Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
Moderador: Staff
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
Boas pessoal,
Porque será que apesar dos problemas tremendos que tive com o antecessor do meu actual S1 E87 de 143cv o Série 3 E46 de 136 cv sedan, continuo com a vontade de voltar a ter novamente um daqueles?
Não é vender o S1, não. É se vier poder ter outro carro, até pq a minha esposa ta a tirar a carta e ela ficava a tomar conta do S1.
É assim gosto do meu S1, considero-o bonito, robusto, algo desportivo, anda realmente muito bem, mas não sei pq, para mim continuo a ver me mais dentro de um S3 igual ao que tive. Apesar dos problemas que tive , há à venda S3 bons de certeza, com revisões na BMW em dia e bem estimados é preciso é ver bem e não confiar tanto em pessoal conhecido mas ter o olho mais aberto.
Não sei ainda fico horas feito parvo a olhar para um E46, e já tive 1 só que nem tempo tive para tirar o devido proveito (1 ano e meio e de problemas).
O branquinho S1 esse é para ficar lá em casa até as latinhas cairem, mas tou cá desconfiado se 1 dia ainda puder irei comprar um 2ª carro e será o E46 136cv ou de 150 cv mas tem q tar como deve ser, que é preciso é sorte, mas há os bons.
Acho que o E46 sedan foi um modelo mt bem conseguido, desenho, etc, etc... e o carro tenha 8,10, 12, etc anos é um carro q ainda não deixa niguem indeferente.
O S1 embora eu goste e mê dê mt gozo a conduzi-lo, nao sei, acho q é mais pessoal jovem jovem, ou para senhoras. Comprei-o pq foi de encontro ao gosto dos 2 meu e da minha esposa. Para mim tinha é q ser BMW e para ela era o modelo q ela mais adora, apesar de nunca ter desgostado do S3 e tb para comprar mais recente para durar mts anos sem problemas de maior.
Porque será que apesar dos problemas tremendos que tive com o antecessor do meu actual S1 E87 de 143cv o Série 3 E46 de 136 cv sedan, continuo com a vontade de voltar a ter novamente um daqueles?
Não é vender o S1, não. É se vier poder ter outro carro, até pq a minha esposa ta a tirar a carta e ela ficava a tomar conta do S1.
É assim gosto do meu S1, considero-o bonito, robusto, algo desportivo, anda realmente muito bem, mas não sei pq, para mim continuo a ver me mais dentro de um S3 igual ao que tive. Apesar dos problemas que tive , há à venda S3 bons de certeza, com revisões na BMW em dia e bem estimados é preciso é ver bem e não confiar tanto em pessoal conhecido mas ter o olho mais aberto.
Não sei ainda fico horas feito parvo a olhar para um E46, e já tive 1 só que nem tempo tive para tirar o devido proveito (1 ano e meio e de problemas).
O branquinho S1 esse é para ficar lá em casa até as latinhas cairem, mas tou cá desconfiado se 1 dia ainda puder irei comprar um 2ª carro e será o E46 136cv ou de 150 cv mas tem q tar como deve ser, que é preciso é sorte, mas há os bons.
Acho que o E46 sedan foi um modelo mt bem conseguido, desenho, etc, etc... e o carro tenha 8,10, 12, etc anos é um carro q ainda não deixa niguem indeferente.
O S1 embora eu goste e mê dê mt gozo a conduzi-lo, nao sei, acho q é mais pessoal jovem jovem, ou para senhoras. Comprei-o pq foi de encontro ao gosto dos 2 meu e da minha esposa. Para mim tinha é q ser BMW e para ela era o modelo q ela mais adora, apesar de nunca ter desgostado do S3 e tb para comprar mais recente para durar mts anos sem problemas de maior.
- metale
- Membro Gold
- Mensagens: 2459
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
- Localização: Santarém
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
Em bom estado tem que haver um ou outro. Tenho um na família com 100.000km e revisões sempre feitas na marca. Não é muito comum, isso sim, quem tem esses exemplares os vender (ou pelos menos baratos).
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
Sinceramente, acho que tiveste foi azar. Os carros é como tudo na vida, é preciso ter sorte. O E46 antes do facelift é um carro mt bonito e, no meu gosto pessoal, só o serie 5 é que o ultrapassa em termos de beleza. Se calhar, daí é que isto nao te sai da cabeça.
Vendo 320d Touring Navigator: http://www.standvirtual.com/carros/BMW/320/P2556644/
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
o E46 tem apenas um contra:é que vêem-se tantos que acabou por se tornar uma banalidade.
de resto tem todas as qualidades apanágio da bmw:qualidade,durabilidade,fiabilidade.
na minha opinião gosto mais da versão restyling,principalmente na frente,já que na traseira pouco mudou e os novos farolins até nem são assim tão atraentes quanto isso.
quanto ao motor já não acompanha os diesel mais modernos,e é algo antiquado,a bomba VP40 é das piores que algumas vez foram feitas,e tem grandes probabilidade de dar problemas,o mesmo se aplica à bomba de agua.
no geral trata-se de um carro com linhas ainda actuais e simpáticas,com pouca exclusividade devido ao facto de haverem milhares de unidades a circular,mas fora isso é um carro fiável e que se tiver as revisões a tempo e horas certamente não dará problemas de maior(tirando a tal questão da bomba de injecção).
