[RESOLVIDO] Carro foge como se houvesse muito vento

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Contacto:

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por DJ Drum`n »

Forever Alone Escreveu:Há coisas do caneco, então essa da direcção estar demasiado direita. LOOOL

Mas sei lá, pode ter lógica.

Paciência e boa sorte!
Epah, eu já ando doido já acredito em tudo! :lol1
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

[quote="DJ Drum`n"]Bom, então vamos lá ao update deste caso, digamos, "manhoso". :driving

No Sábado lá passou o carro uma tarde a ser, mais uma vez, verificado e confirma-se, está tudo dentro das normas em termos mecânicos. Até o mecânico ficou surpreendido com os amortecedores pois com quase 220mil ainda estão bons. Sem fugas, sem ar, nada! Relativamente a tudo o resto, apoios, etc. está tudo ok.

Pressão dos pneus reposta para 2.3bar à frente e 2.5bar atrás, substituindo o nitrogénio que os pneus da frente ainda tinham por ar. Relembro que o carro tem 225/45 à frente e 245/40 atrás e r17, todos da mesma marca. Pressão recomendada pelo fabricante de 2.2 à frente e 2.4 atrás.

O mecânico depois de verificar tudo foi experimentar o carro a puxar bastante e realmente ficou intrigado com a reacção, disse-me que a única hipótese que vê é que o alinhamento esteja mal feito ou "demasiado bem feito"?!?! Disse que por vezes se as rodas estiverem "demasiado a direito" e não existir nenhuma divergência para fora (acho que foi isto que ele disse), poderá acontecer que o carro não consiga ir a direito correctamente, como é o caso. Já ouviram falar nisto? sim é normal e faz-se isso como situação de recurso na competição se o carro ficar instável devido a ter a "convergência" incorecta (fechada) mas isso faz "arrastar" as rodas e rapar os pneus por dentro, portanto os eixos devem estar alinhados conforme os parâmetros indicados de fábrica e dentro das tolerâncias permitidas
O carro, depois de todo este processo, já foge muito pouco, mas a partir dos 130klm/h +/- ainda se nota instabilidade, especialmente a virar para a esquerda?!? :humm

Mais... e esta sim é estranha! Após alguns klms, o carro parece que se torna mais instável?!?! Isto devia ser ao contrário, especialmente com ar nos pneus e não nitrogénio, pois este permite um aquecimento das laterais dos pneus. Ao fim de uma viagem de uns 100klms, no final da viagem o carro está muito mais instável do que ao inicio, quando estava frio?!?! a viatura tem de estar sempre estável seja ao principio ao fim da viagem, eu cá para mim continuo naquela..algo não está bem para isso acontecer, a caixa de direcão não tem folga ou o cardã da coluna? Fuc***g weird!!!
Queres um conselho tu até sabes onde é e moraste lá perto, vai à Pneucar e pede para que seja o Daniel a alinhar os parâmetros do carro e depois vem aqui relatar o que se passou o o que ele disse que está mal, mas conta-lhe o que está a suceder, (podes estar ao pé dele a ver o serviço)
Estou a dar um bocado em doido com isto! :wall

EDIT: Disse que tinha colocado CO2 nos pneus... já foi corrigido! :lol1[/quote
Cumps.]
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DJ Drum`n »

É isso mesmo então que vou fazer. E talvez vá mesmo amanhã e tudo! Onde fui retirar o nitrogénioe colocar ar nos pneus (Roady), expliquei a dois tipos o que se passava, simplesmente não me souberam dizer nada depois de tudo o que lhes expliquei e disseram que nunca viram nenhuma situação assim. :P

Estou bem tramado eu. Vamos lá ver se afinal é apenas um alinhamento incorrecto. :)
Imagem

http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

DJ Drum`n Escreveu:É isso mesmo então que vou fazer. E talvez vá mesmo amanhã e tudo! Onde fui retirar o nitrogénioe colocar ar nos pneus (Roady), expliquei a dois tipos o que se passava, simplesmente não me souberam dizer nada depois de tudo o que lhes expliquei e disseram que nunca viram nenhuma situação assim. :P

Estou bem tramado eu. Vamos lá ver se afinal é apenas um alinhamento incorrecto. :)
Chegaste a experimentar com outras jantes/ pneus?

Tal como o Jofimo disse, experimenta a alinhar novamente e vê se está tudo ok, mas na minha opinião, acho que com 220000 km esses amortecedores já não cumprem a função deles como deveria ser...

