Carro foge a partir dos 160 km/h

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

nlg
Membro Senior
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009

Carro foge a partir dos 160 km/h

Mensagem por nlg »

Boas,

Precisava de uma dicas das vossas experiências,

Tenho a sensação que o meu carro está a fugir a partir dos 160km/h, parecia que fica instável. Por vezes até penso que estão ventos fortes laterais, mas não ainda mais é um carro pesado.
Será a direção a precisar de alinhamento, os pneus são "novos" tem cerca de 10000 km feitos.
Serão os amortecedores da frente que acho que já não estão tão em forma?
É uma sensação estranha parece que fica com almofada de ar por debaixo.

Obrigado!

Almeidafe
Membro Iniciado
Registado: 17 ago 2013, 00:11
O meu Carro:: Bmw 330D E93

Re: Carro foge a partir dos 160 km/h

Mensagem por Almeidafe »

Já tive os mesmos sintomas, no meu caso a direcção ficava muito leve, mas era a partir dos 200km/h.

Como podem ser várias as causas, a minha sugestão é começares a despistar do mais barato para o mais caro :)

1) ver pressão correta dos pneus (pequenas mudanças fazem grandes diferenças)
2) calibrar rodas e alinhar direcção num local BOM, onde te calibrem o ponto 0 do carro (Almeida&Lamas por exemplo)
3) verificar sinoblocos e mudar se o tempo/Kms/estado o justificar
4) verificar suspensões

No meu caso, eram os sinoblocos.

Boa sorte !

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

sim, o alinhamento total atrás e à frente de convergencia e divergencia é o melhor que tens a fazer, e já agora mandar calibrar as rodas pois quem sabe se não pode ter caido algum peso.

se continuar fazeres um teste aos amortecedores para veres a percentagem de eficácia que ainda tem, valores muito baixos tais como 20% é trocar por novo.

verificar o estado dos braços da direcção se tem folgas.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

Almeidafe Escreveu:Já tive os mesmos sintomas, no meu caso a direcção ficava muito leve, mas era a partir dos 200km/h.

Como podem ser várias as causas, a minha sugestão é começares a despistar do mais barato para o mais caro :)

2) calibrar rodas e alinhar direcção num local BOM, onde te calibrem o ponto 0 do carro (Almeida&Lamas por exemplo)
4) verificar suspensões

Boa sorte !
Qual a melhor pressão para este tipo carros considerando o caso do E90 177cvs sedan com roda 16 205/55. Tenho uns Continental

Almeidafe
Membro Iniciado
Registado: 17 ago 2013, 00:11
O meu Carro:: Bmw 330D E93

Mensagem por Almeidafe »

nlg Escreveu:
Almeidafe Escreveu:Já tive os mesmos sintomas, no meu caso a direcção ficava muito leve, mas era a partir dos 200km/h.

4) verificar suspensões

Boa sorte !
Qual a melhor pressão para este tipo carros considerando o caso do E90 177cvs sedan com roda 16 205/55. Tenho uns Continental
Deves ter essa informação na porta do carro e no manual.
varia as pressões entre o carro sem e com carga até encontrares o ideal para ti.

Há umas fórmulas para chegar a pressão ideal, com base no peso por roda e 'load' que tens nos pneus, mas começa pelo básico.
No MEU caso, E93, com coilovers e equilibrado em balanças usei as belas das fórmulas (no fim do dia é física) e cheguei aos valores de 2.4. / 2.6

Se tiveres curiosidade em aprofundar o tema
http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=358

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

Hoje fiz a A1 Carregado-Lisboa e aproveitei e meti mais ar nos pneus pus em todos 2.6 bar (35 kg) pareceu que o carro estava mais estável mais ainda senti uma ligeira sensação fugidia ali nos 180 km/h. Terei que mandar alinhar e calibrar a rodas todas novamente. Para ter a certeza que nesse campo está ok. Como pus pneus novos há 1 ano Continental (não são runflat) e na altura não foi alinhado pq não quis que mexessem como tinha sido alinhado à pouco tempo e parecia-me na altura tava tudo ok. Mas agora tem que ser. De resto o "sacana do carro" é mesmo avião quer é andar é rapido a atingir velocidade mas tb é rápido a reduzir e seguro na travagem. Dois 2 anos a caminho de 3 anos de muita satisfação com o carro.

