motor da ventilação
Moderador: Staff
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
motor da ventilação
Boas companheiros,
Tenho o motor da ventilação da 530 nas últimas e preciso de substituir por um novo.
Eu consigo arranjar o ventilador relativamente fácil mas o problema não é esse.
O problema é que para aceder ao local onde está para retirar o velho e meter o novo o trablier tem que sair todo fora, principalmente a parte toda de cima, infelizmente nos E39 é assim.
O que venho perguntar é se conhecem alguma oficina na zona de Lisboa onde façam isso, é um trabalho que exige profissionalismo para que não estraguem nada e no fim depois de voltarem a montar não sobrem peças e não fique com o tablier cheio de barulhos e empanado.
Se por acaso conhecerem alguém que seja profissional a mexer em tabliers agradecia que me indicassem.
Caso contrário terei que ir à marca.
Obrigado companheiros e um abraço.
Tenho o motor da ventilação da 530 nas últimas e preciso de substituir por um novo.
Eu consigo arranjar o ventilador relativamente fácil mas o problema não é esse.
O problema é que para aceder ao local onde está para retirar o velho e meter o novo o trablier tem que sair todo fora, principalmente a parte toda de cima, infelizmente nos E39 é assim.
O que venho perguntar é se conhecem alguma oficina na zona de Lisboa onde façam isso, é um trabalho que exige profissionalismo para que não estraguem nada e no fim depois de voltarem a montar não sobrem peças e não fique com o tablier cheio de barulhos e empanado.
Se por acaso conhecerem alguém que seja profissional a mexer em tabliers agradecia que me indicassem.
Caso contrário terei que ir à marca.
Obrigado companheiros e um abraço.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- Miguel000
- Membro Senior
- Mensagens: 699
- Registado: 04 mai 2011, 01:34
- O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02
Re: motor da ventilação
Fazer isso é uma autentica carga de trabalhos. Já vi um video de um homem a fazer a mudança num E38 como o meu e é de um gajo ficar parvo
:duh
Deixo aqui este filme de terror, da mudança deste componente num E39 para os curiosos:
https://www.youtube.com/watch?v=o3CP9RXiX0M
Boa sorte

Deixo aqui este filme de terror, da mudança deste componente num E39 para os curiosos:
https://www.youtube.com/watch?v=o3CP9RXiX0M
Boa sorte
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: motor da ventilação
já vi esse video uma duas vezes e é demais.
nos modelos mais antigos sai pela frente no compartimento do motor.
nos E38/39 a bmw resolveu complicar ao máximo e foi meter aquilo num sitio que só desmontando o tablier todo, incrivel como fazem as coisas desta maneira.
supostamente seria uma opção válida de os motores nunca dessem problemas, mas como não há nada que não avarie depois acontecem destes pinceis.
na bmw já tenho preços para o motor, 237€ já com IVA, faço ideia é depois na mão de obra :shocked
é serviço que não deve ficar em menos de 500€.
mas enfim, não posso arriscar em meter o carro nas mãos de quem não saiba mexer nisto, desmontar e voltar a montar aquilo tudo só mesmo quem tem o conhecimento e sabe o que está a fazer.
nos modelos mais antigos sai pela frente no compartimento do motor.
nos E38/39 a bmw resolveu complicar ao máximo e foi meter aquilo num sitio que só desmontando o tablier todo, incrivel como fazem as coisas desta maneira.
supostamente seria uma opção válida de os motores nunca dessem problemas, mas como não há nada que não avarie depois acontecem destes pinceis.
na bmw já tenho preços para o motor, 237€ já com IVA, faço ideia é depois na mão de obra :shocked
é serviço que não deve ficar em menos de 500€.
mas enfim, não posso arriscar em meter o carro nas mãos de quem não saiba mexer nisto, desmontar e voltar a montar aquilo tudo só mesmo quem tem o conhecimento e sabe o que está a fazer.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- Miguel000
- Membro Senior
- Mensagens: 699
- Registado: 04 mai 2011, 01:34
- O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02
Re: motor da ventilação
A questão aqui é mesmo o tempo e o "jeito". É uma reparação que se faz bem com paciência!
Ainda para mais com vídeos a explicar tudo.
Eu já desmontei parcialmente o meu tablier para instalar o rádio 2 Din que tenho, e não foi assim tão complicado! Há partes chatas é verdade.
Mas para quem não queira fazer por si, acredito que seja difícil confiar este serviço a alguma oficina. E fazer em oficinas BMW não é sinal que vai ser bem feito. Infelizmente
Para mim, mudar esse componente é bem mais fácil que mudar por exemplo rolamentos ou braços da suspensão que estão encaixados á mais de 350.000 Km
Já agora. Quais são os sintomas que tens no motor da ventilação?
Ainda para mais com vídeos a explicar tudo.
Eu já desmontei parcialmente o meu tablier para instalar o rádio 2 Din que tenho, e não foi assim tão complicado! Há partes chatas é verdade.
Mas para quem não queira fazer por si, acredito que seja difícil confiar este serviço a alguma oficina. E fazer em oficinas BMW não é sinal que vai ser bem feito. Infelizmente

