Velocidade Máx em 120d
Moderador: Staff
Re: Velocidade Máx em 120d
Com 1Km/H de erro, está dentro do valor mínimo de erro. Se o rapaz diz que calculou e bateu certo, nao entendo porque estão a dizer o contrário. Foram lá aferir?
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
- DP86
- Membro Gold
- Registado: 11 jul 2007, 08:17
- O meu Carro:: E87 LCI - MB Power
:lol1
realmente...
realmente...
Proud member of: THE SCUM
CTCC member

BMW 120D ///M -- MB Powered
CTCC member

BMW 120D ///M -- MB Powered
- Chelsea
- Membro Senior
- Registado: 23 mar 2009, 11:12
- O meu Carro:: BMW 120d E82
Eu não fui lá aferir, nem disse o contrário em nada do que escrevi...TdiSportR Escreveu:Com 1Km/H de erro, está dentro do valor mínimo de erro. Se o rapaz diz que calculou e bateu certo, nao entendo porque estão a dizer o contrário. Foram lá aferir?
Apenas digo, que 1 km/h de erro, à velocidade de 180 km/h, equivale a pouco mais de 0.5% de erro...e embora não saiba qual o valor legislado, tenho sinceras dúvidas que seja sequer inferior a 1%!
No entanto, acredito perfeitamente que hajam quadrantes que venham de fábrica a não cumprir as normas, ou até que venham a ser alterados para esse efeito. Basta saber mexer no equipamento.
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir
Se um pneu que se desgasta, como sabemos, reduz o perímetro e se o erro se situar 2Km/H acima quando rolar a 100Km/H quando se encontra no estado novo e 2Km/H abaixo quando tem desgaste, é normal passar por um desvio do real que seja nulo.
MB Power
MB Power
- Chelsea
- Membro Senior
Ora bem...mas isso apenas vai de encontro ao que o giwasa já tinha dito.
De qualquer forma, essa situação apenas acontece durante um certo período da vida do pneu.
De qualquer forma, essa situação apenas acontece durante um certo período da vida do pneu.
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Eu também achei estranho mas se foi o que medi, acreditei. Até porque não foi nem o primeiro nem o segundo ibiza tdi 130 (dos primeiros) a marcar muito perto do real. Também só é permitido andar a 120, certo? Já ouviste alguma história de um quadrante de um carro ter sido verificado para ver se cumpria com o desvio legislado, seja ele qual for? Duvido muito.Chelsea Escreveu:Segundo a legislação, existe um valor mínimo de erro com que os quadrantes têm de vir de fábrica, por forma a que uma pessoa esteja sempre salvaguardada por causa de radares, troca de medidas de pneus/jantes (embora as medidas homologadas, costumem manter o diâmetro do conjunto jante/pneu com diferença de uns mm's)...normalmente, aí na casa dos 5%.
Acredito que haja possibilidade, e instrumentação, capaz de afinar o funcionamento dos velocímetros, e melhorar a margem de erro...mas de origem, acho estranho que eles venham com um erro de 1km/h...particularmente, em velocidades mais elevadas, onde a margem de erro dispára!
Nao vejo a ir de encontro ao que o giwasa disse. Acho que li: "Impossível".Chelsea Escreveu:Ora bem...mas isso apenas vai de encontro ao que o giwasa já tinha dito.
O meu carro leva 1Km/H de vantagem para o GPS a 240Km/H desde que lhe pus as 19".
MB Power
MB Power
- Chelsea
- Membro Senior
giwasa Escreveu:1 de erro... impossivel.. so se tinha ja alterado o perfil do pneu e estava mais certinho.
atencao alteracoes nos pneus podem fazer logo marcar menos ou mais
Esse é o meu caso. No caso do TDI que o Cap fala, usa a medida original. Por isso de "impossível" nao tem nada.Chelsea Escreveu:giwasa Escreveu:1 de erro... impossivel.. so se tinha ja alterado o perfil do pneu e estava mais certinho.
atencao alteracoes nos pneus podem fazer logo marcar menos ou mais
MB Power
MB Power
- Chelsea
- Membro Senior
Se me falas que a dimensão do perfil dos pneus e do seu desgaste, é o suficiente para modificar a velocidade marcada, seja por excesso ou por defeito, respectivamente (o que é verdade), significa que quer seja o caso do cap com as medidas homologadas, ou o teu sem as medidas homologadas, com o desgaste normal dos pneus, ambos os quadrantes vão começar a marcar uma velocidade inferior à real. :think
Eu pessoalmente, não digo que seja impossível haver um erro com esses valores a essas velocidades, mas apenas os acho estranho porque todos aparelhos de medição, têm sempre uma precisão associada a uma percentagem de erro.
