BlackOpenAir Escreveu:marco pires Escreveu:era o megane, o 19 só teve motores 1.6 com 74 e 78cv.
Bem, tenho de dizer que tens razão num pormenor mas no restante não tens...
Porquê? Porque o Renault 19 foi comercializado na Europa de 1988 a 1996, portanto em 1990 na altura do lançamento do BMW E36 316i era efetivamente o Renault 19 que havia nos “stands” da Renault para comprar e não o Megane. O Megane só foi introduzido no mercado já o E36 estava em fim de carreira, e trazia um motor 1,6 de apenas 90 cv, quando o da BMW 6 anos antes já tinha 100 cv.
Mas numa coisa tens razão, o Renault 19 sendo o modelo contemporâneo do 316i E36, nunca teve uma motorização com 90 cv, mas sim de 73 e 77 cv, como se pode ver na lista que apresentas-te. O que quer dizer que o 1,6 da BMW tinha um rendimento bastante apreciável para a época em que foi desenvolvido, mesmo sendo o "patinho feio" da gama de motores da marca.
Quanto ao peso do Renault 19 de 3 volumes, ou seja a versão Chamade, não encontrei em lado nenhum informação para uma eventual versão que utiliza-se o motor 1,6 (se calhar nunca foi utilizado nesta carroçaria, não sei), mas encontrei para a motorização 1,7 de 75 ridículos cavalos. Como o motor tem mais cilindrada provavelmente será mais pesado do que o 1,6 mas curiosamente o peso total do veículo é de apenas 976 kg.
Fonte:
http://www.autoevolution.com/engine/ren ... 92-17.html
Portanto mais uma vez se prova que as latas francesas que eram vendidas na altura do 316i eram muito mais leves, daí aqueles reles motores conseguirem movimentar as suas rodas. Quanto à sua fiabilidade, é só contar quantos Renault's 19 e quantos 316i ainda se vêm por essas estradas fora, ainda por cima tendo em conta que se venderam infinitamente mais Renault's 19 do que 316i.
marco pires Escreveu:sejamos honestos, comprar um 316i à época era só para quem queria ter o orgulho de dizer que tinha um bmw, porque em tudo resto não seria a melhor escolha, um veiculo totalmente despido de equipamento, interiores com materiais de qualidade duvidosa, motor em tudo igual aos dos seus concorrentes, mal insonorizado, altamente inseguro e a cereja no topo do bolo....bem mais caro.
Bem, então para seres honesto tens de me dizer qual era o carro que se devia comprar se se quisesse obter todas essas qualidades que tu dizes que o E36 não tinha? Um Renault???? Não me faças rir, por favor...
1º A questão do equipamento era, como é ainda hoje na BMW. Ou seja, as versões de entrada na gama vêm com o básico e quem quiser ter o carro melhor equipado paga e paga bem pelos extras. Penso que não é por isso que os BMW's de hoje em dia se podem considerar maus carros, por isso também não é um argumento válido para rebaixar o E36.
2º A qualidade dos interiores não é a melhor, já discutimos isso noutro tópico e estou de acordo, mas comparativamente com o que se fazia na altura no mesmo segmento, também não é tão má assim principalmente no que diz respeito à durabilidade da maior parte dos materiais.
3º O motor já vimos que não é em tudo igual aos seus concorrentes, mas se queres insistir nisso não posso fazer mais nada, paciência...
4º Mal insonorizado, também tenho a noção de que não será (o meu por acaso é, mas um cabriolet de 1994 só pode ser mal insonorizado). Mas as versões fechadas não eram assim tão más, comparando com os restantes carros da mesma altura, claro.
5º Altamente inseguro??? Com esta é que tu me matas todo...
Se um E36 era altamente inseguro, que carro da mesma altura é que trazia sistemas de segurança assim tão diferentes que se possa considerar altamente seguro?
6º Sim, quem quer ter o orgulho de ter um BMW tem que pagar mais do que pela maior parte dos outros carros do mercado. Porquê? Deve ser porque a BMW faz carros que não prestam para nada e somos todos burros...
