Carro foge a partir dos 160 km/h
Moderador: Staff
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
OS SINTOMAS DE DESGASTE
Os amortecedores desgastam-se progressivamente com o uso. De uma maneira geral, um condutor não é capaz de se aperceber dos efeitos do desgaste dos amortecedores a curto prazo e habitua-se à perda paulatina da sua eficácia. No entanto, a degradação da segurança de condução está a aumentar.
Um exemplo concreto ajuda a compreender as implicações do desgaste dos amortecedores. A uma velocidade de 50 Km/h, a distância de travagem de um veículo com os amortecedores em mau estado pode aumentar até 2,6 metros.
Os sintomas mais comuns de amortecedores desgastados são os seguintes:
• Perdas de óleo encontradas no exterior do amortecedor.
• Desgaste irregular dos pneus, com um alinhamento da direcção correcto.
• Pouca aderência nas curvas e instabilidade da direcção em andamento.
• Desvio da direcção por motivo de vento lateral.
• Excessivos solavancos, depois de passar por buracos pronunciados.
• Distâncias de travagem mais compridas do que o habitual (sensação de insegurança nas travagens).
• Descida pronunciada da parte da frente do veículo durante as travagens a fundo.
O que mais sinto é o "Desvio da direção por motivo de vento lateral", "Excessivos solavancos, depois de passar por buracos pronunciados"
Os amortecedores desgastam-se progressivamente com o uso. De uma maneira geral, um condutor não é capaz de se aperceber dos efeitos do desgaste dos amortecedores a curto prazo e habitua-se à perda paulatina da sua eficácia. No entanto, a degradação da segurança de condução está a aumentar.
Um exemplo concreto ajuda a compreender as implicações do desgaste dos amortecedores. A uma velocidade de 50 Km/h, a distância de travagem de um veículo com os amortecedores em mau estado pode aumentar até 2,6 metros.
Os sintomas mais comuns de amortecedores desgastados são os seguintes:
• Perdas de óleo encontradas no exterior do amortecedor.
• Desgaste irregular dos pneus, com um alinhamento da direcção correcto.
• Pouca aderência nas curvas e instabilidade da direcção em andamento.
• Desvio da direcção por motivo de vento lateral.
• Excessivos solavancos, depois de passar por buracos pronunciados.
• Distâncias de travagem mais compridas do que o habitual (sensação de insegurança nas travagens).
• Descida pronunciada da parte da frente do veículo durante as travagens a fundo.
O que mais sinto é o "Desvio da direção por motivo de vento lateral", "Excessivos solavancos, depois de passar por buracos pronunciados"
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Como identificar se os amortecedores estão gastos e quais são os perigos que daí podem resultar?
Fraca aderência à estrada, suspensão instável, aumento de probabilidade de aquaplaning: Com o desgaste e perda de eficácia o amortecedor não ira absorver os ressaltos provocados pelas molas, isto fará com que o pneu ande mais tempo no ar e não tenha tanta aderência ao piso, o carro vai balançar muito nas curvas e pode facilmente ocorrer a derrapagem do eixo traseiro do carro em curvas mais acentuadas.
Aumento da distância de travagem e perda de eficácia do ABS: Os amortecedores são essenciais para um bom desempenho dos travões do carro. Sabia que num carro que tenha um amortecedor com desgaste de 50%, a distância de travagem pode aumentar o equivalente de metade do comprimento do veículo? Isto para um veículo que circule a uma velocidade de 50km/h, por vezes é mais do que a distância suficiente para se evitarem acidentes.
Direcção instável: Com o permanente ressalto das rodas, não se consegue manter o volante numa linha direita, dando a ideia que a direcção esta desalinhada, mas este desvio é provocado pela falta de amortecimento e o balanço excessivo da suspensão.
Ineficácia dos pneus: Mesmo tendo o carro equipado com os Pneus de 1ª marca, com as melhores classificações, não irá adiantar de muito se não estiverem em contacto com o piso, o que acontece quando os amortecedores estão gastos.
