Não concordo que um motor seja mais fiável que outro só porque tem mais 2 cilindros, antes pelo contrário...BMWM3 Escreveu:Quanto à fiabilidade, em condições exactamente iguais teoricamente concordo que o 6 cilindros tende a durar mais.
A Opel sempre teve grandes problemas de fiabilidade com o Omega porque, ao contrário da BMW e da Mercedes, usavam um motor de 6 cilindros em linha, e como tal nunca conseguiam atingir o mesmo nível de rotações mantendo a fiabilidade. E os Omegas tinha mais 500cc que os BMW ou os Mercedes... Basta pensar que num 6 em linha, além de ter mais 50% de peças moveis que um 4 em linha, tanto as cames como a cambota tem mais 50% de comprimento, o que em esforço pode representar torções fatais.
Outro exemplo concreto: a Ferrari só começou a ter motores fiáveis na F1 quando desistiu do V12 em deterimento do V10, que entretanto se generalizou na F1, tornado-se depois até uma regra imposta.
A Honda perdeu fiabilidade quando em 1991 trocou o V10 que tinha sido campeão em 89 e 90, por um V12...
Um abraço
Alexandre