BMW 316i E36

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

raiden
Membro Iniciado
Registado: 02 abr 2006, 09:57

BMW 316i E36

Mensagem por raiden »

Boas possuo um 316i E36 e gostava k me dessem alguma dicas de como aumentar a potência do carro, ele neste momento tem um escape tipo DTM da powerfull e a centralina do 318is ou seja o carro n corta chega as 7000rpm e cola mas vou tirar porque posso f***** o motor sem querer, queria aumentarlhe a potência mas n queria nada visivel (alterações) a unica que esta visivel é msm o Filtro de ar......^
o que acham que posso meter +?????

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Colectores tipo Supersprint

Se o carro for posterior a 93, retirar o catalisador

depois é tudo dentro do motor
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Vlat
Membro Juvenil
Registado: 24 jan 2006, 09:41

Mensagem por Vlat »

Tb tenho 1 e é de 93 motor M40 é o de correia de distribuição, n te aconselho a tirar o catalisador pois vais perder pressão no escape e o carro vai te andar menos, pois vais baralhar a sonda lambda. Aconselho-te a trocar a sonda lambda que ta antes do catalisador, a MAF, velas de 4 polos e uma bobine de maior voltagem tipo a da Alpina. Admissão directa e um chip ou um resistor no IAT pois sempre são mais 5 cv reais. e sem duvida uns colectores da supersprint. Quanto aos injectores pôe os da BMW, n ponhas akeles de alto débito pois so vais estragar gasolina e afogar o motor o k estraga. Se tiveres dinheiro crava-lhe tb com um disco de embraiagem novo, notas logo o aumento de cavalos k ele tinha e k perdeu com o tempo.Isto são alterações que melhoram e n estragam e o meu ja deu na boca a mts hondas 1.5 vtec e a cups e gtis de 120cv... qq coisa é so perguntar.ja agr n penses em aumentar a roda nem a jante mantem td igual, se puderes rebaixa-o um bocado á frente, atras tem a altura ideal.

Pedro///Menezes
Membro Gold

Vlat, tenho cá um carro em casa que desde novo anda sem catalisador.

Avarias e perca de potência e sondas -» ZERO há 145000km

Desculpa dizer mas isso que tu dizes está errado para estes casos. Isto porque a sonda está ANTES do catalisador (bastante antes), e não interfere em nada com o catalisador, porque esta só analiza os gazes antes de passarem pelo catalisador.

Há carros que têem 2 sondas, uma antes e outra depois, sendo esses casos já mais complicados. Mas não é o caso deste carro...

Quanto a pressão dos gases, nem sempre é tão linear assim. Alguns carros vêm bastante restringidos de origem, ficando bastante melhor tirando alguma pressão de gases (ALGUMA não toda), sendo o caso dos Turbo Diesel e turbo a gasolina.

--//--

No caso do meu 316i M40 (mas E30) fiz uma linha (trabalho em escapes) com colectores e panela do meio com tubos mais largos, e atrás a original. Só em velocidade de ponta foi o suficiente para ganhar 10kmh e cortar a 5ª a direito. Além de bastante mais binário

Isto e mais 2 coisas e até hoje nenhum 316i ou 318i passou por mim...

Imagem

Kaux
Membro Juvenil
Registado: 10 out 2004, 17:03
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/04

Mensagem por Kaux »

Pedro///Menezes, a linha de escape do M40 e do M43 sao iguais? isto no 316i E36.. não ficas com os valores de CO mais altos na inspeçao por retirares o catalizador?
Kaux - BMW 316i E36
Imagem

Pedro///Menezes
Membro Gold

Se não me engano o M43 é o 318is. Se sim, os colectores são diferentes no 318is (já são do tipo supersprint) e a união destes com a panela do meio. Dá para adptar mas não é só chegar e montar.

A panela de trás está preparada para um pouco mais de potência do 318is e no 316i tem tendência a fazer um pouco mais de barulho (e tem uns suportes diferentes, e mais uma vez dá para modificar para os do 316i, mas requer mão de obra).

Quanto ao Co, nos carros a gasolina não podes ir á IPO sem ele. Terias de fazer uma peça para o meter e tirar rapidamente.

Mas sendo directo é ilegal andar sem ele nos carros.

Nos carros a gasolina se andares sem ele, a IPO detecta, nos Diesel por enquanto a IPO não tem meios técnicos para o detectar, excepto quando o substituem por um tubo e aí o inspector vê que falta lá qualquer coisa.
Última edição por Pedro///Menezes em 03 abr 2006, 18:58, editado 1 vez no total.