-- Quinta Nov 04, 2010 10:44 pm --
o E46 tem apenas um contra:é que vêem-se tantos que acabou por se tornar uma banalidade.
de resto tem todas as qualidades apanágio da bmw:qualidade,durabilidade,fiabilidade.
na minha opinião gosto mais da versão restyling,principalmente na frente,já que na traseira pouco mudou e os novos farolins até nem são assim tão atraentes quanto isso.
quanto ao motor já não acompanha os diesel mais modernos,e é algo antiquado,a bomba VP40 é das piores que algumas vez foram feitas,e tem grandes probabilidade de dar problemas,o mesmo se aplica à bomba de agua.
no geral trata-se de um carro com linhas ainda actuais e simpáticas,com pouca exclusividade devido ao facto de haverem milhares de unidades a circular,mas fora isso é um carro fiável e que se tiver as revisões a tempo e horas certamente não dará problemas de maior(tirando a tal questão da bomba de injecção).
de resto tem todas as qualidades apanágio da bmw:qualidade,durabilidade,fiabilidade.
na minha opinião gosto mais da versão restyling,principalmente na frente,já que na traseira pouco mudou e os novos farolins até nem são assim tão atraentes quanto isso.
quanto ao motor já não acompanha os diesel mais modernos,e é algo antiquado,a bomba VP40 é das piores que algumas vez foram feitas,e tem grandes probabilidade de dar problemas,o mesmo se aplica à bomba de agua.
no geral trata-se de um carro com linhas ainda actuais e simpáticas,com pouca exclusividade devido ao facto de haverem milhares de unidades a circular,mas fora isso é um carro fiável e que se tiver as revisões a tempo e horas certamente não dará problemas de maior(tirando a tal questão da bomba de injecção).
-- Quinta Nov 04, 2010 10:44 pm --
o E46 tem apenas um contra:é que vêem-se tantos que acabou por se tornar uma banalidade.
de resto tem todas as qualidades apanágio da bmw:qualidade,durabilidade,fiabilidade.
na minha opinião gosto mais da versão restyling,principalmente na frente,já que na traseira pouco mudou e os novos farolins até nem são assim tão atraentes quanto isso.
quanto ao motor já não acompanha os diesel mais modernos,e é algo antiquado,a bomba VP40 é das piores que algumas vez foram feitas,e tem grandes probabilidade de dar problemas,o mesmo se aplica à bomba de agua.
no geral trata-se de um carro com linhas ainda actuais e simpáticas,com pouca exclusividade devido ao facto de haverem milhares de unidades a circular,mas fora isso é um carro fiável e que se tiver as revisões a tempo e horas certamente não dará problemas de maior(tirando a tal questão da bomba de injecção).
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 174
- Registado: 26 mar 2004, 15:09
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001
- Localização: Sacavém/Massamá/Cascais
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
Marco, permite-me discordar, ainda que parcialmente, apenas na questão de o 136cv não acompanhar os motores diesel mais recentes.
E digo parcialmente porque, em termos tecnológicos, isso é verdade e estamos, por isso, de acordo.
Mas a VP44 faz 1800 bares de pressão de injecção. Recordo que a primeira geração CR fazia, salvo erro, 1300 bares, passando a 1600 e, nesta última geração, a 1800.
Portanto, o CR só na sua terceira geração foi concebido para fazer tanta pressão de injecção, quanto a VP44. Tem, desde sempre, a vantagem de permitir atingir essa pressão mais cedo que a VP44 e de obter, por isso, pressões de injecção mais elevadas em rotações mais baixas, com ganhos em termos de eficiência nesses regimes.
Em termos de rendimento, ainda hoje, não há muitos motores diesel modernos com a mesma capacidade de puxar, linearmente, até ao vermelhinho do conta rotações.
É engraçado que este carro tenha ganho a fama de ser lento. E digo isto porque o e46 de 136cv fazia 0-100km/h em 9,9s, anunciados pela marca, mas que os espanhóis juram a pés juntos que fazia 9,16s.
Nessa época, dizia-se que os TDI's de 110cv andavam isto e aquilo, mas apenas os Ibizas eram mais rápidos em aceleração que o e46, por razões óbvias de peso.
Mesmo os TDI's de 130cv, não eram mais rápidos (nas versões A4 e Passat, que eram os modelos que mais se assemelhavam ao serie 3), por muitas histórias que os vaguistas queiram contar.
O que os TDI's sempre fizeram melhor que o e46 foi reprisar. Mas as reprises não resultavam apenas da capacidade do motor. Também provinham de um escalonamento de caixa, notoriamente, mais curto.
E voltamos a estar de acordo na questão da exclusividade. Quando eram caros, já haviam muitos. Quando se democratizaram, ainda mais se passaram a ver nas estradas.
E digo parcialmente porque, em termos tecnológicos, isso é verdade e estamos, por isso, de acordo.
Mas a VP44 faz 1800 bares de pressão de injecção. Recordo que a primeira geração CR fazia, salvo erro, 1300 bares, passando a 1600 e, nesta última geração, a 1800.
Portanto, o CR só na sua terceira geração foi concebido para fazer tanta pressão de injecção, quanto a VP44. Tem, desde sempre, a vantagem de permitir atingir essa pressão mais cedo que a VP44 e de obter, por isso, pressões de injecção mais elevadas em rotações mais baixas, com ganhos em termos de eficiência nesses regimes.
Em termos de rendimento, ainda hoje, não há muitos motores diesel modernos com a mesma capacidade de puxar, linearmente, até ao vermelhinho do conta rotações.
É engraçado que este carro tenha ganho a fama de ser lento. E digo isto porque o e46 de 136cv fazia 0-100km/h em 9,9s, anunciados pela marca, mas que os espanhóis juram a pés juntos que fazia 9,16s.