Iluminação desregulada: O excessivo balanço do carro não permite que a iluminação seja coerente e precisa, balançando também bastante, em aceleração como a frente do carro irá levantar, isso pode provocar encandeamento de outros condutores e por vezes provocar acidentes
Desgaste anormal e prematuro dos pneus: A pressão que a suspensão do carro vai exercer sobre o pneu não vai ser constante nem uniforme, o que provoca um desgaste excessivo, não uniforme e prematuro dos pneus, sem que o condutor tenha consciência disso!
Para além dos perigos inerentes da circulação com amortecedores gastos, ou em mau estado que vão colocar a sua segurança em risco, há também alguns inconvenientes:
Perda de conforto no automóvel: As viagens irão ser mais desconfortáveis devido ás constantes oscilações que o carro irá ter. Para o condutor poderá ser inclusive mais cansativa e stressante, devido ás correcções de trajetória que terá de efectuar por o carro não ter a direcção precisa e pela falta de aderência!
Provoca desgaste prematuro em outros componentes da suspensão: Com os amortecedores gastos, os restantes componentes da suspensão irão ser mais requesitados e ter um desgaste mais agressivo e rápido do que o normal!
Ruídos desconfortáveis no automóvel: Tendência para começar a ouvir barulhos e ruídos provenientes da suspensão.
Fraca aderência à estrada, suspensão instável, aumento de probabilidade de aquaplaning: Com o desgaste e perda de eficácia o amortecedor não ira absorver os ressaltos provocados pelas molas, isto fará com que o pneu ande mais tempo no ar e não tenha tanta aderência ao piso, o carro vai balançar muito nas curvas e pode facilmente ocorrer a derrapagem do eixo traseiro do carro em curvas mais acentuadas.
Aumento da distância de travagem e perda de eficácia do ABS: Os amortecedores são essenciais para um bom desempenho dos travões do carro. Sabia que num carro que tenha um amortecedor com desgaste de 50%, a distância de travagem pode aumentar o equivalente de metade do comprimento do veículo? Isto para um veículo que circule a uma velocidade de 50km/h, por vezes é mais do que a distância suficiente para se evitarem acidentes.
Direcção instável: Com o permanente ressalto das rodas, não se consegue manter o volante numa linha direita, dando a ideia que a direcção esta desalinhada, mas este desvio é provocado pela falta de amortecimento e o balanço excessivo da suspensão.
Ineficácia dos pneus: Mesmo tendo o carro equipado com os Pneus de 1ª marca, com as melhores classificações, não irá adiantar de muito se não estiverem em contacto com o piso, o que acontece quando os amortecedores estão gastos.
Iluminação desregulada: O excessivo balanço do carro não permite que a iluminação seja coerente e precisa, balançando também bastante, em aceleração como a frente do carro irá levantar, isso pode provocar encandeamento de outros condutores e por vezes provocar acidentes
Desgaste anormal e prematuro dos pneus: A pressão que a suspensão do carro vai exercer sobre o pneu não vai ser constante nem uniforme, o que provoca um desgaste excessivo, não uniforme e prematuro dos pneus, sem que o condutor tenha consciência disso!
Para além dos perigos inerentes da circulação com amortecedores gastos, ou em mau estado que vão colocar a sua segurança em risco, há também alguns inconvenientes:
Perda de conforto no automóvel: As viagens irão ser mais desconfortáveis devido ás constantes oscilações que o carro irá ter. Para o condutor poderá ser inclusive mais cansativa e stressante, devido ás correcções de trajetória que terá de efectuar por o carro não ter a direcção precisa e pela falta de aderência!
Provoca desgaste prematuro em outros componentes da suspensão: Com os amortecedores gastos, os restantes componentes da suspensão irão ser mais requesitados e ter um desgaste mais agressivo e rápido do que o normal!
Ruídos desconfortáveis no automóvel: Tendência para começar a ouvir barulhos e ruídos provenientes da suspensão.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
no meu caso garantidamente não é dos amortecedores, levou novos à uns 20 mil kms.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
No meu é o carro tem 134000 km e deve estar mais que na altura e os sintomas já se revelam mais evidentes que nunca nomeadamente o carro fugidio a partir dos 140km/h nomeadamente com os ventos laterais. Oiço tb um tchac tchac num dos lados no sitio da roda da frente ou de trás e o carro muito balanceado em pisos maus e adornar muito. Tenho que andar mais devagar até poder trocar os amortecedores, A direcção está alinhada, o que noto é o carro desequilibrado pelo facto mencionado.
