Tinha razão quanto ao carro ... as fotos seguintes retratam todo o processo e resultados conseguidos

Trata-se de um BMW M3 de 1997 com motor 3.2 cc, 6 cilindros, 321 cv e caixa SMG I; pintura original e um interior com baquets em pele cinza claro ... o que justifica a adoração clara do dono por este BM ainda para mais na fantástica cor azul exclusiva em veículos M
Fotos gerais do seu estado à chegada






Lavagem
Lavagem com Car-lack regreasing ( visivel pela quantidade de espuma ) e a habitual luva pelo de ovelha, lavando inclusiver as ilhagas, embaladeiras e soleiras.

JANTES
Antes



Depois
10 anos numas jantes do design tipo estas motorsport implica muita sujidade acumulada em sítios de difícil acesso; sem qualquer cuidado detalhistico implica ainda mais sujidade acumulada e de dificil remoção em muitos pontos.
Partner detailler atacou as jantes com o procedimento habitual... passado 20 min. a frustação era notoria pois nada resultava positivamente nestas jantes. Assim resolvemos experimentar 1z WC concentrado numa diluição 1:1 ao invès de 1:3 e sucesso... resultou muito bem, de seguida 1z acrysol para eliminar os varios pontos de alcatrão espalhados pela jante e 1z W99 para retirar sujidade que persistia na jante e nenhum dos anteriores foi capaz de tirar; intercalados com lavagem varias com esponja e shampoo.
Usados cotonetes, escovas várias, panos MF...
Jantes seladas com PB WS e pneus condicionados com PB B&B dupla camada separados de 1 dia entre aplicações





CAVAS
Antes




Depois
Não olhando para o pormenor da suspensão traseira multilink responsável por colocar mais de 300 cv no chão e de proporcionar um óptimo comportamento a este M3, as cavas foram tratadas com esponja e shampoo várias vezes intercaladas de 1z W99 diluído trabalhado com pincéis de vários tamanhos até toda a sujidade ter saído.
Seco com panos MF . Plásticos condicionados com PB trim restorer assim como alguns elementos metálicos





MOTOR
Antes



Depois
O motor apresentava com aspecto limpo, mas com um tratamento a “la detalhe” poderá melhorar bastante e este merece bem

Assim sendo, procedeu-se ao isolamento de fichas e conexões passíveis de serem afectadas pela humidade. De seguida com a ajuda do compressor o 1z w99 foi sendo pulverizado por partes no motor sendo trabalhados com pincéis de vários tamanhos ate tudo estar convenientemente limpo, de seguida retirado produto com agua com a ajuda do compressor também.
Seco com Panos MF. Os plásticos foram condicionados com PB Trim restorer, metais cromados polidos com Autoglym metal polish e borrachas condicionadas com 1z gummy
Capot limpo e escovado com 1z blitz diluido




FAROIS
Faróis polidos com esponja laranja 4” e Meguiars Plastic X e selados com Klasse SG
Os faróis adquiriram o seu aspecto de quando em novos, notando-se melhorias francas na vivacidade das cores e transparência do plástico e retirados os riscos destes




PINTURA
Segundo o dono a pintura é original, apenas o parachoques frontal foi repintado ( não houve recuperação possível deste pois estava muito mal pintado, evidenciando pó e riscos acentuados debaixo do verniz…um pormenor que o dono irá resolver no futuro)
O anterior dono lavava o carros nas maquinas automáticas, portanto o estado da pintura já era o esperado. Era visível ainda zonas baças, resultantes de tentativas de polimento e hologramas extensos. Contudo, esta pintura “amiga do detailler” permitiu-se ser bem trabalhada e a recuperação atingiu 99.9% swirl free. O aspecto final é bem superior ao carro novo saído do stand à 10 anos atrás ( arrisco-me a dize-lo com segurança

Assim o set up baseou-se em 2 vezes amarela e PG ( a segunda passagem de amarela e PG variou em função tempo do polish trabalhado e pressão incutida na PC conforme os painéis); e verde com IP 91L
Foi usado com frequência esponja de 4”.
CAPOT
Antes


Durante

Depois



PARALAMAS
Antes


Depois


PORTAS
Antes



Depois


PARALAMAS TRASEIRO
Antes


Depois




MALA
Antes


Depois



TEJADILHO
Antes


Depois



PILARES
Antes


Depois




LATERAL

LAVAGEM APÓS POLIMENTO (PG + IP)
Após tanto pó efectuado no corte e polimento nada melhor que uma banhoca para retirar este e para antever o resultado final


Após a banhoca foi a vez do acabamento ser feito através de laranja e CG “all in one” polish shine &sealant, o nome do produto diz tudo tendo conferido um acabamento perfeito, um look mais cristalino e profundidade nos reflexos. Como Lsp foi usado OCW de forma a reforçar o efeito selante do all in one
INTERIORES
Antes






Durante







Depois
Como é demonstrados nas fotos anteriores, o interior obrigatoriamente tinha de ser um ponto objecto de detalhe. O interior apresentava-se com pele amarelada, ressequida ao toque, suja, com areias… as alcatifas estavam com nódoas e sujas no geral, tectos apesar de pretos vieram a mostrar que afinal estavam carregados de sujidade…e um tablier com muito pó e com uma cor acarecteristica que não era convenientemente condicionado… aspectos resolvidos após um detalhe cuidado
Perante este panorama, todo o interior foi sujeito a uma limpeza hardcore, com o uso a escovas e 1z blitz diluído em todas as superfícies ( plásticos, vinis, peles)
Alcatifas aspiradas duas vezes, intercaladas com limpeza com 1z blitz diluído e escovas e panos MF
Tecto e forra da chapeleira traseira limpa com panos MF e 1z blitz diluido
Soleiras das portas polidos com IP 91L e esponja verde 4”. Zona em plástico com emblema da BMW polido com Meguiars Plast X e esponja laranja 4”
Ilhagas limpas com ajuda de pincéis e 1z blitz e 1z w99
Vidros limpos com pano MF e 1z winscreen
Displays polidos com aplicador de algodão e Meguiars Plast X
Arejadores da climatização limpos com ajuda de cotonetes e 1z Blitz
Pedais do travão e acelerador limpos com 1z blitz e pincel e condicionado com 1z gummy
Plásticos e vinis condicionados com PB NL e aplicador poliespuma
Pele condiconada com PB leather stuff e aplicador MF












SHOW – OFF
Este é o resultado final de dois detaillers durante um total de 28 horas de trabalho repartidos por 3 dias
A referir que os plásticos exteriores foram condicionados com PB trim restorer
Borrachas condicionadas com 1z Gummy
Vidros limpos na totalidade com 1z windscreen e panos MF
Cromados polidos com Autoglym metal polish ( grelhas, símbolos e ponteiras de escape)









Os meus agradecimentos ao dono do M3 pela disponibilidade e confiança depositada
Cumprimentos
MegaCC e Tirami
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