dp123d - Coils ou molas?

Secção destinada a todos os Modelos Serie 1 E81/E82/E87/E88/...

Moderador: Staff

dp123d
Membro Junior
Mensagens: 372
Registado: 18 jul 2011, 16:31
O meu Carro:: BMW 123d E81 - 2008

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por dp123d »

na minha opiniao os 2.0 de 150cv devem dobrar a potencia com relativa facilidade ou estou muito enganado? turbo injectores cabeça trabalhada, cames e o resto da receita nao chegará?
já os 123d devido ao limite do gasoleo nao passam de certeza dos 300cv... seria preciso bomba injectora de alta pressao diferente... acho muito dificil andar com 123d com 300cv ainda para mais com a caixa curta como tem uma missao dificil!
Eu falo por mim, com 260 cv pareço que ando de mota a mete-las!

quanto ao gasoleo o limite nao esta nos injectores, felizmente debitam á grande! mais do que a bomba injectora consegue dar ao rail de pressao dai fazer desvio de pressao no rail e desligar-se o carrito...

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por cap »

Apenas dei o exemplo do 150 para mostrar que apesar do teu carro ter 200cv de origem, não deixa de ser um 2 litros e embora haja por aí alguns diesel com 140cv/litro ou até mais, muitos deles acabam por arrear sem ninguém saber. Sei de pelo menos um (20d 150) que não precisou de mais que 245cv para abrir um buraco num piston mas também se pode discutir o porquê de tal ter acontecido, a vários níveis.

O que queria frisar mesmo é que 130cv/litro já é um valor muito bom para a mecânica em questão e na minha modesta opinião, estará no ou perto do limite razoável. Tal como referiste, a caixa curta ajuda muito em aceleração e depois se corta às 5100rpm faz cerca de 255 reais, o que me parece bem mais do que suficiente. :)
Imagem

dp123d
Membro Junior
Mensagens: 372
Registado: 18 jul 2011, 16:31
O meu Carro:: BMW 123d E81 - 2008

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por dp123d »

concordo em pleno! tinha uma ideia diferente do motor 150cv...

em relaçao a partir etc etc sabes muito bem que quem anda a chuva molha-se ptt se andares com 300cv e conduzires como o meu avo isso dura uma vida, agr se tens pe pesado, com 250cv manda isso po estaleiro em menos de nada. isto é para aproveitar nao é de todo para andar sempre de estalo. ai nao ha material que resista e mt menos com uma preparação basica destas...

Em relação á velocidade de ponta esta convencido que seria mais qq coisa dado que o meu carro com jante 17" e de acordo com o TomTom a 240certinhos (ponteiro) vai a 233 reais (TomTom)... como fizeste essa conta? relação de caixa?

Avatar do Utilizador
ReGo_S
Membro Juvenil
Mensagens: 215
Registado: 18 ago 2007, 17:14
O meu Carro:: e82 123d
Localização: V.N.Famalicão

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por ReGo_S »

Muito bom

Parabéns

dp123d
Membro Junior
Mensagens: 372
Registado: 18 jul 2011, 16:31
O meu Carro:: BMW 123d E81 - 2008

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por dp123d »

sim! pequeninos ajustes a serem feitos aqui e ali mas penso que para já o resultado final será muito parecido a este. no futuro (proximo) IC maior, linha de escape trabalhada, talvez radiadores de gasoleo e oleo para andar mais fresquinho e fica feito. O teu tb me deixa impressionado. gramo á brava! e montes de extras! perfect!

Avatar do Utilizador
ReGo_S
Membro Juvenil
Mensagens: 215
Registado: 18 ago 2007, 17:14
O meu Carro:: e82 123d
Localização: V.N.Famalicão

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por ReGo_S »

Eu não posso puxar tanto pelo bicho em termos de potência.

O meu anda sempre a velocidades proibitivas e não posso exceder muito na potência. Está com 255cv e 490nm.

Ando com ideias de colocar um ic maior mas com as ligações todas oem.

Próximo passo será retirar a FAP ou fazer tratamento á mesma.

Continuação de bom projecto

Avatar do Utilizador
TVRBO
Membro Junior
Mensagens: 580
Registado: 26 set 2011, 10:52
O meu Carro:: e92
Localização: Perto do Porto, logo a seguir a Albufeira

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por TVRBO »

dp123d Escreveu:é só mais um bocadinho.. para já tá com mais uns 30%.. o objectivo é chegar aos 40% de incremento de potencial original sem recorrer a grandes aventuras... apenas escape, IC e electronica.
Posso nao ter mencionado mas nao faz praticamente fumo nenhum...anda limpo.
Escape / IC / Electrónica + 40%? isso não será abusar da sorte? sempre tive noção que os carros vinham sobre-aproveitados, mas 40%?

