Instalação Bluetooth E87
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 07 fev 2010, 12:18
- O meu Carro:: BMW 118d E87 - 2009/07
Instalação Bluetooth E87
Boa noite,
O meu serie 1 de 2009/07 traz de origem rádio profissional e ligação usb e como tal traz o modulo Mulf na mala, e como este módulo tem o simbolo do bluetooth tentei obter informaçõs junto da Bmw se seria possivel instalar o bluetooth, disseram-me que sim mas apresentavam orçamentos sempre perto dos 1000€.
Para mim esse valor é insuportavel mas não convencido com a resposta da Bmw pesquisei em fóruns estrangeiros e encontrei muita informação sobre este tema e cheguei a conclusão que com +/-50€ em peças coloco o bluetooth no meu carro, faltando depois a programação.
Por isso para quem tem rádio profissional e ligação usb, traz o modulo Mulf e só necessita das seguintes peças:
Microfone - 84316938762 - http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... fg=30&hl=1
Antena Bluetooth - 84506928461 - http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... =20&hl=234
Cabo ligação Antena Bluetooth ao Mulf
Cabo ligação Microfone ao Mulf
A minha duvida são os cabos de ligação, a Bmw supostamente não vende estes cabos em separado do kit retrofit, e pelo que li nos foruns estrangeiros o cabo para o microfone pode ser qualquer um logo que tenha 2 fios condutores e malha, e o cabo para a a antena pode ser o cabo coaxial, o principal problema são os ligadores tanto para o cabo microfone como para o cabo da antena que tem de utilizar ligadores do tipo fakra.
Alguém que já tenha instalado isto num serie e81/e87 ou num e90/e91/e92 que me possa ajudar?
Links dos sites de onde retirei esta informação.
http://www.bmwfaq.com/f31/manual-instal ... lf-351155/
http://www.e90post.com/forums/showthread.php?p=10810947
Cumprimentos,
O meu serie 1 de 2009/07 traz de origem rádio profissional e ligação usb e como tal traz o modulo Mulf na mala, e como este módulo tem o simbolo do bluetooth tentei obter informaçõs junto da Bmw se seria possivel instalar o bluetooth, disseram-me que sim mas apresentavam orçamentos sempre perto dos 1000€.
Para mim esse valor é insuportavel mas não convencido com a resposta da Bmw pesquisei em fóruns estrangeiros e encontrei muita informação sobre este tema e cheguei a conclusão que com +/-50€ em peças coloco o bluetooth no meu carro, faltando depois a programação.
Por isso para quem tem rádio profissional e ligação usb, traz o modulo Mulf e só necessita das seguintes peças:
Microfone - 84316938762 - http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... fg=30&hl=1
Antena Bluetooth - 84506928461 - http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... =20&hl=234
Cabo ligação Antena Bluetooth ao Mulf
Cabo ligação Microfone ao Mulf
A minha duvida são os cabos de ligação, a Bmw supostamente não vende estes cabos em separado do kit retrofit, e pelo que li nos foruns estrangeiros o cabo para o microfone pode ser qualquer um logo que tenha 2 fios condutores e malha, e o cabo para a a antena pode ser o cabo coaxial, o principal problema são os ligadores tanto para o cabo microfone como para o cabo da antena que tem de utilizar ligadores do tipo fakra.
Alguém que já tenha instalado isto num serie e81/e87 ou num e90/e91/e92 que me possa ajudar?
Links dos sites de onde retirei esta informação.
http://www.bmwfaq.com/f31/manual-instal ... lf-351155/
http://www.e90post.com/forums/showthread.php?p=10810947
Cumprimentos,
Re: Instalação Bluetooth E87
Viva,
Existe um kit retrofit da própria BMW para isso. Custa +- 120€ + mão de obra e codificação, o que dá um preço final a rondar 300€.
Pelo que li (e penso que tenham sido mesmo esses ou alguns desses tópicos que postaste), consegues arranjar apenas o material necessário por muito menos dinheiro (talvez esses 50€ de que falas) e se fizeres tu a montagem, fica só a faltar a codificação. Existem algumas casas "cá fora" que o fazem..é uma questão de pedir orçamento
Existe um kit retrofit da própria BMW para isso. Custa +- 120€ + mão de obra e codificação, o que dá um preço final a rondar 300€.
Pelo que li (e penso que tenham sido mesmo esses ou alguns desses tópicos que postaste), consegues arranjar apenas o material necessário por muito menos dinheiro (talvez esses 50€ de que falas) e se fizeres tu a montagem, fica só a faltar a codificação. Existem algumas casas "cá fora" que o fazem..é uma questão de pedir orçamento

