Carro foge a partir dos 160 km/h
Moderador: Staff
-
- Membro Senior
- Registado: 30 jun 2009, 12:42
- O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009
Re: Carro foge a partir dos 160 km/h
Isto do alinhar direção tem muito que se lhe diga nomeadamente nos nossos bimmers, tração traseira, aqui fica uma boa explicação teórica aonde o bom senso e grande conhecimento técnico de quem alinha e máquina pode fazer a diferença do carro mais estável ou não:
"TOE-IN E TOE-OUT
Por questões de física e de mecânica, se as rodas fossem exatamente paralelas tornariam a direção pesada e imprecisa. Assim, as rodas de um carro devem ser ajustadas (ou alinhadas) em ângulos ligeiramente abertos ou fechados, que tornam possível andar reto ou entrar em curvas com segurança, e sem desgastar os pneus.
Servem para compensar esforços no sistema de direção, causados pela inclinação das rodas e pelas inflexões do eixo em relação ao plano horizontal.
Denomina-se toe-in (convergência) quando a distância entre a parte anterior das rodas é menor que a posterior. Se as rodas formam que um V abre para a traseira do carro.
Denomina-se toe-out (toe-in negativo ou divergência) quando a distância entre a parte anterior das rodas é maior que a posterior. Se as rodas formam que um V abre para a dianteira.
Os principais parâmetros de alinhamento em um carro são toe, camber e caster.A maioria dos entusiastas tem um entendimento bom do que são estes ajustes e o que eles envolvem, mas muitos podem não saber por que uma ajuste particular é necessário, ou como afeta o desempenho. Daremos uma olhada neste aspecto básico de afinação de suspensão.
A quantidade de toe que a suspensão é ajustada varia pelo layout de seu veículo, preferência motriz, e características de controle do carro.
Ajustes no toe afetam três áreas principais de desempenho: desgaste, aquecimento de pneu, estabilidade em linha reta e comportamento em entrada de curva.
No desenho abaixo temos um exemplo de toe-in e toe-out.
Como eles afetam a manejo do carro?
Veículos com tração traseira:
Rodas dianteiras:Os ajustes de toe têm um principal impacto em estabilidade direcional.
/---\ Toe-in, ou positivo toe-in (convergência), cria uma força estabilizadora; quando trafegando as rodas dianteiras são apontados muito ligeiramente uma para a outra, criando uma pequena tendência de understeering naquele eixo, tendendo a manter o carro em uma linha reta.
Os dois lados ruins disto são:
(1) com o aumento de toe-in, aumenta a resistência rolante do pneu, reduzindo a velocidade o carro e
(2) isto altera a habilidade do carro para iniciar uma curva, criando um pequeno understeer de entrada de curva.
|---| Zero toe pode fazer o carro vagar ligeiramente em vez de trafegar em linha reta, mas haverá mínima resistência rolante.
\---/ Toe-out, ou negativo toe-in (divergência ) também cria uma força estabilizadora e resistência rolante, mas acentua a habilidade do carro para iniciar uma curva, criando um pequeno oversteer de entrada de curva.
Em um carro de tração traseira em aceleração, a força da aceleração no pneu tende a empurrar os pneus dianteiros ligeiramente para trás, as rodas dianteiras (não tracionadas) tendem a toe-out (divergir), dessa forma deve-se acrescentar um pequeno toe-in. Estático toe-in resultará em uma situação de zero-toe em velocidade, tornando o carro mais estável, o carro um pouco mais estável durante frenagens, porém com menos resposta ao comando do volante.
Normalmente veículos de tração traseira são toe-in (convergentes) nas rodas dianteiras.
Excesso de Toe-in resultará em understeer adicional para o carro, pois em uma curva o pneu dianteiro interno virará um ângulo menor que o pneu externo. Adicionalmente, excessivo toe-in resultará em desgaste de pneu prematuro por esfregamento, aumenta consumo de combustível, aquecimento na parte externa do pneu e instabilidade do veículo.
Com suspensão independente de quatro rodas:
Rodas Traseiras:Com suspensão independente de quatro rodas, o toe deve ser ajustado também na traseira do carro. Ajustes de toe na traseira têm o mesmo efeito essencialmente no desgaste, estabilidade direcional e entrada em curvas como na dianteira.
Ajustes de toe têm principal impacto em estabilidade direcional.
Com o volante centrado, toe-in as rodas percorrem cursos que se cruzam um ao outro. Nesta condição, as rodas estão em conflito entre si, e não resulta em curva.
