o melhor e o pior motor bmw

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marco pires
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por marco pires »

a mim choca-me o facto de o tablier sair do sitio e ir contra os ocupantes e a estrutura dobrar-se toda.

o saab 900 testado como deves saber era um opel vectra com outra roupagem, por esta altura a GM já tinha tomado contra da saab.
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intek
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por intek »

O que para aqui vai...

Bem comparar um carro de marca generalista com uma marca premium dá sempre salsichada!! E porquê?

Primeiro porque os de marca generalista vendem os carros com mais equipamento mas por norma aplicam de maneira mais barata, daí termos um mégane com 100mil Km e fazer barulhos por tudo quanto é sitio!!
As marcas premium apostam mais na exclusividade ou seja paga-se por todos os pormenores do carro mesmo os mais ridículos (kit de iluminação interior, pack fumador...), os materiais utilizados são mais nobres e as suas cotações em relação aos generalistas são superiores

Se compramos um carro apenas como meio de transporte e não ligamos muito à qualidade dos materias, queremos uma porrada de extras incluindo vibradores nos assentos e outros gadjets que na altura de se substituirem ficam a um preço assustador....as marcas generalistas enchem as medidas, por sua vez se queremos um carro mais exclusivo, mais emocional que propriamente racional as marcas premium servem na perfeição!!

Em relação ao já muito falado E36, temos de dividir em dois:
-Berlina, coupé e Touring
- Compact e Z3

Os primeiros ainda que não tenham saído todos na mesma altura datam de 1991, esses a meu ver têm alguns cancros!
Forras das portas, tejadilho, plástico do pilar B que parece apodrecer, apoios do eixo traseiro! É claro que com o passar dos anos esses cancros foram sido reparados pela BMW e em 1998 os E36 em final de carreira tinham parte dessas chatices resolvidas!
O segundo grupo começou a sair em 1994 (compact e z3) abdicaram de algumas coisas dos e36, tais como a suspensão traseira que em vez de ser multi-link passou a ser baseada nos e30! O interior foi remodelado utilizando uma linguagem mais parecida com os outros modelos da BMW! Apesar de exteriormente o Compact e o Z3 serem diferentes, utilização a mesma suspensão, transmissão, sistema de travagem e muitos dos componentes interiores (botões, quadrante, condutas de ar....). O problema das forras foi resolvido optando por uma nova abordagem!

de um 1 a 6, o número 1 é o menor e o 6 maior.....NOVIDADE.... o mesmo acontece com o motor 316I, um motor feito para ser a entrada na gama BMW a gasolina! O primeiro foi o M40B16 com 100cv correia de distribuição nos e36 teve em produção até meados de 93, quando entrou o M43B16 de 102cv de corrente! Este último bastante mais fiável e de manutenção barata! Os únicos problemas conhecidos são a junta de culassa que no 4º cilindro apodrece (Depois de muitos KM e anos) e uma falange plástica do sistema de refrigeração que deixa de vedar!!

Neste comparativo de motores não ganha nem vence quem tem mais ou menos cavalos, mais ou menos performances, mas sim os motores que são mais ou menos fiáveis, porque a fiabilidade tem de ser uma característica transversal a todos os motores!
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Rui Galrao
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por Rui Galrao »

:offtopic na percebo estão a comparar carros ou estão a comparar motores.. :think :lol:
Rui Galrão
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intek
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por intek »

Rui Galrao Escreveu::offtopic na percebo estão a comparar carros ou estão a comparar motores.. :think :lol:
Já se compara tudo!!! é para onde a conversa levar! :fixe
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Manuel S.
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por Manuel S. »

uma coisa e certa, a bmw tem carros premium em todos os segmentos, e os motores 18tds e 25tds sao motores bons , mas no tempo deles! Porque agora ( passado 15/20 anos ) eles so dao problemas, uns por ma estima e outros nao mas a meu ver o verdadeiro problema do cancro deles foi na concepcao portanto nao se podia esperar longevidade.
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marco pires
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por marco pires »

existe algum tópico onde a conversa do principio ao fim fique apenas restricta ao tema?