- G3N3515
- Membro Juvenil
- Registado: 09 nov 2011, 23:12
- O meu Carro:: BMW s1 E87
Também estou interessado em fazer isso no meu, mas não sei se tenho o módulo Mulf.
Onde o posso encontrar?
Onde o posso encontrar?
- G3N3515
- Membro Juvenil
Também estou interessado em fazer isso no meu, mas não sei se tenho o módulo Mulf.
Onde o posso encontrar?
Onde o posso encontrar?
- Tronic2010
- Membro Gold
- Registado: 22 jun 2010, 22:29
- O meu Carro:: BMW F54 Clubman
- Contacto:
Acho que o Pimpão estava a vender um modulo de BT que acho que é compativel com o S1 :think

--------------------------------------------------------------------------------------------
PROJECTO: SILVER FROG E87 LCI
-----------------------------------------------------------------------------------
- G3N3515
- Membro Juvenil
Era, mas 350€ é muito dinheiro só para um módulo.
Somar-lhe a instalação, mão de obra, codificação e acessórios que possa precisar... não fica muito longe do preço da baviera!
Não queria gastar mais que 200€... acho que vou ter que ir para um Parrot!!!
Somar-lhe a instalação, mão de obra, codificação e acessórios que possa precisar... não fica muito longe do preço da baviera!
- G3N3515
- Membro Juvenil
Era, mas 350€ é muito dinheiro só para um módulo.

- Tronic2010
- Membro Gold
- Registado: 22 jun 2010, 22:29
- O meu Carro:: BMW F54 Clubman
- Contacto:
...pois não estou dentro dos preços...sendo o parrot um sistema BT generico, não se assemelha em nada a um modulo que é "buld-in" bmw
e isso paga-se...

--------------------------------------------------------------------------------------------
PROJECTO: SILVER FROG E87 LCI
-----------------------------------------------------------------------------------
-
- Membro Iniciado
O módulo Mulf fica na mala junto à bateria... dependendo dos extras pode trazer apenas a cablagem para o modulo Mulf e se for o caso compensa adquirir o modulo (no ebay fica mais em conta)..
Para quem não tem o módulo Mulf nem a cablagem penso que não compensa o investimento..
Este retrofit caseiro é bom para quem tem rádio profissional e usb, ou seja tem o módulo Mulf na mala...
A minha principal duvida é em relação aos cabos, mais concretamente aos conectores... espero que alguem aqui no fórum me possa ajudar...!!
Para quem não tem o módulo Mulf nem a cablagem penso que não compensa o investimento..
Este retrofit caseiro é bom para quem tem rádio profissional e usb, ou seja tem o módulo Mulf na mala...
A minha principal duvida é em relação aos cabos, mais concretamente aos conectores... espero que alguem aqui no fórum me possa ajudar...!!
-
- Membro Juvenil
- Registado: 22 mar 2010, 13:51
- O meu Carro:: 123d + Honda S2k
Por 200 euros metes um módulo da parrot e os cabos para colocares os comandos do volante a funcionar.
Já existem outros posts por aí a falar nisso. Se não me engano na altura meti um parrot CK3100 e os conectores para o volante são da CONNECT2 ou algo assim parecido.
Já existem outros posts por aí a falar nisso. Se não me engano na altura meti um parrot CK3100 e os conectores para o volante são da CONNECT2 ou algo assim parecido.

- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Se tens o MULF na mala em principio tens Bluetooth, não precisas de mais nada! Já confirmaste se não tens lá as ligações que o site espanhol diz que tens em falta? Confirma isso antes de começares a comprar coisas desnecessárias... não tendo 100% certeza do que digo, mas penso que tens que codificar sempre o carro para isso ficar a funcionar como deve ser.
Quanto ao que tenho à venda se leres bem o que escrevi já inclui codificação e instalação...
Quanto ao que tenho à venda se leres bem o que escrevi já inclui codificação e instalação...
-
- Membro Iniciado
Pois mas no meu caso a instalação Bluetooth não está lá.. Já confirmei.. O microfone não está no sitio onde deveria estar nem a antena bluetooth incluindo as respectivas cablagens...JPimpao01 Escreveu:Se tens o MULF na mala em principio tens Bluetooth, não precisas de mais nada! Já confirmaste se não tens lá as ligações que o site espanhol diz que tens em falta? Confirma isso antes de começares a comprar coisas desnecessárias... não tendo 100% certeza do que digo, mas penso que tens que codificar sempre o carro para isso ficar a funcionar como deve ser.
Apenas preciso de instalar a antena Bluetooth e Microfone e estas duas peças na Bmw custam cerca de 35€ depois falta a cablagem mas isso também é barato.. É uma solução barata e fico com o Bluetooth OEM e posso fazer a instalação em casa, a minha duvida é apenas os conectores, onde arranja-los.
Quanto a programação como sou da zona do grande Porto, penso que a DreamProject faça a programação.
Boas!
A MULF é uma caixa que tem montada ao lado da bateria?
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Membro Iniciado
Sim exactamente... Normalmente traz o simbolo do bluetooth em cima...ivopinto Escreveu:Boas!
Cumprimentos