Imagem

Kaux
Membro Juvenil

Mensagem por Kaux »

o M43 (M43B16) é do meu carro (316i E36), a peça para trocar o Cat rapidamente é de facil adaptaçao?

Abraços! :driving
Kaux - BMW 316i E36
Imagem

WCGSAF
Membro Senior
Registado: 06 set 2005, 12:10
O meu Carro:: E30 / E87
Contacto:

Mensagem por WCGSAF »

Pedro///Menezes Escreveu: e até hoje nenhum 316i ou 318i passou por mim...
....é tens sorte porque eu nunca vou para esses lados!!

Vlat...disses k "dás na boca a mtos cup´s e gti´s".....é pá em potência pura e dura não sei se é assim tão certo que passes por eles...a não ser esses todos ratados que ai andam ....tanto o meu 316i...como o Cup estão "kuase" de origem...e só no arranque o Cup deixa o BM a comer pó,
mas ok deves ter o carro já bem mexido.
Abraços
Imagem
Sóce Nº 44
E30///M42 viewtopic.php?f=1&t=37181
E87 "Cocas" MBPOWER
Sachs'o CUP

Pedro///Menezes
Membro Gold

WCGSAF Escreveu:
Pedro///Menezes Escreveu: e até hoje nenhum 316i ou 318i passou por mim...
....é tens sorte porque eu nunca vou para esses lados!!
Eu não disse que era o MAIS rápido apenas que até hoje nunca vi nenhum mais rápido :lol:

(além disso o meu agora tem a embraiagem lixada :? )

Se o M43 é 316i também, o sistema de escape deve ser igual quase de certeza

Imagem

Vlat
Membro Juvenil
Registado: 24 jan 2006, 09:41

Mensagem por Vlat »

Então Pedro Menezes aconselhas a tirar o catalisador?

Pedro///Menezes
Membro Gold

Nos meus carros ando sem ele, e tenho "n" clientes satisfeitos sem eles, inclusivé muitos membros daqui.

Mas como é uma coisa não legal, tens de ser tu, conscientemente, a decidir. Os ganhos que se notam são:

-» Um pouco mais de força principalmente em baixas

-» Um pouco mais barulho

-» O carro aguenta-se mais tempo a subir em 5ª por exemplo

Imagem

Kaux
Membro Juvenil

Mensagem por Kaux »

mas nota-se isso mesmo com o sistema de escape original? apenas retirando o catalizador? em consumos tambem deve gastar menos visto que tem mais força em baixas.. :roll:

isso é coisa para custar quanto essa alteraçao? :)
Kaux - BMW 316i E36
Imagem

Pedro///Menezes
Membro Gold

Vou fazer um quote meu de um outro post:
Pedro///Menezes Escreveu:
Rui_318TDS Escreveu:Boas, o meu Cat foi retirado ontem e foi instalado um tubo do mesmo diametro do sistema de escape, agora tenho um sistema plug and play, prás inspecções :)
Na IPO até ao momento não conseguem verificar a falta de catalisador nos carros a Diesel, e só o fazem apenas porque olham para lá e vêem que falta lá o "volume" do catalisador, isto se for algum inspector experiente. muitos nem isso vêem.
Rui_318TDS Escreveu:Mas vamos ao que interessa :) : Na estrada 250Klms feitos:) as diferenças são bem notórias pelo menos no meu caso, o carro está com o acelerador mais vivo e recupera um pouco melhor.
É isso que as pessoas notam, o carro mais forte em baixas, com o ponteiro das rpms mais "vivo".
Rui_318TDS Escreveu:No que toca a consumos penso q está igual mas ainda é cedo pra falar.
Normalmente, e desde que a pessoa mantenha o MESMO ritmo de andamento (que não caia na tentação de, se o carro é mais rápido andar mais rápido), ele tem tendência a gastar menos. isto porque o carro ao recuperar melhor, numa subida por exemplo, aguenta-se mais tempo em 5ª, evitando uma redução mais cedo, levando á tal poupança minima de gasóleo.
Rui_318TDS Escreveu:Contras: mais cheiro a gasóleo. :(
E um pouco mais de fumo, segundo alguns clientes.

