Gasolina/gasóleo

Área de discussão geral

Moderador: Staff

Responder
Ana M
Membro Iniciado
Registado: 04 ago 2009, 09:54
O meu Carro:: BMW 318i 1999/01

Gasolina/gasóleo

Mensagem por Ana M »

Boa tarde
Gostaria de colocar uma questão para discussão, pois tenho ouvido algumas opiniões, mas divergentes, pelo que ainda não tenho uma opinião consistente sobre o assunto.
A gasolina e o gasóleo vendidos nos hipermercados fazem mal ao motor dos carros?
É menos potente que a vendida por marcas de renome?
Gostaria de saber as vossas opiniões. Obrigada.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Re: Gasolina/gasóleo

Mensagem por pedrosousa »

Muita informação sobre esse assunto aqui:

viewtopic.php?f=41&t=32603
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Ana M
Membro Iniciado

Mensagem por Ana M »

pedrosousa Escreveu:Muita informação sobre esse assunto aqui:

Obrigada
Estive a ler, e fico na mesma. Acho que não se chega a uma conclusão definitiva.

V8MPower
Membro Senior
Registado: 03 abr 2009, 01:38
O meu Carro:: BMW E39 M5

Mensagem por V8MPower »

Ana M Escreveu:
pedrosousa Escreveu:Muita informação sobre esse assunto aqui:

Obrigada
Estive a ler, e fico na mesma. Acho que não se chega a uma conclusão definitiva.
Não posso dizer que seja um teste muito cientifico mas com mesmo percurso diario, faço mais km com por ex. Galp que gasoleo do Jumbo!
Cheguei a fazer algum tempo atras mesmo teste com gasolina do Carrefour que agora é Continente e aconteceu o mesmo, alias a minha esposa reparou que a viatura até nem puxava tanto e para ela reparar!!!!
Para mim a gasolina propriamente dita é toda igual, o que difere são os aditivos que colocam na mesma.
O que eles fazem é evitar que o motor/injectores/etc não fiquem todos sujos e dessa forma não irá consumir mais pois não irá obstruir por ex. os injectores e a queima será mais perfeita.
Agora o que me disseram que faz bastante logica, é por vezes atestar o deposito numa bomba que acabou de ser enchida pelo camião!!!!
Isto porque todos depositos tem residuos no fundo e o camião ao atestar os depositos da bomba irá fazer com que os residuos/agua no fundo venha ao de cima e por sua vez irá ser atestada nos depositos das nossas viaturas.
Acredito que seja verdade assim como proprietarios de algumas gasolineiras colocarem "algo" nos depositos para os encher e enganar o fornecedor assim como o zé povinho, isto comprovado por um grande amigo meu que trabalhou numa bomba....segundo ele muita gente faz isso!
Portanto, a não ser que se abasteça directamente no Dubai, acredito que somos sempre gamados à força toda assim como nossos motores irão recentir ao logo dos anos!
Por isso acho que existe secalhar mais diferenças de bomba para bomba que propriamente de marca para marca!
Quando fui de ferias para Espanha, levei por vezes o cruise control ligado sempre à mesma velocidade e acreditem que fez diferença de quase 2L/100 de uma bomba para outra!!!!!!!
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/
Imagem

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Eu tambem daquilo que tenho experimentado (e faço muitos km´s em carros a gasoleo da empresa) os combustiveis mais baratos acabam por não ter tanto rendimento e devido a isso aumenta-se os consumos.

Por vezes não compensa.

Já nos carros a gasolina que tive, a gasolina 98 acabava por se mostrar mais eficiente do que a 95 e a diferença de preço compensava o consumo e o rendimento. Já para não falar que por vezes com 95 tinha uns soluços e umas falhas no relanti coisa que com a 98 desaparecia por completo.

O mesmo acontecia com a gasolina do "hiper" mesmo sendo a 98...

Eu sou da opiniao que os combustiveis dos "hiper" não sao a melhor escolha.

Ana M
Membro Iniciado

Mensagem por Ana M »

Esse pormenor do abastecimento dos camiões é que eu não sabia!!
Quanto ao resto, o melhor será talvez ir variando de marca...
Em relação à rapidez da resposta, concordo com a tua mulher, pois eu também sinto que a rapidez diminui quando ponho gasolina de hipermercado, mesmo sendo o meu carro muito rápido.

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Acho que o que faz mesmo diferença são os aditivos das gasolinas premium.

Nos diesels não posso falar, mas na gasolina notei algumas diferenças se bem que em termos de consumos não cheguei a nenhum resultado conclusivo.

No E36 316i em 8 anos notei o seguinte.. usando gasolina GForce uma coisa que se nota assim que o carro começa a queimar daquilo é que o motor é muito mais suave e vibra muito menos. E não tem a ver com ser 98 ou 95, pois mesmo com outras gasolinas com esse indice RON a vibração e ruido são notórias.