Nessa época, dizia-se que os TDI's de 110cv andavam isto e aquilo, mas apenas os Ibizas eram mais rápidos em aceleração que o e46, por razões óbvias de peso.
Mesmo os TDI's de 130cv, não eram mais rápidos (nas versões A4 e Passat, que eram os modelos que mais se assemelhavam ao serie 3), por muitas histórias que os vaguistas queiram contar.
O que os TDI's sempre fizeram melhor que o e46 foi reprisar. Mas as reprises não resultavam apenas da capacidade do motor. Também provinham de um escalonamento de caixa, notoriamente, mais curto.
E voltamos a estar de acordo na questão da exclusividade. Quando eram caros, já haviam muitos. Quando se democratizaram, ainda mais se passaram a ver nas estradas.
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
qualquer das formas continuo a ter um grande carro o E87 143 cv 118d. Será um carro q bem estimado como eu tento, só será despachado quando cairem as latas. É um BMW e tb bastante robusto e bonito e agradvael e deixa mts a olhar e bruto a andar qd se calca bem a sério. tb gosto bue do carro e tá simples giro com ar mt desportivo.
Mas claro fiquei com o meu anterior atravessado na garganta e como já disse o série 3 é sempre o série 3. Se um dia tiver q ter 2 carros será manter o actual e aí vou 1 série 3 do modelo E46 ou dos novos q tb gosto mt.
Mas não haja duvido pequenos ou grandes BMW é BMW.
Mas claro fiquei com o meu anterior atravessado na garganta e como já disse o série 3 é sempre o série 3. Se um dia tiver q ter 2 carros será manter o actual e aí vou 1 série 3 do modelo E46 ou dos novos q tb gosto mt.
Mas não haja duvido pequenos ou grandes BMW é BMW.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1722
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
- Localização: Brandoa, Amadora
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
nlg, eu no teu lugar esquecia o Serie 3 E46 e apontava o radar para um 525d ou 530d E39. Isso sim, uma máquina de qualidade superior, já com injecção CR, com todos os requintes, com maior qualidade dos materiais, maior conforto, e de um design superior.... Eu garanto-te que não te vais arrepender e vais-me agradecer para o resto da vida este conselho que te estou a dar :lol1
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
rafias Escreveu:nlg, eu no teu lugar esquecia o Serie 3 E46 e apontava o radar para um 525d ou 530d E39. Isso sim, uma máquina de qualidade superior, já com injecção CR, com todos os requintes, com maior qualidade dos materiais, maior conforto, e de um design superior.... Eu garanto-te que não te vais arrepender e vais-me agradecer para o resto da vida este conselho que te estou a dar :lol1
Sim sim, nem se trata tanto de eskecer mas de já tar servido desde Junho 2010 com o meu actual 118d de 143 cv que é um bom carro, em estrada ate me eskeço que o pequeno da BMW, akilo é touro a acelerar, rápido, seguro a curvar e colado ao chão. É bonito interior e exterior com look sport. Não vou desfaser deste S1 durante mts anos. Apenas tb gosto mt dos séries 3 (novo modelo e antigo). Se algum dia se justificar a necessidade de ter um 2ª carro lá em casa assim voltarei ao série 3 ficando com o actual série 1 e série 3.
O série 5 tb são grandes mákinas e acredito q superior, mas ainda assim gostar mesmo só gosto do actual Série 5.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
eu quando falava em não acompanhar os mais modernos,estava mais a referir-me à cena de um gajo ir tipo em auto estrada a 140/150 km/h carregar a fundo e deixar tudo e todos para trás,e penso que neste caso apesar de os 320d puxarem bem,hoje em dia qualquer passat ou ford mondeo ou renault laguna deixa o 320d para trás numa situação destas.
de resto estou de acordo com o que dissestes.
maquina a sério era e ainda é o 330d,isso sim é uma maquina infernal,e se estiver mexido,então diz adeus a muitos desportivos da actualidade.
de resto estou de acordo com o que dissestes.
maquina a sério era e ainda é o 330d,isso sim é uma maquina infernal,e se estiver mexido,então diz adeus a muitos desportivos da actualidade.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
Com 118d já vou atrás dos passats e outros até na ordem dos 150 cv, coisas mais potentes claro q n tenho hipotese tb mas ainda assim coisa que 320 d q tinha n conseguia.
Quanto à fiabilidade tem sido um descanso, ate agora 6 meses sem dizer nada, só meter gasoleo e andar.
Tá tudo certinho, no fim de mes vai fazer um service à BMW (oleo e filtros, etc.) para continuar tudo certinho como ate aqui pois sempre foi assistido na BMW.
Quanto à fiabilidade tem sido um descanso, ate agora 6 meses sem dizer nada, só meter gasoleo e andar.
Tá tudo certinho, no fim de mes vai fazer um service à BMW (oleo e filtros, etc.) para continuar tudo certinho como ate aqui pois sempre foi assistido na BMW.
