Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...

Mensagem por //M »

Outra vantagem de tracção traseira que ainda n foi mencionada é a menor vibração sentida na direcção.
E= ///M*c²

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Mensagem por HangaS »

//M Escreveu:Outra vantagem de tracção traseira que ainda n foi mencionada é a menor vibração sentida na direcção.
Ah, sim!! Juntamente com o facto que permite que as rodas da frente virem mais, tendo muuuito mais brecagem!

Acho um piadão, quando em inversoes de marcha mais apertadas vejo pessoal com corsas e clios, a terem que fazer marcha-atrás e eu logo a seguir com um carro mais comprido faço tudo de uma vez :)
Imagem

Imagem

ovokinder
Membro Iniciado
Registado: 11 jul 2009, 05:43
O meu Carro:: BMW 320d E46 LCI Sedan '04

Mensagem por ovokinder »

O Hangas já disse quase tudo o que havia para dizer, mas partilho convosco um artigo que, na altura que o li, foi tipo levar com uma luz bem forte no delicado assunto "os-BMWs-dão-me-mais-gozo-que-qualquer-outro-carro-que-já-tenha-conduzido".

http://www.slate.com/id/2081194

Está em inglês, por isso vou sumarizar os pontos chave:

1. Equilíbrio
O carro equilibra-se em 4 bocados de borracha cujo ponto de contacto com o solo é pouco maior que uma mão. Idealmente, o peso seria distribuído igualmente entre todos os pneus de modo a que nenhum ceda primeiro que os outros. Nos carros RWD, como a transmissão é feita para as rodas de trás, as rodas da frente podem ser deslocadas mais para a frente (pois não estão ligadas à transmissão) o que equilibra o carro, atingindo os tais 50/50 (ou até mesmo 48/52, para ajudar com o inclinamento em caso de travagens bruscas). Nos carros de tracção à frente, é uma desgraça de equilíbrio - quem já tenha tido carros comerciais FWD maiores que um Ibiza sabe do que estou a falar.

2. Centro de gravidade
Este é o ponto sobre o qual o carro roda. Com a distribuição de peso de um BMW, o ponto de rotação é na zona onde o condutor está (o centro *exacto* é, como disse o Hangas, na zona da caixa/travão de mão). Isto significa que o carro quando vira em curva, gira em torno desse centro de gravidade. Como o condutor está pertíssimo desse centro de gravidade, o carro parece girar em torno dele, o que lhe confere uma sensação muito natural. Imaginem que vão num corredor e viram para entrar num quarto - vocês giram sobre o vosso centro de gravidade.
Os FWD, com a sua fantástica distribuição de peso têm o centro de gravidade à frente do sítio onde o condutor está, portanto quando fazem uma curva, o carro não parece estar a girar em torno do condutor, dando sim a sensação que estão a ser empurrados para os lados e não a girar. Com o exemplo do corredor, em vez de apenas virarem para entrar no quarto, estariam a virar e a dar um passo lateral ao mesmo tempo. Ou melhor, imaginem uns headphones colocados entre os olhos e as orelhas :silenced

3. Torque steer
Este não sei traduzir muito bem, mas toda a gente que já conduziu FWD já o sentiu, particularmente em carros potentes.
O espaço que os FWD poupam no habitáculo ao remover de lá a transmissão é ocupado no compartimento do motor. O motor nunca é perfeitamente centrado e então um dos eixos de transmissão é geralmente maior que o outro. Isto leva a que, sob acelerações fortes, uma das rodas tenha tracção mais rapidamente que a outra, o que leva a que o carro comece a puxar para um dos lados. Qualquer FWD turbo-diesel com 100cv dá perfeitamente para sentir este efeito - alguns mais que noutros, mas todos acabam por ter isto... É altamente desagradável querer andar a direito e sentir o volante a puxar para um dos lados.
Os RWD não têm este problema porque existe um único eixo de transmissão até às rodas traseiras e aí, ambos são do mesmo tamanho portanto as acelerações são sempre perfeitamente equilibradas.