Nestes casos, quanto maior a velocidade, maior o intervalo de velocidades no qual a velocidade real se encontra.
Aliás, por alguma razão os radares da polícia têm uma gama de tolerância para as suas medições, apontando a velocidade medida, e que a essa gama de velocidades, o desvio é de +/- x km/h.
Para além de que para as medidas que estão homologadas para o carro, seja com o pneu novo ou gasto, o quadrante não pode nunca, acusar menos que a velocidade real do carro! E quando os carros vêm de fábrica, tenho a certeza que os quadrantes são todos testados por forma a terem tudo isso em consideração.
Agora, se eles são ou não mexidos, ou sequer aferidos após a compra do carro, como o cap referiu? Também duvido muito. :violinista
Enfim, mas se vocês dizem que têm ambos erros de 1km/h a essas velocidades, quem sou eu para duvidar? :winner
Eu pessoalmente, não digo que seja impossível haver um erro com esses valores a essas velocidades, mas apenas os acho estranho porque todos aparelhos de medição, têm sempre uma precisão associada a uma percentagem de erro.
Nestes casos, quanto maior a velocidade, maior o intervalo de velocidades no qual a velocidade real se encontra.
Aliás, por alguma razão os radares da polícia têm uma gama de tolerância para as suas medições, apontando a velocidade medida, e que a essa gama de velocidades, o desvio é de +/- x km/h.
Para além de que para as medidas que estão homologadas para o carro, seja com o pneu novo ou gasto, o quadrante não pode nunca, acusar menos que a velocidade real do carro! E quando os carros vêm de fábrica, tenho a certeza que os quadrantes são todos testados por forma a terem tudo isso em consideração.
Agora, se eles são ou não mexidos, ou sequer aferidos após a compra do carro, como o cap referiu? Também duvido muito. :violinista
Enfim, mas se vocês dizem que têm ambos erros de 1km/h a essas velocidades, quem sou eu para duvidar? :winner
Nao preciso falar. Pensa la um pouco e se uma roda 225/45R17 tem um raio, em novo, de 317.15mm e um perímetro de 1994.91mm, com o desgaste, se apresentar menos 2mm terá um perímetro de 1980,14mm. Para uma mesma volta, este último percorre menos espaço. Um velocímetro guia-se por cada volta que, por exemplo, uma roda completa. É normal e bem possível que esta margem de erro inclua no seu intervalo a velocidade real. Sendo assim, em novo marcará ligeiramente menos que o real e com desgaste ligeiramente mais que o real.Chelsea Escreveu:Se me falas que a dimensão do perfil dos pneus e do seu desgaste, é o suficiente para modificar a velocidade marcada, seja por excesso ou por defeito, respectivamente (o que é verdade), significa que quer seja o caso do cap com as medidas homologadas, ou o teu sem as medidas homologadas, com o desgaste normal dos pneus, ambos os quadrantes vão começar a marcar uma velocidade inferior à real. :think
Faz-me confusão como vocês têm tanta certeza daquilo que escrevem. Isso está escrito em algum lado? Eu lido diariamente com aferição de aparelhos de leitura e nunca li em lado nenhum que um aparelho de medida devesse registar mais leitura que a real. Todos os equipamentos sao dotados de uma classe de precisão e isto que te estou a dizer posso-te provar e dar a ler. Ja o que estás a escrever e os "impossíveis" e "nuncas" que vou lendo, nao consigo imaginar serem provados. Tanto que existem casos reais e descritos neste tópico.Para além de que para as medidas que estão homologadas para o carro, seja com o pneu novo ou gasto, o quadrante não pode nunca, acusar menos que a velocidade real do carro! E quando os carros vêm de fábrica, tenho a certeza que os quadrantes são todos testados por forma a terem tudo isso em consideração.