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Respeita as normas para os Teus pneus muito cheios vais desgastalos..
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

Já levei o carro a uma casa de alinhamentos direcção e era o alinhamento traseiro que estava bastante desalinhado. Este carro alinha às 4 rodas. Melhorou bastante, mas parece-me que de facto terei que ir ver dos amortecedores. Quando passo em sítios irregulares oiço muito um "tchac" "tchac" que me parecem ser os de detrás. Os amortecedores afectam bastante a estabilidade de um carro.

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

Levei o carro ao Manel dos Pneus no Feijó-Almada porque ainda sentia um ligeiro fugir para direita do carro. Pôs o carro na máquina de alinhar e de facto o eixo-traseiro tava alinhado, mas no entanto à frente havia um desvio ainda, coisa que na casa anterior disseram que tava mas afinal não.
O senhor aconselhou-me para melhor rentabilizar a durabilidade dos pneus trocá-los de frente para trás e vice-versa, calibrar, a cada 10.000 km. Assim sendo como já os fiz desde há 1 ano que os tenho vou agora num fim de semana destes tratar disso. Quanto a pressão coloquei 2.2 à frente e 2.3 atrás, pneus não Run-Flat (normais).

marco pires
Moderador do Fórum

nlg Escreveu:Levei o carro ao Manel dos Pneus no Feijó-Almada porque ainda sentia um ligeiro fugir para direita do carro. Pôs o carro na máquina de alinhar e de facto o eixo-traseiro tava alinhado, mas no entanto à frente havia um desvio ainda, coisa que na casa anterior disseram que tava mas afinal não.
O senhor aconselhou-me para melhor rentabilizar a durabilidade dos pneus trocá-los de frente para trás e vice-versa, calibrar, a cada 10.000 km. Assim sendo como já os fiz desde há 1 ano que os tenho vou agora num fim de semana destes tratar disso. Quanto a pressão coloquei 2.2 à frente e 2.3 atrás, pneus não Run-Flat (normais).
eu tambem ando com um pequeno problema de alinhamento, por acaso meteram pesos no carro quando alinharam?
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

marco pires Escreveu:
nlg Escreveu:Levei o carro ao Manel dos Pneus no Feijó-Almada porque ainda sentia um ligeiro fugir para direita do carro. Pôs o carro na máquina de alinhar e de facto o eixo-traseiro tava alinhado, mas no entanto à frente havia um desvio ainda, coisa que na casa anterior disseram que tava mas afinal não.
eu tambem ando com um pequeno problema de alinhamento, por acaso meteram pesos no carro quando alinharam?
Não!

Falaram-me como referi, para lá ir em breve trocar as rodas de trás para frente e vice-versa e calibrarem para poupar pneus

marco pires
Moderador do Fórum

e ficou bom?
[email protected]

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

Epá há qualquer coisa que acho que dantes não fazia, mas acho o carro sendo um carro pesado, está muito sensível aos ventos laterais. Acho que um carro destes devia mostrar mais segurança do que está neste momento. Noto a partir dos 140 km/h. Ainda hoje na A2 Almada, Fogueteiro, tá bem que tava muito vento ainda assim não é motivo

Parece-me que foi de um dia para o outro. O carro não tava assim. A direcção está alinhada, o eixo traseiro tb. Pneus têm 10.000 km feitos, Continental Contact Premium (não Run-Flat).

Agora quando trocar pneus de trás para frente e voltar a calibrar a ver se nota alguma coisa para melhor.

O que eu desconfio que possa ser, talvez os amortecedores não estejam famosos, oiço um tchac-thac em piso irregular.

A pressão dos pneus já não sei bem o que colocar. Se os ponho mais duros ou menos duros. Agora que há qualquer coisa há. Um S3 não era para ir a 140km/h com ventos laterais e um gajo vai ali encolhido.

marco pires
Moderador do Fórum

desse problema sofro eu tambem, penso que o alinhamento para ficar mesmo decente tem que ser com os pesos e os valores da bmw.
ainda abri um tópico se alguem sabia onde fazer isso em condições, mas pelos vistos o pessoal deve alinhar os carros em casa e então ninguem sabe :roll:

o melhor mesmo pelo que vejo é levar à marca e alinhar, é mais caro é certo mas com o dinheiro que já gastei em alinhamentos cá fora já tinha alinhado umas duas ou três vezes na bmw, enfim.
[email protected]

nlg
Membro Senior

Mensagem por nlg »

Daquilo que tenho lido e daquilo que ando a analisar do carro, é mesmo o amortecedores que devem tar na sucata. O carro tem kuase 135.000 km ainda devem ser os de origem.

Responder

Voltar para “Série 3”