Sentes o carro a fugir mesmo ou tipo a perder o contacto com a estrada?
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DJ Drum`n »

AMS Escreveu:Chegaste a experimentar com outras jantes/ pneus?
Ainda não tive oportunidade. :(
AMS Escreveu:Tal como o Jofimo disse, experimenta a alinhar novamente e vê se está tudo ok, mas na minha opinião, acho que com 220000 km esses amortecedores já não cumprem a função deles como deveria ser...

O estranho é isto não ter sido algo gradual, começou a acontecer de repente.

É uma mistura de ambos os sintomas. Ou seja, ele parece que perde o contacto com a estrada e depois a trajectória é difícil de corrigir e de se manter a direito. Lá está, parece que está um "vendaval de meia noite". :scary
Imagem

Miguel000
Membro Senior
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

Mensagem por Miguel000 »

Havias de ter logo experimentados outras jantes com outros pneus! Visto que afirmas ter notado isto depois de trocar de pneus...
Ás tantas esses pneus estão defeituosos, mesmo sendo novos!
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

DJ Drum`n Escreveu:
AMS Escreveu:Chegaste a experimentar com outras jantes/ pneus?
Ainda não tive oportunidade. :(
AMS Escreveu:Tal como o Jofimo disse, experimenta a alinhar novamente e vê se está tudo ok, mas na minha opinião, acho que com 220000 km esses amortecedores já não cumprem a função deles como deveria ser...

O estranho é isto não ter sido algo gradual, começou a acontecer de repente.

É uma mistura de ambos os sintomas. Ou seja, ele parece que perde o contacto com a estrada e depois a trajectória é difícil de corrigir e de se manter a direito. Lá está, parece que está um "vendaval de meia noite". :scary
Eu experimentava por partes:
1) mandava alinhar novamente numa casa de confiança;
2) arranjava 4 rodas para experimentar, mesmo que fossem noutra medida mais pequena;
3) um teste de suspensão (não os das IPOs... um a sério...).
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

De tudo o que tenho lido nos fóruns isso pode dever-se ás rótulas dos braços de suspensão estarem desgastadas. Em andamento e com o peso, a convergência altera-se e pode causar estes fenómenso "esquisitos".

O casquilhame deteriorado também não ajuda.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

já tinhas levado o carro à marca e já tinhas o problema resolvido :roll:
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

mlg
Membro Gold
Registado: 03 abr 2008, 09:38
O meu Carro:: 320td

Mensagem por mlg »

marco pires Escreveu:já tinhas levado o carro à marca e já tinhas o problema resolvido :roll:

claro que já , já lhe tinham espetado o material todo e mais algum mas ficava resolvido
Imagem
Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DJ Drum`n »

mlg Escreveu:
marco pires Escreveu:já tinhas levado o carro à marca e já tinhas o problema resolvido :roll:

claro que já , já lhe tinham espetado o material todo e mais algum mas ficava resolvido
Ora lá está. :)

Isto vai de encontro a algo que eu disse noutro post: com paciência e persistência, tudo se consegue. Caso contrário já tinha muito provavelmente gasto umas boas centenas de euros e dinheiro é coisa que não nasce das árvores e dá trabalho a obter. ;)

É claro que isto incomoda, é claro que não é seguro, na pior das hipóteses até posso estar a danificar alguma coisa com o passar do tempo (duvido muito), mas estou certo de que com paciência será encontrado o problema.

Certo é que desde que o problema começou, sem contar com a mudança dos sinoblocos que tinham de qualquer das formas de ser mudados nem com os pneus que também tinham de ser trocados, praticamente não gastei nada nas três idas a mecânicos (duas a um conhecido e uma outra a um segundo mecânico) nem no alinhamento que me fizeram.

Antes de mandar alinhar novamente, o que vou fazer é mesmo colocar-lhe outras jantes/pneus para ver a reacção. Não está é fácil conseguir fazê-lo por falta de "rodas suplentes para teste".

