boas noites caros membros do forum... entao a minha questao hoje é do oleo do motor... a minha carrinha de conta klm ja tem 308000, apesar de ter levado um motor ha uns 3 anitos mas nao sei a kilometragem. a carrinha ha uns tempos que baixa um pouco o nivel do oleo... eu mudo de 15 em 15 mil kilometros, e de muda a muda ponho meio litro de oleo, ja fui ao mecanico (tio) e disse o que se estava a passar. ele verificou que o turbo deixa passar um pouco de oleo que vai para o intercooler babando um pouco na admissão. o turbo não tem muita folga na turbina pelo que ele me disse, caso que nao jjustifica o recondicionamento do turbo. ele disse-me que ao reconstruir o turbo daqui a 3 meses vou ver outra vez oleo na admissão e oleo gasto no motor. o oleo que ando a utilizar é o 5w30 mobile 1, e agora o concelho que ele me deu é de utilizar o 10w40 castrol. com tudo isto queria questionar-vos se pondo esse oleo 10w40 vou causar desgaste superior no motor ou se posso diminuir a vida útil dos mesmo????
o meu tio é mecanico multimarcas, não estando direcionado so na bmw e nao estando a duvidar da opinião dele gostaria de ter mais uma opinião, porque ha muita coisa falada aqui que muitas das vezes muitos mecanicos desconhecem...
peço desculpa por o testamento, ms assim não ficou nada por dizer...
cumps Tiago Ferreira
oleo de motor 318 tds touring
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Registado: 18 dez 2013, 22:56
- O meu Carro:: bmw 318tds- 1995/09
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Re: oleo de motor 318 tds touring
podes utilizar perfeitamente e sem qualquer medo o 10w40
aliás, se já tem uns kms valentes na minha opinião o 10w40 será até mais adequado que o 5w30 ou 5w40, por isso essa é uma boa recomendação, e obviamente nada há a temer em relação ao desgaste, pelo contrário, poderá até ser benéfico utilizar um oleo mais viscoso visto ser um motor mais antigo e com muitos kms.
de qualquer forma 5w30, 5w40 e 10w40 são tudo oleos recomendados pela bmw como válidos para serem usados nesse motor.
aliás, se já tem uns kms valentes na minha opinião o 10w40 será até mais adequado que o 5w30 ou 5w40, por isso essa é uma boa recomendação, e obviamente nada há a temer em relação ao desgaste, pelo contrário, poderá até ser benéfico utilizar um oleo mais viscoso visto ser um motor mais antigo e com muitos kms.
de qualquer forma 5w30, 5w40 e 10w40 são tudo oleos recomendados pela bmw como válidos para serem usados nesse motor.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Re: oleo de motor 318 tds touring
Meio litro de oleo sintético (5w30) em 15 mil kms não me parece um consumo anormal, antes de ires para o 10w40 porque não experimentas o 5w40?