Se o carro é ajustado com toe-in, as rodas dianteiras estão alinhadas de forma que os movimentos no volante fazem as rodas assumir cursos rolantes que não descrevem uma curva. A roda movimentada guiará só uma pequena quantidade, talvez de forma que está rolando ligeiramente para frente em vez de toed-in.Esta ação também tira a outra roda na mesma direção de direção enquanto a outra estará nesse momento reta. Mas note que com este leve comando de direção, o curso rolante das rodas ainda não descrevem uma curva. As rodas obedeceram o movimento do volante sem mudar significativamente a direção do veículo.Deste modo, toe-in aumenta estabilidade de linha reta.
Se o carro é ajustado com toe-out, as rodas dianteiras estão alinhadas de forma que pequenos movimentos faz o par de roda assumir direções rolantes que descrevem uma curva.
Qualquer ângulo de direção além da posição perfeitamente centrada fará a roda interna guiar em um raio de curva mais apertado que a roda externa.Assim, o carro está sempre tentando entrar em uma curva, em lugar de manter um curso em linha reta.
Com toe-in um comando no volante não faz as rodas iniciarem uma curva
Com toe-out um comando no volante faz as rodas iniciarem uma curva.
Assim está claro que toe-out facilita a iniciação de uma curva, enquanto toe-in desencoraja isto.
O ajuste de toe em um carro particular se torna um compromisso entre a estabilidade de linha reta promovida por toe-in e a resposta de direção rápida promovida por toe-out. Os os pilotos de corridas estão dispostos a sacrificar um pouco de estabilidade em troca de uma entrada em curva mais afiada. Assim, carros de corrida são freqüentemente ajustados com toe-out na dianteira.
Em carros de competição com tração traseira, na dianteira, o ajuste normalmente é um leve de toe-out, resultará em oversteer adicional para o carro, ajudando no esterçamento inicial para uma curva.
Isto acontece quando em curva os pneu dianteiros internos esterçam um ângulo maior que o pneu externo. Assim, em um curva, o pneu interno está tentando virar mais que o pneu externo mais fortemente carregado.
Toe-out dianteira fará o carro mais responsivo ao comando do volante. Tendo leve toe-out nas rodas dianteiras melhora a resposta em entrada de curvas, faz o carro esterçar nas curvas um pouco melhor, também ajuda o eixo dianteiro a reduzir a tendência a vagar nas retas.
"
"TOE-IN E TOE-OUT
Por questões de física e de mecânica, se as rodas fossem exatamente paralelas tornariam a direção pesada e imprecisa. Assim, as rodas de um carro devem ser ajustadas (ou alinhadas) em ângulos ligeiramente abertos ou fechados, que tornam possível andar reto ou entrar em curvas com segurança, e sem desgastar os pneus.
Servem para compensar esforços no sistema de direção, causados pela inclinação das rodas e pelas inflexões do eixo em relação ao plano horizontal.
Denomina-se toe-in (convergência) quando a distância entre a parte anterior das rodas é menor que a posterior. Se as rodas formam que um V abre para a traseira do carro.
Denomina-se toe-out (toe-in negativo ou divergência) quando a distância entre a parte anterior das rodas é maior que a posterior. Se as rodas formam que um V abre para a dianteira.
Os principais parâmetros de alinhamento em um carro são toe, camber e caster.A maioria dos entusiastas tem um entendimento bom do que são estes ajustes e o que eles envolvem, mas muitos podem não saber por que uma ajuste particular é necessário, ou como afeta o desempenho. Daremos uma olhada neste aspecto básico de afinação de suspensão.
A quantidade de toe que a suspensão é ajustada varia pelo layout de seu veículo, preferência motriz, e características de controle do carro.
Ajustes no toe afetam três áreas principais de desempenho: desgaste, aquecimento de pneu, estabilidade em linha reta e comportamento em entrada de curva.
No desenho abaixo temos um exemplo de toe-in e toe-out.
Como eles afetam a manejo do carro?
Veículos com tração traseira:
Rodas dianteiras:Os ajustes de toe têm um principal impacto em estabilidade direcional.
/---\ Toe-in, ou positivo toe-in (convergência), cria uma força estabilizadora; quando trafegando as rodas dianteiras são apontados muito ligeiramente uma para a outra, criando uma pequena tendência de understeering naquele eixo, tendendo a manter o carro em uma linha reta.