Visto que também pode ser defeito dos pneus, vou contactar com a casa onde os coloquei, pois disponibilizaram-se para me colocarem outros novos de outra marca ou da mesma e vou ver se eles têm para lá quatro jantes com pneus para eu testar e depois então ver se troco os pneus ou não. Só não sei é quando terei disponibilidade para o fazer, mas assim que o faça eu coloco aqui o resultado. :)

E mais uma vez, obrigado a todos pelas dicas.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

isso ás vezes é um grande engano, nem sempre na marca andam a fazer experimentalismos para ver se onde é o problema, aliás, cá fora é que acontece isso muito, fruto não terem um conhecimento mais profundo dos modelos e depois andarem a atirar palpites de onde será o problema.

claro que quando se fala em oficinas da marca, depende muito de quais se está a falar, há boas oficinais, outras assim-assim e outras a evitar.

um exemplo é a autobayern que gosta muito de empurrar material só para aumentar a factura do cliente, no caso da baviera expo não é tanto assim, mas tem o inconveniente de em certas situações não serem muito profissionais.

o exemplo de uma oficina bmw em condições é a baviera bento roma.

mas pronto, cada um sabe de si.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Dj drum, vou-te dar o meu conselho.

Dirige-te a uma oficina oficial ou multimarca, que esteja equipada com um ripómetro funcional e calibrado.

Pede para efectuar o teste de ripagem ao eixo da frente e ao de trás.

Depois de saberes a ripagem, vais identificar o eixo que te está a dar os problemas que sentes, apartir daqui é ir eliminando possibilidades.

Caso não conheças um local com ripómetro, vai a um centro de inspecção auto que eles na inspecção fazem esse teste aos carros.

Boa sorte.
E= ///M*c²

Miguel000
Membro Senior
Registado: 04 mai 2011, 01:34
O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02

Mensagem por Miguel000 »

mlg Escreveu:

Infelizmente tenho que concordar! Já quando o carro não tem grande problema querem por material com fartura agora imagina se lá fores dizer que o carro foge muito e não anda a direito :duh

Marco Pires
Acredito que hajam oficinas BMW a trabalharem melhor que outras e mais sérias. Mas infelizmente tenho tido más experiencias (bastantes até, cada vez que lá vou é para sair de lá chateado) e raramente lá vou porque já a algum tempo que faço as manutenções em casa.
Imagem

E38 740d ano 2000
Motor: M67D40 Common rail turbodiesel V8 Bi-Turbo, International Engine of the Year award for 1999 and 2000
245 hp 560 Nm

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Mensagem por White_Spot™ »

Ora esse sintoma que descreves DJ Drum`n é um pouco similar ao que eu sinto no meu (poderá ser o mesmo sintoma)... se bem que nem é preciso ir depressa para o sentir hehe.
Em determinados momentos da condução (varia muito) noto como que um fugir ou "puxar" da frente e quando tento corrigir esse "fugir" dá a sensação que tenho de fazer muito esforço para o conseguir, um pouco como entrar com uma roda numa "valeta" ou desnível lol.

De grosso modo há algum tempo mudei os pneus da frente e quando iam fazer a mudança repararam que os sinoblocos da frente "já eram". Troquei os pneus e os sinoblocos e o facto é que o carro nunca mais foi o mesmo.
A coisa foi alinhada em duas casas diferentes e em ambas concordaram com o valor com que ficou o alinhamento.

Do que será? Bem... já pensei em tudo e sobretudo nos pneus por não serem novos... na suspensão porque são coilovers FK e já têm uma dose significativa (digo eu) de buracos (tampas de saneamento) já que não a desfilar lol, e isto apesar de ainda não terem feito provavelmente 20mil km (ando pouco com o carro, em dois anos não fiz sequer 9mil km)... jantes empenadas (mas depois de calibradas e direção alinhada presumo que isso não se notaria)... algum problema subtil em algum ponto da direção ou até na traseira do carro.

Falando na traseira, agora dá-me a sensação que até a traseira está a ficar mais instável... tipo ao fazer curvas de 90º (cruzamentos) dá-me a sensação que o controlo de tração liga mais vezes do que antigamente ao dar uma "gázada".

Há pouco tempo levou uma cena atrás nos amortecedores, tipo a borracha ou apoio em cima onde apertam ou lá o que é pois de um lado ouvia-se bater em mau piso.

Enfim coisa estranha mas como sou carro-condríaco (o hipocondríaco das maleitas no carro lol) e como também ando pouco nele tenho deixado andar mas gostava de ver a coisa resolvida.

Seja como for irei provavelmente até hoje de tarde a uma casa em Matosinhos na Serpa Pinto onde tem banco de teste de suspensão e são representantes oficiais da Koni, onde já subi a traseira do carro e meti as tais borrachas / apoios dos amortecedores atrás para ver se detetam alguma coisa "anormal".

Pneus usados: Frente - Potenza RE050A 225/40/18; Traseira - Pirreli Pzero Assimétrico 245/40/18

Responder

Voltar para “Série 3”