isto é como tudo, fala-se uma coisa depois já se salta para outra e no fim vamos todos bater na mesma tecla, que é o pior carro feito pela bmw nos ultimos 30 anos, ou seja, o E36 :lol1

estou de acordo com quase tudo o que disse o amigo intek.

apenas um pequeno aparte:

hoje em dia as marcas generalista já diminuiram o fosso existente entre as marcas premium no que à qualidade diz respeito, existem ainda muitas diferenças, mas não tantas como antigamente.

hoje em dia um opel insignia ou um honda accord já tem um nivel de qualidade quase semelhante a um serie 3 ou mercedes C, claro que depois nas gamas mais altas tipo serie 5 ou serie 7 ainda não há forma de podermos fazer uma comparação com as marcas generalistas já que estas nem sequer concorrem nessa faixa de mercado.

contudo e passando para as gamas mais baixas, hoje em dia um mégane ou um golf estão muito proximos da qualidade de um A3 ou de um serie 1, por isso não será assim tão descabido fazermos comparações entre modelos de marcas generalistas e modelos de marcas premium nesta faixa de mercado.

o E36 é de 1990 e não de 1991, contudo acredito que no nosso mercado a grande maioria tenha sido vendida a partir de 1991.

o compact é substancialmente diferente em termos de interiores no que ao design diz respeito, contudo em termos de qualidade não posso opinar se tem mais qualidade ou não, uma coisa posso opinar e porque tive um E36, é que os interiores para alem de pouco terem a ver com o design tipico da bmw, são feios(e aqui quando digo feios é uma opinião pessoal, já que certamente haverá quem os ache bonitos), quanto à qualidade estão substancialmente abaixo do habitual na marca e constituem um retrocesso em relação ao E30 que tinha materiais bem melhores embora com um aspecto mais austero.

já agora, aqui fica uma lista mais ou menos completa dos problemas dos E36, não só do 316i mas do modelo em geral:

Engine.
A common problem with some E36's is the water pump, BMW fitted some of the pumps with a plastic impeller to pump around the coolant, which unfortunately failed prematurely resulting in no coolant flow and over heating,It doesn't get much better as many replacement pumps come with a plastic impeller, BMW do a composite type which is meant to be better or you can get a aftermarket metal impeller,the choice is yours.
The best prevention is to fit a new one and a guide can be found here,http://www.pelicanparts.com/bmw/tech...water-pump.htm.

A common source of oil leaks from a BMW engine is the cam cover gasket, any leaks down the cylinder head are the majority of the time from here,If you smell burning oil it could well be where it drips onto the hot exhaust, Also the Double Over Head Cam engine can leak oil into the spark plug wells so if you do find oil in there when going to change the spark plugs you know what to do!
A guide for the 6 cylinder engine is here,http://www.pelicanparts.com/bmw/tech...alve-Cover.htm.

Got a rattling from the chain area on your 6 cylinder? Before you query the Vanos(fitted generally from 92 onwards) it's worth looking into the timing chain tensioner, It will rattle on deceleration and could grow louder after time,becoming noticeably louder at slow speeds, Have a read here for info and a DIY guide, http://www.pelicanparts.com/bmw/tech...er-Upgrade.htm.
If you do suspect the Vanos unit then here's the DIY for it, http://www.pelicanparts.com/bmw/tech...aft-Timing.htm.
The M42 and the M44 can also have noisy chains which can be down to the tensioner or the guides being worn/broken.