Os dois lados ruins disto são:
(1) com o aumento de toe-in, aumenta a resistência rolante do pneu, reduzindo a velocidade o carro e
(2) isto altera a habilidade do carro para iniciar uma curva, criando um pequeno understeer de entrada de curva.
|---| Zero toe pode fazer o carro vagar ligeiramente em vez de trafegar em linha reta, mas haverá mínima resistência rolante.
\---/ Toe-out, ou negativo toe-in (divergência ) também cria uma força estabilizadora e resistência rolante, mas acentua a habilidade do carro para iniciar uma curva, criando um pequeno oversteer de entrada de curva.
Em um carro de tração traseira em aceleração, a força da aceleração no pneu tende a empurrar os pneus dianteiros ligeiramente para trás, as rodas dianteiras (não tracionadas) tendem a toe-out (divergir), dessa forma deve-se acrescentar um pequeno toe-in. Estático toe-in resultará em uma situação de zero-toe em velocidade, tornando o carro mais estável, o carro um pouco mais estável durante frenagens, porém com menos resposta ao comando do volante.
Normalmente veículos de tração traseira são toe-in (convergentes) nas rodas dianteiras.
Excesso de Toe-in resultará em understeer adicional para o carro, pois em uma curva o pneu dianteiro interno virará um ângulo menor que o pneu externo. Adicionalmente, excessivo toe-in resultará em desgaste de pneu prematuro por esfregamento, aumenta consumo de combustível, aquecimento na parte externa do pneu e instabilidade do veículo.
Com suspensão independente de quatro rodas:
Rodas Traseiras:Com suspensão independente de quatro rodas, o toe deve ser ajustado também na traseira do carro. Ajustes de toe na traseira têm o mesmo efeito essencialmente no desgaste, estabilidade direcional e entrada em curvas como na dianteira.
Ajustes de toe têm principal impacto em estabilidade direcional.
Com o volante centrado, toe-in as rodas percorrem cursos que se cruzam um ao outro. Nesta condição, as rodas estão em conflito entre si, e não resulta em curva.
Se o carro é ajustado com toe-in, as rodas dianteiras estão alinhadas de forma que os movimentos no volante fazem as rodas assumir cursos rolantes que não descrevem uma curva. A roda movimentada guiará só uma pequena quantidade, talvez de forma que está rolando ligeiramente para frente em vez de toed-in.Esta ação também tira a outra roda na mesma direção de direção enquanto a outra estará nesse momento reta. Mas note que com este leve comando de direção, o curso rolante das rodas ainda não descrevem uma curva. As rodas obedeceram o movimento do volante sem mudar significativamente a direção do veículo.Deste modo, toe-in aumenta estabilidade de linha reta.
Se o carro é ajustado com toe-out, as rodas dianteiras estão alinhadas de forma que pequenos movimentos faz o par de roda assumir direções rolantes que descrevem uma curva.
Qualquer ângulo de direção além da posição perfeitamente centrada fará a roda interna guiar em um raio de curva mais apertado que a roda externa.Assim, o carro está sempre tentando entrar em uma curva, em lugar de manter um curso em linha reta.
Com toe-in um comando no volante não faz as rodas iniciarem uma curva
Com toe-out um comando no volante faz as rodas iniciarem uma curva.
Assim está claro que toe-out facilita a iniciação de uma curva, enquanto toe-in desencoraja isto.
O ajuste de toe em um carro particular se torna um compromisso entre a estabilidade de linha reta promovida por toe-in e a resposta de direção rápida promovida por toe-out. Os os pilotos de corridas estão dispostos a sacrificar um pouco de estabilidade em troca de uma entrada em curva mais afiada. Assim, carros de corrida são freqüentemente ajustados com toe-out na dianteira.
Em carros de competição com tração traseira, na dianteira, o ajuste normalmente é um leve de toe-out, resultará em oversteer adicional para o carro, ajudando no esterçamento inicial para uma curva.
Isto acontece quando em curva os pneu dianteiros internos esterçam um ângulo maior que o pneu externo. Assim, em um curva, o pneu interno está tentando virar mais que o pneu externo mais fortemente carregado.
Toe-out dianteira fará o carro mais responsivo ao comando do volante. Tendo leve toe-out nas rodas dianteiras melhora a resposta em entrada de curvas, faz o carro esterçar nas curvas um pouco melhor, também ajuda o eixo dianteiro a reduzir a tendência a vagar nas retas.