Porquê? Porque o Renault 19 foi comercializado na Europa de 1988 a 1996, portanto em 1990 na altura do lançamento do BMW E36 316i era efetivamente o Renault 19 que havia nos “stands” da Renault para comprar e não o Megane. O Megane só foi introduzido no mercado já o E36 estava em fim de carreira, e trazia um motor 1,6 de apenas 90 cv, quando o da BMW 6 anos antes já tinha 100 cv.
correcto, tambem não disse o contrário.
Mas numa coisa tens razão, o Renault 19 sendo o modelo contemporâneo do 316i E36, nunca teve uma motorização com 90 cv, mas sim de 73 e 77 cv, como se pode ver na lista que apresentas-te. O que quer dizer que o 1,6 da BMW tinha um rendimento bastante apreciável para a época em que foi desenvolvido, mesmo sendo o "patinho feio" da gama de motores da marca.
sim, era mais potente e performante que um renault 19, mas isso significa que seja um bom motor, simplesmente era melhor que os 1.6 da renault.
ou seja, era melhor que estes mas não deixava de ser um mau motor, não esquecer os problemas que indiquei e que faziam parte dos problemas comuns.
Quanto ao peso do Renault 19 de 3 volumes, ou seja a versão Chamade, não encontrei em lado nenhum informação para uma eventual versão que utiliza-se o motor 1,6 (se calhar nunca foi utilizado nesta carroçaria, não sei), mas encontrei para a motorização 1,7 de 75 ridículos cavalos. Como o motor tem mais cilindrada provavelmente será mais pesado do que o 1,6 mas curiosamente o peso total do veículo é de apenas 976 kg.
a comparação que eu fiz foi com o megane 3 volumes, esse sim tinha a motorização 1.6 de 90cv, o 19 chamade tal como disseste não tinha.
Portanto mais uma vez se prova que as latas francesas que eram vendidas na altura do 316i eram muito mais leves, daí aqueles reles motores conseguirem movimentar as suas rodas. Quanto à sua fiabilidade, é só contar quantos Renault's 19 e quantos 316i ainda se vêm por essas estradas fora, ainda por cima tendo em conta que se venderam infinitamente mais Renault's 19 do que 316i.
aqui não, mas em frança ou espanha ainda se vêem muitos.
Bem, então para seres honesto tens de me dizer qual era o carro que se devia comprar se se quisesse obter todas essas qualidades que tu dizes que o E36 não tinha? Um Renault???? Não me faças rir, por favor...
não se trata de qualidade, trata-se de value for money.
estamos a falar de um carro mais caro, com menos equipamento(despido completamente) e com um motor relativamente igual os demais.
pelo mesmo dinheiro podias na altura comprar um carro de uma qualquer marca generalista,com um motor sensivelmente equivalente mais equipamento e bem mais barato.
um 316i E36 nunca foi uma boa compra, muito menos no value for money.
1º A questão do equipamento era, como é ainda hoje na BMW. Ou seja, as versões de entrada na gama vêm com o básico e quem quiser ter o carro melhor equipado paga e paga bem pelos extras. Penso que não é por isso que os BMW's de hoje em dia se podem considerar maus carros, por isso também não é um argumento válido para rebaixar o E36.
sim, as versões base ainda vem despidas, mas pelo menos não juntam a isso maus plásticos e má montagem.
2º A qualidade dos interiores não é a melhor, já discutimos isso noutro tópico e estou de acordo, mas comparativamente com o que se fazia na altura no mesmo segmento, também não é tão má assim principalmente no que diz respeito à durabilidade da maior parte dos materiais.
de acordo.
3º O motor já vimos que não é em tudo igual aos seus concorrentes, mas se queres insistir nisso não posso fazer mais nada, paciência...
sem falar dos problemas usais, pouco mais oferecia que os seus concorrentes, pelo menos não justificava uma diferencial de preço enorme.
4º Mal insonorizado, também tenho a noção de que não será (o meu por acaso é, mas um cabriolet de 1994 só pode ser mal insonorizado). Mas as versões fechadas não eram assim tão más, comparando com os restantes carros da mesma altura, claro.
pode dar-se o caso de eu estar mal habituado(e estou a falar a sério, não é na palhaçada), já que eu à uns anos tive um 316i e uma vezes andava nele e outras na 530d, e quando passava da 530d para o 316i parecia que tinha o motor ao meu lado tal era o barulho que fazia e o vento parecia que ia com as janelas meio abertas, algumas vezes e uma vez mais estou a falar a sério, carregava em auto estrada no botão dos vidros porque dava a sensação que iam mal fechados, mas não iam, era mesmo assim.