Complete loss of oil pressure, Can be down to the oil pump nut working loose and then the gear falling off from the pump,While not such a common problem it is something that can crop up on the e36 6 cylinder,more on this problem is detailed here, http://www.pelicanparts.com/bmw/tech...d-Bearings.htm

The car cutting out or trying to cut out at junctions can be down to a air leak, will also cause rough running and possible engine revs hunting or poor performance, check for any split vacuum pipes,engine breather pipes or induction pipes.

A rough idle/lumpy tick over can be attributed to a dirty Idle Control Valve, this can be cleaned out with throttle body cleaner.Some M44 engines are known to have a bad idle control valve causing difficulty in starting or non start of the engine, this is due to a incorrect tolerance between the rotary valve and the housing of the idle control valve, causing a whistling sound when running, the uprated Idle control valve has the part number 13 41 1 435 846.

Another cause of rough running/non start can be from flooding of the DME compartment, this is a known fault with the early e36s (pre July 94 but I've seen later so be warned) especially after heavy rain or taking the car through a car wash, more information is in this guide here http://www.pelicanparts.com/bmw/tech...DME-Repair.htm

Early M42 engines (93 and earlier) suffered with a profile gasket that failed prematurely, this is quite a problem as the cylinder head has to be removed to replace the gasket with a upgraded one, and is quite a cost for just a relatively small bit of rubber gasket!

Some e36 m52 engines (323i,328i generally before model year 98)suffer from premature bore wear and low compression caused by high sulphur petrol eating away the special Nikasil lining of the aluminium bore, the only remedy is to replace the engine block. A compression test will identify if you have such a problem. Later engines had steel liners in the aluminium block thus solving the problem.

The standard radiator top pipe is a common point for breaking/cracking as over time the heat cycling weakens the plastic, the same problem can be said of the plastic thermostat housing which can also crack, You can get aluminium replacement thermostat housings which are cheap and reliable.

Transmission.
Difficulty in changing gear can be attributed to the dowels between the engine and gearbox, If the gearbox has previously been removed for any reason then failure to replace any missing or damaged dowels can lead to clutch shake,making it difficult to change gears and a noise from the gearbox, It can also lead to premature failure of the torque converter bearing on Autos.
Clutch pedals can squeak due to the bushing wearing out at the pivot point, Aftermarket uprated bushes are readily available.

The flex disc,also known as the guibo can perish and crack,causing a knocking sound under the hand brake area when the "cords" come out or a "thudding" sound under acceleration. A DIY can be found here,http://www.pelicanparts.com/bmw/tech.../E36-Guibo.htm.

Clutch judder isn't uncommon when the car gets hot when selecting 1st or 2nd gear,usually when being driven in stop and go traffic for long periods, This is because of the non asbestos lining of the clutch plate, BMW are supposed to have a new lining but similar problems have been reported.

Transmission mounts are common for perishing/splitting causing excessive vibration and movement,and can also result in missed shifts. Uprated mounts are available.

If you have a squeaking clutch pedal or movement in the pedal from side to side then it's time for new pedal bushes, aftermarket ones are readily available.

A slow to engage clutch when driving is most likely due to the Clutch Delay Valve(CDV), not all e36s had them, but the 328i has. A guide is here http://www.zeckhausen.com/CDV.htm

Rear differential bolts have been known to come loose causing a knocking noise from the rear when taking up drive/slowing down on the gearbox and diff bushes and subframe bushes can also cause the same symptoms when the bushes get weak.

SMG gearbox, My advise, stay away, if it goes wrong it can be expensive to fix, many places don't like to get involved in them and can't/don't want to fault find them. If you are going to get a M3 Evo then get a proper manual box.

Suspension.
Front Lower Control Arm Bushes. The rubber bushes which isolate unwanted vibration during braking perish much like the rear shock mounts. They start to develop small tears and cracks, then progress to completely breaking out of their mountings. The normal symptom is vibration in the steering wheel under light braking. If left it will result in uneven tyre wear. Larger than standard tyres/wheels amplify the symptoms.