Ninguem! :lol1Enfim, mas se vocês dizem que têm ambos erros de 1km/h a essas velocidades, quem sou eu para duvidar? :winner
MB Power
MB Power
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
O carro tinha meses, rodava com os 205/45R16 que os ibiza sport tdi130 daquela altura traziam stock.Chelsea Escreveu:Se me falas que a dimensão do perfil dos pneus e do seu desgaste, é o suficiente para modificar a velocidade marcada, seja por excesso ou por defeito, respectivamente (o que é verdade), significa que quer seja o caso do cap com as medidas homologadas, ou o teu sem as medidas homologadas, com o desgaste normal dos pneus, ambos os quadrantes vão começar a marcar uma velocidade inferior à real. :think
Mesmo por haver diferenças entre componentes electrónicos teoricamente iguais é que é uma %, onde uns andam perto do máximo e outros perto do mínimo.Eu pessoalmente, não digo que seja impossível haver um erro com esses valores a essas velocidades, mas apenas os acho estranho porque todos aparelhos de medição, têm sempre uma precisão associada a uma percentagem de erro.
Eu não tenho a certeza mas tenho quase que essa tua certeza é baseada numa mera suposição e não em factos.Para além de que para as medidas que estão homologadas para o carro, seja com o pneu novo ou gasto, o quadrante não pode nunca, acusar menos que a velocidade real do carro! E quando os carros vêm de fábrica, tenho a certeza que os quadrantes são todos testados por forma a terem tudo isso em consideração.
Mexido sei que não foi porque acompanhei a vida do carro do inicio ao fim (infelizmente durou pouco tempo).Agora, se eles são ou não mexidos, ou sequer aferidos após a compra do carro, como o cap referiu? Também duvido muito. :violinista
O carro não era meu mas sim de um amigo, como referi atrás. O meu tem cerca de 5 lá no fim.Enfim, mas se vocês dizem que têm ambos erros de 1km/h a essas velocidades, quem sou eu para duvidar? :winner
Se era um caso raro? Acredito que sim. Agora dizer-se que é impossível? Convém haver bases e factos para o dizer. E uma amostragem estatistica por muito grande que seja, não serve.
- Chelsea
- Membro Senior
TdiSportR, quando referi "se me falas", era apenas para sustentar que se referes essa ideia, também é fácil de perceber o quanto a mesma afecta o comportamento em relação à temática da conversa.
De qualquer forma, o cálculo da velocidade angular é algo que se aprende na escola, e que me acompanhou ao longo de muitos anos a estudar, e no dia-à-dia no trabalho, mas a explicação foi mais do que clara para quem não tenha percebido.
Infelizmente, os meus conhecimentos de "mecânica" (automóvel) propriamente dita não me acompanharam assim tanto, e tem sido isso que fomentou o meu início de participação nestes fóruns, para tentar recuperar algum do "tempo perdido". :lovebmw
Mas obrigado pela consideração do "ninguém". :fixe
-------------------------------------------------------
cap, mais uma vez, saliento o facto de em momento algum eu ter mencionado que é impossível...e também, acho que levaram o giwasa demasiado à letra. Mas efectivamente ele disse isso, entre outras coisas, portanto, nem vou entrar por aí.
Em relação ao que afirmei, demorei um bocadinho a encontrar aquilo que eu tinha ideia de já ter lido, mas referia-me particularmente ao caso da Directiva 75/443/CEE relativa entre outras coisas ao aparelho indicador de velocidade dos veículos a motor, onde falam como deve ser feita a calibração e controlo da precisão do mesmo, de acordo com algumas especificações (outras são menos importantes e não vou estar a falar de todas):
- O veículo deve estar equipado com um dos tipos de pneumáticos normalmente montados. O ensaio deve ser repetido para cada um dos tipos de aparelho indicadores de velocidade previstos pelo fabricante.
- O veículo será ensaiado às três velocidades seguintes: 40 km/h, 80 km/h e 120 km/h ou 80 % da velocidade máxima especificada pelo fabricante, se esta última for inferior a 150 km/h.
- A aparelhagem de controlo utilizada no ensaio para medir a velocidade real do veículo não deve ter uma margem de erro superior a ± 1 %.
