cap Escreveu:E dp entra aquele pormenorzito chato de que em cargas reduzidas o carro está tal e qual stock.

Antes da repro não fazia 4.8L/00, nem que eu saisse e empurrase o carro. Depois da repro, isso passou a ser possível (claro que em condições "ideais"). O moço que fez a repro do meu, fez aquilo bem feito.

Não vás por aí.Crow Escreveu:Peguem lá num ficheiro original de um 20d 150cv, retirem-lhe tempos de injecção, mexam no avanço, no rail, no raio que o parta, mas reduzam efectivamente a quantidade de combustivel injectada e obtenham os mesmos 150cv.

Simplificando e usando numeros apenas ilustrativos para ilustrar o que pretendo dizer :
stock :
Nº ciclos de injecção = (nº cilindros / 2 ) * rpms (ex. 4 cilindros @ 2000 rpms = 4000 ciclos de injecção num minuto.
Se em cada ciclo de injecção levares 1 ms, tens um tempo total de injecção de 4000ms = 4s/minuto.
repro:
Nº ciclos de injecção = (nº cilindros / 2 ) * rpms (ex. 4 cilindros @ 1750 rpms = 3500 ciclos de injecção num minuto.
Se em cada ciclo de injecção levares 1 ms, tens um tempo total de injecção de 3500ms = 3.5 s/minuto (12,5% de redução).
Usas mudanças mais altas, para rodar á mesma velocidade. : )
(excluí propositadamente pressão de injecção, para não haver ainda mais variáveis).
Espero que com o exemplo acima tenha conseguido mostrar onde e como é que consegues reduzir consumos com uma repro. Claro que se continuares a usar o carro da mesma forma (passagens de caixa á mesma rotação, mesma carga de acelerador, etc...) , até podes subir o consumo (estás a debitar mais potência, logo consomes mais gasóleo e mais ar em cada unidade de tempo)...Crow Escreveu: Pode ser que assim me consigam convencer que uma repro reduz consumo. Mas não foi aumentada potencia. Para uma potencia superior e a usufruir dela, não há repro que reduza consumos.
E se usares mais potência, vais consumir mais.

como disse ali em cima, ao teres mais binário mais cedo, podes andar ainda mais nas calmas (mudança mais alta, com menor rotação, para rolares á mesma velocidade).Crow Escreveu: Fica a gastar o mesmo se andarmos nas calmas porque como diz o cap e bem, em cargas reduzidas são mantidos os valores stock.
Claramente! E espero que ninguém tenha dúvidas disto.Crow Escreveu: Se andar a usufruir dos cv que temos a mais, tem que gastar mais!

Em suma, uma repro não reduz consumos. Abre a porta para que haja ajustes na forma de condução que potenciam a redução de consumos.