Ponteiro de temperatura

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

hugo reis
Membro Juvenil
Registado: 10 ago 2006, 17:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 - 2002/03

Ponteiro de temperatura

Mensagem por hugo reis »

Boas, sei que deve haver dezenas desses tópicos mas por vezes cada caso é um caso.

O meu ponteiro da temperatura demorava bastante tempo a atingir a temperatura ideal, e só atingia a mesma dentro da cidade ou se andasse sempre puxar por ele. Faço cerca de 80km por dia em auto-estrada e ele nunca chegava a temperatura ideal e também a solfagem não deitava ar quente.
Mudei o termostato passou a deitar ar quente coisa que não fazia mas o problema da ponteiro continua o mesmo. Será que é do termostato da EGR?

Obrigado

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Ponteiro de temperatura

Mensagem por JOFIMO »

hugo reis Escreveu:Boas, sei que deve haver dezenas desses tópicos mas por vezes cada caso é um caso.

O meu ponteiro da temperatura demorava bastante tempo a atingir a temperatura ideal, e só atingia a mesma dentro da cidade ou se andasse sempre puxar por ele. Faço cerca de 80km por dia em auto-estrada e ele nunca chegava a temperatura ideal e também a solfagem não deitava ar quente.
Mudei o termostato passou a deitar ar quente coisa que não fazia mas o problema da ponteiro continua o mesmo. Será que é do termostato da EGR?

Obrigado
O teu caso é igual aos mais casos, vês que já sabes de onde é o mal......
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

hugo reis
Membro Juvenil
Registado: 10 ago 2006, 17:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 - 2002/03

Mensagem por hugo reis »

JOFIMO Escreveu:
hugo reis Escreveu:Boas, sei que deve haver dezenas desses tópicos mas por vezes cada caso é um caso.

Obrigado
Cumps.
É só trocar o termostato da EGR (tirar velho e pôr novo) ou é preciso mais coisas.
Se for só trocar peço por peça ou fazia sem ter que ir á oficina.

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

hugo reis Escreveu:
JOFIMO Escreveu:

Obrigado
Cumps.
É só trocar o termostato da EGR (tirar velho e pôr novo) ou é preciso mais coisas.
Se for só trocar peço por peça ou fazia sem ter que ir á oficina.
Sim é só trocar faz a frio para não perder muito liquido e não ser preciso purgar, troca o oring também.
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

O termostato da EGR não serve apenas para controlar a temperatura dos gases de escape que entram na admissão pela válvula EGR? O que isso tem a ver com a refrigeração do motor?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

rafias Escreveu:O termostato da EGR não serve apenas para controlar a temperatura dos gases de escape que entram na admissão pela válvula EGR? O que isso tem a ver com a refrigeração do motor?

Tem tudo.
Esta é daquelas que nem alguns mecânicos se lembram.
O que arrefece os gases de escape é a água do motor.
Digamos que é um circuito "secundário" e paralelo, com menos débito que o circuito do termostato principal, mas qd o termostato avaria (e avaria muitas vezes) o circuito fica aberto e a temperatura do motor nunca chega aos 88º que é a temperatura que o termostato principal abre.
De inverno a temperatura chega a ser de 51º (testado numa noite com 2º no exterior) eu sei do que falo, pois tinha os dois avariados, de verão deve aquecer na mesma, mas demora mais tempo.
O problema é que os E60 e outros, não têm manómetro de temperatura, sabes se aquece pois o carro avisa (penso eu), mas nunca sabes qd não aquece, pois o carro não te avisa da temperatura, só nos menus escondidos.
E não dá erro no DIS.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

rafias Escreveu:O termostato da EGR não serve apenas para controlar a temperatura dos gases de escape que entram na admissão pela válvula EGR? O que isso tem a ver com a refrigeração do motor?
Se tens dúvidas disso...eu já troquei três ao meu desde que o comprei em 2004, essa é a teoria de certos mecânicos e que trabalham na marca :shaking e depois ficam assim :scary

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

jmcdpereira Escreveu:

Tem tudo.
Esta é daquelas que nem alguns mecânicos se lembram.
O que arrefece os gases de escape é a água do motor.
Digamos que é um circuito "secundário" e paralelo, com menos débito que o circuito do termostato principal, mas qd o termostato avaria (e avaria muitas vezes) o circuito fica aberto e a temperatura do motor nunca chega aos 88º que é a temperatura que o termostato principal abre.
De inverno a temperatura chega a ser de 51º (testado numa noite com 2º no exterior) eu sei do que falo, pois tinha os dois avariados, de verão deve aquecer na mesma, mas demora mais tempo.
O problema é que os E60 e outros, não têm manómetro de temperatura, sabes se aquece pois o carro avisa (penso eu), mas nunca sabes qd não aquece, pois o carro não te avisa da temperatura, só nos menus escondidos.
E não dá erro no DIS.

jmcdpereira
Por essas e por outras os novos modelos já trazem outra vez tudo como antigamente...... :lol1

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Ultimamente tenho reparado no meu que o ponteiro custa a chegar ao meio. Só depois de 10 a 15 minutos de estrada é que o ponteiro "cola" ao meio. Tendo em conta que troquei de termostato principal há poucos meses, será que tenho o termostato EGR nas couves?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

rafias Escreveu:Ultimamente tenho reparado no meu que o ponteiro custa a chegar ao meio. Só depois de 10 a 15 minutos de estrada é que o ponteiro "cola" ao meio. Tendo em conta que troquei de termostato principal há poucos meses, será que tenho o termostato EGR nas couves?

É o mais certo.
Vai aos menus escondidos e monitoriza a temperatura, tem de andar nos 88º, se andar nos 72 ou 78 tens o termostato nas couves.

Procura no google "E60 hidden menus" caso não os conheças.
E é como o JOFIMO diz, nem os mecânicos da marca sabem desta. O meu na altura disse logo que não podia ser... depois rendeu-se ;)

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Só que o meu carro é um 520d E39 de 2001 :( Não tenho menus e muito menos "escondidos" ;)
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

torneiras da chaufagem coladas.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

marco pires Escreveu:torneiras da chaufagem coladas.
marco não inventes :lol1

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

No meu caso a chaufagem funciona 5* :)
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

JOFIMO Escreveu:
marco pires Escreveu:torneiras da chaufagem coladas.
marco não inventes :lol1

:oops: :oops: :oops:
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Responder

Voltar para “Série 5”