- tony ramos
- Membro Junior
- Mensagens: 558
- Registado: 20 jul 2010, 20:25
- O meu Carro:: 318ci e46 valvetronic 320d
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
não te preocupes que os meus ja tem mais de 200 mil e não falta ai pessoal sem nunca terem mudado amortecedores com mais kmsnlg Escreveu:Daquilo que tenho lido e daquilo que ando a analisar do carro, é mesmo o amortecedores que devem tar na sucata. O carro tem kuase 135.000 km ainda devem ser os de origem.
-
- Membro Junior
- Mensagens: 483
- Registado: 24 jun 2009, 19:33
- O meu Carro:: BMW m3 e 46/audi s8/golf4 150tdi
- Localização: franca
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Se andassem a 120 km/h os carros nao se queixavam...
estas historias de andar a 140 e 180 etc....para ver se o carro melhorou é absurdo!é uma irresponsabilidade tremenda andar a esta velocidade nessas condicoes.
estas historias de andar a 140 e 180 etc....para ver se o carro melhorou é absurdo!é uma irresponsabilidade tremenda andar a esta velocidade nessas condicoes.
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Efetivamente são os amortecedores nas lonas. O melhor orçamento que tenho são para a colocação de 4 amortecedores para ficarem com o comportamento de origem por 300 euros da marca KYB Excel G, peças, mão de obra tudo.
Última edição por nlg em 13 jun 2016, 22:58, editado 1 vez no total.
- 525_tds
- Membro Gold
- Mensagens: 1483
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
- Localização: Portugal
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Se queres o comportamento de "origem" coloca sachs ou bilsteinnlg Escreveu:Efetivamente são os amortecedores nas lonas. O melhor orçamento que tenho são para a colocação de 4 amortecedores para ficarem com o comportamento de origem por 300 euros da marca KYB, peças, mão de obra tudo.
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
São esses os melhores para os bimmers? Possivelmente serão tb mais caros, não?525_tds Escreveu:Se queres o comportamento de "origem" coloca sachs ou bilsteinnlg Escreveu:Efetivamente são os amortecedores nas lonas. O melhor orçamento que tenho são para a colocação de 4 amortecedores para ficarem com o comportamento de origem por 300 euros da marca KYB, peças, mão de obra tudo.
Do que tenho pesquisado sobre Kyb, dizem muito bem dos amortecedores e bem mais em conta que a concorrência. A Monroe é sem dúvida a mais mal falada.
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Boas após colocados os amortecedores 4 novos da Kayaba no carro, tem pneus normais Continental novos com cerca de 12000 kms, pastilhas novas o que é certo é que não percebo porque quando há ventos laterais na AE, o carro ainda vai sempre a desviar a trajetória. A direção foi alinhada quando se colocou os amortecedores. O que é que poderá ser? Será que é a pressão dos pneus ou seja este carro requer mais pressão do que aquela que costuma pôr? Costumo colocar 2.3 à frente e 2.4 atrás. Mas já em sítios info em que recomendam por mais mesmo sem carga.
- 525_tds
- Membro Gold
- Mensagens: 1483
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
- Localização: Portugal
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Mas é uma coisa tão acentuada, essas correcções de trajectória que sentes? É que quando estão ventos laterais temos sempre de fazer esses ajustes.nlg Escreveu:Boas após colocados os amortecedores 4 novos da Kayaba no carro, tem pneus normais Continental novos com cerca de 12000 kms, pastilhas novas o que é certo é que não percebo porque quando há ventos laterais na AE, o carro ainda vai sempre a desviar a trajetória. A direção foi alinhada quando se colocou os amortecedores. O que é que poderá ser? Será que é a pressão dos pneus ou seja este carro requer mais pressão do que aquela que costuma pôr? Costumo colocar 2.3 à frente e 2.4 atrás. Mas já em sítios info em que recomendam por mais mesmo sem carga.
