Que temperaturas de óleo atingem os vossos ///M ?

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

evandro
Membro Juvenil
Registado: 15 jul 2006, 15:49
O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé

Que temperaturas de óleo atingem os vossos ///M ?

Mensagem por evandro »

Boas a todos!
Ultimamente qd dou calor :dance ao meu E36 M3, a temperatura do óleo estabiliza entre os 120'C e os 125'C, o que acho assim pró alto. Não, não é por ser Verão agora, há 6 meses atrás era a mesma coisa!
Que valores atingem nos vossos /M, quer sejam M3, M5, M6 etc?
É realmente razão de preocupação mesmo usando óleos 100% sintéticos?

Ob e cumps,
EO
Imagem

JSarabando
Membro Gold
Registado: 06 set 2005, 14:27

Re: Que temperaturas de óleo atingem os vossos ///M ?

Mensagem por JSarabando »

:shock:
Dass, nunca vi o meu assim durante 85mil km que já fiz...
Não acho que seja muito normal, não será algumas das bombas de óleo a dar o "berro"?
O meu anda sempre na casa dos 90ºC, quando puxo mais por ele chega aos 100ºC, passar daí só passou uma vez até aos 105ºC +/- e foi num banco de potênçia...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Pois... lembro-me há uns anos que a temperatura nunca subia acima dos 100'C. Alguma coisa se deve ter alterado.
Em condução normal, ela estabiliza nos 90'C, mas assim que começo a puxar acima das 5000 rpm ela sobe rapidamente até aos 110/115'C, e se continuar a dar-lhe, atinge facilmente os 120'C e primeiro que desça é preciso ter paciência!
Bem, de qq forma, no manual do carro diz: a temperatura de óleo em condições normais de utilização pode variar entre os 80'C e os 120'C. Em uso desportivo nunca deve passar os 130'C. Por aqui não me preocuparia muito, a questão é como saber o que se alterou para nas mesmas condições as temperaturas estabilizarem num patamar mais alto.
Lembro-me que até há 3 anos atrás, usava o Castrol 100% sintético 0W40, depois passei para o Silkolene Pro-S 5W40, depois para o Shell Helix 5W40. Foi qd usei os 5W40 que comecei a notar temperaturas + altas. Coincidência apenas?
Agora vou ver com o Mobil 1 0W40 se as coisas se alteram de novo para melhor. Tenho tb o Mobil1 5W50. Demasiado espesso? Será que as temperaturas não subirão ainda mais por causa disso? Mas se calhar protege melhor... que dizem?
Imagem

V8MPower
Membro Senior
Registado: 03 abr 2009, 01:38
O meu Carro:: BMW E39 M5

Mensagem por V8MPower »

O meu M5 raramente passa dos 90ºC, tenho usado 10W60....agora estou a fazer um teste com 5W50 mas como fiz ainda poucos km não deu para sentir diferenças.
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/
Imagem

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

E mantem-se nos 90'C mesmo qd conduzes desportivamente? :shock:
Imagem

V8MPower
Membro Senior

Mensagem por V8MPower »

evandro Escreveu:E mantem-se nos 90'C mesmo qd conduzes desportivamente? :shock:
Vai aos 90 quando puxo mais, senão vai volta dos 85-90...
Imagem

JSarabando
Membro Gold

Eu uso TWS 10W60, as temperaturas influençiam qualquer coisa mas não tanto. Evandro, embora o manual diga que pode ir até aos 130ºC em uso desportivo pra mim e a meu ver já é uma coisa preocupante visto que dantes nunca aconteçia isso...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...

