Desde o final do verão passado, que comecei a ter problemas com o manómetro da temperatura do radiador do meu carro (318 tds - 1997)!

Comecei por trocar o termostato e tudo na mesma!
O sintoma é o seguinte!
Quando chego perto das 2000 rpm, o ponteiro da temperatura, começa a descer e quando desacelero, volta ao normal!
Aparentemente está a marcar a temperatura correctamente, embora com este problema...
Não acontece desta forma 100% das vezes, mas é 99%...
O meu mecânico aconselhou ir ao electricista (poderia ser o quadrante a roubar corrente) para tentar ver esta situação, mas devido ao trabalho e a localização do mesmo, tenho andado a adiar...
Já pesquisei bastante sobre o assunto, mas ainda nada...
1- A primeira coisa que fiz, fiz trocar toda a agua do circuito e lavar o deposito da agua, por tinha ferrugem visível e lá limpei tudo, ficando com muito melhor aspecto! (mas nada mudou no manómetro)
2- Depois também li muito sobre a sensor de temperatura, mas apenas encontro de modelos "americanos" onde o sensor não está no mesmo local....
Será que alguém me sabe dizer onde fica no meu modelo, pois não encontro?
Outra coisa, o sensor de pressão do colector? alguém sabe para que serve em concreto (para leigos)?
Agradeço todas as sugestões/concelhos/opiniões da vossa parte.
Cumps