5º Altamente inseguro??? Com esta é que tu me matas todo...
Se um E36 era altamente inseguro, que carro da mesma altura é que trazia sistemas de segurança assim tão diferentes que se possa considerar altamente seguro?
altamente inseguro, disso não tenhas duvidas, um caixão.
ora vê lá:
http://www.youtube.com/watch?v=obdtYlqV ... r_embedded
Comments
The 3-series' cabin became structurally unstable during the frontal impact and the driver ran a risk of life-threatening chest injury. The distance by which the steering wheel was displaced backwards posed further risks of injury, while stiff aggressive structures in the lower facia area also added greatly to the chances of the driver sustaining serious knee, thigh and pelvis injuries. In the side-impact test, protection for the driver's abdomen failed to meet coming 1998 legislation for new models.
Front impact
In the frontal impact, the 3-series suffered excessive movement of the screen pillar. The cabin became unstable, the driver's door lost structural integrity and the beam supporting the facia became partly separated from the car's side. The driver's door could be opened by hand after the test, but moderate force was needed. The passenger's door could be opened normally. The steering wheel was pushed backwards by 223mm (8.8in) and upwards by 14mm (0.6in). The impact resulted in excessive footwell intrusion, with the brake pedal being pushed rearwards by 321mm (12.6in). The standard-fit airbag triggered late and failed to offer adequate protection; the steering wheel also intruded too far into the car's cabin. This intrusion might have increased the probability of serious injury for different sized drivers or those in different seating positions. Neck protection was good. High levels of force transmitted via the seat belt, and the driver's chest hitting the steering wheel with sufficient force to bend it badly posed a high risk of injury. Facia-level intrusion and the instability of the cabin may have added to the level of hazard for different-sized drivers or those in different seating positions, so chest protection was down-rated to 'poor'. Had the impact occurred slightly differently, it could have caused greater facia intrusion. The driver's left knee struck the lower facia to the left of the steering column. Protection for that knee, thigh and pelvis was down-rated from 'good' to 'marginal': if the knee had impacted in a slightly different position horizontally or vertically, it could have hit the steering column or its adjuster locking bracket. The steering column, its adjuster or its mounting bracket could also have caused localised knee injuries. The driver's right knee struck the facia to the right of the steering column. Protection for the knee, thigh and pelvis was down-rated from 'weak' to 'poor': if this knee had been in a slightly different position, it could have struck a steering column stabilisation tube or a facia support bracket. Such rigid structures could also have been hit if the knee had penetrated the facia further. Furthermore, the column adjuster or facia brackets could have produced localised injury, as could the brake pivot or column stabilising tube. Excessive intrusion into the footwell presented a serious risk of foot and ankle injury. After the test the dummy's left foot was found to have become trapped between the car's firewall and the floor. Protection for the passenger was generally good, although forces transmitted by the seat belt could have caused chest injuries. Results obtained from the passenger dummy were not modified on the basis of any structural damage to the car.
Side impact
Side impact The driver's head and pelvis were well protected but the amount of protection provided for his chest was rated as 'weak', and for his abdomen, 'poor'.
fonte: euroncap
estamos a falar de um carro com uma estrela, imagine-se....uma estrela :susto :susto
lê tambem o texto.....assustador
no mesmo ano deste teste, um classe C tinha duas estrelas, um clio tambem duas, um audi A4 duas, um corsa duas, tudo carros de gamas abaixo tirando o classe C e o audi A4.
6º Sim, quem quer ter o orgulho de ter um BMW tem que pagar mais do que pela maior parte dos outros carros do mercado. Porquê? Deve ser porque a BMW faz carros que não prestam para nada e somos todos burros...
sim, claro que sim, mas o orgulho não é só por ter no capot um simbolo bmw mas de facto usufruir das vantagens de ter um carro premium, coisa que o 316i nunca ofereceu em rigorosamente nada, pelo menos nada que justifica-se um diferencial de preço tão grande.
é que existe uma diferença entre coisas de valor, e o valor das coisas.