- jmbfs
- Membro Gold
- Mensagens: 1628
- Registado: 27 mar 2007, 23:21
- O meu Carro:: BMW 320d E46
- Localização: Maia - Porto - Portugal
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
Marco, essa de os E46 se tornarem banis devido a quantidade, bem á que inovar e torna-los unicos......................... :palmas :fixe :lovebmw
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 174
- Registado: 26 mar 2004, 15:09
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001
- Localização: Sacavém/Massamá/Cascais
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
Laguna e Mondeo, nunca experimentei.marco pires Escreveu:eu quando falava em não acompanhar os mais modernos,estava mais a referir-me à cena de um gajo ir tipo em auto estrada a 140/150 km/h carregar a fundo e deixar tudo e todos para trás,e penso que neste caso apesar de os 320d puxarem bem,hoje em dia qualquer passat ou ford mondeo ou renault laguna deixa o 320d para trás numa situação destas.
de resto estou de acordo com o que dissestes.
maquina a sério era e ainda é o 330d,isso sim é uma maquina infernal,e se estiver mexido,então diz adeus a muitos desportivos da actualidade.
Mas Passat, só se for o de 170cv. Porque o de 140cv, digo-te que não vai embora do velhinho 136cv. A minha Octavia é mais leve que o Passat e que o e46 e posso dizer com segurança que o BMW chega mais depressa aos 210 que a Octavia.
O motor PD de 140cv é muito forte nos baixos regimes, mas a partir das 2.500rpm's, o e46 dispara e sai, do meu ponto de vista, melhor.
-- Sexta Nov 05, 2010 8:04 pm --
:assubiarrafias Escreveu:nlg, eu no teu lugar esquecia o Serie 3 E46 e apontava o radar para um 525d ou 530d E39. Isso sim, uma máquina de qualidade superior, já com injecção CR, com todos os requintes, com maior qualidade dos materiais, maior conforto, e de um design superior.... Eu garanto-te que não te vais arrepender e vais-me agradecer para o resto da vida este conselho que te estou a dar :lol1
-- Sexta Nov 05, 2010 9:44 pm --
Andei aqui a ver uns ficheiros com alguns dados com diversos modelos, todos retirados da Autopistaonline.
E46 320d 136cv ..... 141cv medidos
0-100K/H..... 9,16s
0-1000m...... 30,26s
80-120 em 5ª .... 10,60s
Audi A4 1.9TDI 130cv ..... 142,4cv medidos
0-100K/H..... 9,95s
0-1000m....... 31,50s
80-120 em 5ª .... 11,46s
Passat 2.0 TDi 140cv ..... 150,1cv medidos
0-100K/H..... 9,97s
0-1000m........ 31,08s
80-120 em 6ª .... 11,19s
Renault Laguna 2.0 DCi 150cv ..... 160,3cv medidos
0-100K/H..... 9,26s
0-1000m........ 30,57s
80-120 em 6ª .... 12,09s
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
Sotnas,não vale apena assobiar,o E39 é de outra liga,e tu sabes isso tão bem como eu :wink1
por duas vezes quando tive a minha 530d na revisão fiz aquilo de emprestarem um carro para andar durante o tempo em que fiquei lá com a carrinha,e das duas vezes vieram dois 320d E46(eu bem queria um modelo melhor para experimentar,mas tá quieto :lol1 )
bom,mas o aquilo que interessa é que os primeiros metros que fiz tanto com um como com outro,vi logo que era algo de completamente diferente,andei depois em cidade e AE quando vim para casa e depois no outro dia a mesma coisa,e eis as diferenças que senti:
motor,não tem nada a ver,mas nisso não tive surpresa,pois tal já seria de esperar.
qualidade boa,mas o ar premium não existe,pelo menos em comparação com o E39.
materiais de menor qualidade em algumas partes que no E39 são claramente superiores.
notei bastante a diferença nas portas,a qualidade dos revestimentos é muitooooooo inferior.
os botões dos vidros estão na consola central,para alem de antiquado a propria qualidade dos botões é claramente inferior.
os bancos não tem nada a ver,no E39 são poltronas,no E46 são isso mesmo,bancos.
por dentro falta o tal ar premium,e isso vê-se no revestimento dos pilares que é completamente diferente,o forro do tecto que não tem nada a ver,os vários pormenores que não existem como seja o caso da climatização que não é completa como a do E39,não tem os leds de presença,a iluminação interior é diferente com ar de antiquada e com ar de aplicação barata,não tem ecran 16:9(o meu tem,mas neste caso tambem sei que há E39 que não tem,mas como estou habituado parecia que faltava ali qualquer coisa),era low OBC enquanto no meu é high OBC(tambem sei que há E39 com low OBC).
em andamento para alem de o motor que é como da noite para o dia(estamos a falar dos 320d,se for um 330d o motor é identico,claro),o ruido de rolamente ouve-se e de que maneira,enquanto no E39 é quase silencio,o ruido do motor tambem se ouve muito e aquele "matraquear" tipico dos diesel está bem presente,no E39 é o ronronar do common rail super silencioso e quase como um gasolina,ao relantin lá está a batida do diesel,no E39 é silencio,o barulho do vento ouve-se bem,no E39 o isolamento é perfeito e ir a 200km/h sem barulho quase nenhum é algo que só quem andou num E39 sabe.
para alem disto,há qualquer coisa que possivelmente quem perceba melhor poderá explicar,mas notei uma diferença enorme ao andar em auto-estrada,é que no E46 parecia-me um carro banal em termos de vibrações transmitidas ao habitaculo e rodagem na estrada,no E39 parece que existe algo a separar entre o chassis e o habitaculo,o E39 não transmite nada para dentro do habitaculo,não sei,é muito diferente,e não estou a falar de ser mais duro ou mais mole,não é nada disso.
