Que temperaturas de óleo atingem os vossos ///M ?
Moderador: Staff
- evandro
- Membro Juvenil
- Registado: 15 jul 2006, 15:49
- O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé
Que temperaturas de óleo atingem os vossos ///M ?
Boas a todos!
Ultimamente qd dou calor :dance ao meu E36 M3, a temperatura do óleo estabiliza entre os 120'C e os 125'C, o que acho assim pró alto. Não, não é por ser Verão agora, há 6 meses atrás era a mesma coisa!
Que valores atingem nos vossos /M, quer sejam M3, M5, M6 etc?
É realmente razão de preocupação mesmo usando óleos 100% sintéticos?
Ob e cumps,
EO
Ultimamente qd dou calor :dance ao meu E36 M3, a temperatura do óleo estabiliza entre os 120'C e os 125'C, o que acho assim pró alto. Não, não é por ser Verão agora, há 6 meses atrás era a mesma coisa!
Que valores atingem nos vossos /M, quer sejam M3, M5, M6 etc?
É realmente razão de preocupação mesmo usando óleos 100% sintéticos?
Ob e cumps,
EO
- JSarabando
- Membro Gold
- Registado: 06 set 2005, 14:27
Re: Que temperaturas de óleo atingem os vossos ///M ?

Dass, nunca vi o meu assim durante 85mil km que já fiz...
Não acho que seja muito normal, não será algumas das bombas de óleo a dar o "berro"?
O meu anda sempre na casa dos 90ºC, quando puxo mais por ele chega aos 100ºC, passar daí só passou uma vez até aos 105ºC +/- e foi num banco de potênçia...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
- evandro
- Membro Juvenil
Pois... lembro-me há uns anos que a temperatura nunca subia acima dos 100'C. Alguma coisa se deve ter alterado.
Em condução normal, ela estabiliza nos 90'C, mas assim que começo a puxar acima das 5000 rpm ela sobe rapidamente até aos 110/115'C, e se continuar a dar-lhe, atinge facilmente os 120'C e primeiro que desça é preciso ter paciência!
Bem, de qq forma, no manual do carro diz: a temperatura de óleo em condições normais de utilização pode variar entre os 80'C e os 120'C. Em uso desportivo nunca deve passar os 130'C. Por aqui não me preocuparia muito, a questão é como saber o que se alterou para nas mesmas condições as temperaturas estabilizarem num patamar mais alto.
Lembro-me que até há 3 anos atrás, usava o Castrol 100% sintético 0W40, depois passei para o Silkolene Pro-S 5W40, depois para o Shell Helix 5W40. Foi qd usei os 5W40 que comecei a notar temperaturas + altas. Coincidência apenas?
Agora vou ver com o Mobil 1 0W40 se as coisas se alteram de novo para melhor. Tenho tb o Mobil1 5W50. Demasiado espesso? Será que as temperaturas não subirão ainda mais por causa disso? Mas se calhar protege melhor... que dizem?
Em condução normal, ela estabiliza nos 90'C, mas assim que começo a puxar acima das 5000 rpm ela sobe rapidamente até aos 110/115'C, e se continuar a dar-lhe, atinge facilmente os 120'C e primeiro que desça é preciso ter paciência!
Bem, de qq forma, no manual do carro diz: a temperatura de óleo em condições normais de utilização pode variar entre os 80'C e os 120'C. Em uso desportivo nunca deve passar os 130'C. Por aqui não me preocuparia muito, a questão é como saber o que se alterou para nas mesmas condições as temperaturas estabilizarem num patamar mais alto.
Lembro-me que até há 3 anos atrás, usava o Castrol 100% sintético 0W40, depois passei para o Silkolene Pro-S 5W40, depois para o Shell Helix 5W40. Foi qd usei os 5W40 que comecei a notar temperaturas + altas. Coincidência apenas?
Agora vou ver com o Mobil 1 0W40 se as coisas se alteram de novo para melhor. Tenho tb o Mobil1 5W50. Demasiado espesso? Será que as temperaturas não subirão ainda mais por causa disso? Mas se calhar protege melhor... que dizem?
O meu M5 raramente passa dos 90ºC, tenho usado 10W60....agora estou a fazer um teste com 5W50 mas como fiz ainda poucos km não deu para sentir diferenças.
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/

- evandro
- Membro Juvenil
E mantem-se nos 90'C mesmo qd conduzes desportivamente? 

Vai aos 90 quando puxo mais, senão vai volta dos 85-90...evandro Escreveu:E mantem-se nos 90'C mesmo qd conduzes desportivamente?

- JSarabando
- Membro Gold
Eu uso TWS 10W60, as temperaturas influençiam qualquer coisa mas não tanto. Evandro, embora o manual diga que pode ir até aos 130ºC em uso desportivo pra mim e a meu ver já é uma coisa preocupante visto que dantes nunca aconteçia isso...
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
- Helder Rodrigues
- Membro Juvenil
- Registado: 07 abr 2008, 00:06
- O meu Carro:: BMW M3 E36 93/04 e 318tds compact
Aí á qualquer coisa a provocar aquecimento :duh
13`s Garage
Estrada com ele..
A fazer uns upgrades :-$
Estrada com ele..
Talvez algum problema com radiador de oleo...digo eu....Helder Rodrigues Escreveu:Aí á qualquer coisa a provocar aquecimento :duh