4. Transferência de peso
Quando aceleram, seja FWD, AWD ou RWD, notam que o carro parece "aninhar" atrás. Isto tem a ver com a deslocação de peso para a traseira do carro, por causa da inércia. Se o peso vai para trás, as rodas de trás ganham mais contacto com o solo, ao passo que as da frente perdem. A física conspira para dar aos RWD melhor tracção ;)
Isto só não é verdade em situações de água e gelo onde convém ter o maior peso possível nas rodas da direcção - e esta é a única vantagem real dos FWD. No entanto, há o belo do DSC para salvar o dia e tornar os BMW mais seguros até que carros com AWD e ESP (procurem no youtube, há lá uns testes muito giros dos gajos da BMW a ensinar à Audi e à Volvo como é que se faz um sistema de controlo de tracção).

5. Oversteer e understeer
Num RWD, os pneus da frente dão direcção e os de trás dão tracção. Existe uma divisão de trabalho, onde num carro FWD as rodas de trás andam lá basicamente penduradas. Como as rodas da direcção (nos carros, as da frente) tendem a perder a tracção primeiro, num FWD estão a perder direcção E tracção, daí o efeito de understeering - querem virar e o carro vai em frente, feito tijolo.
Como num RWD o sistema é distribuído (e o pessoal da informática sabe como sistemas distribuídos são sempre melhores ;P), mesmo quando a direcção começa a ceder, ainda existe tracção. Na realidade e a não ser que vão a uma velocidade estúpida, a tracção que existe atrás é suficiente para corrigir a perda de tracção das rodas da frente, bastando para isso dar só um bocadinho de aceleração a mais. Este é o famoso efeito magnético dos RWD que nos faz gostar tanto da condução dos nossos carros em curva - em situações normais, o gajo "cola" à estrada de uma maneira que não tem equivalente nos FWD.

Para concluir e desmistificar alguns mitos, os consumos só são elevados quando os engenheiros não sabem fazer motores. Coloquei há uns dias um post na secção Offtopic que tinha uma compilação de todos os Engine of the Year Awards, onde a BMW é claramente predominante (Honda também tem um bom share, mas é em motores mais pequenos), tanto em potência como em economia. Em todos os prémios ganhos (são divididos por cilindrada) a BMW consegue sempre ter motores mais potentes E mais económicos que a competição - houve um ano que chegou ao cúmulo de terem motores com 170cv mais económicos que 140cv da Audi com a mesma cilindrada.

agaspar
Membro Iniciado
Registado: 25 ago 2006, 12:05
O meu Carro:: BMW 730d E65 - 2006/03

Mensagem por agaspar »

Excelente post ;)
Na minha opinião, desde que evoluiram as ajudas electrónicas, só há vantagens para RWD mesmo para condutores sem kit unhas.

Viva RWD :evil: :evil: :evil:

V8MPower
Membro Senior
Registado: 03 abr 2009, 01:38
O meu Carro:: BMW E39 M5

Mensagem por V8MPower »

Agora também há um "pseudo-diferencial" para os FWD que evita o puxar demasiado de uma roda em relação à outra...
Em relação aos RWD com "alguma" potência, notasse é o torcer do chassis em aceleração bruta! :wink1
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/
Imagem

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

V8MPower Escreveu:Agora também há um "pseudo-diferencial" para os FWD que evita o puxar demasiado de uma roda em relação à outra... Em relação aos RWD com "alguma" potência, notasse é o torcer do chassis em aceleração bruta! :wink1
Devias querer dizer Pseudo-Limited Slip Diferencial, porque diferencial também sempre tiveram. :)

Essa novidade nos FWDs é uma coisa que o nossos bimmers já têm há muito tempo. (estão sempre na frente :lol: )

Mesmo nos bimmers menos desportivos sem o LSD propriamente dito, o DSC (o ASC não) simula esse efeito travando ligeiramente a roda com menos tracção para que esse torque passe para a outra.

