A todos que tenham 318is E36

Série 3 modelo E36

Moderador: Staff

318isCoupé
Membro Junior
Registado: 20 ago 2007, 00:55
O meu Carro:: BMW 318IS

Re: A todos que tenham 318is E36

Mensagem por 318isCoupé »

Andre R Escreveu:Esses colectores é que estão a optimo preço.

Olha um restauro é que eu gostava de saber por onde começar lol

Pessoal isto cada vez está mais porreiro

:fixe

Ora aí está! :D
David Escreveu:Mas colectores em Inox são piores na condução de temperatura. aquecem muito mais do que os de origem so por isso é que acho que não valem o investimento. mas as barras da AcS, isso sim é que me fazia perder o amor aos €... :D

David que barras sao essas!? tens alguma pic!? ;)
.......E36 POWER.......
Imagem

318 is
Membro Juvenil
Registado: 15 mar 2009, 15:35
O meu Carro:: BMW 318 is E36 - 1993
Contacto:

Mensagem por 318 is »

318isCoupé Escreveu:
Andre R Escreveu:Esses colectores é que estão a optimo preço.

Olha um restauro é que eu gostava de saber por onde começar lol

Pessoal isto cada vez está mais porreiro

:fixe

Ora aí está! :D
David Escreveu:Mas colectores em Inox são piores na condução de temperatura. aquecem muito mais do que os de origem so por isso é que acho que não valem o investimento. mas as barras da AcS, isso sim é que me fazia perder o amor aos €... :D

David que barras sao essas!? tens alguma pic!? ;)

ya tb acho, o pessoal deveria juntar-se todo e falar uns com os outros e tentar saber o que puderemos fazer aos nossos meninos, eu tou a cmoeçar a tratar do meu, vou começar por sacar-lhe fora o catalisador, fazer uma linha de escape completa sem catalisador, so com a panela de Origem, claro, uma ponteira no fim so para lhe dar um ar mais alegre, hehehehehe.
Vou acabar por mexer na arvore de canos, pois ja vai fazer uma diferença, e tb ja me informaram que ao incluir um chip, ele ganhara, uma certa potencia, ja nota-se uma grande diferença so com estas alteraçoes, os valores podem ficar ha volta de:

- linha de escape +/- 80 €
- Panela de Origem +/- 90 €
- Ponteira na casa dos 30/40 €
- Chip +/- 130 €
- Arvore de canos ainda nao sei

Epa, ficara ai ha volta de 450 € - o que dara uma grande diferença nos nossos meninos
BMW e36 318 Is - power" The Color of Wine "
Yamaha YZF R125 Black edition

JARA
Membro Junior
Registado: 19 set 2006, 06:44
O meu Carro:: BMW E36 318IS Coupé

Mensagem por JARA »

318 is,

Não estou a dúvidar da tua palavra/teus conhecimentos, mas a 'Panela de Origem +/- 90 €' deves estar a fazer as contas mto por baixo :| . A não ser que seja usada... :). Desde o inicio deste mês que tenho andado a averiguar preços, e de origem rondava sempre entre os 250/290Euros. Mesmo a própria DM vende-as (sem montagem) por 285Euros salvo o erro. Por todas estas razões e mais algumas, é que acabei por perder o amor ao € e optei por gastar mais um pouco numa SuperSprint ;) .

Grande ab
JAr@ - 318IS Coupé

David
Membro Senior
Registado: 10 mar 2005, 17:52
O meu Carro:: 318is coupe

Mensagem por David »

samuel_20_ Escreveu:o ebay faz-me mal a cabeça,

link perece-me bem?? :wink1 :wink1

a nivel destas barras encontras melhores na alemanha do k no uk
fred, as barras são estas que o samuel indicou :)

a panela é capaz de haver na concorrencia mas valores não sei quais são. de certo q 90€ é uma valor optimista...é questão de comprar uma usada
Imagem
_________BMW 318is Coupe M42_________
diario de bordo viewtopic.php?f=59&t=54808

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

boas..

Num sistema de escape em aço tem tendência em arrefecer devido a a sua capacidade de dissipação, fazendo com que os gases arrafeçam, tendo uma consequencia desse arrefecimento: abrandão. E quanto mais abrandao, mais arrefecem, e mais arrefecem mais abrandão, e assim de seguida. Poderão não ver ai um problema... O problema é que atrás vem os gáses ainda quentes de escape resultando da combustão, mas os gases quentes não conseguem empurrarem os gáses "frios" que estão a frente, lentos e a obstruírem o caminho da saída e vão fica assim dificultada a sua saida. Resultado: a pressão dentro da linha sobe, os gases quentes encurralados e parados transmite o calor as cabeças e acessórios ficam a escaldar, aquecidos pelos gazes presos, o motor fica abafado e o rendimento decresce.
No sistema de colectores e escape em inox, este fenómeno não acontece tanto porque a capacidade do inox de manter o calor permite que os gases não abrandem tanto, facilitando assim a saida dos gases.

dai a vantagem dos mesmos :fixe

quanto a panela, eu sei k ouve um x25i que trazia uma panela dinamica, o que tinha dois circuitos, uma com saida dificultada cheia de curvas para baixas rotaçoes e outra tipo quase directa com maior diametro pra altas, ista era um bom investimento.