Essas pressões que usas parecem-me ser as normais para quando o carro anda com o peso normal, experimenta meter 2,6 atrás e 2,4/2.5 na frente (presumo que tenhas jante 16 ou 17)
-
- Membro Senior
- Mensagens: 992
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
- Localização: Cruz de Pau - Amora
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Tenho jante 16, ou seja R16 205/55.525_tds Escreveu:Mas é uma coisa tão acentuada, essas correcções de trajectória que sentes? É que quando estão ventos laterais temos sempre de fazer esses ajustes.nlg Escreveu:Boas após colocados os amortecedores 4 novos da Kayaba no carro, tem pneus normais Continental novos com cerca de 12000 kms, pastilhas novas o que é certo é que não percebo porque quando há ventos laterais na AE, o carro ainda vai sempre a desviar a trajetória. A direção foi alinhada quando se colocou os amortecedores. O que é que poderá ser? Será que é a pressão dos pneus ou seja este carro requer mais pressão do que aquela que costuma pôr? Costumo colocar 2.3 à frente e 2.4 atrás. Mas já em sítios info em que recomendam por mais mesmo sem carga.
Essas pressões que usas parecem-me ser as normais para quando o carro anda com o peso normal, experimenta meter 2,6 atrás e 2,4/2.5 na frente (presumo que tenhas jante 16 ou 17)
É estranho porque parece que o carro vai sempre ziguezaguear nessas alturas embora ziguezague curtinhos, acho que o carro deveria manter mais firme como se fosse num carril, embora também se pese das nossas AE´s terem piso uma treta. Por outro lado o carro é pesado deveria ter um comportamento mais rígido. Será que terá a ver com pressões dos pneus, será pelo facto de ter mudado de runflat para normal, será que calibração das rodas que estejam desajustadas.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 7092
- Registado: 15 jun 2007, 23:56
- O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
- Localização: PORTUGAL (frança)
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
A nao ser Teres folga no eixo traseiro nao vejo o que possa ser :think
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
- Rider's
- Membro Juvenil
- Mensagens: 95
- Registado: 29 ago 2014, 00:11
- O meu Carro:: BMW 320CD
- Localização: Centro
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
estou com o mesmo problema sem tirar nem por, o meu quando passa em lombas na AE parece que vou me despistar, tem pneus novos e está tudo calibrado , enchi os pneus segundo o manual e continua igual, acontece agora depois de ter mudado de motor porque com o outro nunca aconteceu.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
é assim, como sabes eu tambem tenho andado com problemas na direcção, um pouco diferente mas tambem tinha alguns problemas em manter o carro direito em auto-estrada, porque perdia muito a linha recta e algumas tendencias para dar pequenas guinadas à medida que levava com o vento, outras vezes sentia que fugia muito para a direita com o vento, demasiado para a força do vento nas situações em que que senti isso.
a juntar a isso tinha um problema que à meses me andava a dar cabo da cabeça que eram as vibrações no volante entre os 120/140 km/h, essa era a coisa que mais me incomodava mas tudo junto tornava a condução em auto-estrada relativamente desagradável.
tudo isto só se passou depois de ter metido braços, tirante, e tudo o material do trem dianteiro e traseiro, antes não acontecia nada disso e estamos a falar de material antigo que já tinha alguma folgas, mesmo assim estava bom com esse material e com o novo ficou péssimo, devia ser ao contrário mas não foi.
depois e não há muito tempo meti amortecedores atrás e à frente, bilstein B4 porque não tenho muito por onde escolher devido à suspensão auto-nivelante, ou eram esses ou sachs super touring que é o que vem de origem, outras marcas não são compativeis com este sistema auto-nivelante e dentro da gama bilstein os B6 ou acima nem pensar pelo grau de dureza, nisso não estou interessado.
os B4 não são nenhum encanto em termos de conforto, talvez até um pouco mais duros que os sachs de origem mas aceita-se e estou satisfeito qb.
após meter os amortecedores as questões de sensibilidade aos ventos laterais melhorou e de que maneira, muito mesmo e já conseguia manter uma linha recta bastante aceitável, as vibrações no volante quase desapareceram mas parta surpresa minha isso só era válido com as rodas da frente sem quaisquer pesos, ou seja desequilibradas.
