320d nao aquece

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Márcio Silva
Membro Juvenil
Registado: 21 jul 2009, 20:09
O meu Carro:: BMW 320d - 1998/09

Re: 320d nao aquece

Mensagem por Márcio Silva »

sinceramente nem sabia que tinha um termostato na egr :)

quanto as outras questoes, o termostato colocado é de origem, e a ventoinha nunca a vi nem ouvi a funcionar. quanto aos 2 outros pontos, como sei se estarao a funcionar ou nao?

ha outra coisa, que pode ajudar na resoluçao. Da-me impressão que ao estar com o ponteiro no limite da zona fria, a sofagem nao da muito ar quente. por isso por aqui poderá se eliminar a situação 1 e 2 certo?

mccoy
Membro Juvenil
Registado: 05 jul 2008, 21:15
O meu Carro:: E46

Mensagem por mccoy »

Da ventoinha não é de certeza.
A minha sugestão é: antes de desmontar o termostato, verificar o sensor do liquido de arrefecimento.
Procedimento: retirar a ficha do sensor e medir a sua resistência no próprio sensor, ou seja, com o multimetro regulado em ohms. O valor dessa resistência deve ser entre 2500 e 3000 ohms na temperatura ambiente (20ºC), ou seja, motor a frio.
Se o sensor estiver dentro destes valores o sensor está bom.
Próximo passo: pelo sim e pelo não verifica o estado do quadrante, como tu dizes com carro parado ele vai até ao meio, é capaz de não ter problemas.
Último passo: desmontar e verificar o estado do termostato da egr, se ao soprar por um dos lados no termostato deixa passar ar, tem que ser substituido. Se ao soprar pelo termostato e não sair ar é porque está bom.
Se o problema persistir é o termostato do motor...não tenhas dúvidas.

Márcio Silva
Membro Juvenil

mccoy Escreveu:Da ventoinha não é de certeza.
A minha sugestão é: antes de desmontar o termostato, verificar o sensor do liquido de arrefecimento.
Procedimento: retirar a ficha do sensor e medir a sua resistência no próprio sensor, ou seja, com o multimetro regulado em ohms. O valor dessa resistência deve ser entre 2500 e 3000 ohms na temperatura ambiente (20ºC), ou seja, motor a frio.
Se o sensor estiver dentro destes valores o sensor está bom.
Próximo passo: pelo sim e pelo não verifica o estado do quadrante, como tu dizes com carro parado ele vai até ao meio, é capaz de não ter problemas.
Último passo: desmontar e verificar o estado do termostato da egr, se ao soprar por um dos lados no termostato deixa passar ar, tem que ser substituido. Se ao soprar pelo termostato e não sair ar é porque está bom.
Se o problema persistir é o termostato do motor...não tenhas dúvidas.
obrigadao pela ajuda :fixe amanha vou por maos a obra e depois ao final da tarde ja digo aqui qualquer coisa :fixe

-- Segunda Nov 16, 2009 8:56 pm --

o termostato da egr é esta peça aqui??

Imagem

se for, eu tirei-a fora, bufei e saiu ar pelo outro lado :think
era suposto barrar o ar? ou a peça nao e esta?

-- Segunda Nov 16, 2009 9:21 pm --

já pesquisei na net e defacto ja vi que deve ser daqui o problema :humm este termostato simplesmente nao tem nada dentro, o antigo dono deve ter retirado :silenced

alguem sabe quanto e que pode custar a peça na marca?

azemeis
Membro Juvenil
Registado: 23 abr 2009, 16:19
O meu Carro:: BMW 320 E46 136 1999

Mensagem por azemeis »

Já trocas-te o termostato?
Ficou bom?
Imagem12 meses/30K Km de pura paixão. A sonhar com um seis cilindros

mccoy
Membro Juvenil

Mensagem por mccoy »

Sim é essa peça, se passou ar quer dizer que passa água, ou seja, o termostato da egr deixa passar água quando o motor está em funcionamento.
Só deve deixar passar água quando a temperatura da água é elevada o suficiente, para abrir a membrana do próprio termostato.
A peça na BMW custa 40 euros e é recomendável substituir o vedante amarelo, que deves ter notado quando desmontas-te, mas isso é barato.

Cumps.

320d
Membro Gold
Registado: 26 nov 2004, 14:44
O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08

Mensagem por 320d »

ja ando assim quase á 2 anos. ainda nao tive tempo pra subtituir isso?

qual o procedimento para o substituir em casa? pelo que me disseram é preciso tirar o ar dos tubos.

como se faz isso? cumps
Bruno Linhares
Imagem
clique na imagem para ver projeto

FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

mccoy
Membro Juvenil

Mensagem por mccoy »

320d Escreveu:ja ando assim quase á 2 anos. ainda nao tive tempo pra subtituir isso?

qual o procedimento para o substituir em casa? pelo que me disseram é preciso tirar o ar dos tubos.

como se faz isso? cumps
Eu já mudei os dois termostatos, só que nem tirei fotos, vou tentar fazer um DIY com outras fotos.
Qual é o termostato que queres mudar?

Márcio Silva
Membro Juvenil

já mudei e de facto era disso. Ficou o material todo em 39e e uns trocos (termostato mais o vedante). Aquilo e de bastante fácil substituição. è desapertar dois parafusos, depois de tirar a protecção do motor (tampa que esta por cima das tampas do oleo do motor e da direcçao assistida) e voltar a montar. Depois é so retirar o ar do circuito através do parafuso que tem no termostato e já está :)

R3v3rs3
Membro Junior
Registado: 03 dez 2006, 15:24

Mensagem por R3v3rs3 »

E acusa algum tipo de erro de diagnóstico se esse termoestato tiver avariado? Desculpem a ignorância :lol: . Acho que nunca substitui esse!
E46 320d Touring (M47)

Márcio Silva
Membro Juvenil

o meu erro de diagonostico era ele andar sempre na zona azul do termometro da temperatura, como se pode ver na primeira pagina do topico :fixe

R3v3rs3
Membro Junior
Registado: 03 dez 2006, 15:24

Mensagem por R3v3rs3 »

Eheheh... erro mais evidente não podia deixar de ser ;) Mas não deve acusar nada na máquina pois não?
E46 320d Touring (M47)

moreira_89
Membro Gold
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06

Mensagem por moreira_89 »

o meu a descer a temperatura desce quando não acontecia ia até ao ia e ficava lá
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

Márcio Silva
Membro Juvenil

nao, na maquina nao acusava nada. pois o meu era a descer, eram em plano. andava sempre no fresquinho :sly mas agora depois de estar a meio nao desce, nao sofre oscilaçoes.

Nightshade
Membro Juvenil
Registado: 11 abr 2007, 17:05

Mensagem por Nightshade »

Boas!!!

Olha posso dizer-te q tenho uma touring de 2000/06 e o ponteiro sobe sempre para o meio e nunca se mexe dali!
Tipo 2 ou tres minutos depois do arranque ja esta fora do azul, que supostamente (já li isto aqui no forum) a zona azul é uma zona em q não deves puxar pelo carro. Isso de ir a descer ou a subir nunca tive nada disso, noto sim é q de inverno tem um atraso a atinguir a temperatura de 90º, ou seja o meio, mas nada de muito grave tipo um atraso de minutos!

Espero ter ajuda em alguma coisa!!

cumps

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

andar sempre no azul ou um pouco mais acima é mau?

a minha 525 tds mal aquece.

secalhar no meu caso é bom nao mexer, que elas queimam cabeças e com a sorte que tenho =/
Imagem Imagem

Responder

Voltar para “Série 3”