O acelerador dos 320D E46 (136 cv e de 150 cv)...
Moderador: Staff
Re: O acelerador dos 320D E46 (136 cv e de 150 cv)...
A situaçao do "turbo começar a entrar" nao existe...
Um turbo está sempre a girar, mesmo com que com o vacuo desligado porque o motor aspira ar e so por esse facto faz girar a compressora.
O que sucede é que vas tu a RPM que fores, se levares 50% de throttle e pisares 75% as variaveis diferente porque é usual ter associar aumento de potencia a uma maior carga de acelerador. O aumento de potencia ver do aumento de combustível e comburente e este ultimo é ganho pelo funcionamento do turbo.
Para o aumento da quantidade de ar o turbo tem que rodar mais rapido e consegue-o fechando a geometria que consiste muito resumidamente em reduzir a area livre de circulaçao de gases de escape de forma a obrigar o aumento da velocidade angular.
Este estrangulamento é que gira o tal delay que sentes, porque assim que o turbo atinge a pressão pedida pela ECU para a posição de acelerador que tens, manda abrir a geometria e o carro sai com força.
Acho que consegui explicar sem aprofundar muito a questão que é pouco mais complexa e se calhar pouco perceptível para alguns.
Um turbo está sempre a girar, mesmo com que com o vacuo desligado porque o motor aspira ar e so por esse facto faz girar a compressora.
O que sucede é que vas tu a RPM que fores, se levares 50% de throttle e pisares 75% as variaveis diferente porque é usual ter associar aumento de potencia a uma maior carga de acelerador. O aumento de potencia ver do aumento de combustível e comburente e este ultimo é ganho pelo funcionamento do turbo.
Para o aumento da quantidade de ar o turbo tem que rodar mais rapido e consegue-o fechando a geometria que consiste muito resumidamente em reduzir a area livre de circulaçao de gases de escape de forma a obrigar o aumento da velocidade angular.
Este estrangulamento é que gira o tal delay que sentes, porque assim que o turbo atinge a pressão pedida pela ECU para a posição de acelerador que tens, manda abrir a geometria e o carro sai com força.
Acho que consegui explicar sem aprofundar muito a questão que é pouco mais complexa e se calhar pouco perceptível para alguns.
http://www.mb-powered.com
MB Power
MB Power
-
- Membro Senior
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
Então quer dizer q não existe uma rotação como às vezes lemos por aqui "ai e tal o meu entra às 2000 ou ai e tal entra às 2500, etc..."TdiSportR Escreveu:A situaçao do "turbo começar a entrar" nao existe...
Então pq é q nota-se responder melhor em altas do que em baixas?
cpts
O "entra" será a faixa de rotação em que tens o pico de binário máximo, ou pelo menos com bastante força e onde é mais perceptivel fisicamente para nós.
Como te foi explicado pelo MESTRE o turbo está sempre em funcionamento.
Em baixas (isso para ti é o que? 1000rpm, 1500, 2000? - tens que especificar) não sentes tanto porque o turbo demora a encher.
Em baixas (isso para ti é o que? 1000rpm, 1500, 2000? - tens que especificar) não sentes tanto porque o turbo demora a encher.
-
- Membro Senior
JMGP Escreveu:O "entra" será a faixa de rotação em que tens o pico de binário máximo, ou pelo menos com bastante força e onde é mais perceptivel fisicamente para nós.
Sim baixas, refiro até quase +/- 2500 rpm. Daí pa frente é qd sinto o carro mais rápido a desenvolver.
Tem melhor resposta em altas, porque o caudal de escape é superior. As 4000RPM tens muito mais caudal de escape que as 2000RPM. Esse facto faz com que para atingir uma pressão pedida tenha que fechar menos a geometria, que por sua vez nao bloqueia tanto o fluxo de gas de escape e o carro sai mais depressa.nlg Escreveu:Então quer dizer q não existe uma rotação como às vezes lemos por aqui "ai e tal o meu entra às 2000 ou ai e tal entra às 2500, etc..."TdiSportR Escreveu:A situaçao do "turbo começar a entrar" nao existe...
Então pq é q nota-se responder melhor em altas do que em baixas?
cpts
MB Power
MB Power
-
- Membro Senior
E qual a diferença em relação aos TDI(vW,audi, etc..)?
Porque é q dão a ideia de maior disparo logo em baixas?
No arranque papam na maior parte das vezes os BMW´s. Por exempo quando vou atrás de uma passat 1.9 TDI de 140 cv noto que tenho algum dificuldade em acompanhar.
mas prontos ja vi que este carro tenho q fazer dois tipos de condução distintos:
Andar de devagar sem preocupar em puxar mt e sem ultrapassagens, ou então andar smp em alta e nunca meter mudanças altas (só se ja for a alta velocidade) para ter smp power disponivel para me colar aos outros ou ultrapassar.