- A velocidade indicada no aparelho indicador de velocidade não deve ser nunca inferior à velocidade real. Nos valores de velocidade para o ensaio especificados atrás, deve existir entre a velocidade V1 lida no mostrador do indicador de velocidade, e a velocidade real V2:
0 <= V1 - V2 <= V2/10 + 4km/h
Portanto, ao contrário do que pensava, não há uma percentagem mínima, mas sim uma percentagem máxima de erro. No entanto, está definido que a velocidade medida não deve ser inferior à real.
A ideia que tenho, é que a margem de tolerância por excesso, serve mesmo para que o desgaste do pneu não interfira com as medidas do velocímetro de forma a acusar uma velocidade inferior à real (desde que a utilizar as medidas homologadas).
Atenção que quando disse "quem sou eu para duvidar", não estava a ser irónico. Eu gosto de acreditar naquilo que as pessoas dizem, mas posso ter uma opinião em relação a isso, daí ter escrito tudo o que escrevi até então.
De qualquer forma, acredito perfeitamente que hajam velocímetros com % de erros muito baixas, embora, se tivermos em conta a influência que o desgaste do pneu tem nessa precisão, é mais fácil para mim aceitar que venham com uma certa tolerância por excesso, do que muito perto do valor real. :think
(posso muito bem estar errado, embora as tais estatísticas e testemunhos de diversas marcas e modelos, apontem em sentido contrário)
Uma coisa que já vi escrito, é que fazem isso de propósito para alimentar o ego dos condutores?
Enfim, eu como condutor adorava ir no meu carro a marcar 250 km/h, e passar um gajo por mim num carro "supostamente" mais fraquito, com uma velocidade marcada de ponteiro de 240 km/h, por ex. Não vejo o que é que se ganha com isso, mas posso estar a ver mal o filme.
Mas é como dizes, não se pode dizer impossível através de um controlo estatístico, pode-se apenas dizer, improvável. :lol1
Em última instância, até posso estar a interpretar isto tudo muito mal, e não ter razão nenhuma, mas continuo a achar que tem alguma lógica ter o velocímetro a marcar um pouco acima do real, para que se tenha alguma folga no controlo da velocidade real do carro, tendo em conta a mudança das dimensões utilizadas (mesmo as homologadas, têm sempre alguns milimetros de diferença), o desgaste dos pneus, etc.
De qualquer forma, o cálculo da velocidade angular é algo que se aprende na escola, e que me acompanhou ao longo de muitos anos a estudar, e no dia-à-dia no trabalho, mas a explicação foi mais do que clara para quem não tenha percebido.
Infelizmente, os meus conhecimentos de "mecânica" (automóvel) propriamente dita não me acompanharam assim tanto, e tem sido isso que fomentou o meu início de participação nestes fóruns, para tentar recuperar algum do "tempo perdido". :lovebmw
Mas obrigado pela consideração do "ninguém". :fixe
-------------------------------------------------------
cap, mais uma vez, saliento o facto de em momento algum eu ter mencionado que é impossível...e também, acho que levaram o giwasa demasiado à letra. Mas efectivamente ele disse isso, entre outras coisas, portanto, nem vou entrar por aí.
Em relação ao que afirmei, demorei um bocadinho a encontrar aquilo que eu tinha ideia de já ter lido, mas referia-me particularmente ao caso da Directiva 75/443/CEE relativa entre outras coisas ao aparelho indicador de velocidade dos veículos a motor, onde falam como deve ser feita a calibração e controlo da precisão do mesmo, de acordo com algumas especificações (outras são menos importantes e não vou estar a falar de todas):
- O veículo deve estar equipado com um dos tipos de pneumáticos normalmente montados. O ensaio deve ser repetido para cada um dos tipos de aparelho indicadores de velocidade previstos pelo fabricante.
- O veículo será ensaiado às três velocidades seguintes: 40 km/h, 80 km/h e 120 km/h ou 80 % da velocidade máxima especificada pelo fabricante, se esta última for inferior a 150 km/h.
- A aparelhagem de controlo utilizada no ensaio para medir a velocidade real do veículo não deve ter uma margem de erro superior a ± 1 %.
- A velocidade indicada no aparelho indicador de velocidade não deve ser nunca inferior à velocidade real. Nos valores de velocidade para o ensaio especificados atrás, deve existir entre a velocidade V1 lida no mostrador do indicador de velocidade, e a velocidade real V2:
0 <= V1 - V2 <= V2/10 + 4km/h
Portanto, ao contrário do que pensava, não há uma percentagem mínima, mas sim uma percentagem máxima de erro. No entanto, está definido que a velocidade medida não deve ser inferior à real.