- evandro
- Membro Juvenil
Ora bem, pensando friamente, pode ser, por ordem de probabilidade:
- avaria no termostato do oleo
- radiador do oleo / circuito do radiador entupido
- bomba do oleo deficiente (há 2 ou só 1 no M3 3.2)?
- tipo/viscosidade do oleo
- avaria no sensor de temperatura do oleo
Concordam? Esqueci-me de alguma coisa?
Vou começar por mudar o oleo de volta para 0W40. Se nao resultar, mudo o sensor.
Se nao der, mando inspeccionar o circuito do oleo.
Para mim o q faz até mais sentido seria o termostato do oleo, mas parece que não se vende separadamente, pois faz parte do "housing" do filtro do oleo... que não é barato, grrrrrr...
+ sugestões?
Ob,
EO
- avaria no termostato do oleo
- radiador do oleo / circuito do radiador entupido
- bomba do oleo deficiente (há 2 ou só 1 no M3 3.2)?
- tipo/viscosidade do oleo
- avaria no sensor de temperatura do oleo
Concordam? Esqueci-me de alguma coisa?
Vou começar por mudar o oleo de volta para 0W40. Se nao resultar, mudo o sensor.
Se nao der, mando inspeccionar o circuito do oleo.
Para mim o q faz até mais sentido seria o termostato do oleo, mas parece que não se vende separadamente, pois faz parte do "housing" do filtro do oleo... que não é barato, grrrrrr...
+ sugestões?
Ob,
EO
- DanielKamar
- Membro Juvenil
- Registado: 24 mar 2007, 20:33
Eu so uso 10w60 e nem mesmo nos Trackdays que ja fiz, passou dos 100! Há qualquer coisa mal aí..

Bmw M3 E36 - Welcome to The Darkside
- Helder Rodrigues
- Membro Juvenil
- Registado: 07 abr 2008, 00:06
- O meu Carro:: BMW M3 E36 93/04 e 318tds compact
Bom,,, Evandro só te tenho a dizer uma unica coisa á conta desse f** da p** desse termostato....... F**-me o motor mas em sentido oposto ou seja quando dava calor a temperatura do oleo ia a zero e por consequencia a presão tambem descia... consequência estou a montar um motor gr. N
13`s Garage
Estrada com ele..
Estrada com ele..
- evandro
- Membro Juvenil
Helder, lamento o q aconteceu com o teu /M por causa do fdp do termostato.
Bem no meu caso até agora não tive sintomas de falta de pressão, mas também não tenho manómetro para ver isso, apenas a luz vermelha que qd acende já se foi o pobre do motor, certo?
Um ponto a favor dos termostatos é q são desenhados para que quando avariam ficarem em aberto permanentemente (fluido sempre em circulação), mas alguns avariam fechados, o q é mt + grave (fluido não circula => sobreaquecimento rápido).
No meu caso, daria a entender que ele se alterou sozinho para abrir a uma temperatura mais alta e ficou por aí. É possível tal coisa? :think
EO
-- Quinta Ago 20, 2009 2:14 pm --
Li num outro forum que a ventoinha grande que está em frente ao bloco do motor, e que é accionada por uma embraiagem dependendo da temperatura do motor, pode ir à vida e deixar o oleo subir de temperatura de funcionamento.
Até q ponto isto pode ser verdade? Esta ventoínha não é para arrefecer o liquido de refrigeração? No meu caso o ponteiro do liquido refrigerante nem mexe do centro mesmo qd o óleo chega aos 125'C.
EO
Bem no meu caso até agora não tive sintomas de falta de pressão, mas também não tenho manómetro para ver isso, apenas a luz vermelha que qd acende já se foi o pobre do motor, certo?
Um ponto a favor dos termostatos é q são desenhados para que quando avariam ficarem em aberto permanentemente (fluido sempre em circulação), mas alguns avariam fechados, o q é mt + grave (fluido não circula => sobreaquecimento rápido).
No meu caso, daria a entender que ele se alterou sozinho para abrir a uma temperatura mais alta e ficou por aí. É possível tal coisa? :think
EO
-- Quinta Ago 20, 2009 2:14 pm --
Li num outro forum que a ventoinha grande que está em frente ao bloco do motor, e que é accionada por uma embraiagem dependendo da temperatura do motor, pode ir à vida e deixar o oleo subir de temperatura de funcionamento.
Até q ponto isto pode ser verdade? Esta ventoínha não é para arrefecer o liquido de refrigeração? No meu caso o ponteiro do liquido refrigerante nem mexe do centro mesmo qd o óleo chega aos 125'C.

EO
- JSarabando
- Membro Gold
Hum...não me pareçe. Essa ventoínha é mesmo só para o radiador de água até porque existem motores bmw 6 cilindros com essa ventoínha e sem radiador de óleo.
O m3 3.0 usa 1 bomba de óleo mas o 3.2 já usa duas bombas de óleo, o 3.2 usa menos litros de óleo no motor que o 3.0 e uma das bombas pode não estar a fazer o trabalho devidamente correcto e originar mais aqueçimento devido ao óleo não circular corretamente. Esta pode ser uma das hipóteses mais provaveis, a outra hipótese do termostáto acho mais dificil...
O m3 3.0 usa 1 bomba de óleo mas o 3.2 já usa duas bombas de óleo, o 3.2 usa menos litros de óleo no motor que o 3.0 e uma das bombas pode não estar a fazer o trabalho devidamente correcto e originar mais aqueçimento devido ao óleo não circular corretamente. Esta pode ser uma das hipóteses mais provaveis, a outra hipótese do termostáto acho mais dificil...
Evandro eu queria era umas fotos do teu M3 com as BBS!! è que anda cá um gambuzino a escolher jantes para um tal M3 GrN