eu estive a ver na wikipedia e li isto sobre o E39: "
"Body
The E39 all-steel body acts as a safety cage for occupant protection. The structural rigidity of the monocoque was increased using computer-aided engineering. This allows key points to be reinforced, to increase rigidity, without significantly adding to the weight. The overall increase is 10 kilograms (20 lb), which is offset by the aluminium suspension. Laser welding techniques ensure rigid bonding throughout.[7] Another area of focus in the design of the body was in structural dynamics. The body was designed so that the frequencies for torsional twisting and bending are in separate ranges and above natural frequency. These frequencies are out of the range of engine and driveline vibrations; thus they will not amplify them.[8]
The aerodynamically designed body and features of the E39 gave the 528i and 540i, 0.28 and 0.31 drag coefficients respectively. Torsional rigidity was also increased over the E34, by 40 percent.[8] The chassis was so stiff that the rigidity was unchanged for the E60 model.[9] This added stiffness allows the suspension to work with more accuracy. It also allows total engineering of ride quality through the suspension; rather than in combination with body flex.
depois temos aquelas pequenas coisas que por vezes não se notam mas que fazem a diferença,tipo os limpa para brisas não tem aquela articulação que permite limpar mais acima o vidro,o tamanho do interior é mais acanhado,o condutor vai muito proximo do passageiro enquanto no E39 cada um vai no sei lado separado pela consola enorme,a construção vê-se que não é igual,seja pela grossura e peso das portas ou todas aquelas borachas isolantes que no E46 não existem,não há apoio de braços,as bolsas nas portas não são forradas a veludo como nos E39,o cinzeiro não tem iluminação e é muito diferente,o botão dos 4 piscas é de outra qualidade e outras pequenas coisas que já nem me lembro.
por fim o comando da caixa é bom de manusear e rapido,mas a do E39 é de outro mundo.
para quem já andou e conduziu como eu um serie 7 E38,não nota grandes diferenças,a unica coisa que se nota mais é o tamanho ligeiramente superior da serie 7,os materiais são iguais,a qualidade é a mesma,basicamente compartilham tudo com pequenas diferenças que me levam a dizer que o E38 é igual ao E39 e vice-versa em que a diferença é o tamanho,agora quando se compara um E46 a um E39,é muito diferente,não tem nada a ver,não fosse ser tambem um bmw,quase que diria que a marca que fabricou o E46,não foi a mesma que fabricou o E39.
por duas vezes quando tive a minha 530d na revisão fiz aquilo de emprestarem um carro para andar durante o tempo em que fiquei lá com a carrinha,e das duas vezes vieram dois 320d E46(eu bem queria um modelo melhor para experimentar,mas tá quieto :lol1 )
bom,mas o aquilo que interessa é que os primeiros metros que fiz tanto com um como com outro,vi logo que era algo de completamente diferente,andei depois em cidade e AE quando vim para casa e depois no outro dia a mesma coisa,e eis as diferenças que senti:
motor,não tem nada a ver,mas nisso não tive surpresa,pois tal já seria de esperar.
qualidade boa,mas o ar premium não existe,pelo menos em comparação com o E39.
materiais de menor qualidade em algumas partes que no E39 são claramente superiores.
notei bastante a diferença nas portas,a qualidade dos revestimentos é muitooooooo inferior.
os botões dos vidros estão na consola central,para alem de antiquado a propria qualidade dos botões é claramente inferior.
os bancos não tem nada a ver,no E39 são poltronas,no E46 são isso mesmo,bancos.
por dentro falta o tal ar premium,e isso vê-se no revestimento dos pilares que é completamente diferente,o forro do tecto que não tem nada a ver,os vários pormenores que não existem como seja o caso da climatização que não é completa como a do E39,não tem os leds de presença,a iluminação interior é diferente com ar de antiquada e com ar de aplicação barata,não tem ecran 16:9(o meu tem,mas neste caso tambem sei que há E39 que não tem,mas como estou habituado parecia que faltava ali qualquer coisa),era low OBC enquanto no meu é high OBC(tambem sei que há E39 com low OBC).
em andamento para alem de o motor que é como da noite para o dia(estamos a falar dos 320d,se for um 330d o motor é identico,claro),o ruido de rolamente ouve-se e de que maneira,enquanto no E39 é quase silencio,o ruido do motor tambem se ouve muito e aquele "matraquear" tipico dos diesel está bem presente,no E39 é o ronronar do common rail super silencioso e quase como um gasolina,ao relantin lá está a batida do diesel,no E39 é silencio,o barulho do vento ouve-se bem,no E39 o isolamento é perfeito e ir a 200km/h sem barulho quase nenhum é algo que só quem andou num E39 sabe.
para alem disto,há qualquer coisa que possivelmente quem perceba melhor poderá explicar,mas notei uma diferença enorme ao andar em auto-estrada,é que no E46 parecia-me um carro banal em termos de vibrações transmitidas ao habitaculo e rodagem na estrada,no E39 parece que existe algo a separar entre o chassis e o habitaculo,o E39 não transmite nada para dentro do habitaculo,não sei,é muito diferente,e não estou a falar de ser mais duro ou mais mole,não é nada disso.