De certa forma é isto que o LSD mesmo também faz, mas internamente.
Imagem

Imagem

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

o meu nao tem nada disso?! pelo menos se tiver chão molhado e pisar uma 1º com o volante virado ele morta-me quem ta atraz de mim eheh

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Ah pois.. com o E36 também nao tenho nada disso. :D

Era frequente a sair de rotundas, principalmente as empredado com o piso molhado, exagerar um bocado no gas ao sair e ele dar aquela rabeadela tipica. Para quem já estava habituado ao carro há 8 anos e tem alguma experiência de tracção traseira (bimmers/karting,etc) a contrabregagem saia-me naturalmente mesmo quando não estava à espera.. mas quando o pendura não estava habituado a essas "brincadeiras" entrava logo em panico :)

-"Aiii!! o que foi isto?? :shock: "
-"O que? :driving "
-"Perecia que te ias depistar..."
-"Ah!.. não.. é normal... mas como te estava a dizer.... 8) "
Imagem

Imagem

hugto
Membro Juvenil
Registado: 16 dez 2006, 17:41
O meu Carro:: BMW 318 IS E36 - 1992/09

Mensagem por hugto »

:lol:
Hugo Coelho

PFP
Membro Juvenil
Registado: 26 jul 2008, 13:45
O meu Carro:: BMW 318TDS E36 - 1995/06

Mensagem por PFP »

-"Ah!.. não.. é normal... mas como te estava a dizer.... 8)

:lol1 :lol1

MarcosFonseca
Membro Gold
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01

Mensagem por MarcosFonseca »

HangaS Escreveu:Ah pois.. com o E36 também nao tenho nada disso. :D

Era frequente a sair de rotundas, principalmente as empredado com o piso molhado, exagerar um bocado no gas ao sair e ele dar aquela rabeadela tipica. Para quem já estava habituado ao carro há 8 anos e tem alguma experiência de tracção traseira (bimmers/karting,etc) a contrabregagem saia-me naturalmente mesmo quando não estava à espera.. mas quando o pendura não estava habituado a essas "brincadeiras" entrava logo em panico :)

"é normal!" :lol1 :lol1

PS: Acho que este topido deveria de estar em Discusão Geral.
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

O pior é quando se apanha oleo ou gasoleo na estrada.

AcesHigh
Membro Senior
Registado: 16 fev 2008, 19:09
O meu Carro:: BMW F10 520d - 07/2015

Mensagem por AcesHigh »

excelente post! :palmas :palmas

525_tds Escreveu:O pior é quando se apanha oleo ou gasoleo na estrada.
isso é tanto pra FWD como RWD.

no meu antigo Audi A3 de 97 (sem ESP) a fazer um rotunda simples e devagar, pisei com as rodas da frente um pouco de oleo e fiquei completamente sem direçao nem traçao :shock: a sorte é que que vinha bem devagar na conversa com um colega de trabalho, senao partia-me todo.
mesmo assim ainda andei aos papeis a torcer o volante de um lado pro outro e a rezar pra que nao batesse no passeio :|

por isso oleos na estrada é sempre um perigo em qualquer situação ou em qualquer carro :fixe
actual: F10 520d '15 Auto M-Sport
520d:Imagem
...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:Imagem

HangaS
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Certo, mas ai é que o facto de se ter RWD se torna uma vantagem, principalmente com ajudas electronicas ou com boas unhas. Porque sendo as rodas de tracção e direcção diferentes, não se fica sem as duas coisas de uma vez.. há pelo menos uma hipótese.

Claro que não há milagres, e a as leis da fisica são as mesmas para todos.

Julgo que o video que a o ovokinder se referia era a este:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=f3zLpNxHris[/youtube]

E isto era o DSC de segunda geração, se não me engano. o DSC III dos E90 está muito melhor, em parte devido a um melhor desenho do carro, mas também porque o sistema monitoriza mais uma série de parametros, para além de que o graças ao active streering, para além de as rodas serem travadas isoladamente para manter o carro na trajectoria, a direcção também se ajusta para ajudar na compensação.
Imagem

Imagem

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

oleo na estrada é fdd, olha ai este gajo ca em portugal com um A4 a 150km/h
http://oilat150kph.site.vu/(o video tá no site.

Responder

Voltar para “Série 3”