Para mim, mudar esse componente é bem mais fácil que mudar por exemplo rolamentos ou braços da suspensão que estão encaixados á mais de 350.000 Km

Já agora. Quais são os sintomas que tens no motor da ventilação?
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: motor da ventilação
é assim:
eu suspeito que seja do motor da ventilação porque ás vezes faz um grilar, nota-se que deve ter os rolamentos gastos porque faz uma chiadeira mas não é sempre, aliás até são menos as vezes que faz do que as que não faz.
não é algo que incomode nada, é um barulho muito subtil e ás vezes lá se lembra de fazer mas depois por exemplo com o andamento deixa de fazer esse grilar e muitas das vezes nem faz, costuma fazer mais vezes quando o ventilador funciona a baixa velocidade, em altas não.
o que me está a incomodar mais é que aparentemente não está a fazer o mesmo vento que fazia antigamente, por exemplo quando entras no carro num dia de calor e lá dentro está bem quente que até queima o ventilador dispara para a velocidade máxima (tenho sempre em auto) e faz uma ventania enorme, assim está a fazer.
só que ao ligar o AC nestas condições antigamente alterava o fluxo de vento e ainda fazia mais do que sem estar o AC ligado.
agora não faz esse cambio de fluxo de vento quando ligo o AC, supostamente aquilo que me dava a entender é que quando ligava o AC com o carro bem quente no interior ele fechava a entrada do ar exterior e só quando já estava mais fresco é que abria ao exterior, desta forma produzia um fluxo mais intenso quando ligava o AC, agora não faz isso. (tambem tenho a recirculação sem em auto para fechar quando detecta gases poluentes).
por isso o engraçado em tudo é que com o carro em brasa e sem ligar o AC produz uma quantidade enorme de vento pela ventilação (vento quente obviamente), mas ao ligar o AC devia ainda aumentar o fluxo de ar e o que acontece é que passa a mandar menos vento embora depois seja fresco.
até mesmo carregando no botão MAX o vento que manda é bastante mas mesmo assim inferior ao que era habitual.
desta forma o habitaculo demora mais tempo a arrefecer, depois de fresco está tudo bem, mas estando bastante quente lá dentro demora mais que o habitual.
em termos do funcionamento do AC está impec e faz bastante frio, a questão mesmo é o fluxo de vento, até mesmo nas saidas para os bancos de trás nota-se que sai menos ar.
pensei que poderia ser do estágio final e comprei um novo e montei, mas não houve alterações no comportamento.
não estou a ver mais nada que possa ser, o movimento das das portinholas de distribuição de ar tambem funcionam bem porque em auto manda ar por todas as saidas e usando manualmente faz as devidas alterações para os locais seleccionados.
de resto já experimentei tudo desde alterar a temperatura, alterar a roda junto ás saidas de ar, os vários botões do sistema, tudo isso para ver se algo estava bloqueado.
normalmente eu nem mexo em nada, anda sempre tudo em auto verão e inverno e sempre com as mesma temperaturas seleccionadas.
por não encontrar mais nenhuma razão para um menor fluxo de vento e visto estar volta e meia com esse grilar no motor da ventilação, só posso concluir que seja dai, o estágio final poderia ser uma opção mas levou um novo e portanto não é dai.
claro que se optar por ir à marca (é o mais certo), vou pedir para fazerem um diagnóstico, afinal pode haver algo mais que me esteja a escapar, mas duvido muito porque se o motor grila é porque já não está nas melhores condições e não deve estar a conseguir atingir as rotações necessárias para produzir o fluxo de ar que fazia antigamente.
eu suspeito que seja do motor da ventilação porque ás vezes faz um grilar, nota-se que deve ter os rolamentos gastos porque faz uma chiadeira mas não é sempre, aliás até são menos as vezes que faz do que as que não faz.
não é algo que incomode nada, é um barulho muito subtil e ás vezes lá se lembra de fazer mas depois por exemplo com o andamento deixa de fazer esse grilar e muitas das vezes nem faz, costuma fazer mais vezes quando o ventilador funciona a baixa velocidade, em altas não.
o que me está a incomodar mais é que aparentemente não está a fazer o mesmo vento que fazia antigamente, por exemplo quando entras no carro num dia de calor e lá dentro está bem quente que até queima o ventilador dispara para a velocidade máxima (tenho sempre em auto) e faz uma ventania enorme, assim está a fazer.
só que ao ligar o AC nestas condições antigamente alterava o fluxo de vento e ainda fazia mais do que sem estar o AC ligado.
agora não faz esse cambio de fluxo de vento quando ligo o AC, supostamente aquilo que me dava a entender é que quando ligava o AC com o carro bem quente no interior ele fechava a entrada do ar exterior e só quando já estava mais fresco é que abria ao exterior, desta forma produzia um fluxo mais intenso quando ligava o AC, agora não faz isso. (tambem tenho a recirculação sem em auto para fechar quando detecta gases poluentes).
por isso o engraçado em tudo é que com o carro em brasa e sem ligar o AC produz uma quantidade enorme de vento pela ventilação (vento quente obviamente), mas ao ligar o AC devia ainda aumentar o fluxo de ar e o que acontece é que passa a mandar menos vento embora depois seja fresco.
até mesmo carregando no botão MAX o vento que manda é bastante mas mesmo assim inferior ao que era habitual.
desta forma o habitaculo demora mais tempo a arrefecer, depois de fresco está tudo bem, mas estando bastante quente lá dentro demora mais que o habitual.
em termos do funcionamento do AC está impec e faz bastante frio, a questão mesmo é o fluxo de vento, até mesmo nas saidas para os bancos de trás nota-se que sai menos ar.