eu estive a ver na wikipedia e li isto sobre o E39: "
"Body
The E39 all-steel body acts as a safety cage for occupant protection. The structural rigidity of the monocoque was increased using computer-aided engineering. This allows key points to be reinforced, to increase rigidity, without significantly adding to the weight. The overall increase is 10 kilograms (20 lb), which is offset by the aluminium suspension. Laser welding techniques ensure rigid bonding throughout.[7] Another area of focus in the design of the body was in structural dynamics. The body was designed so that the frequencies for torsional twisting and bending are in separate ranges and above natural frequency. These frequencies are out of the range of engine and driveline vibrations; thus they will not amplify them.[8]
The aerodynamically designed body and features of the E39 gave the 528i and 540i, 0.28 and 0.31 drag coefficients respectively. Torsional rigidity was also increased over the E34, by 40 percent.[8] The chassis was so stiff that the rigidity was unchanged for the E60 model.[9] This added stiffness allows the suspension to work with more accuracy. It also allows total engineering of ride quality through the suspension; rather than in combination with body flex.
depois temos aquelas pequenas coisas que por vezes não se notam mas que fazem a diferença,tipo os limpa para brisas não tem aquela articulação que permite limpar mais acima o vidro,o tamanho do interior é mais acanhado,o condutor vai muito proximo do passageiro enquanto no E39 cada um vai no sei lado separado pela consola enorme,a construção vê-se que não é igual,seja pela grossura e peso das portas ou todas aquelas borachas isolantes que no E46 não existem,não há apoio de braços,as bolsas nas portas não são forradas a veludo como nos E39,o cinzeiro não tem iluminação e é muito diferente,o botão dos 4 piscas é de outra qualidade e outras pequenas coisas que já nem me lembro.
por fim o comando da caixa é bom de manusear e rapido,mas a do E39 é de outro mundo.
para quem já andou e conduziu como eu um serie 7 E38,não nota grandes diferenças,a unica coisa que se nota mais é o tamanho ligeiramente superior da serie 7,os materiais são iguais,a qualidade é a mesma,basicamente compartilham tudo com pequenas diferenças que me levam a dizer que o E38 é igual ao E39 e vice-versa em que a diferença é o tamanho,agora quando se compara um E46 a um E39,é muito diferente,não tem nada a ver,não fosse ser tambem um bmw,quase que diria que a marca que fabricou o E46,não foi a mesma que fabricou o E39.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Juvenil
- Mensagens: 174
- Registado: 26 mar 2004, 15:09
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001
- Localização: Sacavém/Massamá/Cascais
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
Marco, não era por aí. 
Mas acho realmente que a qualidade dos materiais do e46 são um coelho tirado da cartola.
Aliás, a linha estílistica do interior parece-me que é muitíssimo inspirada quer no e39, quer no e38. Tem é um carácter mais minimalista. Pessoalmente, agrada-me. E a quem não gostava, ainda restava a lista de opcionais que contemplava tv 16:9.
O que não me agrada tanto no e39, bem como no e38, é aquela parafernália electrónica que, com demasiada facilidade, faz envelhecer o interior, com os mostradores com pixeis mortos.
Eu não tenho pele no meu carro por três razões: não gosto do cheiro, não gosto da pele (aquece muito no Verão e arrefece muito no Inverno) e porque me parece que a pele, ao fim de algum tempo, deteriora a imagem do interior do carro...fá-lo parecer em pior estado do que aquele em que está, na realidade.
Mas tenho bancos desportivos e não os standard.
Também tenho enconsto de braço.
Os comandos dos vidros na consola central, eu agradeço. Resulta, para mim, muito mais prático. Especialmente, porque posso engrenar uma mudança e abrir/fechar um vidro ao mesmo tempo, sem ter que largar o volante.
O espaço entre o condutor e o pendura, no e46, a mim já me parece exagerado. Especialmente, naquelas ocasiões em que é preciso saltar de um banco para o outro....
Há pormenores que dariam, por certo, um ar de requinte ao interior do e46. Apercebi-me desse facto, quando comprei um classe C. Olhei para os ventiladores e tinha uma pequena faixa metálica na peça de plástico que permite orientar o ar. Esse pormenor ajudava a criar uma imagem de robustez. No e46 é plástico e pronto.
O e46 tem 2 leds de presença no interior de côr âmbar (penso estarmos a falar do mesmo). Nunca reparei na luz do isqueiro, porque não uso. Neste preciso momento, em que escrevo, não sei se tenho luz no isqueiro... e também não me apetece ir à garagem ver. :lol1
As bolsas nas portas não são de veludo, mas são de material espumoso, pelo lado de fora e plástico rijo, pelo de dentro.
Não tenho palas com luzes de cortesia, pelo facto de não ter querido pagar.
No interior do e46, eu apenas mexia em 3 detalhes. A consola que se situa entre os bancos dianteiros, é de um plástico aborrachado que descasca; na consola central, as portinholas são de um material que também se risca com facilidade; e do lado do condutor a portinhola também é de plástico rijo, aborrachado e que parece deslocado do resto.
E mudava a porra das molduras das janelas. Irritam-me, por vezes.
Quanto ao feeling de condução, o e39 é claramente mais filtrado. É um rolador, por preferência, e um brinquedo, por defeito genético. Mas é menos ágil que o e46.
O e46 ainda é bastante crú. Menos que o e34, é certo. Mas creio que a ideia foi mesmo essa.
Mas não te esqueças que também há 320d e46 com motor common rail. Por certo, que o 525tds também não garante o nível de refinamento, que te merece o elogio, do teu 30d.
A direcção do e46 é mais directa que a do e39. E tinha mesmo que ser. Um pretende ser uma viatura executiva, com qualidades de rolador e superior estabilidade linear. O outro, pretende ser o brinquedo do homem com mulher e filhos.
Não é melhor, nem pior. É diferente.
