Oleo na admissao (motor atmosferico)

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

osalvador
Membro Juvenil
Registado: 04 nov 2013, 19:32
O meu Carro:: BMW 320i e36 1996

Oleo na admissao (motor atmosferico)

Mensagem por osalvador »

Boas pessoal. Há uns dias anda eu à volta do carro e lembrei-me de tirar o filtro de ar e o tubo que vai do filtro aos colectores de admissao. ao tirar esse tubo vi aquela "borboleta" (nao sei o nome tecnico) que abre com o acelerador. eesa tal borboleta estava um pouco escura dos lados. decidi abrir o acelerador para abrir a tal borboleta. isso permitiu que espreitasse la para dentro. reparei que dentro estava tudo manchado com oleo.

Imagem

O 1 é a tal borboleta q abre com o acelerador para onde espreitei
o 2 é a tal parte que vi com oleo

O carro tem 250mil km. esse oleo que se vê pode ser so da junta da tampa das valvulas ou pode ser algo mais grave? (falo na junta da tampa das valvulas pk sei que tenho que a mudar pois vi um pouco de oleo na parte de fora do motor a volta da tal junta, mas mal se nota...

Desde ja obrigado por lerem este testamento :)

PS: imagem retirada da net
PS2: nao sei q raio de problema tenh com as fotos, descarrego-as todas com o mesmo tamanho mas ora aparecem grandes, ora aparecem pequenas :wall
Visitem o projecto :) viewtopic.php?f=101&t=65040

Pessoal de Vila Real a Bragança, estou a tentar criar encontros por estes lados mas por enquanto so somos 3 carros. Uma ajudinha seria bem vinda :D

MIKEV
Membro Senior
Registado: 15 mar 2010, 00:55
O meu Carro:: F30 ///M Performance

Re: Oleo na admissao (motor atmosferico)

Mensagem por MIKEV »

Que óleo colocou?

Isso não levou óleo a mais?

Segmentos e vedantes como estão?

MIKEV
Membro Senior

Mensagem por MIKEV »

osalvador Escreveu:Boas pessoal. Há uns dias anda eu à volta do carro e lembrei-me de tirar o filtro de ar e o tubo que vai do filtro aos colectores de admissao. ao tirar esse tubo vi aquela "borboleta" (nao sei o nome tecnico) que abre com o acelerador. eesa tal borboleta estava um pouco escura dos lados. decidi abrir o acelerador para abrir a tal borboleta. isso permitiu que espreitasse la para dentro. reparei que dentro estava tudo manchado com oleo.

Imagem

O 1 é a tal borboleta q abre com o acelerador para onde espreitei
o 2 é a tal parte que vi com oleo

O carro tem 250mil km. esse oleo que se vê pode ser so da junta da tampa das valvulas ou pode ser algo mais grave? (falo na junta da tampa das valvulas pk sei que tenho que a mudar pois vi um pouco de oleo na parte de fora do motor a volta da tal junta, mas mal se nota...

Desde ja obrigado por lerem este testamento :)

PS: imagem retirada da net
PS2: nao sei q raio de problema tenh com as fotos, descarrego-as todas com o mesmo tamanho mas ora aparecem grandes, ora aparecem pequenas :wall

Uma ajuda na foto! :lovebmw

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

MIKEV Escreveu:Que óleo colocou?

Isso não levou óleo a mais?

Segmentos e vedantes como estão?

Boas. O oleo penso estar a baixo do max. tem 10w40. na verdade o carro foi comprado ha um mes e nao sei o estado dos segmentos nem de nada. penso que se fossem segmentos iria-se notar na potenca mas penso que ate esta a andar bem. tinha que comparar com outro carro igual ao meu... se calhar o antigo dono la teria metido oleo a mais n sei... penso que vou passar uma tarde a limpar e depois vejo se isso continua. que achas?