Helder Rodrigues
Membro Juvenil
Registado: 07 abr 2008, 00:06
O meu Carro:: BMW M3 E36 93/04 e 318tds compact

Mensagem por Helder Rodrigues »

Aí á qualquer coisa a provocar aquecimento :duh
13`s Garage
Estrada com ele..
A fazer uns upgrades :-$

V8MPower
Membro Senior

Mensagem por V8MPower »

Helder Rodrigues Escreveu:Aí á qualquer coisa a provocar aquecimento :duh
Talvez algum problema com radiador de oleo...digo eu....
Imagem

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Ora bem, pensando friamente, pode ser, por ordem de probabilidade:
- avaria no termostato do oleo
- radiador do oleo / circuito do radiador entupido
- bomba do oleo deficiente (há 2 ou só 1 no M3 3.2)?
- tipo/viscosidade do oleo
- avaria no sensor de temperatura do oleo

Concordam? Esqueci-me de alguma coisa?

Vou começar por mudar o oleo de volta para 0W40. Se nao resultar, mudo o sensor.
Se nao der, mando inspeccionar o circuito do oleo.
Para mim o q faz até mais sentido seria o termostato do oleo, mas parece que não se vende separadamente, pois faz parte do "housing" do filtro do oleo... que não é barato, grrrrrr...

+ sugestões?

Ob,
EO
Imagem

DanielKamar
Membro Juvenil
Registado: 24 mar 2007, 20:33

Mensagem por DanielKamar »

Eu so uso 10w60 e nem mesmo nos Trackdays que ja fiz, passou dos 100! Há qualquer coisa mal aí..
Imagem

Bmw M3 E36 - Welcome to The Darkside

Helder Rodrigues
Membro Juvenil
Registado: 07 abr 2008, 00:06
O meu Carro:: BMW M3 E36 93/04 e 318tds compact

Mensagem por Helder Rodrigues »

Bom,,, Evandro só te tenho a dizer uma unica coisa á conta desse f** da p** desse termostato....... F**-me o motor mas em sentido oposto ou seja quando dava calor a temperatura do oleo ia a zero e por consequencia a presão tambem descia... consequência estou a montar um motor gr. N
13`s Garage
Estrada com ele..
A fazer uns upgrades :-$

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Helder, lamento o q aconteceu com o teu /M por causa do fdp do termostato.
Bem no meu caso até agora não tive sintomas de falta de pressão, mas também não tenho manómetro para ver isso, apenas a luz vermelha que qd acende já se foi o pobre do motor, certo?

Um ponto a favor dos termostatos é q são desenhados para que quando avariam ficarem em aberto permanentemente (fluido sempre em circulação), mas alguns avariam fechados, o q é mt + grave (fluido não circula => sobreaquecimento rápido).
No meu caso, daria a entender que ele se alterou sozinho para abrir a uma temperatura mais alta e ficou por aí. É possível tal coisa? :think

EO

-- Quinta Ago 20, 2009 2:14 pm --

Li num outro forum que a ventoinha grande que está em frente ao bloco do motor, e que é accionada por uma embraiagem dependendo da temperatura do motor, pode ir à vida e deixar o oleo subir de temperatura de funcionamento.
Até q ponto isto pode ser verdade? Esta ventoínha não é para arrefecer o liquido de refrigeração? No meu caso o ponteiro do liquido refrigerante nem mexe do centro mesmo qd o óleo chega aos 125'C. :shock:

EO
Imagem

JSarabando
Membro Gold

Hum...não me pareçe. Essa ventoínha é mesmo só para o radiador de água até porque existem motores bmw 6 cilindros com essa ventoínha e sem radiador de óleo.
O m3 3.0 usa 1 bomba de óleo mas o 3.2 já usa duas bombas de óleo, o 3.2 usa menos litros de óleo no motor que o 3.0 e uma das bombas pode não estar a fazer o trabalho devidamente correcto e originar mais aqueçimento devido ao óleo não circular corretamente. Esta pode ser uma das hipóteses mais provaveis, a outra hipótese do termostáto acho mais dificil...

PSILVA
Membro Juvenil
Registado: 11 out 2008, 18:47
O meu Carro:: M3 E36 3.0

Mensagem por PSILVA »

Evandro eu queria era umas fotos do teu M3 com as BBS!! è que anda cá um gambuzino a escolher jantes para um tal M3 GrN :lol:

Responder

Voltar para “Série ///M”