318 is
Membro Juvenil
Registado: 15 mar 2009, 15:35
O meu Carro:: BMW 318 is E36 - 1993
Contacto:

Mensagem por 318 is »

JARA Escreveu:318 is,

Não estou a dúvidar da tua palavra/teus conhecimentos, mas a 'Panela de Origem +/- 90 €' deves estar a fazer as contas mto por baixo :| . A não ser que seja usada... :). Desde o inicio deste mês que tenho andado a averiguar preços, e de origem rondava sempre entre os 250/290Euros. Mesmo a própria DM vende-as (sem montagem) por 285Euros salvo o erro. Por todas estas razões e mais algumas, é que acabei por perder o amor ao € e optei por gastar mais um pouco numa SuperSprint ;) .

Grande ab

Pelo menos foi o preço que me deram aqui numa loja de peças
BMW e36 318 Is - power" The Color of Wine "
Yamaha YZF R125 Black edition

E32-730i
Membro Juvenil
Registado: 25 mar 2009, 01:08
O meu Carro:: '95 BMW E36 318Tds Touring

Mensagem por E32-730i »

Ui!
Uma tarde fora do fórum e há constante evoluções! Sim senhor!!!

As barras desconfio que sejam originais ACS. O preço está demasiado baixo. Mas são óptimas.

Em relação ao sistema de escape, está tudo dito. O aço inox, normalmente utilizado o R304 para sistemas de escape, tem uma conductividade térmica superior, mantendo assim a temperatura durante mais tempo.
Para quem tiver curiosidade, o sistema de escape usado no Grupo A é de 63,2mm (60mm interiores).
Usava apenas final livre a 60mm interior também.
Com os colectores em inox, o carro vai ficar com um som extremamente metálico! Fantástico na minha opinião!

Em relação ao restauro apenas deixo uma dica:

Este kit: http://cgi.ebay.co.uk/POWERFLEX-SUSPENS ... C294%3A200

Tirando a parte de revisão ao motor e filtros, este é o passo seguinte a fazer...
BMW E36 318tds Touring
Imagem

David
Membro Senior

Mensagem por David »

Tenho algumas duvidas que o inox seja vantajoso na utilização normal que damos aos bolides. É que o compartimento do motor iria aumentar uns bons ºC com esses colectores (estou a imaginar no transito com 35º no exterior ). compreendo o que foi dito mas so se deve ver vantagem em utilização de circuito e com os restantes componentes no mesmo material dos colectores. Não faria muito sentido meter colectores sem uma linha a acompanhar. mas pelo preço deles de certeza que era uma boa mod, nem que fosse pela questão sonora :D
lembrei-me de uma questão, que carros de serie trazem colectores de inox? sem contar com ferraris e afins?é algo que nunca me lembrei de questionar.

será que as barras são mesmo da Ac ou são replicas. se forem replicas tambem há por ca a rondar esses valores. se forem originais ainda mandava vir uma se por acaso ficasse com o meu carro.

Mods, para alem da revisão, que queria fazer:
-Discos frt e tras zimmerman perfurados
-pastilhas EBC ou ferodo
-linhas de travões em malha de aço
-oleo de travões dot 5(?)
-molas (marca?) e amortecedores (sachs - iguais aos da suspenção sport de origem se possivel )
-pneus traseiros 245/40 (yokohama parada talvez, ficava bixo)
-barra AA da AcS (pode ser a replica)
-delens das opticas zkw + xenon 5300k ou 6000k + talves angels de 4000k ou max de 5300k
-bancos sport
-trocar ponteira oval por dupla de 76mm
-saias laterais M, choques traseiro M (choques M frontal já o tenho, está á espera de pintor e tempo para levar a instalar)

nada de dar mais power, por agora, pelo que podem ver, isto pode ser fazes mas agora estou a dar mais valor á pose do bixo e seu comportamento em termos de qualidade e segurança. :D (vejam que até tenho um motor suplente , do qual ia aproveitar a cabeça para umas mods á maneira - cams, molas de valvulas se necessario, polir ligeiramente a admissão e aumentar a volumetria das 8 de escape :) estava mesmo virado para algo de mais fortezinho)

se por acaso conseguisse isto tudo depois se veria se uns colectores não seria o proximo upgrade
:driving
(que belo era ficar com o bolide para carro de fim de semana / projecto :D )
Imagem

E32-730i
Membro Juvenil

Mensagem por E32-730i »

Quando falei em relação aos colectores, parto do principio que quem os comprar ir fazer o resto da linha do mesmo material!
Não tem muito sentido colocar colectores em aço inox e deixar o resto da linha stock :scary