pensei que poderia ser do estágio final e comprei um novo e montei, mas não houve alterações no comportamento.
não estou a ver mais nada que possa ser, o movimento das das portinholas de distribuição de ar tambem funcionam bem porque em auto manda ar por todas as saidas e usando manualmente faz as devidas alterações para os locais seleccionados.
de resto já experimentei tudo desde alterar a temperatura, alterar a roda junto ás saidas de ar, os vários botões do sistema, tudo isso para ver se algo estava bloqueado.
normalmente eu nem mexo em nada, anda sempre tudo em auto verão e inverno e sempre com as mesma temperaturas seleccionadas.
por não encontrar mais nenhuma razão para um menor fluxo de vento e visto estar volta e meia com esse grilar no motor da ventilação, só posso concluir que seja dai, o estágio final poderia ser uma opção mas levou um novo e portanto não é dai.
claro que se optar por ir à marca (é o mais certo), vou pedir para fazerem um diagnóstico, afinal pode haver algo mais que me esteja a escapar, mas duvido muito porque se o motor grila é porque já não está nas melhores condições e não deve estar a conseguir atingir as rotações necessárias para produzir o fluxo de ar que fazia antigamente.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- Miguel000
- Membro Senior
- Mensagens: 699
- Registado: 04 mai 2011, 01:34
- O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02
Re: motor da ventilação
Algumas das coisas que falas aí, tambem me andam a acontecer! nomeadamente a ventilação ser mais fraca que antigamente.
Acontece-me sempre uma coisa quando uso o AC. Por exemplo, carrego no MAX de frio e a ventilação fica a fazer frio e a marcar ventilação maxima mas não manda grande vento! Passado prai 10 min é que faz a ventilação máxima e fica tudo óptimo.
Sem AC ligado tenho o mesmo problema, ás vezes ponho a ventilação no máximo mas sei bem que ela dá mais! E do nada ás vezes fica a dar o dobro (ou seja, o que devia).
Andava a pensar mudar o estágio final :think
Acontece-me sempre uma coisa quando uso o AC. Por exemplo, carrego no MAX de frio e a ventilação fica a fazer frio e a marcar ventilação maxima mas não manda grande vento! Passado prai 10 min é que faz a ventilação máxima e fica tudo óptimo.
Sem AC ligado tenho o mesmo problema, ás vezes ponho a ventilação no máximo mas sei bem que ela dá mais! E do nada ás vezes fica a dar o dobro (ou seja, o que devia).
Andava a pensar mudar o estágio final :think
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: motor da ventilação
no teu caso acho que seria uma boa opção experimentares a mudar o estágio final, não é uma peça assim não cara quanto isso e se não tens barulhos no motor da ventilação é bem provável que seja dai.
o unico conta é a dificuldade no acesso ao local onde está,
se nunca mudaste não te admires que as novas sejam diferentes, as originais eram muito maiores mas os encaixes são os mesmos.
o unico conta é a dificuldade no acesso ao local onde está,
se nunca mudaste não te admires que as novas sejam diferentes, as originais eram muito maiores mas os encaixes são os mesmos.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 27
- Registado: 28 nov 2010, 08:39
- O meu Carro:: BMW 320d E46
- Localização: Margem Sul
Re: motor da ventilação
boas Marco,
tenho um amigo meu que é a pessoa que procuras, o unico senao, é que fica em setubal, nao sei se te daria muito jeito...
caso ainda nao tenhas ninguem, podes sempre passar pela pagina da oficina no Facebook...o nome é Himitsu Auto
abraço
tenho um amigo meu que é a pessoa que procuras, o unico senao, é que fica em setubal, nao sei se te daria muito jeito...
caso ainda nao tenhas ninguem, podes sempre passar pela pagina da oficina no Facebook...o nome é Himitsu Auto
abraço
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: motor da ventilação
viva amigo, muito obrigado pela dica.
de facto ainda achei nada para fazer esse serviço para alem da marca, Setubal é à maneira, vivo no pinhal novo, fica perto.
a página é esta, certo: https://www.facebook.com/pages/Himitsu- ... 40?fref=ts
não tem grandes informações e não tem contactos, se por acaso souberes o tel. agradecia, senão eu passo um dia por lá.
mas sinceramente, achas que é mesmo alguem que seja capaz de desmontar e montar um tablier e deixar tudo em condições?
sinceramente amigo, porque depois se algo não fica bem montado é um stress enorme, e aquilo tem cabos e ligações por todo o lado.
se me conseguires dar mais umas informações agradecia, e muito obrigado desde já.
um abraço.
de facto ainda achei nada para fazer esse serviço para alem da marca, Setubal é à maneira, vivo no pinhal novo, fica perto.
a página é esta, certo: https://www.facebook.com/pages/Himitsu- ... 40?fref=ts
não tem grandes informações e não tem contactos, se por acaso souberes o tel. agradecia, senão eu passo um dia por lá.
mas sinceramente, achas que é mesmo alguem que seja capaz de desmontar e montar um tablier e deixar tudo em condições?
sinceramente amigo, porque depois se algo não fica bem montado é um stress enorme, e aquilo tem cabos e ligações por todo o lado.
se me conseguires dar mais umas informações agradecia, e muito obrigado desde já.
um abraço.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- Miguel000
- Membro Senior
- Mensagens: 699
- Registado: 04 mai 2011, 01:34
- O meu Carro:: BMW e38 740d - 2000/02
Re: motor da ventilação
Já agora por curiosidade e para que fique registado no seguimento do tópico.
Estágio final de um E39 demonstrado na foto abaixo. O antigo á esquerda e o novo á direita.

