Caixa automatica vs manual ? Qual a diferença ? Desempenho ?

Área de discussão geral

Moderador: Staff

luisinho
Membro Gold
Registado: 03 nov 2004, 13:40

Mensagem por luisinho »

essa caixa é boa, conheco esse modelo, diz-me so..é o modelo pre ou pos restyling?

como podes saber?pelas opticas...as opticas sao foleiras?ou as opticas sao limpas com angel eyes?

se forem as segundas é do pos restyolling, é uma boa caixa, e se fores para o 530d aconselho. é uma boa caixa nao da problemas, funca bem. tens o modo normal sport e sequencial.

é uma boa caixa na generalidade.

se for pre restilyng nao conheco, mas n deve andar mt longe disto que disse

fa1kon
Membro Senior
Registado: 04 mar 2007, 14:42
O meu Carro:: E46 323ci

Mensagem por fa1kon »

Eu percebo te e ate te dou razao, as caixas novas sao mt boas...sem duvida nisso.
O motor do meu carro é um 2.5 a gota, ja vi as diferenças com outros igual ao meu, mas é como se ta a dizer...depende dos anos.

Por exemplo, 0 - 100 duma 530d que o user bmwtouringcar esta a pensar:
Manual : 0-100km/h 8.10s
Auto : 0-100km/h 8.30s
Fonte: www.carfolio.com

Não é mt, é verdade, mas da pa ter uma ideia.

É como digo, nao ha nada melhor que fazer um test drive a maquina.

cumps.

bmwtouringcar
Membro Juvenil
Registado: 29 nov 2007, 13:08

Mensagem por bmwtouringcar »

luisinho Escreveu:essa caixa é boa, conheco esse modelo, diz-me so..é o modelo pre ou pos restyling?

como podes saber?pelas opticas...as opticas sao foleiras?ou as opticas sao limpas com angel eyes?

se forem as segundas é do pos restyolling, é uma boa caixa, e se fores para o 530d aconselho. é uma boa caixa nao da problemas, funca bem. tens o modo normal sport e sequencial.

é uma boa caixa na generalidade.

se for pre restilyng nao conheco, mas n deve andar mt longe disto que disse
Desculpa lá, qual é a caixa auto afinal ?!?!!? Nao entendi..... ;) ;) ;) ;) ;) os modelos ainda nao sei pois nao vi os carros mas preciso de ter uma noção do tipo de caixa que posso vir a encontrar para saber se vale a pena ir ver o carro!

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

certo ai tens razao, mas ai em qualquer marca os valores dao sempre mais, penso que nao ha nenhuma marca em que de menos, mas a minha questao é...será que os 2 segundos sao de transiçao de caixa?

a meu ver nao sao fa1kon, a meu ver é mais o momento da transição.

uma caixa automatica nao te deixa chegar ao limite do vermelho nem entrar quase. quanto mais o limite

e manual deixa-te

penso que é mais os momentos antes da transição que o proprio momento de transição

consegues entender o que digo?

mas sim sei que essa comparaçao é verdadeira. a questão é se a mudança de velocidade nesse comparativo foi feito a mesma rotaçao em todas as mudanças?

o teu é a gota mt bem deve andar bastante bem. como referi acima tive anos a guiar um 4000 com automatica, posso-te dizer que era rapida, mas tinha defeitos...um dos defeitos.

se eu tivesse a andar devagar o proprio motor ia dar ordem de diminuir mudança, se eu ao mesmo tempo acelerasse, no preciso momento que ele reduzia, sentia um valente abanão. o carro descontrolava-se e mandava um coiçe...foi o unico defeito que encontrei na caixa..

é uma caixa de 92

ainda sentias isto na tua?

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

conclusao, minha

qualquer modelo vale a pena.

se for acima de 2001 tanto no serie 5, como 3 como 7, penso que vale a pena decerteza.

ja guiei todas as versões.sao boas e fiaveis, e o fiavel é uma coisa mt importante.

se for abaixo de 2001 pelas conclusoes do amigo f1kon, vale a pena mas nao é tao perfeita...mas vale a pena.

vai experimentar, mas mais do ke ires a bmw, arranja um amigo perto de ti que tenha e vai...

530dpower
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2007, 09:02
O meu Carro:: BMW 535d E60 - 01/2006

Mensagem por 530dpower »

a minha e de 2000 e pra ja tudo bem..... quando trabalho com ela na sequencial e bastante rapida chegando mesmo bem perto do red line e fazendo as passagens bem la em cima :driving
BMW E60 535d ( 3** cv ) - FAP - EGR off

BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
316i E36 powergas (GPL)

blade
Membro Juvenil
Registado: 05 dez 2006, 06:49

Mensagem por blade »

fa1kon Escreveu: Atenção luisinho, o que o user bmwtouringcar estava a falar em cima era prai duma caixa auto steptronic, e nao de uma SMG penso eu.

