Velocidade Máx em 120d

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Re: Velocidade Máx em 120d

Mensagem por TdiSportR »

Com 1Km/H de erro, está dentro do valor mínimo de erro. Se o rapaz diz que calculou e bateu certo, nao entendo porque estão a dizer o contrário. Foram lá aferir?

DP86
Membro Gold
Registado: 11 jul 2007, 08:17
O meu Carro:: E87 LCI - MB Power

Mensagem por DP86 »

:lol1

realmente...
Proud member of: THE SCUM
CTCC member
Imagem
BMW 120D ///M -- MB Powered

Chelsea
Membro Senior
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82

Mensagem por Chelsea »

TdiSportR Escreveu:Com 1Km/H de erro, está dentro do valor mínimo de erro. Se o rapaz diz que calculou e bateu certo, nao entendo porque estão a dizer o contrário. Foram lá aferir?
Eu não fui lá aferir, nem disse o contrário em nada do que escrevi...

Apenas digo, que 1 km/h de erro, à velocidade de 180 km/h, equivale a pouco mais de 0.5% de erro...e embora não saiba qual o valor legislado, tenho sinceras dúvidas que seja sequer inferior a 1%!

No entanto, acredito perfeitamente que hajam quadrantes que venham de fábrica a não cumprir as normas, ou até que venham a ser alterados para esse efeito. Basta saber mexer no equipamento.
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

Se um pneu que se desgasta, como sabemos, reduz o perímetro e se o erro se situar 2Km/H acima quando rolar a 100Km/H quando se encontra no estado novo e 2Km/H abaixo quando tem desgaste, é normal passar por um desvio do real que seja nulo.

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

Ora bem...mas isso apenas vai de encontro ao que o giwasa já tinha dito.

De qualquer forma, essa situação apenas acontece durante um certo período da vida do pneu.

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Chelsea Escreveu:Segundo a legislação, existe um valor mínimo de erro com que os quadrantes têm de vir de fábrica, por forma a que uma pessoa esteja sempre salvaguardada por causa de radares, troca de medidas de pneus/jantes (embora as medidas homologadas, costumem manter o diâmetro do conjunto jante/pneu com diferença de uns mm's)...normalmente, aí na casa dos 5%.

Acredito que haja possibilidade, e instrumentação, capaz de afinar o funcionamento dos velocímetros, e melhorar a margem de erro...mas de origem, acho estranho que eles venham com um erro de 1km/h...particularmente, em velocidades mais elevadas, onde a margem de erro dispára!
Eu também achei estranho mas se foi o que medi, acreditei. Até porque não foi nem o primeiro nem o segundo ibiza tdi 130 (dos primeiros) a marcar muito perto do real. Também só é permitido andar a 120, certo? Já ouviste alguma história de um quadrante de um carro ter sido verificado para ver se cumpria com o desvio legislado, seja ele qual for? Duvido muito.
Imagem

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

Chelsea Escreveu:Ora bem...mas isso apenas vai de encontro ao que o giwasa já tinha dito.

De qualquer forma, essa situação apenas acontece durante um certo período da vida do pneu.
Nao vejo a ir de encontro ao que o giwasa disse. Acho que li: "Impossível".

O meu carro leva 1Km/H de vantagem para o GPS a 240Km/H desde que lhe pus as 19".

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

giwasa Escreveu:1 de erro... impossivel.. so se tinha ja alterado o perfil do pneu e estava mais certinho.

atencao alteracoes nos pneus podem fazer logo marcar menos ou mais :scary

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

Chelsea Escreveu:
giwasa Escreveu:1 de erro... impossivel.. so se tinha ja alterado o perfil do pneu e estava mais certinho.

atencao alteracoes nos pneus podem fazer logo marcar menos ou mais :scary
Esse é o meu caso. No caso do TDI que o Cap fala, usa a medida original. Por isso de "impossível" nao tem nada.