Pessoal de Vila Real a Bragança, estou a tentar criar encontros por estes lados mas por enquanto so somos 3 carros. Uma ajudinha seria bem vinda :D

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

muito obrigado pela ajuda na foto MIKEV. como fizeste? xD

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Na minha opinião não fizeste uma boa análise do funcionamento do motor a gasolina. A junta da tampa das válvulas a estar má só deixa passar óleo para fora do motor e para dentro das velas. E acredito que esteja a babar, é uma borracha fraquinha, fica rígida e quebradiça ao fim dos anos.

O colector de admissão está exposto aos gases do motor, quando as válvulas de admissão abrem. E se fizerem recirculação de gases de escape ainda mais então. Por isso um pouco de sujidade é característico dos colectores e da "borboleta" do acelerador. Agora se fizer poças de óleo lá dentro, aí já é de estranhar.

Espero que estejas mais esclarecido. Cumps e depois dá feedback disso.
Imagem

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

navigator Escreveu:Na minha opinião não fizeste uma boa análise do funcionamento do motor a gasolina. A junta da tampa das válvulas a estar má só deixa passar óleo para fora do motor e para dentro das velas. E acredito que esteja a babar, é uma borracha fraquinha, fica rígida e quebradiça ao fim dos anos.

O colector de admissão está exposto aos gases do motor, quando as válvulas de admissão abrem. E se fizerem recirculação de gases de escape ainda mais então. Por isso um pouco de sujidade é característico dos colectores e da "borboleta" do acelerador. Agora se fizer poças de óleo lá dentro, aí já é de estranhar.

Espero que estejas mais esclarecido. Cumps e depois dá feedback disso.
Muito obrigado pela ajuda

Sendo assim se o ole passa para as velas influencia a performance do carro certo? Sabes dizer-me se isso é muito caro? Esse material todo para vedar

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Acerca da junta, não é costume falhar a parte interior e deixar escapar óleo para as velas, mas na teoria sim pode acontecer. Velas a falhar davas logo por isso.

A junta deve rondar os 50 euros com as borrachas dos parafusos que apertam a tampa, que é importante trocar juntamente, para fazerem força e vedação na tampa.
Imagem

MIKEV
Membro Senior

Mensagem por MIKEV »

Salvador, passa em algum mecânico, faz um check-up e depois diz-me o material que precisas... é mais facil do que andar aqui a tentar descobrir o que pode ser. :lovebmw

MIKEV
Membro Senior

Mensagem por MIKEV »

osalvador Escreveu:muito obrigado pela ajuda na foto MIKEV. como fizeste? xD

Tens de alterar a resolução para 800x600... :fixe

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

Obrigado a todos...

A diferenca de passar num mecanico ou nao é o que sai da carteira... e neste momento nao esta la muito recheada

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

JM318is Escreveu:Os motores tem um breather que no teu casi tal como no meu e noutros ha um tubo que liga a tampa de valvulas ao colector de adnissao
e esse tubo serve para algo ou pode ser eliminado? (eu sei q se esta la serve para algo, mas mesmo assim...)

casaleiro_fml
Membro Juvenil
Registado: 17 dez 2011, 11:54
O meu Carro:: bmw E36 318IS

Mensagem por casaleiro_fml »

um pouco de oleo na admição é normal, tamos a falar dum carro já com uns km´s, é normal que já saiam mais vapores... podes deixar andar que não faz mal nenhum...

mas se quiseres mesmo eliminar o tubo, recorre a um deposito de recolha, e liga lá o tubo que vem do motor, e na admissão fazes o tamponamento do furo.

ex de deposito
http://images02.olx.pt/ui/23/32/86/Foto ... 2686_1.jpg
my BMW Imagem

osalvador
Membro Juvenil

Mensagem por osalvador »

casaleiro_fml Escreveu:um pouco de oleo na admição é normal, tamos a falar dum carro já com uns km´s, é normal que já saiam mais vapores... podes deixar andar que não faz mal nenhum...

mas se quiseres mesmo eliminar o tubo, recorre a um deposito de recolha, e liga lá o tubo que vem do motor, e na admissão fazes o tamponamento do furo.

ex de deposito
http://images02.olx.pt/ui/23/32/86/Foto ... 2686_1.jpg
e isso muda algo no desempenho?

Responder

Voltar para “Mecanica”