Sao coisas bem diferentes, SMG é semi automatica, e sim, tens razao, é mt rapida. ( dual-clutch transmission) por isto mesmo. Aqui fala um bocado da diferença ( http://forum.e46fanatics.com/showthread ... t=smg+auto )

Agora se for uma igual a minha, uma step, ainda sao mais lentas que as manuais, isso tenho a certeza. Por isso é que perguntei ao user que carro é que ele tava a pensar.
Tu tens caixa auto no teu?

Nos consumos acho que tens razão, a fazer tanto km junto vai se notar...

cumps.
Uii.. tem calma.. k eu tenho uma steptronic.. no meu compact e em baixas demora um pouco mais para uma condução mais suave.. mas muda la de caixa as 4.000rpm e vais ver senao é mais rapida k a manual!!??? loool akilo é puxas e entra logo.. ja explorei os regimes todos da caixa.. eu ate me dou ao luxo.. de tirar o pe do acelerador meter a mudança e carregar outra vez.. loool isto na condução mais soft lool.. a puxar.. é so a meter e elas a entrar parecem directas lool
ImagemImagem
Imagem
Membro Team PKS
Membro Muuaahah.com

blade
Membro Juvenil
Registado: 05 dez 2006, 06:49

Mensagem por blade »

Mas so para reforçar a ideia do Luisinho.. Sem duvida alguma.. Automática.. kem experimenta e andas pelo o menos assim n ker outra coisa!! Na primeira vez é estranho.. começas a habituar n keres mais nada loool Tb gosto mto das manuais.. mas.. aconselho-te vivamente uma automática... em todo é na boa.. e em termos de segurança.. até é melhor.. se tiveres k fazer uma travagem brusca em 5ª a 140.. nao so tas a travar com em modo auto e sekuencial ela reduz-te automáticamente.. o k dá sp um jeitinho para uma melhor travagem.. se tiveres manual.. lembras-te la tu de travar e reduzir ao mesmo tempo loool
ImagemImagem
Imagem
Membro Team PKS
Membro Muuaahah.com

MINHOPTICAS
Membro Junior
Registado: 24 out 2006, 15:06

Mensagem por MINHOPTICAS »

luisinho , nao sei se quando falas do C30, é por causa do meu exemplo mas se for volto a explicar:
era um mercedes C43 V8 AMG, com cx auto com a vantagem de quando estas em sequencial a propria cx nao sobe sozinha as relaçoes de cx, nesse caso permite brincar como se fosse uma cx manual... :driving

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

sim tava a falar de ti, n gazia ideia que n subia mt bem

obrigado

bmwtouringcar
Membro Juvenil
Registado: 29 nov 2007, 13:08

Mensagem por bmwtouringcar »

em termos de desgaste para as partes comuns, o motor nestes casos e caixa sao mais ou menos desgastados, visto estarmos a trabalhar em rotações acima das que é costume quando temos uma caixa manual pois ai somo nós que determinamos a passagem de caixa....embraiagem nao temos logo eliminamos ai alguns problemas....

the_killer
Membro Junior
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

falta uma coisa bem importante,
em caso de problemas com a caixa automatica
prepara a carteira

já vi bmw's á venda neste forum com caixa automatica nas couves tal não era o valor de reparação...

fa1kon
Membro Senior

Mensagem por fa1kon »

luisinho, entendi tudo o que disseste e mais uma vez digo que tens razao.

E pa te dizer que tens razao, as caixas manuais normalmente sao mais curtas, por isso mais aceleraçao...por exemplo: O meu carro que tem uma auto, em segunda da 120, e sim, xega ao corte que sao 6500rpm,

o do meu colega que é manual em segunda da 100, parecendo pior mas nao é, é mais curta, a rotação ta mais tempo em regime maximo...como disseste,
"penso que é mais os momentos antes da transição que o proprio momento de transição "

Outra coisa, para compensar as caixas mais longas auto a BMW poe nos carros um diferencial mais alto, faz com que a rotaçao suba rapido...

Quanto a suavidade da caixa, é mesmo isso, mt suave, mt confortavel, as vezes nem se nota que mudou. A reduzir ja nao é tao assim mas tb é bom.

Blade, eu sei que ate é rapida, mas anda num serie 3 a gota com um short-shift , e passa de caixa as 6500 de 1º pa 2º e tu ves:)

bmwtouringcar, compra la o carro com a step, primeiro da ai uma voltinha devagar a apreciar e braço esquerdo sempre de fora mesmo a chover :D
dps experimenta uma condução mais desportiva e vais gostar.

cumps.
abraço ao luisinho que me vai arranjar angel eyes :)
Imagem

E46 323Ci

fa1kon
Membro Senior

Mensagem por fa1kon »

The_killer, tens razao, mas isso é so se der probs...se der normalmente eh uma transmissao nova que se precisas e fica prai por 3000e no minimo.
cumps.
Imagem

E46 323Ci

luisinho
Membro Gold

Mensagem por luisinho »

problemas quando da num carro, começam a chover todos ao mesmo tempo.

é preciso sorte

Responder

Voltar para “Discussão Geral”