Antes de experimentar o e39, conduzi muitas vezes um classe E. Um dia, dei comigo a pensar que se o serie 5 se conduzisse da mesma maneira, o serie 3 seria o maior carro que eu alguma vez compraria. Não é que eu não tivesse gostado do ambiente do E. Só que ainda não tenho idade para o apreciar convenientemente.
Há um pormenor, que pode não passar do efeito placebo, mas que a mim me parece real. Experimenta viajar num e46 no lugar do pendura, ou atrás, e depois relata-me que diferenças de sensações notaste em relação ao lugar de condutor. Tenho impressão que o chão, do lado do condutor, é mais baixo que do lado do pendura.
Não quero pôr à discussão qual é melhor e qual é pior. Parece-me óbvio que o e39 é um melhor automóvel. Mas também me parece evidente que o e46 se diferencia o suficiente para suscitar que alguém por ele se interesse, em detrimento do e39, pela simples diferença de filosofia.

Mas acho realmente que a qualidade dos materiais do e46 são um coelho tirado da cartola.
Aliás, a linha estílistica do interior parece-me que é muitíssimo inspirada quer no e39, quer no e38. Tem é um carácter mais minimalista. Pessoalmente, agrada-me. E a quem não gostava, ainda restava a lista de opcionais que contemplava tv 16:9.
O que não me agrada tanto no e39, bem como no e38, é aquela parafernália electrónica que, com demasiada facilidade, faz envelhecer o interior, com os mostradores com pixeis mortos.
Eu não tenho pele no meu carro por três razões: não gosto do cheiro, não gosto da pele (aquece muito no Verão e arrefece muito no Inverno) e porque me parece que a pele, ao fim de algum tempo, deteriora a imagem do interior do carro...fá-lo parecer em pior estado do que aquele em que está, na realidade.
Mas tenho bancos desportivos e não os standard.
Também tenho enconsto de braço.

Os comandos dos vidros na consola central, eu agradeço. Resulta, para mim, muito mais prático. Especialmente, porque posso engrenar uma mudança e abrir/fechar um vidro ao mesmo tempo, sem ter que largar o volante.
O espaço entre o condutor e o pendura, no e46, a mim já me parece exagerado. Especialmente, naquelas ocasiões em que é preciso saltar de um banco para o outro....

Há pormenores que dariam, por certo, um ar de requinte ao interior do e46. Apercebi-me desse facto, quando comprei um classe C. Olhei para os ventiladores e tinha uma pequena faixa metálica na peça de plástico que permite orientar o ar. Esse pormenor ajudava a criar uma imagem de robustez. No e46 é plástico e pronto.
O e46 tem 2 leds de presença no interior de côr âmbar (penso estarmos a falar do mesmo). Nunca reparei na luz do isqueiro, porque não uso. Neste preciso momento, em que escrevo, não sei se tenho luz no isqueiro... e também não me apetece ir à garagem ver. :lol1
As bolsas nas portas não são de veludo, mas são de material espumoso, pelo lado de fora e plástico rijo, pelo de dentro.
Não tenho palas com luzes de cortesia, pelo facto de não ter querido pagar.
No interior do e46, eu apenas mexia em 3 detalhes. A consola que se situa entre os bancos dianteiros, é de um plástico aborrachado que descasca; na consola central, as portinholas são de um material que também se risca com facilidade; e do lado do condutor a portinhola também é de plástico rijo, aborrachado e que parece deslocado do resto.
E mudava a porra das molduras das janelas. Irritam-me, por vezes.
Quanto ao feeling de condução, o e39 é claramente mais filtrado. É um rolador, por preferência, e um brinquedo, por defeito genético. Mas é menos ágil que o e46.
O e46 ainda é bastante crú. Menos que o e34, é certo. Mas creio que a ideia foi mesmo essa.
Mas não te esqueças que também há 320d e46 com motor common rail. Por certo, que o 525tds também não garante o nível de refinamento, que te merece o elogio, do teu 30d.
A direcção do e46 é mais directa que a do e39. E tinha mesmo que ser. Um pretende ser uma viatura executiva, com qualidades de rolador e superior estabilidade linear. O outro, pretende ser o brinquedo do homem com mulher e filhos.
Não é melhor, nem pior. É diferente.
Antes de experimentar o e39, conduzi muitas vezes um classe E. Um dia, dei comigo a pensar que se o serie 5 se conduzisse da mesma maneira, o serie 3 seria o maior carro que eu alguma vez compraria. Não é que eu não tivesse gostado do ambiente do E. Só que ainda não tenho idade para o apreciar convenientemente.
Há um pormenor, que pode não passar do efeito placebo, mas que a mim me parece real. Experimenta viajar num e46 no lugar do pendura, ou atrás, e depois relata-me que diferenças de sensações notaste em relação ao lugar de condutor. Tenho impressão que o chão, do lado do condutor, é mais baixo que do lado do pendura.
