Obrigado pelos vossos testemunhos. Efectivamente trocaram o filtro na Inspecção I, mas depois disso já fiz o Serviço de Óleo e já passaram muitos quilómetros e tenho andado muito em cidade, é natural que já estivesse a ser necessário substitui-lo, mesmo antes de chegar a altura da Insp II.
Em resposta ao colega
Albertoliveira, sim, desde sempre que a manutenção do meu carro é feita pela BMW - AutoBayern, em Benfica, que tem um serviço irrepreensível (concorde-se ou não com os preços); mas nem sempre as peças aguentam em condições "aceitáveis" até a revisão seguinte. Foi o caso!
Como experiência, mandei trocar o filtro do habitáculo numa oficina banal de centro comercial e problema resolvido! Acabaram-se os maus cheiros, pelo contrário, até dá um aroma fresco a limão
A "Parte II" da minha dúvida inicial, era sobre o "rendimento" do AC, ou seja, se voces têm notado perda de eficácia. Eu digo isto porque num Mercedes Classe A eu regulo 16º e o carro em pouco tempo fica gelado, e no BMW regulo 16º e nunca chega a gelar (levaria necessriamente mais tempo, pois o volume a arrefecer é maior, mas nunca chega a acontecer)...mas pode ser psicológico; deixei de ter certezas absolutas há muitos anos...
No entanto agradeço a vossa paciência em responderem-me.
Abraços.