Front lower swivels, these are rubber mounted and common after time for the rubber bonding to come detached from the metal collar that surrounds it,they then drop onto the metal "bridge" that sits under the swivel, it then causes a knocking noise and excessive play from the front wheels. A special tool is required to replace them unless you like making work for yourself.

Knocking from the front suspension when going over bumps, or when throwing the car from side to side can be worn out front anti roll bar links, a cheap and easy fix.

Rear Shock Mounts. The upper shock absorber mounts are a normal wear item. As they age and get more mileage on them they perish and split, their condition goes from being slightly cracked(nothing to worry about yet) to completely broken out (causing rattling or banging going over bumps). Also the metal around where the rear shock top bolts to can split and eventually break through, leaving the shock to flail around, Strengthener plates are available.

Rear Trailing Arm Bushes. If the rear of the car feels unstable over bumps or when cornering hard and is accompanied by a knocking sound then checking the rear trailing arm bushes out is a good idea, over time they get weak/perish and split away from the mounting(s), resulting in excessive movement of the rear trailing arm(s).

Rear suspension springs are common for breaking, if your car looks excessively low on the rear from one side or both sides then you could well have a broken spring(s). Not a big job to do, a relatively easy DIY for the home mechanic.

Steering.
Power steering reservoir, it's common for the reservoir to weep from the pipes underneath it, replace the clips that hold the pipes on with jubilee clips.

If there is fluid leaking from a steering rack gaiter or both then you need a new steering rack, the rack seals have gone and can't be replaced. Slight weeping from the power steering pressure pipes where they are crimped to the hoses is common though, new pipes would be required to remedy the problem.

Worn track rod ends and/or tie rods can cause shimmying from the steering wheel and a inability to hold a straight line without continual correction of the wheel, in extreme circumstances you may get a clunk from the steering aswell.

Windows.
It's common for the sliders to break that holds the window to the regulator, leaving you with either a tilted window or no window because it drops inside the door, fortunately the sliders are cheap and relatively easy to change.

If the electric windows and sunroof intermittently work and then not work on your pre 1994 e36 then it's most likely down to the "Comfort relay", this can be replaced for cheap from the main dealer or can be DIY fixed with the guide here. http://www.bimmerforums.co.uk/forum/...r-guide-t3665/
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intek
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por intek »

Bem marco com isto deitas a baixo qualquer um que queira bem dizer dos e36!!! :lol1 :fixe

De facto o fosso entre os generalistas e os premium baixou, mas a exclusividade na adopção de extras no acto da compra torna os carros premium mais caros!!! Dificilmente conseguimos ter dois BMW do mesmo modelo, do mesmo ano com os mesmos extras, tal é o número de extras que existe!
Já no caso de um renault mégane difícil é não ter os mesmos extras!!! Pessoalmente gosto de pensar que o meu compact tem extras de origem que outros não tem, torna-o quase único!!!

Mas concordo contigo quando falas e insistes nos interiores dos e36, de facto fugiram um pouco à tradição da marca, tanto é, que quando desenharam o compact e o Z3 voltaram ao design da era E30, E34....
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marco pires
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por marco pires »

intek Escreveu:Bem marco com isto deitas a baixo qualquer um que queira bem dizer dos e36!!! :lol1 :fixe

De facto o fosso entre os generalistas e os premium baixou, mas a exclusividade na adopção de extras no acto da compra torna os carros premium mais caros!!! Dificilmente conseguimos ter dois BMW do mesmo modelo, do mesmo ano com os mesmos extras, tal é o número de extras que existe!
Já no caso de um renault mégane difícil é não ter os mesmos extras!!! Pessoalmente gosto de pensar que o meu compact tem extras de origem que outros não tem, torna-o quase único!!!

Mas concordo contigo quando falas e insistes nos interiores dos e36, de facto fugiram um pouco à tradição da marca, tanto é, que quando desenharam o compact e o Z3 voltaram ao design da era E30, E34....

já agora, e se tiveres conhecimento, comparativamente entre o E36 "normal" e o compact, a qualidade dos materiais é igual ou é a mesma?

