Relato aqui, no meu primeiro post, a minha aventura de encontrar um bom BMW M5 E34... Jamais pensei que fosse tão complicado! Sempre tive um grande paixão por estes lobos em pele de ovelha, e este momento na minha vida é possível meter-me numa aventura destas. Queria encontrar um bom 3.8l, dado que o motor é mais "avançado", suspensão semi-activa, melhor performance e consumos do que o 3.6. Procurei no Auto Compra e Venda, no jornal Ocasião... e isto é o que encontrei.
Primeiro carro que visitei e fui ver ( http://www.auto-compra-e-venda.pt/veicu ... culo=19298 ), é dito ser de 1994 (os 3.8 começaram a ser feitos no príncipio de 1992). Fiquei tão feliz por ver que estava um 3.8 com 190 000km em bom estado, que pertencia ao estado português e sempre assistido na BMW e que levou uma reconstrução de motor, dado que a bomba de água tinha morrido, o que levou a que a cabeça do motor queimasse. O carro levou também uma pintura nova (o que me assustou). O interior estava em bom estado, de salientar apenas a ausenção de Airbag (que era dito que tinha) e dois buracos grandes na consola central, feitos por uma má instalação de télemóvel. Quando a excitação passou, comecei a procurar pelo botãozinho do EDC... que lá não estava. A caixa de 6 velocidades? Também não. Mau, o que raio se está a passar aqui! Isto é um 3.6!
É dito no anúncio que o carro é de 1994! Que história está por detrás disto? Pergunto e venho a saber que o carro foi apreendido (originalmente era um carro alemão) e que depois passou para a Protecção Civil. Esta "transação" está datada de 1994... Data que o vendedor usa para datar o carro, mas o carro não é de 1994. Pedi o VIN do carro, o qual me foi dito que já nem sequer havia, nem sabiam (ou não querem mas é que eu saiba a data original do carro). Penso que será um 3.6 de 1991, dado que tems a T-stars... mas não fui capaz de confirmar. O preço já estava alto mesmo se fosse um 3.8, mas €12500 por um 3.6? LOL! Isto deve andar tudo a tomar estupefacientes...
Depois de ser negado o VIN, risquei o carro da minha lista e segui em frente. Liguei para este carro que está na Auto Impala ( http://www.auto-compra-e-venda.pt/veicu ... culo=26919 ). Perguntei se era um 3.8, mesmo apesar de saber que estavam a dizer que era de 1991, e foi-me dito que sim, era um 3.8 com 340cv (Já começa a festa). Que este carro foi importado, pois o M5 não existia sequer em Portugal (começa a conversa de aldrabão...), e que tinha 98 000km. O valor do carro é de €17 000 (vi noutro sítio a venderem por €16 000) Deixei-o falar e perguntei se era possível ver o carro. Foi-me dito que o carro estava estacionado na rua, portanto era passar quando quisesse. Passei pela viatura num domingo à tarde e fui espreitar... Botão de EDC? Nop! 6 Velocidades? Nop! M-Parallels ou T-stars? Nop! Tem as horrosas M-system originais... Voltei para o meu carro a ofender as mães dos ditos vendedores, pior que danado, por me ver envolto numa cambada de aldrabões, gananciosos, desejosos de apanhar um parvo que largue uma quantia enorme de dinheiro por um carro que nem vale nem metade! Nem me vou chatear a telefonar para pedir os documentos do carro para confirmar a cilindrada... Perca de tempo...
Será que estes abutres nem sabem da existência da internet? Do mobile.de? Dos forums com pessoas sempre prontas a ajudar e a esclarecer detalhes de diferença de modelos? Porra para isto! Desculpem estar a desabafar, mas quero passar para outros a minha experiência em procurar um carro. Parece-me que vou ter que apontar e poupar para um E39, ao menos, esses ainda se apanham em stands da BMW, a escolha é maior, e não há muito por onde possam aldrabar.
Deixo aqui a minha recomendação para que façam sempre um PPI (Pre-purchase inspection) na BMW. A Luacar citou-me em €48 por inspecção que leva uma hora. Antes de colocar o dinheiro na mão destes abutres, fiquem ao menos com a certeza do que estão a comprar

Informem-se sempre bem antes de avançar para uma compra num automóvel destes, pois os vendedores tem as garras bem afiadas e a sua língua bífida mais do que pronta para vos encantar...
P.S. Sei da existência de um de 1990 que está perto de odivelas, tem 220 000km, nacional, e precisa de levar um toques... Ao menos quem o vende foi honesto em que o carro precisa de arranjo e foi honesto em ser um 3.6, mas falhou no teste em querer acrescentar mais 5 cavalos aos 315cv de origem