Não quero pôr à discussão qual é melhor e qual é pior. Parece-me óbvio que o e39 é um melhor automóvel. Mas também me parece evidente que o e46 se diferencia o suficiente para suscitar que alguém por ele se interesse, em detrimento do e39, pela simples diferença de filosofia.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Continuo com o Série 3 E46 na cabeça...
concordo no geral com que dissestes :fixe
eu não falava tanto em termos das linhas do interior,nisso concordo que tem uma inspiração nas gamas superiores,mas sem as mariquiçes de um E39 :lol1
eu na minha E39 não tenho qualquer pixel queimado,estão todos como novos,aliás tenho o interior como novo,e é tudo de origem,provavelmente devo ter sorte,porque sei que isso dos pixeis acontece muito,e já andei com alguns que tinham quase todos queimados.
eu tenho pele clarinha,e sou ao contrário de ti,gosto daquele cheiro e da sensação ao toque,repara que existe pele e existe imitação de pele,a propria bmw usa uma imitação a que chama de leatherette,é uma opção mais barata mas que com o tempo fica com aquele aspecto xunga,olhando a parte de trás é que se vê se é pele ou imitação,tanto na 530d como no 520i tenho pele autentica,quando bem mantida dura uma vida e sempre com um aspecto de luxo,pessoalmente não gosto de tecido.
no comment sobre os bancos desportivos do E46(são muito bons),já os standard não eram grande coisa.
por falar em encosto de braço,lembrei-me agora que atrás no assento do meio os dois E46 com que andei não tinham encosto de cabeça central,e vejo muitos assim,será um opcional nos E46?
os comandos na consola central até pode dar-te jeito,mas sabes bem que é antiquado e já nem a propria bmw usa :tellme
sim,as luzes de presença ficam junto à luz de interior perto do espelho retrovisor,tem graça que nos 320d em que andei não tinha,se calhar era um opcional :think
na cena do cinzeiro os E39 tem iluminação,carrega-se a tampa para dentro e ela abre suavemente e com iluminação a toda a volta,o isqueiro tambem é iluminado.
eu tambem não uso,porque embora seja fumador,dentro do carro népia,nem eu nem ninguem fuma,no cinzeiro tenho algumas moedas,de resto nunca foi usado nem o isqueiro que está novo.
as palas que tenho são com luz,mas não falei nisso porque nos E46 em que andei tambem tinham luz.
como assim as molduras das janelas?
concordo,o E46 é mais agil,tem menos massa para movimentar e é mais leve,o E39 é perfeito para longas viagens em auto estrada,contudo é mais limitado em cidade.
nunca aindei em nenhum 520d ou 525tds E39(já tive uma 525tds mas era E34),por isso não posso falar por esses modelos,concerteza e concordo que não são a mesma coisa que um 530d :wink1
eu não quis falar nisso,mas tu acabaste de dizer algo que eu reparei mal me sentei no E46,é que parecia que ia muito baixo,andei uns 3 dias com o carro,e quando me sentei na minha 530 parece que estava a andar de monovolume,é mesmo curioso,porque os E39 não são assim. :think :think
tens razão na consideração sobre a filosofia de um e outro modelo,sao segmentos diferentes,o E46 será um carro para um publico mais jovem,o E39 para pessoas mais maduras,e digo isto sem qualquer intenção depreciativa :fixe
eu não falava tanto em termos das linhas do interior,nisso concordo que tem uma inspiração nas gamas superiores,mas sem as mariquiçes de um E39 :lol1
eu na minha E39 não tenho qualquer pixel queimado,estão todos como novos,aliás tenho o interior como novo,e é tudo de origem,provavelmente devo ter sorte,porque sei que isso dos pixeis acontece muito,e já andei com alguns que tinham quase todos queimados.
eu tenho pele clarinha,e sou ao contrário de ti,gosto daquele cheiro e da sensação ao toque,repara que existe pele e existe imitação de pele,a propria bmw usa uma imitação a que chama de leatherette,é uma opção mais barata mas que com o tempo fica com aquele aspecto xunga,olhando a parte de trás é que se vê se é pele ou imitação,tanto na 530d como no 520i tenho pele autentica,quando bem mantida dura uma vida e sempre com um aspecto de luxo,pessoalmente não gosto de tecido.
no comment sobre os bancos desportivos do E46(são muito bons),já os standard não eram grande coisa.
por falar em encosto de braço,lembrei-me agora que atrás no assento do meio os dois E46 com que andei não tinham encosto de cabeça central,e vejo muitos assim,será um opcional nos E46?
os comandos na consola central até pode dar-te jeito,mas sabes bem que é antiquado e já nem a propria bmw usa :tellme
sim,as luzes de presença ficam junto à luz de interior perto do espelho retrovisor,tem graça que nos 320d em que andei não tinha,se calhar era um opcional :think
na cena do cinzeiro os E39 tem iluminação,carrega-se a tampa para dentro e ela abre suavemente e com iluminação a toda a volta,o isqueiro tambem é iluminado.
eu tambem não uso,porque embora seja fumador,dentro do carro népia,nem eu nem ninguem fuma,no cinzeiro tenho algumas moedas,de resto nunca foi usado nem o isqueiro que está novo.
as palas que tenho são com luz,mas não falei nisso porque nos E46 em que andei tambem tinham luz.
como assim as molduras das janelas?
concordo,o E46 é mais agil,tem menos massa para movimentar e é mais leve,o E39 é perfeito para longas viagens em auto estrada,contudo é mais limitado em cidade.
nunca aindei em nenhum 520d ou 525tds E39(já tive uma 525tds mas era E34),por isso não posso falar por esses modelos,concerteza e concordo que não são a mesma coisa que um 530d :wink1
eu não quis falar nisso,mas tu acabaste de dizer algo que eu reparei mal me sentei no E46,é que parecia que ia muito baixo,andei uns 3 dias com o carro,e quando me sentei na minha 530 parece que estava a andar de monovolume,é mesmo curioso,porque os E39 não são assim. :think :think
tens razão na consideração sobre a filosofia de um e outro modelo,sao segmentos diferentes,o E46 será um carro para um publico mais jovem,o E39 para pessoas mais maduras,e digo isto sem qualquer intenção depreciativa :fixe
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)