"
-
- Membro Senior
Relativamente à primeira experiência pus 2.6 bar =38kg/cm2 nas 4 rodas e fui à AE, fogueteiro-almada e vice-versa, é certo que não estava tanto vento, mas pareceu-me que realmente melhora substancialmente, a dinâmica, tanto a nível trajetoria manto-se sempre direito como a nível de velocidade, parece-me que rola melhor, fica mais expedito no arranque. Fui num instante de 120 aos 180 km/h e digo se tivesse a certeza que com mais vento o comportamente era este já nem ia mexer mais no alinhamento.
-
- Membro Gold
- Registado: 15 jun 2007, 23:56
- O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
2.6 è muito à frente :think
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
engraçado que relativamente a isso por acaso estive hoje a falar com um amigo meu que é eng. mecanico mas não no sector automóvel, mas é barra nisto.
e segundo ele convem haver uma pequena convergencia na configuração das rodas, acontece que no meu caso tenho convergencia quando fui fazer o alinhamento na rio de janeiro,
disse-me que nessa situação a direccção fica mais susceptivel à estrada e basta um pequeno desnivel para fugir para um lado ou para o outro, tudo bem que assim os pneus gastam-se de maneira igual mas mesmo sacrificando o desgaste uniforme e para haver uma melhor condução em rectas em auto-estrada convem ter alguma convergencia.
eu noto leitura em excesso da estrada sentida no volante e a necessidade de alguma rectificação mediante os desniveis, isto deve-se a estar com convergencia zero.
estou a pensas em ir lá e pedir para meterem alguma convergencia, que acham?
aos mais entendidos e fazendo a leitura que me aconselham?
manter como está ou ir lá e pedir alguma convergencia?
esta é a folha do alinhamento, a vermelho assinalei a convergencia:

e segundo ele convem haver uma pequena convergencia na configuração das rodas, acontece que no meu caso tenho convergencia quando fui fazer o alinhamento na rio de janeiro,
disse-me que nessa situação a direccção fica mais susceptivel à estrada e basta um pequeno desnivel para fugir para um lado ou para o outro, tudo bem que assim os pneus gastam-se de maneira igual mas mesmo sacrificando o desgaste uniforme e para haver uma melhor condução em rectas em auto-estrada convem ter alguma convergencia.
eu noto leitura em excesso da estrada sentida no volante e a necessidade de alguma rectificação mediante os desniveis, isto deve-se a estar com convergencia zero.
estou a pensas em ir lá e pedir para meterem alguma convergencia, que acham?
aos mais entendidos e fazendo a leitura que me aconselham?
manter como está ou ir lá e pedir alguma convergencia?
esta é a folha do alinhamento, a vermelho assinalei a convergencia:

[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Senior
Tive a vrr a chapa de pressoes no carro e no meu caso recomendam ate 4 pessoas 2.1bar à frente e 2.6 atrâs. Retifiquei e coloquei 2.2bar frente e 2.5 atrás. Fui testar e pareceu me bem estavel. Porque pressao mais baixa frente e mais alta atrás? Em plena carga recomendam 2.6bar frente e 3.0 bar atras. Agora qual sera mesmo a ideal a usar?
-
- Membro Gold
Respeita as normas os carros sao testados assim mesmo ,nao è bom mudar ou nao respeitar :naonao
-
- Membro Senior
Boas, então fui hoje à oficina aonde meti amortecedores e levaram-me o carro a alinhar novamente havia uma imprecisão do alinhamento da frente relativamente atrás. Foi corrigido. Entretanto o mecânico viu também em chão plano sem irregularidades, chão da oficina, a andar para frente em 1ª e para trás que o carro balança um pouco, como se houvera ondulação no chão, situação quase imperceptível geralmente porque geralmente liga-se o carro e arranca-se logo. Para despistar problemas de pneus ou equilíbrio de jantes ou mesmo empeno, trocámos a jantes por um do outro série 3 em condições. Fomos testar, o balanceamento é o mesmo. Andámos ali um bom bocado para frente e para trás e conclusão parece que é o amortecedor da frente esquerdo que parece que não amortece como os restantes 3 e que provoca um desequilíbrio no carro, aqui poderá estar a razão da sensibilidade aos ventos laterais. Então ficou combinado na quarta feira próxima desmontarem o amortecedor e verem também o prato de fim de curso do mesmo. Se realmente for daí o problema como parece mesmo que é, manda-se trocar o amortecedor por outro uma vez que têm 2 anos de garantia sem qualquer custo. Depois irei então testar por fim o carro à AE. Entretanto na casa de pneus a pressão que puseram e recomendada foi 2.4 bar nas 4 rodas para ficar equilibrado, confortável e seguro e que está dentro de valores 2.1 à frente e 2.6 atrás para R16 2055/55 91V para carga até 4 pessoas recomendado pela chapa de pressões do carro.
