Compra de BMW M3 E36

Secção para modelos ///Motorsport

Moderador: Staff

Responder
man
Membro Iniciado
Registado: 26 dez 2011, 22:30
O meu Carro:: BMW M3 E36

Compra de BMW M3 E36

Mensagem por man »

Viva a todos

Depois de alguma procura comprei recentemente um BMW M3 E36 de 1993 que embora nacional não trás manual de instruções em Português.
A minha ideia é manter o carro por bons anos para ficar como clássico . Será que o carro ainda vai desvalorizar mais ou terá tendência para subir de cotação como os M3 E30.

Preciso de ajuda alguém me pode dizer onde encontro manual de instruções em português de preferência.

Um manual de reparações também seria interessante para perceber melhor a mecânica.

O mecânico que viu o carro antes de comprar disse que o motor caixa e diferencial pareciam em bom estado.

Que tipo de cuidados se deve ter nestes carros.

Obrigado
Cumps

man
Membro Iniciado

Re: Compra de BMW M3 E36

Mensagem por man »

Alguém me pode ajudar.

Que tipo de gasolina é aconselhado meter no M3 E 36 super 95 ou 98 octanas?
Até agora coloquei gasolina 98 mas se colocar 95 não tem problema ou pode prejudicar o motor a longo prazo.

Cumps

PSILVA
Membro Juvenil
Registado: 11 out 2008, 18:47
O meu Carro:: M3 E36 3.0

Mensagem por PSILVA »

Boas, há 3 anos atrás comprei o manual na bmw mas só em espanhol.

man
Membro Iniciado

Mensagem por man »

PSILVA Escreveu:Boas, há 3 anos atrás comprei o manual na bmw mas só em espanhol.

Obrigado pela resposta.

Eu tenho o manual mas em Francês.
Será que alguém me podia emprestar o manual em Português por 1 hora para fotocopiar.
Outra dúvida é em relação ao óleo já estive a ler no forum sobre este assunto e é confuso. O meu mecânico refere que Castrol Edge Sport 0W40 é adequado.Será?
No meu caso o mecânico diz motor está bom mas caso opte por segurança por mudar bronzes.
Qual será o custo da tão falada revisão para mudar os bronzes?
É possível verificar se estão bons?

Sobre a gasolina, prolonga a vida do motor meter sempre super 98?

Cumps
Cruz

frazaorB
Membro Juvenil
Registado: 23 dez 2007, 19:01
O meu Carro:: E36 325i

Mensagem por frazaorB »

man Escreveu:
PSILVA Escreveu: Sobre a gasolina, prolonga a vida do motor meter sempre super 98?

Cumps
Cruz

Boas !

Parabéns pela compra ! É um carro magnifico com um motor muito especial.
Acho que eventualmente vai começar a valorizar.
Eu tive o meu 2 anos e perdi 1000 euros. Mas estamos em epoca de crise.
Quando começar a chegar e passar os 25 anos, os bons e originais vão começar a subir.
Os e30 m3 acho que foram feitos em menores numeros do que o e36 por isso vão ser sempre um pouco mais valiosos.

Em relação ao 98, eu usei sempre. Acho que faz sentido. Alguém com mais conhecimento vai-te explicar que ajuda a proteger o motor.

E mudar os bronzes é sempre bem de se fazer nos s50.

Boas curvas!

tiago blanquet
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30

Mensagem por tiago blanquet »

Se compraste com o intuito de ter valor acrescentado aí, penso que fizeste uma má escolha. O E30 será classico, o E36 duvido que alguma vez atinga esse estatuto.

Cuidados a ter é o chassis os apoios do berço do diferencial tem tendencia a azedar se fores andar no drift ou arranques, que são duas coisas dificeis de não se fazer com esse carro.

Bronzes e capas ainda não troquei no meu mas toda a gente aconselha, e já agora com o carter fora da um pingo de solda no parafuso da bomba de oleo ou faz um furo e mete um freio pra isso não se desapertar que é uma daquelas que tambem acontecem.

Oleo pra isso há muito pagina sobre o assunto mas a maioria é unanime. Castrol Edge TWS 10W60. É especifico para motor BMW M e de performance elevada. É aconselhado um oleo W60 pra este motor.

Com esse carro é so gastar dinheiro. Agora tens duas opções. Ou gastas dinheiro e curtes a maquina ou então gastas dinheiro e ficas a olhar pra ela. Eu prefiro a 1a opção hehe.

hellraiser 2
Membro Senior
Registado: 06 dez 2005, 20:25
O meu Carro:: 335i E92 / Mini R56 JCW

Mensagem por hellraiser 2 »

e so gastar dinheiro?
como assim?
Pergunto isto porque ando atras de um bom m3 e36....

Ja tive uma oferta de um sierra cosworth e mais dinheiro pelo meu E30... mas queria mesmo era um E36 M3!
Mas queria um 3.0...

Manual de instrucoes...

