha mãe para ver o estado das pastilhas e vi isto:
Imagem
Estava muito bem alinhada a direcção!
Já levou uns pneus novos há frente e estou á espera que cheguem os discos e pastilhas

O 318is recebeu finalmente umas coluna atrás, já andava sem nenhumas há um mês ou mais. As colunas traseiras são são bastante dificeis de arranjar porque são na medida 11cm que é unica para este carro ou quase então ontem lembre-me de tentar adaptar umas de 13cm que tenho tentando assim melhorar bastante o horroroso som de origem e ainda adicionei um twitters:
Imagem
Imagem
Imagem

O som está muito melhor mas estas colunas são umas com 2anos da jbl e as que estão há frente são ainda as originais pelo que já pedem reforma mas para já vai andar assim que já ficou muito melhor do que o original.

Aqui vai um diy

Para instalar as luzes traseiras com luz de mapa eu fiz assim:

A ficha da luz com luz de mapa é diferente da original pelo que é necessário modificar um bocado:

Os fios 1e2 são da entrada da nova luz e vão buscar positivo e negativo aos fios que ligavam á luz original que estão ao lado do fio nº1 na imagem ( o fio castanho é - e o vermelho/branco é + ) e ficamos assim com energia na luz que se ligam quando se abrem as portas/ quando se liga a luz interior.

Parar ir buscar energia para a luz de mapa em si é necessário ir buscar a um sitio que tenha sempre corrente para que sempre que se carregue no botão em qualquer situação se ligue a luz, eu fui buscar um negativo para o fio castanho 3 ( negativo ) directamente á chapa do carro como se vê na imagem desfiando a ponta do fio e apertando-a com o parafuso e para o fio positivo roxo/branco 4 fui buscar energia ao fio 7.

E um dos lado está feito, do outro lado liguei os fios 1 e 2 da mesma forma, ao cabo que ligava na luz original e para ligar a luz de mapa levei os fios 5 e 6 de um lado para o outro.
Imagem

LeonCupra
Membro Juvenil

Mensagem por LeonCupra »

Se alguém me puder ajudar aqui agradecia, precisava de uma foto das ligações que estão na parte de trás desta peça, ela fica em baixo da coluna de direcção , é só tirar a protecção que fica acima dos pés do condutor que tem 3 parafusos apenas, é que algumas fichas no meu estão desligadas e queria liga-las mas não sei onde cada uma pertence!
Imagem

Responder

Voltar para “E36”