O estágio final dos E38 são diferentes e estão em sítios diferentes do que nos E39
O estágio Final está agarrado ao motor de ventilação (uma valente chatice :duh ) e tem a forma demonstrada na imagem.
Isto é referente ás versões com monitor digital e climatização automática.


:fixe
Estágio final de um E39 demonstrado na foto abaixo. O antigo á esquerda e o novo á direita.

O estágio final dos E38 são diferentes e estão em sítios diferentes do que nos E39
O estágio Final está agarrado ao motor de ventilação (uma valente chatice :duh ) e tem a forma demonstrada na imagem.
Isto é referente ás versões com monitor digital e climatização automática.

:fixe
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: motor da ventilação
bom, se para aceder ao ventilador for igual aos E39 em que tem que sair a parte de cima do tablier é um belo pincel só para mudar o estágio final :wall
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: motor da ventilação
jmbfs Escreveu:tens mp amigo
abraço
não sei se era para mim, se era não recebi nada.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- jmbfs
- Membro Gold
- Mensagens: 1628
- Registado: 27 mar 2007, 23:21
- O meu Carro:: BMW 320d E46
- Localização: Maia - Porto - Portugal
Re: motor da ventilação
sim era, nao sei que se passou mas foi reenviada
abraço
abraço
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: motor da ventilação
jmbfs Escreveu:sim era, nao sei que se passou mas foi reenviada
abraço
:fixe :fixe :fixe
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)