ao levarem os pesos e serem devidamente equilibradas ficou horrivel e o volante vibrava por tudo quanto era lado a partir dos 120 km/h, a direcção tambem perdia objectividade e tal como tu sentia que o carro não andava devidamente em linha recta, tendo que andar sempre a fazer pequenas rectificações no volante, pois ou ia muito chegado à direita ou à esquerda, não conseguia manter o volante quieto em recta e parecia que ao minimo vento lateral havia uma alteração na direccionalidade e portanto essa necessidade constante de estar sempre a rectificar, tornava a condução desagradável e incomoda e para quem gosta de ter tudo em condições como eu já estava pelos cabelos com o assunto.
entretanto e no decorrer disto tudo experimentei várias pressões nos pneus, seja aquilo que a marca recomenda, sejam pressões algo superiores ou inferiores, ia dar ao mesmo.
folgas não há, é tudo material novo da meyle hd, ou seja, tão bom ou melhor que o de origem, amortecedores novos, tudo novo.
a direcção foi devidamente alinhada na marca (é fora da marca, porque eles não tem máquinas para alinhar, mas levam a centros exteriores aos serviços deles onde alinham), apesar disso não satisfeito passado dois dias alinhei e equilibrei de novo as rodas na garagem rio de janeiro, para quem conheçe sabe que são profissionais.
mas mesmo assim nada a fazer, continuava bastante insatisfeito com o comportamento geral do carro, e as malditas vibrações no volante que me fizeram perder a cabeça e andar eu mesmo a retirar os pesos, porque para o cumulo andava melhor sem os pesos nas rodas da frente do que com eles.
hoje resolvi ir fazer algo que à muito devia ter feito, ao fim de uns 5 alinhamentos, uns 6 ou 7 equilibrios de rodas em várias casas de referencia da grande lisboa, fui os pneus dos prazeres.
são dos poucos que tem a maquina de equilibrio estático das rodas e por ser um sistema de equilibrio relativamente antigo e já não se usar é importante tambem que essa máquina esteja calibrada para que os resultados sejam fiáveis.
o que eles me fizeram foi retirar as rodas, fizeram o equilibrio dinamico normal e meteram os pesos, meteram as rodas no sitio e depois levantaram o carro num dos lados e meteram a maquina a fazer rodar as rodas e o macaco por baixo ligado a essa maquina para transmitir as vibrações, aquilo lançava uns flashs de luz, paravam as rodas, metiam os pesos nos locais indicados sem com isso retirar os outros que já tinham sido colocados no equilibrio dinamico, apenas numa das rodas verifiquei que tiveram necessidade de tirar um dos pesos colocados no equilibrio dinamico, depois passaram ao outro lado e fizeram o mesmo.
a colocação de pesos no equilibrio estático (com as rodas no carro), não foi uma quantidade deles, não fiquei com as rodas da parte de dentro decorada com pesos, foi só mesmo um adicionar de um ou dois em cada roda alem daqueles que já tinham sido colocados no equilibrio dinamico (rodas fora do carro).
de salientar que a maquina que faz este tipo de equilibrios encosta na roda e faz rodar a mesma, pelo que provoca um pequeno desgaste na lateral no pneu, nada de importante mas creio que vários equilibrios deste tipo e faz dano no pneu, uma vez ou duas não se passa nada.
tambem tem o contra de ao se tirar as rodas por qualquer circunstancia perde o equilibrio, mas marcando a posição ao retirar e meter nessa mesma posição mantem o equilibrio, há que ter apenas esse cuidado ao retirar.
segundo técnico embora não seja assim tão frequente, por vezes acontece haverem problemas de equilibrio nos discos, e fazendo isto consegue-se não só equilibrar as rodas como tambem tudo o resto.
paguei 24 euros pelo serviço, e valeu bem apena.
eu francamente não estava com grande esperança que fosse dar grande resultado, depois de tanta coisa já nem contava com nada e a minha ideia era que ao meter o carro na auto-estrada estaria na mesma, surpresa a minha que está impecável, acabaram as vibrações, acabaram os problemas de direccionalidade, simplesmente está impec, estou mesmo muito satisfeito e finalmente resolvi o problema, ganharam um cliente.