Já mediste o carro noutro banco? ou só na C2? é que pelo que tenho ouvido dizer, os carros lá dão sempre mais cv..
Vendo o meu Spoiler: viewtopic.php?f=98&t=56167&e=0
Vendo o meu difusor traseiro 335d: PM!
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mlg
Membro Gold
Mensagens: 1898
Registado: 03 abr 2008, 09:38
O meu Carro:: 320td
Localização: Lx

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por mlg »

Eu tenho pelo menos uns 4x% e até agora nao se queixou lol

quanto a bomba de alta pressão o 123d pensava que usava a mesma do *35d mas pelo que tive agora a ver apenas os 120d com N47 e os E46 entre outros
Imagem
Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L

Avatar do Utilizador
TVRBO
Membro Junior
Mensagens: 580
Registado: 26 set 2011, 10:52
O meu Carro:: e92
Localização: Perto do Porto, logo a seguir a Albufeira

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por TVRBO »

mlg Escreveu:Eu tenho pelo menos uns 4x% e até agora nao se queixou lol

quanto a bomba de alta pressão o 123d pensava que usava a mesma do *35d mas pelo que tive agora a ver apenas os 120d com N47 e os E46 entre outros
Só com ic / electrónica e linha?
Vendo o meu Spoiler: viewtopic.php?f=98&t=56167&e=0
Vendo o meu difusor traseiro 335d: PM!
Imagem
Imagem

dp123d
Membro Junior
Mensagens: 372
Registado: 18 jul 2011, 16:31
O meu Carro:: BMW 123d E81 - 2008

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por dp123d »

a bomba de alta pressão penso que não é a mesma.
Em relação ao aumento de potencia, 40% num carro com bloco que tem 150cv sáo cerca de 60 ou 65cv, agr 40% num carro que tem 200cv são 80cv..no mesmo bloco. certamente já é esticar a corda.
Eu nao sei se chego lá, vou colocar o IC para garantir que ando mais fresco e talvez uns radiadores. Mas o objectivo destas modificaçoes nao é tanto o aumento de potencia mas mais o aumento de fiabilidade porque digam o que disserem eu agr como estou no verão ja devo ter intakes jeitosas...

Talvez aumente um pouco mais o binário ver se tirava uns 530Nm durante o meso tempo que tiro agr 500...pode ser que dê 275 ou 280cv!! ehehehehe

Em relação ao banco, essa conversa já é velha.. um diz que o banco X da cv, o outro diz que o banco Y tb da cv ou tira etc... já é velhinha essa historia. Não há nada que vá mudar. Eu medi o carro no inicio no banco da C2 e como tal tenho ali o meu ponto de referencia... cv no banco nao interssam, na estrada é que a coisa tem de estar decente. Pode ser que um dia a calhar faça outra medição, alguem tem sugestões de bancos que sejam super hiper mega fiaveis? penso que neste assunto será imposivel chegar a um consenço...

abraços.

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por ode_joy »

Gostei do gráfico.
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
DP86
Membro Gold
Mensagens: 1328
Registado: 11 jul 2007, 08:17
O meu Carro:: E87 LCI - MB Power
Localização: por aí...

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por DP86 »

há que fazer electrónica para X cavalos e o resultado ser dentro do esperado, e não electrónica para 200 cv e no banco medir 220.

bancos e bancos, xispadores e chipadores.
Proud member of: THE SCUM
CTCC member
Imagem
BMW 120D ///M -- MB Powered

dp123d
Membro Junior
Mensagens: 372
Registado: 18 jul 2011, 16:31
O meu Carro:: BMW 123d E81 - 2008

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por dp123d »

pois claro. eu liguei ao miguel quando soube o resultado e ele disse-me logo que era mais do que normal... até lhe pediu para enviar o grafico por mail porque achava que poderia estar curto e tb para ver a linha de binario...
Na minha maneira de ver eu até posso ir a outro banco mas o banco da C2 dá resultados fiaveis...foi a primeira vez aqui que li que a C2 tinha banco viciado ou mal calibrado...

bizy
Membro Senior
Mensagens: 655
Registado: 26 jan 2009, 00:11
O meu Carro:: Seat Ibiza FR 1.9TDI & M3E46
Localização: Portugal

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por bizy »

dp123d Escreveu:ora entao cá vai: quase quase 265cv e 502Nm :tellme a medição está sobreposta com a ultima para poderem ver a evolução. ainda nao foi ajustado depois de ter tirado a FAP. Em principio ainda melhora qualquer coisinha, se bem que eu já estou satisfeito... que vos parece?

Imagem
Bons Valores!!!
Olha o diferencial :lol1
Parabéns pelo canhão!
Imagem

Forced Induction Soon

dp123d
Membro Junior
Mensagens: 372
Registado: 18 jul 2011, 16:31
O meu Carro:: BMW 123d E81 - 2008

Re: 123d David Padrão - já tem 500Nm...

Mensagem por dp123d »

thank you very much Edgar! quanto ao diferencial, tem revisao feita, se partir a garantia chega-se a frente e eu vejo se consigo meter outra coisa... autoblocante e um pouco mais longo...pelo menos tento!

o teu ainda anda de luz acesa ou já tá fixe? abr

Responder

Voltar para “E8x”