.... nao arranjei o manual de instrucoes mas tens aqui o Manual Bentley... ate trocas os bronzes seguindo as paginas!

http://digital.ktu.lt/autoclub/files/BM ... 20eys).rar
BMW 335i / Mini R56 JCW

man
Membro Iniciado

Mensagem por man »

tiago blanquet Escreveu:Se compraste com o intuito de ter valor acrescentado aí, penso que fizeste uma má escolha. O E30 será classico, o E36 duvido que alguma vez atinga esse estatuto.

Cuidados a ter é o chassis os apoios do berço do diferencial tem tendencia a azedar se fores andar no drift ou arranques, que são duas coisas dificeis de não se fazer com esse carro.

Bronzes e capas ainda não troquei no meu mas toda a gente aconselha, e já agora com o carter fora da um pingo de solda no parafuso da bomba de oleo ou faz um furo e mete um freio pra isso não se desapertar que é uma daquelas que tambem acontecem.

Oleo pra isso há muito pagina sobre o assunto mas a maioria é unanime. Castrol Edge TWS 10W60. É especifico para motor BMW M e de performance elevada. É aconselhado um oleo W60 pra este motor.

Com esse carro é so gastar dinheiro. Agora tens duas opções. Ou gastas dinheiro e curtes a maquina ou então gastas dinheiro e ficas a olhar pra ela. Eu prefiro a 1a opção hehe.
A ideia é usar o carro como carro de fim de semana.
É já em pré classico e uma referência em carros desportivos do inicio dos anos 90. Já se consegue seguro de pré classico.
A ideia é ter o carro uns bons anos sem a típica desvalorização brutal dos carros desportivos equivalentes novos. Se daqui a 5 anos o quiser vender espero não perder muito dinheiro.

Pelo que o meu mecânico me disse o carro está bom em termos mecânica, caixa.
Como não sou de andar aí sempre em rotações elevadas o meu mecânico disse que não se justifica o Castrol Edge TWS 10W60. Segundo ele existe outro oleo especifico O castrol edge 5 W 30 ( se não engano) é aconselhado.
Alguém sabe quanto custa mudar os Bronzes e capas?
Por curiosidade alguém tem comparativos do BMW M3 e36 com outros desportivos com potência semelhante da época com Nissan 300 ZX, Porsche 968 ou o Porsche 911 964 e 993.
Antes de comprar ponderei o Nissan 300 zx e porsche 968.
Heelraiser agradeço o link com o manual mas reparei que não funciona.

Cumprimentos

m compact
Membro Gold
Registado: 05 out 2004, 23:56
O meu Carro:: BMW M3 E36 sedan

Mensagem por m compact »

man Escreveu:
tiago blanquet Escreveu:Se compraste com o intuito de ter valor acrescentado aí, penso que fizeste uma má escolha. O E30 será classico, o E36 duvido que alguma vez atinga esse estatuto.

A ideia é usar o carro como carro de fim de semana.
É já em pré classico e uma referência em carros desportivos do inicio dos anos 90. Já se consegue seguro de pré classico.
A ideia é ter o carro uns bons anos sem a típica desvalorização brutal dos carros desportivos equivalentes novos. Se daqui a 5 anos o quiser vender espero não perder muito dinheiro.

Pelo que o meu mecânico me disse o carro está bom em termos mecânica, caixa.
Como não sou de andar aí sempre em rotações elevadas o meu mecânico disse que não se justifica o Castrol Edge TWS 10W60. Segundo ele existe outro oleo especifico O castrol edge 5 W 30 ( se não engano) é aconselhado.
Alguém sabe quanto custa mudar os Bronzes e capas?
Por curiosidade alguém tem comparativos do BMW M3 e36 com outros desportivos com potência semelhante da época com Nissan 300 ZX, Porsche 968 ou o Porsche 911 964 e 993.
Antes de comprar ponderei o Nissan 300 zx e porsche 968.
Heelraiser agradeço o link com o manual mas reparei que não funciona.

Cumprimentos

Percebes Francês? tens aqui um vídeo da apresentação de um E36 ///M3 conduzido pelo ex piloto Jacques Laffite ,dá para entender o comportamento do carro :fixe

http://youtu.be/16I5N_fPmNY
E30 324td by VCpower
E36 ///M3
Suzuki Grand Vitara 1.6 Gpl
Opel astra cosmo cdti

"Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra é promovido."

tiago blanquet
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2010, 18:35
O meu Carro:: E36 M3 S50B30

Mensagem por tiago blanquet »

O justificar nao meter castrol tws nao tem razao de ser. Na texoleo dei menos de 100 eur por 10litros desse oleo ou seja o preco de um sintetico normal e mais barato que um visco7000.

Refiro-me gastar dinheiro naquela que esses carros tem sempre manutencao em atraso. A nao ser que seja alguem que perceba e mantenha um plano de manutencao apertado ha sempre alguma coisa pra mudar nem que sejam cinoblocos ou casquilhos do selector das mudancas. Se num carro normal nao se da assim tanta importancia a isso, num m3 feito para ter prazer de conducao, pequenos pormenores como esses notam-se e dao cabo da experiencia. Depois e material para isso. O m3 e36 ate e bastante em conta apesar de tudo mas algum material especifico do modelo e preferivel mandar vir de for a que comprar ca senao e um roubo.

Responder

Voltar para “Série ///M”