[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

abaddonpt
Membro Juvenil
Registado: 07 mar 2008, 23:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 2002

Re: [DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv

Mensagem por abaddonpt »

Tenho uma questão, não sei se já foi debatida, mas pq não deixar a egr em funcionamento, mas em vez de ir buscar ar ao sistema de escape, levaria a tal junta cega na saida do colector e o inicio da tubagem do sistema ligaria num "T" à saida do intercooler. Com isto a EGR funcionaria à mesma mas sempre com a mesma pressão e sempre com ar limpinho. Acho que o principio seria o mesmo do tamponar, mas para o sistema veria sempre ar a passar por a mesma (na volta daria defeito por baixa temperatura, mas nada que um "aldrabar" do sensor não o colocasse com o valor "normal" , estou provavelmente a especular)

Ontem montei manometro de pressão do turbo e liguei o mesmo na curva que vai entrar antes da egr após IC (feito furo e colocado acessorio roscado). Quem tiver manometros assim ligados que me mande pm pq tenho algumas questões (sorry o off-topic).

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Eu n o tenho aí mas tenho-o ligado no supressor de egr que fica 5cm à frente.. Alguma coisa xuta.
Imagem

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

abaddonpt, também dá para meter um filtro daqueles dos carros de modelismo, na entrada de gases de escape para a EGR...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

abaddonpt
Membro Juvenil

Mensagem por abaddonpt »

sim, ou um minifiltro de rendimento (vi no ebay por 10 euros +/-), mas a ideia seria vir tudo do mesmo sitio.

Cheguei a pensar numa ideia aparentemente parva, que poderia resultar, consistiria em arranjar um miniturbo sem geometria e aplicar o mesmo na saída do colector, claro que teria depois de levar o circuito de oleo respectivo.
E digamos que o comando da egr comandaria uma dump valve desse turbo de modo a que ficasse a uma pressão igual ao do circuito principal (falando por alto que teria que existir mais coisas), mas acho que já são invenções a mais e o dinheiro não abunda para esse tipo de brincadeira infelizmente, mas na teoria é tudo mto bonito
lol

piry
Membro Juvenil
Registado: 18 abr 2009, 18:22
O meu Carro:: bmw 320 td

Mensagem por piry »

eu ja exprimentei mas acende aluz do motor!

que fizeram para a vossa não acender????
Imagem
________________________________________________________________________________________________
tenho de assinar ou posso rubricar??

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Temos motores sem euro4.. Fica registado mas n acende luz. :lol:
Imagem

abaddonpt
Membro Juvenil

Mensagem por abaddonpt »

eu neste momento desliguei apenas o tubo de vacuo e tamponei com parafuso, entretanto pedi a um colega para me fazer um supressor de egr e respectiva tampa para o colector.
Não apareceu qualquer luz no quadrante, nota-se no manometro de pressão do turbo uma estabilidade maior na entrada do mesmo.
Tipo em baixas e com uma mudança alta engrenada noto que o carro tem mais alma, ou seja recomendo desligar a egr (minha opinião)

colipo
Membro Iniciado
Registado: 27 mar 2009, 08:38
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por colipo »

Boas
Eu tenho a EGR tapada mas não nessa zona.
Foi numa junta do tubo de metal.
Há alguma diferença?
Já devo ter feito 400KM desde a alteração e nada a registar, a não ser melhor resposta do motor. :D

Cumps

Penetra
Membro Junior
Registado: 10 nov 2006, 10:45
O meu Carro:: 320cd e46 - 2005/01

Re:

Mensagem por Penetra »

boas eu tapei o tubo de borracha com um parafuso e da-me erro no quadrante(e quando desligo o carro fica durante uns segundos a fazer um barulho do tipo ar a forçar. por isso liguei logo o tubo. e normal?

outra questao se eu na peça 4 da foto meter uma junta tapada vai dar erro na mesma?
o meu carro e um 320cd 150cv de 2005

Imagem[/quote]

peço desculpa mas ja estou baralhado de tanto k ja li :oops:

cumps
An BMW is pure sex on wheels

e46 320cd
Imagem

abaddonpt
Membro Juvenil

Mensagem por abaddonpt »

Ao tamponares o tubo e sendo o teu carro euro4, como as temperaturas medidas irem ficar fora do que supostamente a ecu está à espera penso que te irá dar à mesma o erro. O meu carro como tem euro3 e é tubagem directa, retirei a mesma e tamponei logo no colector, tenho o vacuo de comando da egr desligado e o tubo que sai da agr para fazer o comando da egr está logo tamponado à saida. falta-me tempo para instalar o supressor no lugar da egr.

Exprimenta tamponar logo à saida do colector, retirar o pequeno troço de tubo antes do permutador e nessa abertura instalar um mini filtro de ar, por exemplo com admissão a partir de qualquer ponto frontal, estilo admissão dinamica. assim a egr quando abrir irá aspirar ar em vez do ar do escape, ou então fazer um T à saida do intercooler e ligar uma saida à entrada da egr (a que vem do escape). não sei se assim dará erro. Se der erro e se tiver alguma medição de temperatura antes da egr podes enganar essa com uma resistencia, mas terás que calcular o valor da mesma, de modo a que ela pense que está à mesma a meter o dito ar "sujo".

colipo
Membro Iniciado
Registado: 27 mar 2009, 08:38
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por colipo »

Boas

Eu tapei na zona 4.
O meu é de 136 e nunca me deu nenhum erro.
Sem problemas e já dura à um mês.

acp008
Membro Juvenil
Registado: 10 set 2009, 16:08
O meu Carro:: bmw320d e46 1999

Mensagem por acp008 »

pessoal o ideal é limpar a agr de50 em 50mil km assim funciona sempre bem e sem erros, n da assim tanto trabalho e é seguro, isto são as conclusões q tirei ao ler o tópico todo

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

acp008 Escreveu:pessoal o ideal é limpar a agr de50 em 50mil km assim funciona sempre bem e sem erros, n da assim tanto trabalho e é seguro, isto são as conclusões q tirei ao ler o tópico todo
E deixa-lá activada? E o carvão que vai para o colector?

mirandatdi
Membro Juvenil
Registado: 01 nov 2007, 17:32

Mensagem por mirandatdi »

amigos
limpem a egr de 50 em 50 mil kms e se conseguirem limpem tb o coletor, assim não à luzes irritantes acesas no quadrante.
:fixe :fixe

xblazer
Membro Iniciado
Registado: 22 mai 2009, 22:35
O meu Carro:: BMW 320

Mensagem por xblazer »

era gajo para limpar e desligar a EGR, mas não tenho jeito para isso e tenho medo de estragar...

Alguém de aqui perto de Leiria tenha feito ? :oops:

CumpZ
Imagem

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”