--//--

Para quem quer aprender mais um pouco sobre o funcionamento dos catalisadores, veja:

Imagem

O que está por dentro do volume do catalisador, o miolo cerâmico:

Imagem

Modos de funcionamento e cuidados (desculpem, só encontrei em brasileiro):

CATALISADOR

O catalisador encontra-se em todas as versões e tem a função de reduzir os níveis d poluentes dos gases de escapamento que possam atender a legislação atual.
Para montar o catalisador no conjunto é utilizado o revestimento de suporte, que é fabricado com uma fibra cerâmica resistente a elevadas temperaturas (silicato de alumina) e contém vermiculite, que causa da dilatação do revestimento a medida que a temperatura do catalisador aumenta, mantendo assim no catalisador uma força de fixação adequada em todas as condições de funcionamento.
O substrato é o componente que contém os materiais catalíticos. A sua estrutura de colméia proporciona uma grande área para os gases de escape. Os substratos são em cerâmica porosa, que proporciona uma boa adesão. O substrato tem um revestimento especial impregnado com metais preciosos.
O revestimento a base de alumina é aplicado n substrato para proporcionar uma grande área para melhor dispersão dos metais preciosos. A estrutura complexa do revestimento aumenta efetivamente a área do substrato, característica esta indispensável para se conseguir um elevado grau de atividade catalítica. Os metais preciosos são os componentes catalíticos ativos, e estão dispersos no revestimento como sais de metais preciosos. Os três metais preciosos utilizados nos catalisadores dos automóveis são: platina, paládio e ródio.

FUNCIONAMENTO

O funcionamento do catalisador necessita atingir uma temperatura mínima. Uma vez atingida essa temperatura, o catalisador começa a reagir e chega rapidamente à eficiência máxima de conversão catalítica, gerando o seu próprio calor. Abaixo de 320º C, a conversão dos gases de escapamento é insignificante.
Para o catalisador converter com eficácia os gases poluentes, é essencial a relação ar/combustível ser controlada corretamente. Isto é especialmente verdade no caso do catalisador TWC (três vias), o qual atua com eficácia apenas dentro de parâmetros restritos. Para atuar nessa faixa de parâmetro, empregou-se a carburação em circuito fechado (malha fechada do sistema de injeção com a Hego), de modo a conseguir níveis de emissões mais baixos.

DESATIVAÇÃO DO CATALISADOR

O chumbo (Pb) no combustível pode causar desativação severa a níveis acima de 5mg por litro de combustível. O Zinco (Zn) e o fósforo (P), presentes em alguns óleos de motor, podem causar a desativação, quando os níveis de consumo de óleo forem elevados.
O enxofre (S) no combustível também pode causar a desativação do catalisador, mas o seu efeito é mais sentido se for libertado do catalisador como gás sulfídrico (H2S), com um cheiro desagradável. Isso corre durante o funcionamento do motor com mistura rica, esse enxofre combinado com o hidrogênio no escapamento é liberado como gás sulfídrico.
A desativação térmica do catalisador ocorre no decurso da vida útil do sistema de escapamento. É mais severa durante os primeiros 5000 Km. Os catalisadores foram feitos para atuarem em temperaturas até 900ºC, nessa condição ocorre uma desativação normal.
Se forem atingidas temperaturas superiores a 1400ºC, ocorrerá a fusão do substrato do catalisador. Esse derretimento do catalisador é normalmente acompanhado de perda de potência do motor, devido a contrapressão excessiva dos gases de escapamento.
As temperaturas elevadas do substrato podem ser causadas pelo funcionamento incorreto dos sistemas de ignição e de combustível, ou por abuso por parte do motorista (como por exemplo, desligar a ignição com o veículo em andamento engrenado), ou mesmo por vazamento de ar nas junções do escapamento anteriores ao catalisador. Esses fatores causais permitem que entre combustível não queimado no catalisador, onde se inflama, produzindo dentro do catalisador temperaturas muito elevadas. Os catalisadores agüentam razoavelmente falhas do motor em baixa rotação, mas se isso suceder as altas rotações o catalisador poderá derreter instantaneamente.
Se vires bem o seu interior (parece uma rolha) percebes porque ao retirar tens ganhos de potência!

Imagem

Imagem

Kaux
Membro Juvenil

Mensagem por Kaux »

sempre a aprender! ;) vou ter em conta essa modificaçao.. principalmente por ser de baixo custo penso..
Kaux - BMW 316i E36
Imagem

WCGSAF
Membro Senior
Registado: 06 set 2005, 12:10
O meu Carro:: E30 / E87
Contacto:

Mensagem por WCGSAF »

Pedro muito fixe isto acho que exclareceste o pessoal.

kem kizer mais potência....metam RedBull e :fly

E olha o teu E30 deve passar pelo meu de certeza..está a andar mto bem pelo que sei e eu tb tenho a embraiagem lixada
Última edição por WCGSAF em 04 abr 2006, 22:43, editado 2 vezes no total.
Imagem
Sóce Nº 44
E30///M42 viewtopic.php?f=1&t=37181
E87 "Cocas" MBPOWER
Sachs'o CUP

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”