Ajuda com Xenon E39

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

quatro
Membro Juvenil
Registado: 15 nov 2009, 13:15
O meu Carro:: bmw 525tds E39 Touring

Ajuda com Xenon E39

Mensagem por quatro »

Boas, instalei um kit de xenon nos medios da minha carrinha (E39 525tds), trabalhou 5 estrelas cerca de 2 meses, ate que um dia o medio do lado direito apagou, troquei a lampada para o lado esquerdo para me certificar se estava boa, e realmente acendia, balastro podia estar avariado, comprei um novo e realmente o lado direito nao acende nem com balastro novo nem com lampada nova, mas por vezes acende e apaga, e enquanto permanece aceso pisca, desmontei o xenon e montei novamente o halogenio e funciona tudo bem, quando monto o xenon deparo-me com isto, alguem me pode ajudar, ja me disseram que tenho que mandar reprogramar pois esta versão tem computador de bordo e detecta que tem a lampada fundida.
AS MINHAS MAQUINAS:

BMW 525 tds E39 1997 Touring Repro 180cv
Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Re: Ajuda com Xenon E39

Mensagem por L.Sousa »

Pois deverias reprogramar o módulo de luzes....
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

primeiro que tudo:

não tens nada a reprogramar,isso é treta e quem te disse isso simplesmente não sabe o que diz,o facto de estar a dar umas vezes e outras não dar ou piscar,nada tem a ver com reprogramações ou tretas desse tipo,simplesmente não há nada a reprogramar,isto é ponto assente,e venha quem vier dizer o contrário,que está a tentar-te enganar,ou o mais provável é não perceber a ponta de um corno daquilo que te está a dizer.

repito,não há nada a reprogramar,ok?

o modulo de luzes dos E39 detecta quando alguma das luzes se fundem(e isso que te disseram acerca de detectar luzes é verdade,mas nada tem a ver com o resto),quando isso acontece emite no painel um aviso sonoro e mostra no display alfanumérico high OBC ou no esquema low OBC qual a lampada que se fundiu,tal situação surge sempre quando se liga ou desliga o carro,e até que a lampada seja substituida.

feito isto,ao instalar um kit de xenon tens duas opções,ou o balastro está equipado com eliminação de erros,ou então tens que utilizar uns cabos canbus.
isto serve para que o modulo de luzes não emita a mensagem de lampada fundida,quando na realidade ela não está.

repara que tudo isto que escrevi,nada tem a ver com a situação que reportas,apenas é uma informação que decidi deixar aqui,se nunca ouviste o gongo de luzes fundidas e se isso nunca apareceu no painel do carro,simplesmente esqueçe,seja como for o caso de teres a lampada a falhar nada tem a ver com isto,o teu problema é outro.

em relação ao teu problema,deixa-me dizer-te que isso já aconteceu comigo de inicio quando instalei o kit,e eis onde estava o problema:

Imagem

estás a ver a ficha branca?
é a ficha de ligação do carro que fornece alimentação para as luzes,e é aí que está o teu problema.

o que acontece nestas situações,é que um ou ambos os cabos dessa ficha,tem tendencia a vir para trás quando se está encaixar na outra peça,fazendo que depois internamente não haja contacto,por isso é que a luz ou não dá,ou então falha.

o que tens a fazer é desligar a ficha de onde a tens ligada,seja ao kit de xenon ou ao halogeneo.
depois da parte de trás onde entram os dois cabos castanho e amarelo e verde,vê se algum deles está mal introduzido ou puxado para fora,empurra para dentro à mão ou com a ajuda de uma chave de fendas(tem o cuidado de não cortares o plastico que protege os cabos).
por outro lado se tambem olhares de frente para a ficha,podes ver nas ranhuras as chapinhas de metal onde ficam introduzidas as ligações da ficha que vai encaixar nessa do carro,se não conseguires ver essas chapinhas,então é porque uma delas ou as duas estão recolhidas para trás e portanto só tens que empurrar os cabos para dentro tal como te expliquei.
quando ligares a ficha ao kit de xenon,verifica se os cabos não voltaram para trás,é que por vezes isso acontece quando se encaixa e depois lá fica a não haver contacto,se isso acontecer empurra com a tal chave de fendas para dentro mesmo com a ficha encaixada à outra do xenon.

portanto o teu problema está todo nessa ficha,só tens que fazer uma verificação à mesma e tratar de ver se os cabos estão bem encaixados nessa mesma ficha,é aí que está o teu problema.

eu tentei explicar da melhor forma a situação,quanto à tal conversa da reprogramação,só tens a fazer isto»»» :wc
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

quatro
Membro Juvenil

Mensagem por quatro »

Amanha de manha vou verificar isso.
AS MINHAS MAQUINAS:

Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

isso é treta, ou tens o problema que o marco diz, ou então tens algo avariado no kit de xenon ou falta de cabos anuladores de erro caso o kit seja de 35w. Eu tenho kit de 55w e funciona 5 estrelas. Sem cabos de erro sem nada. E o carro é do ano do teu e tem high obc.
:fixe

quatro
Membro Juvenil

Mensagem por quatro »