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

Se me falas que a dimensão do perfil dos pneus e do seu desgaste, é o suficiente para modificar a velocidade marcada, seja por excesso ou por defeito, respectivamente (o que é verdade), significa que quer seja o caso do cap com as medidas homologadas, ou o teu sem as medidas homologadas, com o desgaste normal dos pneus, ambos os quadrantes vão começar a marcar uma velocidade inferior à real. :think

Eu pessoalmente, não digo que seja impossível haver um erro com esses valores a essas velocidades, mas apenas os acho estranho porque todos aparelhos de medição, têm sempre uma precisão associada a uma percentagem de erro.
Nestes casos, quanto maior a velocidade, maior o intervalo de velocidades no qual a velocidade real se encontra.
Aliás, por alguma razão os radares da polícia têm uma gama de tolerância para as suas medições, apontando a velocidade medida, e que a essa gama de velocidades, o desvio é de +/- x km/h.

Para além de que para as medidas que estão homologadas para o carro, seja com o pneu novo ou gasto, o quadrante não pode nunca, acusar menos que a velocidade real do carro! E quando os carros vêm de fábrica, tenho a certeza que os quadrantes são todos testados por forma a terem tudo isso em consideração.
Agora, se eles são ou não mexidos, ou sequer aferidos após a compra do carro, como o cap referiu? Também duvido muito. :violinista

Enfim, mas se vocês dizem que têm ambos erros de 1km/h a essas velocidades, quem sou eu para duvidar? :winner

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

Chelsea Escreveu:Se me falas que a dimensão do perfil dos pneus e do seu desgaste, é o suficiente para modificar a velocidade marcada, seja por excesso ou por defeito, respectivamente (o que é verdade), significa que quer seja o caso do cap com as medidas homologadas, ou o teu sem as medidas homologadas, com o desgaste normal dos pneus, ambos os quadrantes vão começar a marcar uma velocidade inferior à real. :think
Nao preciso falar. Pensa la um pouco e se uma roda 225/45R17 tem um raio, em novo, de 317.15mm e um perímetro de 1994.91mm, com o desgaste, se apresentar menos 2mm terá um perímetro de 1980,14mm. Para uma mesma volta, este último percorre menos espaço. Um velocímetro guia-se por cada volta que, por exemplo, uma roda completa. É normal e bem possível que esta margem de erro inclua no seu intervalo a velocidade real. Sendo assim, em novo marcará ligeiramente menos que o real e com desgaste ligeiramente mais que o real.
Para além de que para as medidas que estão homologadas para o carro, seja com o pneu novo ou gasto, o quadrante não pode nunca, acusar menos que a velocidade real do carro! E quando os carros vêm de fábrica, tenho a certeza que os quadrantes são todos testados por forma a terem tudo isso em consideração.
Agora, se eles são ou não mexidos, ou sequer aferidos após a compra do carro, como o cap referiu? Também duvido muito. :violinista
Faz-me confusão como vocês têm tanta certeza daquilo que escrevem. Isso está escrito em algum lado? Eu lido diariamente com aferição de aparelhos de leitura e nunca li em lado nenhum que um aparelho de medida devesse registar mais leitura que a real. Todos os equipamentos sao dotados de uma classe de precisão e isto que te estou a dizer posso-te provar e dar a ler. Ja o que estás a escrever e os "impossíveis" e "nuncas" que vou lendo, nao consigo imaginar serem provados. Tanto que existem casos reais e descritos neste tópico.
Enfim, mas se vocês dizem que têm ambos erros de 1km/h a essas velocidades, quem sou eu para duvidar? :winner
Ninguem! :lol1