Meti algumas vezes gasolina do Forum Coimbra (nem sei a marca) e notei o carro mais pastelão.. BP também já fiz uns depositos de Ultimate 100 (que é de 98) e os resultados também foram bons.. motor com um trabalhar bastante suave, mas com a Galp parece-me melhor (Atenção: não sou accionista da Galp :P)

Quando a consumos, como disse, em 8 anos não cheguei a conclusão nenhuma, com um deposito cheio (60L) faço entre 550 e 620Km, independentemente do que lá ponha.. estará mais relacionado com o pé do que com o combustivel.

No E46 ainda só fiz uns 4 ou 5 depositos entre 95 e 98 e parece ser mais sensível a boa gasolina que o E36.
Costumo meter Repsol em espanha e agora exprimentei um deposito de GForce 98 agora para as férias, que sempre se tira mais proveito de boa gasolina em viagens grandes. Mas pronto.. ainda não tenho grandes dados.. daqui por uns 10 ou 20 depositos já posso tirar conclusoes.
Imagem

Imagem

Ana M
Membro Iniciado

Mensagem por Ana M »

Então tens um carro igual ao meu!Eu gosto imenso do meu carro. Tem actualmente10 anos e parece novo. Tem uma condução extremamente agradavel e é muito rápido.É um prazer de condução!
Ando a pensar troca-lo por um série 5 a diesel, mas ainda não ganhei coragem, pois gosto mesmo muito dele.
O meu, talvez devido à minha condução, gasta muito, pelo que tenho tendência para colocar gasolina da mais barata. No entanto sinto também que a prestação diminui.

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Não faças isso! Os carros querem-se a gasolina! Gasoleo é para os tratores :lol: tou a brincar.

Eu pessoalmente não gosto do feeling dos carros a diesel. Mas também como faço em media apenas 10000Km/ano posso-me
dar a esse luxo e usar pneus que só fazem 20 mil, mas que agarram como cola. :D

Quando aos consumos .. nao te deixes enganar por esta minha média de 7.4, comecei a usar isso há pouco tempo e ainda só tenho uma media de uma viagem de 200km em IC. A média real incluindo cidade manda-se para os 11 mesmo o meu pé pesado, se bem que gasta muuuuito menos este com 2000cc do que o E36 com 1600cc.

Mas acho que o meu deve ter um motor diferente do teu. O meu como é de 2002 já apanhou o novo motor (na altura) N42 de 1995cc (143cv) com valvetronic o que o tornou muito mais eficiente.

A julgar pelo ano, diria que o teu ainda tem o motor M43 motor que equipou os ultimos E36 (como o meu 316i) e os primeiros E46. E esse motor é um bocado mais bebedolas :) O que se calhar explica as tuas medias.

(Mas para veres isso vai a esta página http://bmwfans.info/ e mete os ultimos 7 digitos do numero do chassis onde diz VIN e ficas logo a saber praticamente tudo sobre a versao do carro.)

Eu quando meto gasolina barata, tento misturar com gasolina melhor por causa das coisas.. normalmente atesto o tanque uma vez por mes em espanha (95 ou 98 depende) e depois quando chego a Coimbra com 1/4 de deposito gasto meto-lhe Gforce para cima.

Quanto ao serie 5 por acaso andei a ver um 520i (E39) mas confesso que não sou muito fan.. do E60 já gosto mais.. mas ainda assim é mais para quando tiver a caminho dos 50 e o serie 7 pros 70 :)
Imagem

Imagem

Ana M
Membro Iniciado

Mensagem por Ana M »

O meu carro tem 1900 de CC e 118 CV. O teu é sem dúvida muito mais potente! Mas eu já gosto tanto do meu! Por exemplo, nas subidas,mesmo ingremes, fá-lo sem esforço, e com pouca perda de velocidade.
Também gosto mais da condução de carros a gasolina. Tenho também um Mercedes, C220 CDI e prefiro de longe o BMW. É outra sensação...
Se trocar é pelo E60, o novo modelo.
Em relação aos consumos, o meu faz média de 8/9 l com uma condução suave, que eu quase nunca consigo fazer, portanto é normalmente superior.
Em relação aos pneus, o ano passado optei por colocar uns bridgstone runflat, que acho excelaete, pelo conforto em caso de furo. Que por acaso nunca tive...nem sei mudar pneus, logo assim ando sempre descansada.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

HangaS, tens que comparecer aos encontros para ver os petroleiros a andar...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Claro!

Isto os últimos meses tenho andado com uma agenda complicada e o tempo é muito escasso. :? Até deixei de jogar travian :lol1

Mas claro, se houver algum encontro aqui por perto, Coimbra, Figueira, etc. farei tudo para dar lá um salto. :dance
Imagem

Imagem

moreira_89
Membro Gold
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06

Mensagem por moreira_89 »

meti no jumbo diesel no bimmer e gasolina no fiat uno notei diferença consome muito mais
meto na galp nota-se logo a diferença de consumos e rendimentos
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

Responder

Voltar para “Discussão Geral”