Eu tenho um kit composto por lampadas, balastros e os respectivos cabos e nesses mesmos cabos tem uma caixa preta menor que os balastros com uma indicação de 23000kv, será essas caixas pretas os anuladores de erros?
Pode ser alguma ficha com problemas como falou o Marco, tenho que averiguar deve ser o mais certo até pq ja comprei outro balastro e faz precisamente o mesmo.
AS MINHAS MAQUINAS:

Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

marco pires Escreveu:primeiro que tudo:

não tens nada a reprogramar,isso é treta e quem te disse isso simplesmente não sabe o que diz,o facto de estar a dar umas vezes e outras não dar ou piscar,nada tem a ver com reprogramações ou tretas desse tipo,simplesmente não há nada a reprogramar,isto é ponto assente,e venha quem vier dizer o contrário,que está a tentar-te enganar,ou o mais provável é não perceber a ponta de um corno daquilo que te está a dizer.

repito,não há nada a reprogramar,ok?

o modulo de luzes dos E39 detecta quando alguma das luzes se fundem(e isso que te disseram acerca de detectar luzes é verdade,mas nada tem a ver com o resto),quando isso acontece emite no painel um aviso sonoro e mostra no display alfanumérico high OBC ou no esquema low OBC qual a lampada que se fundiu,tal situação surge sempre quando se liga ou desliga o carro,e até que a lampada seja substituida.

feito isto,ao instalar um kit de xenon tens duas opções,ou o balastro está equipado com eliminação de erros,ou então tens que utilizar uns cabos canbus.
isto serve para que o modulo de luzes não emita a mensagem de lampada fundida,quando na realidade ela não está.

repara que tudo isto que escrevi,nada tem a ver com a situação que reportas,apenas é uma informação que decidi deixar aqui,se nunca ouviste o gongo de luzes fundidas e se isso nunca apareceu no painel do carro,simplesmente esqueçe,seja como for o caso de teres a lampada a falhar nada tem a ver com isto,o teu problema é outro.

em relação ao teu problema,deixa-me dizer-te que isso já aconteceu comigo de inicio quando instalei o kit,e eis onde estava o problema:

Imagem

estás a ver a ficha branca?
é a ficha de ligação do carro que fornece alimentação para as luzes,e é aí que está o teu problema.

o que acontece nestas situações,é que um ou ambos os cabos dessa ficha,tem tendencia a vir para trás quando se está encaixar na outra peça,fazendo que depois internamente não haja contacto,por isso é que a luz ou não dá,ou então falha.

o que tens a fazer é desligar a ficha de onde a tens ligada,seja ao kit de xenon ou ao halogeneo.
depois da parte de trás onde entram os dois cabos castanho e amarelo e verde,vê se algum deles está mal introduzido ou puxado para fora,empurra para dentro à mão ou com a ajuda de uma chave de fendas(tem o cuidado de não cortares o plastico que protege os cabos).
por outro lado se tambem olhares de frente para a ficha,podes ver nas ranhuras as chapinhas de metal onde ficam introduzidas as ligações da ficha que vai encaixar nessa do carro,se não conseguires ver essas chapinhas,então é porque uma delas ou as duas estão recolhidas para trás e portanto só tens que empurrar os cabos para dentro tal como te expliquei.
quando ligares a ficha ao kit de xenon,verifica se os cabos não voltaram para trás,é que por vezes isso acontece quando se encaixa e depois lá fica a não haver contacto,se isso acontecer empurra com a tal chave de fendas para dentro mesmo com a ficha encaixada à outra do xenon.

portanto o teu problema está todo nessa ficha,só tens que fazer uma verificação à mesma e tratar de ver se os cabos estão bem encaixados nessa mesma ficha,é aí que está o teu problema.

eu tentei explicar da melhor forma a situação,quanto à tal conversa da reprogramação,só tens a fazer isto»»» :wc

Não me querendo meter contigo, digo-te o de minha esposa foi programado na BMW quando coloquei xénon substituindo o halogénio (vi a programação).
O meu tem xenon de origem e no DIS lá aparece essa opção activa. Não discuto que o mesmo seja essencial pois meus conhecimentos na ária são diminutos, mas já agora podes informar porque fazem isso? Os consumos/ tensão/ resistencia, etc são iguais para o módulo de luzes num caso de xenon e sem xenon?