vale apena tentares, depois de tudo penso que podes fazer uma tentativa em relação a isso, a menos que haja folgas nalgum braço ou tirante ou algum outro problema mecanico, este sistema embora não muito usado actualmente serve para problemas mais dificeis de resolver e que não vão lá de maneira convencional, era o meu caso, equilibrios dinamicos comigo não resolviam nada, a razão não sei, mas tambem não me interessa muito pois tenho tudo novo e sei que não há folgas que pudessem estar a causar isto.
pressões é como disse, experimentei de tudo e não resolveu, pneus tambem meti dois jogos novos de 4 sendo que estes ultimos que tenho até são homologados pela bmw e nada.
run flat para normais, isso não sei porque não tenho essa experiencia, mas creio que o máximo que poderias notar era um maior conforto com os normais, o carro não tão duro, em termos de rigidez é possivel que notes mais soft em relação aos run flat, mas é algo minimo, e nunca algo que afecte a direccionalidade do carro e os problemas que relatas, aliás, grande parte dos que mudaram para pneus convencionais depois de usarem run flat, ficaram mais satisfeitos e não o contrário.
espero ter ajudado alguma coisa com o meu relato, mais que ninguem eu sei o quanto é incomodo e desesperante ter um carro, querer que esteja em condições e estar a sentir cada vez que se anda este tipo de problemas.
um abraço.
a juntar a isso tinha um problema que à meses me andava a dar cabo da cabeça que eram as vibrações no volante entre os 120/140 km/h, essa era a coisa que mais me incomodava mas tudo junto tornava a condução em auto-estrada relativamente desagradável.
tudo isto só se passou depois de ter metido braços, tirante, e tudo o material do trem dianteiro e traseiro, antes não acontecia nada disso e estamos a falar de material antigo que já tinha alguma folgas, mesmo assim estava bom com esse material e com o novo ficou péssimo, devia ser ao contrário mas não foi.
depois e não há muito tempo meti amortecedores atrás e à frente, bilstein B4 porque não tenho muito por onde escolher devido à suspensão auto-nivelante, ou eram esses ou sachs super touring que é o que vem de origem, outras marcas não são compativeis com este sistema auto-nivelante e dentro da gama bilstein os B6 ou acima nem pensar pelo grau de dureza, nisso não estou interessado.
os B4 não são nenhum encanto em termos de conforto, talvez até um pouco mais duros que os sachs de origem mas aceita-se e estou satisfeito qb.
após meter os amortecedores as questões de sensibilidade aos ventos laterais melhorou e de que maneira, muito mesmo e já conseguia manter uma linha recta bastante aceitável, as vibrações no volante quase desapareceram mas parta surpresa minha isso só era válido com as rodas da frente sem quaisquer pesos, ou seja desequilibradas.
ao levarem os pesos e serem devidamente equilibradas ficou horrivel e o volante vibrava por tudo quanto era lado a partir dos 120 km/h, a direcção tambem perdia objectividade e tal como tu sentia que o carro não andava devidamente em linha recta, tendo que andar sempre a fazer pequenas rectificações no volante, pois ou ia muito chegado à direita ou à esquerda, não conseguia manter o volante quieto em recta e parecia que ao minimo vento lateral havia uma alteração na direccionalidade e portanto essa necessidade constante de estar sempre a rectificar, tornava a condução desagradável e incomoda e para quem gosta de ter tudo em condições como eu já estava pelos cabelos com o assunto.
entretanto e no decorrer disto tudo experimentei várias pressões nos pneus, seja aquilo que a marca recomenda, sejam pressões algo superiores ou inferiores, ia dar ao mesmo.
folgas não há, é tudo material novo da meyle hd, ou seja, tão bom ou melhor que o de origem, amortecedores novos, tudo novo.
a direcção foi devidamente alinhada na marca (é fora da marca, porque eles não tem máquinas para alinhar, mas levam a centros exteriores aos serviços deles onde alinham), apesar disso não satisfeito passado dois dias alinhei e equilibrei de novo as rodas na garagem rio de janeiro, para quem conheçe sabe que são profissionais.
