O que é?
A x-brace é uma armação que veio de origem nos E36 cabrios e nos Z3. O seu objectivo é devolver a rigidez que estes perdem por não terem tecto, sendo que acontecem melhorias de comportamento e diminuição de vibrações.
O k é k isso me interessa?
Graças a deus k alguém se pôs a pensar: "Se a x-brace aumenta rigidez nos cabrio, pk é k não aumenta nos restantes E36??". De facto, aumenta, e bastante. A vantagem quanto às tradicionais barras AA, é que a x brace liga quatro pontos críticos do chassis. Não fica é tão bonito quanto as barras AA, porque a x-brace fica escondida debaixo do motor. É ainda mais barata que muitas barras AA.
E isso é bom pro carro?
Posso dizer que quando a instalei, as primeiras vezes k dei curvas puxadas rápidas notei muito o efeito. O carro apresenta mais serenidade e segurança. Faço curvas a mais 15km/h, e sem sentir o coração na boca. O comportamento é mais maduro no geral.
Só isso?
Não. A outra grande vantagem é também de grande importância para os BMWs portugueses. Ao ficar montada debaixo do motor, (e embora não atrapalhe as mudanças de oleo, outra factor pensado qd foi criada), a x-brace protege o coiso do óleo (falta-me a palavra) de lombas, buracos, acessos a garagens e tudo o mais, prevenindo fugas de óleo e reparações caras. Isto é mais importante ainda num E36 rebaixado.
Quando custa?
Paguei uns cento e sessenta e tal euros mandando vir as peças necessárias do stand. São elas:
- BMW X-Brace #51 71 8 410 212
- 4x BMW M8X20-Z1 parafuso com anilha #07 11 9 915 093
- 4x BMW M8 Blind porca expansível (nutsert) #51 71 8 175 003
Como instalar?
1- Precisas de entre meia hora e duas horas (dependendo da tua habilidade e à-vontade); elevadores ou algo para levantar a frente do carro e que te dê segurança;
2- Existem 6 buracos na frente do carro, por baixo. São 3 de cada lado, e não têm lá nada. Como são lisos, temos de instalar as porcas expansíveis lá para podermos aparafusar a x-brace. vamos usar os dois buracos extremos de cada lado (ou seja, o do meio não usamos, pois os k vêm trazem de fabrica tb não usam, por isso ninguem usa). Limpam-se com um x-acto por dentro e experimenta-se se uma porca expansivel cabe lá. Se não couber, alarga-se um bocadinho com uma broca.
3- Há uma ferramenta para instalar as porcas expansíveis. À falta dela, arranjamos um parafuso M8 mais comprido (e forte), pomo-lhe uma porca normal M8 e depois duas anilhas metálicas. Pomos um pouco de cola super forte numa porca expansível (por fora), depois de também a enroscarmos no parafuso até ao fundo.
4- Parte mais difícil (mais força e bom senso do k jeito): inserimos isso tudo no buraco, com uma chave seguramos o parafuso e impedimos-o de rodar. Com outra, aparafusamos a porca normal (é preciso força). Isto vai puxa-la para baixo, e vai puxar o parafuso e a porca expansível para cima, expandindo-a e fazendo com que ela agarre ao buraco. Repetir para os outros 3.
5- O pior já tá. Agora desmontamos uma barra simples que existe mais atrás no carro, e que liga apenas um lado ao outro. É essa barra que a x-brace subsituí. NÃO CONDUZAM O CARRO SEM NENHUMA DAS DUAS BARRAS. Montamos a x-brace nos mesmos 2 buracos, com os mesmos dois parafusos, e aparafusamos-a às porcas expandidas com os parafusos M8 com anilha k comprámos com a x-brace. Há dois buracos mais atrás, k algumas pessoas pensam k pode levar a barra original montada para ainda mais rigidez, mas não o façam. Em caso de colisão frontal (knock knock...), o motor mergulha e parte a x-brace. Com mais essa barra lá debaixo, o motor não consegue mergulhar, e recúa para o habitáculo. Não é bom, como podem imaginar...

6- vejam se tá tudo bem apertadinho, e já tá

NOTA: simplesmente levei-o à oficina, com as peças, e mandei-os instalar (depois de explicar td bem explicado), mas paguei 6cts.
Aqui fica um link com o melhor DIY de x-brace em inglês (site fantástico, tb), e com FOTOS!

Devo-me ter esquecido de alguma coisa, por isso perguntem ou façam comentários, que eu respondo com prazer.
Conclusão: de 1 a 10, a x-brace é um 9. Tirando o trabalho de a instalar, é um 10 sem dúvida. Só não é bonita como uma barra AA...