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Chelsea Escreveu:Se me falas que a dimensão do perfil dos pneus e do seu desgaste, é o suficiente para modificar a velocidade marcada, seja por excesso ou por defeito, respectivamente (o que é verdade), significa que quer seja o caso do cap com as medidas homologadas, ou o teu sem as medidas homologadas, com o desgaste normal dos pneus, ambos os quadrantes vão começar a marcar uma velocidade inferior à real. :think
O carro tinha meses, rodava com os 205/45R16 que os ibiza sport tdi130 daquela altura traziam stock.
Eu pessoalmente, não digo que seja impossível haver um erro com esses valores a essas velocidades, mas apenas os acho estranho porque todos aparelhos de medição, têm sempre uma precisão associada a uma percentagem de erro.
Nestes casos, quanto maior a velocidade, maior o intervalo de velocidades no qual a velocidade real se encontra.
Aliás, por alguma razão os radares da polícia têm uma gama de tolerância para as suas medições, apontando a velocidade medida, e que a essa gama de velocidades, o desvio é de +/- x km/h.
Mesmo por haver diferenças entre componentes electrónicos teoricamente iguais é que é uma %, onde uns andam perto do máximo e outros perto do mínimo.
Eu não tenho a certeza mas tenho quase que essa tua certeza é baseada numa mera suposição e não em factos.
Mexido sei que não foi porque acompanhei a vida do carro do inicio ao fim (infelizmente durou pouco tempo).
O carro não era meu mas sim de um amigo, como referi atrás. O meu tem cerca de 5 lá no fim.

Se era um caso raro? Acredito que sim. Agora dizer-se que é impossível? Convém haver bases e factos para o dizer. E uma amostragem estatistica por muito grande que seja, não serve.
Imagem

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

TdiSportR, quando referi "se me falas", era apenas para sustentar que se referes essa ideia, também é fácil de perceber o quanto a mesma afecta o comportamento em relação à temática da conversa.

De qualquer forma, o cálculo da velocidade angular é algo que se aprende na escola, e que me acompanhou ao longo de muitos anos a estudar, e no dia-à-dia no trabalho, mas a explicação foi mais do que clara para quem não tenha percebido.

Infelizmente, os meus conhecimentos de "mecânica" (automóvel) propriamente dita não me acompanharam assim tanto, e tem sido isso que fomentou o meu início de participação nestes fóruns, para tentar recuperar algum do "tempo perdido". :lovebmw

Mas obrigado pela consideração do "ninguém". :fixe

-------------------------------------------------------

cap, mais uma vez, saliento o facto de em momento algum eu ter mencionado que é impossível...e também, acho que levaram o giwasa demasiado à letra. Mas efectivamente ele disse isso, entre outras coisas, portanto, nem vou entrar por aí.

Em relação ao que afirmei, demorei um bocadinho a encontrar aquilo que eu tinha ideia de já ter lido, mas referia-me particularmente ao caso da Directiva 75/443/CEE relativa entre outras coisas ao aparelho indicador de velocidade dos veículos a motor, onde falam como deve ser feita a calibração e controlo da precisão do mesmo, de acordo com algumas especificações (outras são menos importantes e não vou estar a falar de todas):

- O veículo deve estar equipado com um dos tipos de pneumáticos normalmente montados. O ensaio deve ser repetido para cada um dos tipos de aparelho indicadores de velocidade previstos pelo fabricante.

- O veículo será ensaiado às três velocidades seguintes: 40 km/h, 80 km/h e 120 km/h ou 80 % da velocidade máxima especificada pelo fabricante, se esta última for inferior a 150 km/h.

- A aparelhagem de controlo utilizada no ensaio para medir a velocidade real do veículo não deve ter uma margem de erro superior a ± 1 %.

- A velocidade indicada no aparelho indicador de velocidade não deve ser nunca inferior à velocidade real. Nos valores de velocidade para o ensaio especificados atrás, deve existir entre a velocidade V1 lida no mostrador do indicador de velocidade, e a velocidade real V2:

0 <= V1 - V2 <= V2/10 + 4km/h

Portanto, ao contrário do que pensava, não há uma percentagem mínima, mas sim uma percentagem máxima de erro. No entanto, está definido que a velocidade medida não deve ser inferior à real.

A ideia que tenho, é que a margem de tolerância por excesso, serve mesmo para que o desgaste do pneu não interfira com as medidas do velocímetro de forma a acusar uma velocidade inferior à real (desde que a utilizar as medidas homologadas).