mas mesmo assim nada a fazer, continuava bastante insatisfeito com o comportamento geral do carro, e as malditas vibrações no volante que me fizeram perder a cabeça e andar eu mesmo a retirar os pesos, porque para o cumulo andava melhor sem os pesos nas rodas da frente do que com eles.
hoje resolvi ir fazer algo que à muito devia ter feito, ao fim de uns 5 alinhamentos, uns 6 ou 7 equilibrios de rodas em várias casas de referencia da grande lisboa, fui os pneus dos prazeres.
são dos poucos que tem a maquina de equilibrio estático das rodas e por ser um sistema de equilibrio relativamente antigo e já não se usar é importante tambem que essa máquina esteja calibrada para que os resultados sejam fiáveis.
o que eles me fizeram foi retirar as rodas, fizeram o equilibrio dinamico normal e meteram os pesos, meteram as rodas no sitio e depois levantaram o carro num dos lados e meteram a maquina a fazer rodar as rodas e o macaco por baixo ligado a essa maquina para transmitir as vibrações, aquilo lançava uns flashs de luz, paravam as rodas, metiam os pesos nos locais indicados sem com isso retirar os outros que já tinham sido colocados no equilibrio dinamico, apenas numa das rodas verifiquei que tiveram necessidade de tirar um dos pesos colocados no equilibrio dinamico, depois passaram ao outro lado e fizeram o mesmo.
a colocação de pesos no equilibrio estático (com as rodas no carro), não foi uma quantidade deles, não fiquei com as rodas da parte de dentro decorada com pesos, foi só mesmo um adicionar de um ou dois em cada roda alem daqueles que já tinham sido colocados no equilibrio dinamico (rodas fora do carro).
de salientar que a maquina que faz este tipo de equilibrios encosta na roda e faz rodar a mesma, pelo que provoca um pequeno desgaste na lateral no pneu, nada de importante mas creio que vários equilibrios deste tipo e faz dano no pneu, uma vez ou duas não se passa nada.
tambem tem o contra de ao se tirar as rodas por qualquer circunstancia perde o equilibrio, mas marcando a posição ao retirar e meter nessa mesma posição mantem o equilibrio, há que ter apenas esse cuidado ao retirar.
segundo técnico embora não seja assim tão frequente, por vezes acontece haverem problemas de equilibrio nos discos, e fazendo isto consegue-se não só equilibrar as rodas como tambem tudo o resto.
paguei 24 euros pelo serviço, e valeu bem apena.
eu francamente não estava com grande esperança que fosse dar grande resultado, depois de tanta coisa já nem contava com nada e a minha ideia era que ao meter o carro na auto-estrada estaria na mesma, surpresa a minha que está impecável, acabaram as vibrações, acabaram os problemas de direccionalidade, simplesmente está impec, estou mesmo muito satisfeito e finalmente resolvi o problema, ganharam um cliente.
vale apena tentares, depois de tudo penso que podes fazer uma tentativa em relação a isso, a menos que haja folgas nalgum braço ou tirante ou algum outro problema mecanico, este sistema embora não muito usado actualmente serve para problemas mais dificeis de resolver e que não vão lá de maneira convencional, era o meu caso, equilibrios dinamicos comigo não resolviam nada, a razão não sei, mas tambem não me interessa muito pois tenho tudo novo e sei que não há folgas que pudessem estar a causar isto.
pressões é como disse, experimentei de tudo e não resolveu, pneus tambem meti dois jogos novos de 4 sendo que estes ultimos que tenho até são homologados pela bmw e nada.
run flat para normais, isso não sei porque não tenho essa experiencia, mas creio que o máximo que poderias notar era um maior conforto com os normais, o carro não tão duro, em termos de rigidez é possivel que notes mais soft em relação aos run flat, mas é algo minimo, e nunca algo que afecte a direccionalidade do carro e os problemas que relatas, aliás, grande parte dos que mudaram para pneus convencionais depois de usarem run flat, ficaram mais satisfeitos e não o contrário.
espero ter ajudado alguma coisa com o meu relato, mais que ninguem eu sei o quanto é incomodo e desesperante ter um carro, querer que esteja em condições e estar a sentir cada vez que se anda este tipo de problemas.
um abraço.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)