Ar Condicionado

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

EngBMW
Membro Juvenil
Registado: 02 jun 2005, 00:03
O meu Carro:: BMW 420d GranCoupé

Ar Condicionado

Mensagem por EngBMW »

Boa tarde,

quando ligo o Ar Condicionado sinto um cheiro estranho, estimo que o filtro do habitáculo esteja em condições impróprias :evil: Em geral estes filtros aguentam quanto tempo? Em que Inspection, I ou II, está prevista a sua substituição?

Outra questão é os 16º já não me parecerem 16º mas sim 20º...percebem a sensação? O que se passará?

Um abraço a todos :byebye

Galvas
Membro Iniciado
Registado: 03 ago 2005, 19:02

Mensagem por Galvas »

A minha experiência com AC`s para a tua pergunta é que tanto o filtro de habitáculo pode estár muito sujo ( o que impede que o ar circule mais livremente ) como o provávelmente terás que recarregar o gaz do AC.
No meu carro foi necessário recarregár o gaz.

De qq das maneiras, em dias muito quentes, a temperatura que selecionamos ( 16º ) nunca parece que está lá...
Mas se fizeres autoestrada nesses mesmos dias, nota-se melhor...
8)
Eu sei... tenho um SAAB, sou um outsider...
Mas o gosto pela BMW está cá dentro.... :driving

EngBMW
Membro Juvenil

Mensagem por EngBMW »

Esqueci-me de dizer que trata-se de um 320d E46 de 2000, se é que para este modelo o sistema é diferente do habitual...

Como se processa essa "recarga" de gás?

Galvas
Membro Iniciado

Mensagem por Galvas »

Como se procede?
Há uma máquina portátil que têm uma pequena bilha de gaz e dois tubos.
Esses tubos ligam-se ao compressor do AC do teu carro
Faz-se o descarregamento do gaz do teu carro e carrega-se o novo
Testa-se o AC e verifica-se se nã há fugas...
E já tá...

E normalmente pága 12 a 15 contos... :lol:
No melhor dos casos :!: Se precisares de levares peças... ( que no teu caso não acredito )

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

O filtro de habitáculo troca-se sempre em todas as revisões (oil/inspI/inspII) e aconselho a meteres de carvão activo.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

EngBMW
Membro Juvenil

Mensagem por EngBMW »

Qual é a frequência com que têm "carregado" os vossos AC's? Uma questão aos membros mais velhos :D

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Não tem frequencia de carregamento, só quando está "morto" um truque para que funcione bem é usá-lo todo o ano, nem que só 5 minutos por mês, vais ver que funciona sempre e no verão ou quando chove, que é quando precisas mais dele!!!!!!!!!!
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

EngBMW
Membro Juvenil

Mensagem por EngBMW »

Obrigado JOFIMO,

mas se percebi bem o teu raciocínio, ou tem gás e tira-se todo o rendimento do AC ou está morto e não arrefece nada mesmo. Não vai ficando cada vez mais "fraco", é isso?

Abraço

junior
Membro Iniciado
Registado: 07 dez 2005, 16:29

Mensagem por junior »

Bem,
Relativamente ao tal cheiro ! O meu faz a mesma coisa....Curiosos é que veio agora da revisao e trocaram o filtro ! De que será? do gas ?

Albertoliveira
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2004, 23:08
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2000

Mensagem por Albertoliveira »

O mau cheiro é devido á falta de funcionamento durante longos periodos.... verifica-se geralmente na primavera que é quando os dias começam a ficar mais quentes e a maioria das pessoas os começam a ligar.
Como já foi dito um sistema de ar condicionado deve ser ligado frequentemente para o filtro não apodrecer, porque o vapor de agua que ele gera nas temperaturas mais frias deposita-se no filtro, se entretanto não se ligar mais ele vai apodrecer lá e é dai que vem o cheiro.

Tenta liga-lo durante mais tempo ou deixa-lo sempre ligado, só faz bem ao mesmo.

Quanto aos filtros se reparares nas facturas das inspeções I ou II na BMW vem lá descriminado os filtros que levou, o meu levou-os todos aos 50.000 que foi quando fez a 2ª revisão. Se não levou devia ter levado ( vai lá reclamar ) ou então não foste á BMW :roll:
Imagem

EngBMW
Membro Juvenil

Mensagem por EngBMW »

Obrigado pelos vossos testemunhos. Efectivamente trocaram o filtro na Inspecção I, mas depois disso já fiz o Serviço de Óleo e já passaram muitos quilómetros e tenho andado muito em cidade, é natural que já estivesse a ser necessário substitui-lo, mesmo antes de chegar a altura da Insp II.

Em resposta ao colega Albertoliveira, sim, desde sempre que a manutenção do meu carro é feita pela BMW - AutoBayern, em Benfica, que tem um serviço irrepreensível (concorde-se ou não com os preços); mas nem sempre as peças aguentam em condições "aceitáveis" até a revisão seguinte. Foi o caso!

Como experiência, mandei trocar o filtro do habitáculo numa oficina banal de centro comercial e problema resolvido! Acabaram-se os maus cheiros, pelo contrário, até dá um aroma fresco a limão :D

A "Parte II" da minha dúvida inicial, era sobre o "rendimento" do AC, ou seja, se voces têm notado perda de eficácia. Eu digo isto porque num Mercedes Classe A eu regulo 16º e o carro em pouco tempo fica gelado, e no BMW regulo 16º e nunca chega a gelar (levaria necessriamente mais tempo, pois o volume a arrefecer é maior, mas nunca chega a acontecer)...mas pode ser psicológico; deixei de ter certezas absolutas há muitos anos...

No entanto agradeço a vossa paciência em responderem-me.
Abraços.

Albertoliveira
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2004, 23:08
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2000

Mensagem por Albertoliveira »

Eu em nivel de AC não tenho tido boas experiencias, no meu Primera era uma m*rda, no 318 m*rda era e neste E46 agora até tem potencia mas nunca chega a ser frio e gelar, sai ar gelado de lá mas nada de especial, pelo menos nos meus paramêtros.... ar gelado saia sim num 730D que andei, nesse sim ar frio é mesmo ar frio....

Mas claro nos dias mais quentes temos de ajudar o sistema... abrir os vidros quando se entra para o carro para sair o ar quente, começar a andar ainda com eles abertos... só quando começa a entrar uma brisa é que se fecha os vidros. ;)
Imagem

EngBMW
Membro Juvenil

Mensagem por EngBMW »

Afinal caro Albertoliveira, não era só impressão minha...ou estes AC dos E46 não são nada de especial ou então somos nós que andamos cheios de calor :think

Mas agora a sério...era importante ler mais testemunhos...va lá pessoal...ajudem-nos a perceber se há volta a dar e meter estes AC's a gelar ou temos que nos contentar com uma simples "brisa fresca".

Galvas
Membro Iniciado

Mensagem por Galvas »

Pelo que eu sei... se o AC estiver carregado e com filtros limpos, não há maneira de "dar a volta" para por o AC a "gelar" o pessoal...
:cry:

EngBMW
Membro Juvenil

Mensagem por EngBMW »

Ou seja...não prestam! Eu pelas experiências que tive com Mercedes e Audi, adorei os AC's...chego à BMW fico encantado com quase tudo...o AC está a ser uma falha. É pena :(

Responder

Voltar para “Série 3”