Como te disse não tenho conhecimentos suficientes (não percebo um corno como tu dizes),mas é como a velha história de retirar o fusivel para deixarem de piscar os minimos leds, anulando o teste de luzes, eu não o faço pois se lá estão são para proteger algo, e se existe essa opção na programação tb deverá fazer qq coisa diferente.....
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

eu quando disse que havia quem não percebia ponta de um corno,não me estava a referir a ti,não leves a mal :oops:

pelo que entendi tu mudaste de halo para xenon na marca,e isso nada tem a ver com os kits de xenon que se compram no zé da esquina.
o xenon da marca é diferente,e a programação é necessária para itens como sejam a calibração automática dos farois e para os motores dos mesmos.

colocando xenon original da marca,sim senhor,é preciso reprogramar para ficar tudo a funcionar como deve de ser,nos kits é plug and play,não é preciso fazer mais nada ;)
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

marco pires Escreveu:eu quando disse que havia quem não percebia ponta de um corno,não me estava a referir a ti,não leves a mal :oops:

pelo que entendi tu mudaste de halo para xenon na marca,e isso nada tem a ver com os kits de xenon que se compram no zé da esquina.
o xenon da marca é diferente,e a programação é necessária para itens como sejam a calibração automática dos farois e para os motores dos mesmos.

colocando xenon original da marca,sim senhor,é preciso reprogramar para ficar tudo a funcionar como deve de ser,nos kits é plug and play,não é preciso fazer mais nada ;)

Ok, Marco na boa, tb eu fiquei mais esclarecido com essa tua resposta realmente qd puseram no carro de minha esposa colocaram o auto nivelante, pois os esguichos ela já tinha. O meu já vinha com isso tudo... Um abraço.
Imagem

quatro
Membro Juvenil

Mensagem por quatro »

Ja agora tambem tenho os minimos em led e realmente eles piscam, qual a solução para tal não acontecer?
AS MINHAS MAQUINAS:

Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

marco pires
Moderador do Fórum

mas então já resolveste o problema com os médios,ou não?
[email protected]

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

quatro Escreveu:Ja agora tambem tenho os minimos em led e realmente eles piscam, qual a solução para tal não acontecer?
Segundo a opinião de alguns users é só tirares o fusivel q faz o teste do modulo de luzes. Procura no firum q encontras info acerca disso.
Imagem

quatro
Membro Juvenil

Mensagem por quatro »

marco pires Escreveu:mas então já resolveste o problema com os médios,ou não?
Ja tive a verificar a ficha que me falaste mas vejo tudo normal, o problema nao deve ser dai, inclusive ja experimentei com outra lampada e outro balastro e nada, o que me faz pensar é que ao principio funcionava bem e alias a lampada do lado esquerdo funciona 100%.

O kit é este:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

-- Quarta Nov 10, 2010 1:41 pm --

Ja agora alguem me sabe indicar qual o numero do fusivel do modulo das luzes, é que a carrinha foi importada e aquilo esta tudo em alemão.
AS MINHAS MAQUINAS:

Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

marco pires
Moderador do Fórum

com toda a franqueza,deixa-me dizer-te que esse balastro não vale nada,já não se usa o condensador em separado como tens no teu.

se já viste e tens as fichas boas,então é porque o modulo das luzes não está a aceitar esse balastro ou então é mesmo o balastro que funciona bem durante uns tempos e depois dá o berro.

francamente acho que deverias optar por algo mais sofisticado é que esse é mesmo fraquinho.

vai a esta pagina e dá uma vista de olhos,a qualidade do material que eles vendem é fantastica:

http://www.autonetronik.com/
[email protected]

quatro
Membro Juvenil

Mensagem por quatro »

marco pires Escreveu:com toda a franqueza,deixa-me dizer-te que esse balastro não vale nada,já não se usa o condensador em separado como tens no teu.

se já viste e tens as fichas boas,então é porque o modulo das luzes não está a aceitar esse balastro ou então é mesmo o balastro que funciona bem durante uns tempos e depois dá o berro.

francamente acho que deverias optar por algo mais sofisticado é que esse é mesmo fraquinho.

vai a esta pagina e dá uma vista de olhos,a qualidade do material que eles vendem é fantastica:

Ja agora o que me aconselhas a meter para resolver o meu problema.

Acrescento ainda que tivemos a medir a saida das fichas de medios originais e com o carro a relanti faz na ficha da direita (lampada que acende correctamente) 13,4v e na ficha da esquerda (lampada que acende e apaga e por vezes nao acende) 13,8v, e medi tambem os terminais que se encontram no compartimento do motor (terminais de encosto) com o carro acelerado e mede 14,0v, será que o alternador esta a bombar corrente a mais e dai as luzes nao estarem a funcionar correctamente?
Desculpem a minha ignorancia mas sou um tipo curioso, ja agora esta tarde tive a mexer nos fusiveis (a tirar e a meter) e devo ter tirado o do Airbag, resultado luz do airbag acesa no quadrante, alguem sabe uma resolução para isto???
:ajuda :ajuda :ajuda

-- Quarta Nov 10, 2010 8:58 pm --
marco pires Escreveu:com toda a franqueza,deixa-me dizer-te que esse balastro não vale nada,já não se usa o condensador em separado como tens no teu.

Diz me uma coisa Marco essa peça que chamas condensador é o cabo Canbus?
AS MINHAS MAQUINAS:

Honda CBR900rr 954 2003
Opel Corsa 1.0 eco 1997
VW Golf 1.9 TDI 1997

Responder

Voltar para “Série 5”