é que eu não conheço o tipo de materiais usado nos compact, não sei por isso se é igual embora saiba que o design é diferente para melhor. :fixe
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BlackOpenAir
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por BlackOpenAir »

marco pires Escreveu:...comparativamente entre o E36 "normal" e o compact, a qualidade dos materiais é igual ou é a mesma?
Já pareces o outro que perguntava "estou certo ou tenho razão?" :lol1 :lol1 :lol1
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marco pires
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por marco pires »

BlackOpenAir Escreveu:
marco pires Escreveu:...comparativamente entre o E36 "normal" e o compact, a qualidade dos materiais é igual ou é a mesma?
Já pareces o outro que perguntava "estou certo ou tenho razão?" :lol1 :lol1 :lol1
não sejas mauzinho :lol1

é mesmo uma pergunta sem retórica, é que de facto os compact sairam mais tarde e como o interior é diferente tambem poderia ter havido um upgrade da qualidade.
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por intek »

Pessoalmente acho melhor

1º Os materiais e a texturas do tablier são em muito parecidos para não dizer igual aos modelos E30 e E34
2º O problema das fardas da portas que descolavam ficou resolvido, o tecido passou a ser imbutido de maneira mais sólida na própria farda
3º Os plásticos do pilar B, com o passar dos anos começavam a melar, esse problema ficou resolvido com o uso de um novo tipo de plástico
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por marco pires »

intek Escreveu:Pessoalmente acho melhor

1º Os materiais e a texturas do tablier são em muito parecidos para não dizer igual aos modelos E30 e E34
2º O problema das fardas da portas que descolavam ficou resolvido, o tecido passou a ser imbutido de maneira mais sólida na própria farda
3º Os plásticos do pilar B, com o passar dos anos começavam a melar, esse problema ficou resolvido com o uso de um novo tipo de plástico
foi o que eu calculei.

no E36 o tecto descolava bem como a cobertura das portas.

se isso ficou resolvido no compact, ainda bem :fixe :fixe
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por intek »

marco pires Escreveu:
intek Escreveu:Pessoalmente acho melhor

1º Os materiais e a texturas do tablier são em muito parecidos para não dizer igual aos modelos E30 e E34
2º O problema das fardas da portas que descolavam ficou resolvido, o tecido passou a ser imbutido de maneira mais sólida na própria farda
3º Os plásticos do pilar B, com o passar dos anos começavam a melar, esse problema ficou resolvido com o uso de um novo tipo de plástico
foi o que eu calculei.

no E36 o tecto descolava bem como a cobertura das portas.

se isso ficou resolvido no compact, ainda bem :fixe :fixe
Isso amigo marco ainda é cancro nos compact, quem furnicar dentro dos e36 em pouco tempo tem uma tenda armada no tecto!! :fixe
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germanii
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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por germanii »

Tive 2 E36= quase 8anos*(*um foi para um familiar entretanto o outro vendi a um amigo e ainda cà anda) ,coitados a coça que levavam quando iam a Portugal ,sobretudo nas Montanhas e nas antigas estradas entre Chaves e Guimaraes e nunca tive Problemas ,so o Cabrio tinha um defeito era um bebado :duh
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

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Re: o melhor e o pior motor bmw

Mensagem por intek »

germanii Escreveu:Tive 2 E36= quase 8anos*(*um foi para um familiar entretanto o outro vendi a um amigo e ainda cà anda) ,coitados a coça que levavam quando iam a Portugal ,sobretudo nas Montanhas e nas antigas estradas entre Chaves e Guimaraes e nunca tive Problemas ,so o Cabrio tinha um defeito era um bebado :duh
Que medo, muito medo essas estradas de chaves, fazem uma lavagem ao estomago!! :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
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