Cpts,
Nem sei como os E46 deram assim tanto nome À BMW, são mt bonitos por dentro e fora, robustos, duradouros mas a nível de disponibilização das potência ao condutor quanto a mim foram um bocado um fiasco por parte dos engºs e da marca.
Mas prontos vou-me habituar assim ao carro pq realmente gosto mt do carro (exterior e interiror) modelo ainda actual e com presença e pq mesmo assim para o transito do dia dia tenho carro q chega e sobra e se um dia puder troco por outro BMW ja mais recente pq gosto da marca, esperando que os actuais ja tenham vivacidade.
saudações
Porque é q dão a ideia de maior disparo logo em baixas?
No arranque papam na maior parte das vezes os BMW´s. Por exempo quando vou atrás de uma passat 1.9 TDI de 140 cv noto que tenho algum dificuldade em acompanhar.
mas prontos ja vi que este carro tenho q fazer dois tipos de condução distintos:
Andar de devagar sem preocupar em puxar mt e sem ultrapassagens, ou então andar smp em alta e nunca meter mudanças altas (só se ja for a alta velocidade) para ter smp power disponivel para me colar aos outros ou ultrapassar.
Cpts,
Nem sei como os E46 deram assim tanto nome À BMW, são mt bonitos por dentro e fora, robustos, duradouros mas a nível de disponibilização das potência ao condutor quanto a mim foram um bocado um fiasco por parte dos engºs e da marca.
Mas prontos vou-me habituar assim ao carro pq realmente gosto mt do carro (exterior e interiror) modelo ainda actual e com presença e pq mesmo assim para o transito do dia dia tenho carro q chega e sobra e se um dia puder troco por outro BMW ja mais recente pq gosto da marca, esperando que os actuais ja tenham vivacidade.
saudações
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Axo q aquilo que pedes num 136cv só irás conseguir no 335d, pois esse já é bi-turbo e tens força em todos os regimes.... agora se queres binário só nos TDI's, GTC, etc.... puxam bem em baixas mas depois das 3200-3500 xau e o bimmer continua lá!!! Sei bem do que falo, já tive TDI's, tenho GTC e CDI, mas quer no X3 quer no E39, acima das 3200 ainda temos alma, coisa que nos outros começa a faltar fôlego..... são conceitos diferentes para eseíritos diferentes..... Tão simples qto isso.....
Sao motores com 8 valvulas.
MB Power
MB Power
-
- Membro Iniciado
- Registado: 11 jul 2009, 05:43
- O meu Carro:: BMW 320d E46 LCI Sedan '04
Pela trigésia vez, não podes mandar todos os E46 abaixo só pelo facto de que a motorização 2000cc diesel, não ter a mesma "genica" que um golf MK V comercial de 140cv ou um Audi A3 de 130cv.
Queres genica, mete-lhe uma repro em cima, compra um 320d 150cv ou então um 330d.
O 320d E46 tem um binário de 280nm, 136cv e pesa 1.5 toneladas. Um TDI pesa por volta das 1.2, portanto a relação peso-potência é bem diferente. Mesmo assim é extraordinário como um carro bem mais pesado consegue ter desempenhos que não se ficam nada atrás dos TDIs.
Ah e vamos lá a não esquecer que um série 3 é um sedan compacto executivo e carro de luxo entry-level. Não é um hatchback ou pequeno carro de família, como os TDIs que falas. São duas coisas BEM diferentes, e com objectivos bem diferentes também.
E, epá... dizer que o carro é um fiasco... por amor de deus, ganha juízo.
Queres genica, mete-lhe uma repro em cima, compra um 320d 150cv ou então um 330d.
O 320d E46 tem um binário de 280nm, 136cv e pesa 1.5 toneladas. Um TDI pesa por volta das 1.2, portanto a relação peso-potência é bem diferente. Mesmo assim é extraordinário como um carro bem mais pesado consegue ter desempenhos que não se ficam nada atrás dos TDIs.
Ah e vamos lá a não esquecer que um série 3 é um sedan compacto executivo e carro de luxo entry-level. Não é um hatchback ou pequeno carro de família, como os TDIs que falas. São duas coisas BEM diferentes, e com objectivos bem diferentes também.
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
Conhecidos por terem um "enchimento" muito bom nas baixas...TdiSportR Escreveu:Sao motores com 8 valvulas.
-- Quinta Ago 20, 2009 4:30 pm --
JPimpao01, se conduzires o novo Tdi 170cv CR é como os BMW's é 16v....

-- Quinta Ago 20, 2009 4:32 pm --
nlg, o meu 150cv é um carro que nunca na vida trocava por um A4 130cv...
-- Quinta Ago 20, 2009 4:36 pm --
ovokinder, o E46 tem uma condução fantástica para o tipo de carro que é!