Bem David!!! Tens ai um setup bem bom!
Posso-te aconselhar algumas marcas?
Discos estão escolhidos e bem escolhidos. Zimmerman é a melhor escolha sem duvida.
Pastilhas eu pessoalmente prefiro umas DS2500 para casar melhor com os Zimme mas são opções.
Linhas de travão da Goodridge. Garantia vitalícia!!!
Óleo DOT 5.1. Tem um ponto de ebulição mais elevado mas é mais higroscópio! Apenas tens de manter-te mais atento ao reservatório.
Suspensão eu vou comprar uma bela de rosca do ebay. O pessoal do E36Coupe Owner Club tem lá um post só sobre essas suspensões e a relação qualidade preço é brutal. E a nível de problemas é quase zero.

De resto, tá em pack!
Já verificas-te os casquilhos?
BMW E36 318tds Touring
Imagem

David
Membro Senior

Mensagem por David »

Obrigado pedro,

em relação ao oleo vale a pena em relação ao dot4? isto para utilização normal, o ponto de ebulição não é tão bom mas será mais amigo em termos de desgaste do proprio oleo? não tem problema para o servofreio/bomba de travões?

as ds2500 rondam que valores? são ruidosas?
a suspensão que falas são coils ou setup normal? eu a trocar era para um setup que garantisse algum conforto, tenho koni mas são muito duros, principalmente na traseira. gostava de algo mais progressivo. mete ai o link dela se puderes.

Os casquilhos revi o mes passado e depois de ter trocado 2 está tudo como novo por agora. :)

de facto há tanto por onde gastar nestes carros, queremos sempre mais :D no fim das contas, a lista que fiz já tem uns belos € por lá perdidos.
é verdade, o teu azul tem jantes 17? aqui há tempo vi umas estilo bbs que ficam a matar em e36 azuis (estoril blue), e não estavam muito caras (350 se tanto)
Imagem

E32-730i
Membro Juvenil

Mensagem por E32-730i »

Bem, se não fores para track-days não se irá tirar muito mais partido do DOT 5.1
Podes colocar DOT 4 que é menos higroscópio e é suficientemente bom para a condução normal.
Em relação ao servo-freio não tens de te preocupar. É amigo de todo o material escolhas o óleo que escolheres.

A suspensão são coilovers.
Na alemanha há muitos. Por exemplo:
http://cgi.ebay.de/Triple-S-Gewinde-Fah ... 7C294%3A50
Basicamente é tudo feito na mesma fabrica. E quanto mais baixo ficam, mais suaves.
É o único inconveniente.

O meu ainda rola com as caricas. Não dá para tudo :P!
Comprei o carro à sensivelmente dois meses.
BMW E36 318tds Touring
Imagem

Andre R
Membro Juvenil
Registado: 21 jan 2009, 13:37
O meu Carro:: BMW 318is e36 coupé

Mensagem por Andre R »

Também tenho koni no meu, já agora também o acho muito duro, o que poderei fazer para polo rebaixado mas não tao duro?

Obrigado pessoal

David
Membro Senior

Mensagem por David »

Andre
Mudares de setup. os meus são afinaveis mas mesmo assim koni é sempre seco, algo que não gosto muito.

O oleo mais seguro talvez seja mesmo o dot 4, o meu foi mudado á cerca de 2 anos, se por acaso fizer a revisão do sistema de travagem leva novo outra vez. E32-730i, se por acaso depois quizeres os zimmermann tb, podemos nos juntar e mandar vir. se mais malta quizer tb podiam aproveitar.
http://cgi.ebay.de/ZIMMERMANN-SPORTBREM ... 7C294%3A50
Imagem

Andre R
Membro Juvenil
Registado: 21 jan 2009, 13:37
O meu Carro:: BMW 318is e36 coupé

Mensagem por Andre R »

E o que me aconselhas David, não muito caro mas que seja mais suave mas também seguro, curtia de mudar também os meus discos, sinto que o carro não trava muito como deveria..Esses discos são de maior dimensão? e bomba de travão não é preciso trocar por uma mais potente?

Cumps!

-- Domingo Jul 19, 2009 2:56 pm --

Pessoal vejam aqui no ebay, estive a pesquisar e aqui á alguma escolha e pelo que dizem de confiança:

http://stores.shop.ebay.de/autoteileman ... Z1QQ_sopZ1

-- Domingo Jul 19, 2009 3:33 pm --

Sempre ouvi falar muito da Brembo, que são bons travoes e por acaso Zimmermann nunca tinha ouvido falar, o que me dizem disto?

JARA
Membro Junior
Registado: 19 set 2006, 06:44
O meu Carro:: BMW E36 318IS Coupé

Mensagem por JARA »

318 is,

Se assim for melhor para ti... ;)

Cumps!
JAr@ - 318IS Coupé

Responder

Voltar para “Modelo E36”