Atenção que quando disse "quem sou eu para duvidar", não estava a ser irónico. Eu gosto de acreditar naquilo que as pessoas dizem, mas posso ter uma opinião em relação a isso, daí ter escrito tudo o que escrevi até então.
De qualquer forma, acredito perfeitamente que hajam velocímetros com % de erros muito baixas, embora, se tivermos em conta a influência que o desgaste do pneu tem nessa precisão, é mais fácil para mim aceitar que venham com uma certa tolerância por excesso, do que muito perto do valor real. :think
(posso muito bem estar errado, embora as tais estatísticas e testemunhos de diversas marcas e modelos, apontem em sentido contrário)

Uma coisa que já vi escrito, é que fazem isso de propósito para alimentar o ego dos condutores?
Enfim, eu como condutor adorava ir no meu carro a marcar 250 km/h, e passar um gajo por mim num carro "supostamente" mais fraquito, com uma velocidade marcada de ponteiro de 240 km/h, por ex. Não vejo o que é que se ganha com isso, mas posso estar a ver mal o filme.

Mas é como dizes, não se pode dizer impossível através de um controlo estatístico, pode-se apenas dizer, improvável. :lol1

Em última instância, até posso estar a interpretar isto tudo muito mal, e não ter razão nenhuma, mas continuo a achar que tem alguma lógica ter o velocímetro a marcar um pouco acima do real, para que se tenha alguma folga no controlo da velocidade real do carro, tendo em conta a mudança das dimensões utilizadas (mesmo as homologadas, têm sempre alguns milimetros de diferença), o desgaste dos pneus, etc.
Última edição por Chelsea em 16 out 2010, 03:01, editado 3 vezes no total.

IbizaFR130
Membro Iniciado
Registado: 19 fev 2009, 08:24
O meu Carro:: BMW E61 530D 2004

Mensagem por IbizaFR130 »

Chelsea Escreveu: Uma coisa que já vi escrito, é que fazem isso de propósito para alimentar o ego dos condutores?
Enfim, eu como condutor adorava ir no meu carro a marcar 250 km/h, e passar um gajo por mim num carro "supostamente" mais fraquito, com uma velocidade marcada de ponteiro de 240 km/h, por ex. Não vejo o que é que se ganha com isso, mas posso estar a ver mal o filme.

achas que não fazem de propósito.. queres dizer que a SEAT constrói melhor que a AUDI... claro que não por isso é de propósito...

porque se o audi marcar 230km/h sem erro e o ibiza passar por ele a 240km/h com pouco erro o condutor do audi ficara mal na mesma... e a pensar que o carro está avariado...

E claro que o cliente alvo de um audi é suposto não andar em corridinhas...

muitas pessoas com os primeiros tdis 90cv e 110cv ..montados em carros grandes e com peso reclamaram com a marca a dizer que os carros andavam pouco de velocidade de ponta... assim com erro ninguém reclama...

abraços

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

IbizaFR130 Escreveu:
Chelsea Escreveu: Uma coisa que já vi escrito, é que fazem isso de propósito para alimentar o ego dos condutores?

achas que não fazem de propósito.. queres dizer que a SEAT constrói melhor que a AUDI... claro que não por isso é de propósito...

porque se o audi marcar 230km/h sem erro e o ibiza passar por ele a 240km/h com pouco erro o condutor do audi ficara mal na mesma... e a pensar que o carro está avariado...

E claro que o cliente alvo de um audi é suposto não andar em corridinhas...

muitas pessoas com os primeiros tdis 90cv e 110cv ..montados em carros grandes e com peso reclamaram com a marca a dizer que os carros andavam pouco de velocidade de ponta... assim com erro ninguém reclama...

abraços
Se fazem, não sei...acredito que sim, mas acho o conceito estranho. Isto apenas porque lá porque o ponteiro marca mais, não quer dizer que o carro ande...e tal como tu referiste no outro post, um velocimetro cheio de erro, e outro certinho com 10/20 km/h a menos, deve ser frustrante para quem pensa que vai rápido, ter outro a passar "bem mais rápido".

Enfim...o que for que faça as pessoas felizes! :lol1

Responder

Voltar para “Série 1”