A ideia que tenho, é que a margem de tolerância por excesso, serve mesmo para que o desgaste do pneu não interfira com as medidas do velocímetro de forma a acusar uma velocidade inferior à real (desde que a utilizar as medidas homologadas).
Atenção que quando disse "quem sou eu para duvidar", não estava a ser irónico. Eu gosto de acreditar naquilo que as pessoas dizem, mas posso ter uma opinião em relação a isso, daí ter escrito tudo o que escrevi até então.
De qualquer forma, acredito perfeitamente que hajam velocímetros com % de erros muito baixas, embora, se tivermos em conta a influência que o desgaste do pneu tem nessa precisão, é mais fácil para mim aceitar que venham com uma certa tolerância por excesso, do que muito perto do valor real. :think
(posso muito bem estar errado, embora as tais estatísticas e testemunhos de diversas marcas e modelos, apontem em sentido contrário)
Uma coisa que já vi escrito, é que fazem isso de propósito para alimentar o ego dos condutores?
Enfim, eu como condutor adorava ir no meu carro a marcar 250 km/h, e passar um gajo por mim num carro "supostamente" mais fraquito, com uma velocidade marcada de ponteiro de 240 km/h, por ex. Não vejo o que é que se ganha com isso, mas posso estar a ver mal o filme.
Mas é como dizes, não se pode dizer impossível através de um controlo estatístico, pode-se apenas dizer, improvável. :lol1
Em última instância, até posso estar a interpretar isto tudo muito mal, e não ter razão nenhuma, mas continuo a achar que tem alguma lógica ter o velocímetro a marcar um pouco acima do real, para que se tenha alguma folga no controlo da velocidade real do carro, tendo em conta a mudança das dimensões utilizadas (mesmo as homologadas, têm sempre alguns milimetros de diferença), o desgaste dos pneus, etc.
Última edição por Chelsea em 16 out 2010, 03:01, editado 3 vezes no total.
-
- Membro Iniciado
- Registado: 19 fev 2009, 08:24
- O meu Carro:: BMW E61 530D 2004
Chelsea Escreveu: Uma coisa que já vi escrito, é que fazem isso de propósito para alimentar o ego dos condutores?
achas que não fazem de propósito.. queres dizer que a SEAT constrói melhor que a AUDI... claro que não por isso é de propósito...
porque se o audi marcar 230km/h sem erro e o ibiza passar por ele a 240km/h com pouco erro o condutor do audi ficara mal na mesma... e a pensar que o carro está avariado...
E claro que o cliente alvo de um audi é suposto não andar em corridinhas...
muitas pessoas com os primeiros tdis 90cv e 110cv ..montados em carros grandes e com peso reclamaram com a marca a dizer que os carros andavam pouco de velocidade de ponta... assim com erro ninguém reclama...
abraços
- Chelsea
- Membro Senior
Se fazem, não sei...acredito que sim, mas acho o conceito estranho. Isto apenas porque lá porque o ponteiro marca mais, não quer dizer que o carro ande...e tal como tu referiste no outro post, um velocimetro cheio de erro, e outro certinho com 10/20 km/h a menos, deve ser frustrante para quem pensa que vai rápido, ter outro a passar "bem mais rápido".IbizaFR130 Escreveu:Chelsea Escreveu: Uma coisa que já vi escrito, é que fazem isso de propósito para alimentar o ego dos condutores?
achas que não fazem de propósito.. queres dizer que a SEAT constrói melhor que a AUDI... claro que não por isso é de propósito...
porque se o audi marcar 230km/h sem erro e o ibiza passar por ele a 240km/h com pouco erro o condutor do audi ficara mal na mesma... e a pensar que o carro está avariado...
E claro que o cliente alvo de um audi é suposto não andar em corridinhas...
muitas pessoas com os primeiros tdis 90cv e 110cv ..montados em carros grandes e com peso reclamaram com a marca a dizer que os carros andavam pouco de velocidade de ponta... assim com erro ninguém reclama...
abraços
Enfim...o que for que faça as pessoas felizes! :lol1