-
- Membro Senior
Boas então fui a outro lado novo alinhamento segundo os técnicos tal como é feito pela BMW, a pressão dos pneus disseram-me que é 2.1 à frente e 2.6 atrás ou seja os limites conforme chapa de pressões do carro. Atrás a convergência ficou 0º 0º e à frente -0,12 -0,12. Fui testar e continua pouco melhor que na mesma. Seja continua a fugir para dirteita sensivel ao vento a partir dos 140 km/h. Já não sei o que fazer, aonde ir, onde realmente percebem e sabem mesmo identificar o problema e corrigir de uma vez por todas. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra. Se tivesse a certeza que na marca resolviam, não me importava de pagar 80 euros.
-
- Membro Gold
Foi desde que compraste o carro ? Ou mudasses de pneus entretanto ?
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
a marca não alinha, eles não tem máquinas para fazer isso.
eles levam a casas de pneus com os quais tem contracto e alinham segundo as especificações deles, tudo o que seja pneus e alinhamento eles levam fora.
por isso mais do mesmo.
eles levam a casas de pneus com os quais tem contracto e alinham segundo as especificações deles, tudo o que seja pneus e alinhamento eles levam fora.
por isso mais do mesmo.
[email protected]
-
- Membro Senior
germanii Escreveu:Foi desde que compraste o carro ? Ou mudasses de pneus entretanto ?
Mudei de pneus há 1 ano e meio. Tinha um Bridgstone Run Flat e coloquei Continental ContPremium 5 "normais". Mas aí não notava nada. Entretanto há cerca de 1 ano os amortecedores deram o berro e foi a partir daí vinha na A2 do Algarve no dia de vento e algum chuvisco e carro estava muiito instável a partir dos 140 km/h. Entretanto andou assim e há 1 mês mudei 4 amortecedores por uns da marca kayaba. Melhorou, mas o carro contnua a fugir pa direita e sensivel ao vento. Para mim acho que é alinhamento que tem ser feito de uma forma muito dedicada e completa para se compensar e afinar estas mudanças no carro, coisa que nas oficinas e casas de pneus muitas das vezes é a despachar. Vamos a uma dizem que a outra não soube alinhar. Vamos a outra dizem o mesmo, as pressões tb num lado dizem que é x bar no outro é y bar. Já não sei onde ir , pois é pena pq o sacana do carro anda mas anda, 177 cvs. Eu não queria estar a gastar mais dinheiro em pneus ou amortecedores novamente, sujeitando-me a que fique na mesma.
- Rider's
- Membro Juvenil
- Registado: 29 ago 2014, 00:11
- O meu Carro:: BMW 320CD
Hoje aconteceu me algo que acho que denunciou o problema. Hás de tentar deixar o carro andar muito devagar e puxar o travao de mão de repente. Depois vê se o carro amortece mais de um lado do que o outro. No meu caso ele amortece mais do lado direito portanto deve ser o amortecedor que foi a vida...
-
- Membro Senior
Rider's Escreveu:Hoje aconteceu me algo que acho que denunciou o problema. Hás de tentar deixar o carro andar muito devagar e puxar o travao de mão de repente. Depois vê se o carro amortece mais de um lado do que o outro. No meu caso ele amortece mais do lado direito portanto deve ser o amortecedor que foi a vida...
Obgdo pela dica, mas os amortecedores são novinhos em folha. Ainda se pôs em questão algum com defeito mas já foram desmontados novamente e visto e estão bons. A cena na minha opinião é alinhamento. O carro foge ligeiramente para direita e muito mais e sensivel aos ventos a partir dos 140 km/h.
- Rider's
- Membro Juvenil
- Registado: 29 ago 2014, 00:11
- O meu Carro:: BMW 320CD
Há uma maneira que resolve, uns coilovers e não tens mais esse problema :-)
-
- Membro Gold
Nao estou muito de acordo contigo :think Pode ser dos pneus tambemRider's Escreveu:Há uma maneira que resolve, uns coilovers e não tens mais esse problema :-)