-
- Membro Senior
Não queria e não era minha intenção difamar nada, apenas é o 1º BMW e tenho-o ainda há pouco tempo. Como já disse no global tou mt satisfeito porque é um carro compacto e elegante e ainda actual, omeu tá todo equipado mesmo, conusmos mt bons e confortável. Só que ainda n me habituei ainda a 100% a ele é isso e pq conheço um gajo q é mecânico da Audi e vW e já conduziu o meu e diz que aquilo tem q ser pisar e puxar e ele colar logo de imediato ao frente rapidamente e rápido a ultrapassar. E é assim na verdade demora um pouco tempo a atingir isso.ovokinder Escreveu:Pela trigésia vez, não podes mandar todos os E46 abaixo só pelo facto de que a motorização 2000cc diesel, não ter a mesma "genica" que um golf MK V comercial de 140cv ou um Audi A3 de 130cv.
Mas o carro tá todo revisto a 100%. É porque são assim, prontos é só habituar-me e continuo na minha se um dia tiver ainda mais posses há de ser novamente BMW, mas para já pa alguns anos este tá mt bom e pa minhas posses actuais por isso eu querer tanto q esteja 100% operacional e ter a certeza q é tá como deve tar de origem.
Obrigado pelos esclarecimentos a todos, e pelos aborrecimentos mas ponham-se no meu lugar.
Saudações
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
pedrosousa, eu estava a referir-me a TDI's da mesma época
O GTC e o CDI da Benz com 150cv e 170cv têm mais genica em baixas que o meu com cerca de 190-200cv, mas com motor do ano 2000.... mas ainda assim em altas não chegam lá.... quer dizer agora chegam, o meu está de asa derrubada
nlg, amigo eu axo é q as tuas expectativas perante o 136cv eram demasiado altas por isso a desilusão.... cai na real, tens um carro com um motor de 98 e estamos com 10 anos de evolução.... qto a isso não podes fazer nada.... se queres um carro ao nível dos actuais então pensa num 330d.....

O GTC e o CDI da Benz com 150cv e 170cv têm mais genica em baixas que o meu com cerca de 190-200cv, mas com motor do ano 2000.... mas ainda assim em altas não chegam lá.... quer dizer agora chegam, o meu está de asa derrubada

nlg, amigo eu axo é q as tuas expectativas perante o 136cv eram demasiado altas por isso a desilusão.... cai na real, tens um carro com um motor de 98 e estamos com 10 anos de evolução.... qto a isso não podes fazer nada.... se queres um carro ao nível dos actuais então pensa num 330d.....
- Notlim
- Membro Gold
- Registado: 18 nov 2006, 17:47
- O meu Carro:: E46 320D TOURING
nlg, para comparar com um TDI compara com um da época ou seja 90/110/115cv e não com um 140cv... :duh
Eu não trocava a minha por nenhuma A4/Passat/A3 de 2000.
Não têm pinta à beira desta... 
Eu não trocava a minha por nenhuma A4/Passat/A3 de 2000.

-
- Membro Senior
JPimpao01 Escreveu:pedrosousa, eu estava a referir-me a TDI's da mesma época![]()
O GTC e o CDI da Benz com 150cv e 170cv têm mais genica em baixas que o meu com cerca de 190-200cv, mas com motor do ano 2000.... mas ainda assim em altas não chegam lá.... quer dizer agora chegam, o meu está de asa derrubada![]()
Boas, obrigado pelo conselho! Mas vou continuar com o meu 320D de 136 cv, pois para as minhas posses está muito bom e foi todo revisto estando tudo bom! Apenas não conhecia o carro e queria ver se algum igual ao meu tinha este comportamento. Já vi q são mesmo assim depois de tantos testemunhos e opiniões! Por norma ando nas calmas, mas agora quando puxo depois d ter resolvido os poços ele anda muito bem acima das 2500 rpm e com força e garra. E digo mais se um dia puder trocar de carro será na mesma outro série 3 porque são dos carros mais bonitos do mesmo segmento.
Cpts.
-- Sexta Ago 21, 2009 10:16 am --
Uma pergunta:
Se de vez em quando lhe der assim uns apertões a ripar com ele a puxar bem pelas mudanças, uma viagens em auto-estrada a fundo, bons kms assim o carro ainda vai ficando mais solto e mais enérgico, não? Para expelir bem as porcarias para fora, para limpar.
Desde que os poços ficaram resolvidos nota-se já uma diferença brutal na genica dele.
Por norma ando nas calmas, mas de vez quando tenho q lhe dar uns apertões.
posting.php?mode=reply&f=4&t=36583#
:dance
posting.php?mode=reply&f=4&t=36583#
:lovebmw
- djangopt
- Membro Senior
- Registado: 27 dez 2007, 22:57
- O meu Carro:: E60 525I
o 136cv é uma motorizacao sempre linear a puxa desde as 2500 as 4000 e qq coisa enquanto os tdis de a 3000 ja podes comecar a pensar em por outra pq o rendimento ja nao é o mesmo.
e acima dos 140 km mexe-se melhor o 136 na minha opiniao
TDI = Tesao De mIjo
e acima dos 140 km mexe-se melhor o 136 na minha opiniao
TDI = Tesao De mIjo