Problema com fárois - E46 2000 xenon

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Problema com fárois - E46 2000 xenon

Mensagem por Notlim »

Oi pessoal. Acontece que tenho uma dúvida que me atormenta que desde que comprei a minha Touring. Ao conduzir em pisos degradados (paralelo por ex.) noto que o feixe de luz treme. Não se trata do feixe por completo (o limite do foco de luz), dá antes a sensação de que as lâmpadas estão soltas. Não sei se me estou a explicar bem. A carrinha tem um conjunto de molas/amortecedores Eibach que certamente também contribuem para o efeito. Mas julgo que mesmo estando muito dura esse tremer não deveria acontecer. Sei também que o xenon possui um sensor de nivelamento e já me apercebi de como funciona. Julgo que o problema não reside aí. Poderá haver alguma coisa que não esteja bem fixa nos fárois?
Opiniões??
Cumprimentos...

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Eu também tinha essa sensação quando montei os meus farois Xenon!

Mas nao é problema, penso que seja mesmo assim!

Mas mais alguem que se pronuncie... ;)

AB!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

JMGP
Membro Gold
Registado: 03 jan 2005, 01:01

Mensagem por JMGP »

Eu tb tenho essa sensação.
Va-se lá saber porque.

Acho que é normal, não sei. :roll:

Cebes
Membro Senior
Registado: 21 set 2005, 15:26

Mensagem por Cebes »

+1 ;)
Imagem
Cá da garagem:
BMW 320d 136cv
Audi A3 1.8T 150cv
Opel Corsa C 1.3cdti 62cv
Lancia Y 60cv

Yasser
Administrador do Fórum
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Sera que tem alguma coisa haver com farois mais regulados/nivelados ?

AB!
www.BMSolutionsPT.com

BMW 320d LCi F31

320dM
Membro Junior
Registado: 24 mar 2005, 02:33
O meu Carro:: 320dM E46 2002

Mensagem por 320dM »

Nunca me apercebi desse pormenor, apesar de ás vezes em lombas ou ressaltos parecer que a luz treme/mexe, e creio que é o nivelamento automático dos farois xenon em acção, a tentar compensar as subidas e descidas da carroçaria.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

aturbulence
Membro Junior
Registado: 13 jul 2006, 15:27
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por aturbulence »

320dM Escreveu:Nunca me apercebi desse pormenor, apesar de ás vezes em lombas ou ressaltos parecer que a luz treme/mexe, e creio que é o nivelamento automático dos farois xenon em acção, a tentar compensar as subidas e descidas da carroçaria.
Nivelamento automatico que todos tem, não só os xenon, pelo menos a partir dos e46

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

nunca vi nivelamento automático sem ser em xenon, todos os outros, com lampadas "normais" têm o botãozinho no comando das luzes para subir/descer o feixe luminoso, e estou a falar dos e46, mas claro, e ressalvo, é o que tenho visto, não quer dizer que não haja :), talvez seja um extra, claro que todos mexem quando o carro liga, pois o sistema estará a colocar o feixe na posição selecionada no comando de luzes.
Nas de xenon não dá para subir ou descer o feixe manualmente.
Mas independentemente disso, o tópico é a oscilação no feixe de luz numa optica xenon, e em xenon tenho a certeza que o nivelamento é sempre automático e é nesta situação que respondi.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

Yasser
Administrador do Fórum
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Yap, partindo do principio o 320dM tem toda a razao!

So os que vinham equipados com Xenon é que teem sistema de nivelacao automatico...

Todos os outros teem o scrollzito para nivelar manualmente!

Excepcao: Eu e o JMGP temos Xenon original, e temos a funcao de regular a altura manual pelo scroll porque montamos depois ;)

AB!
www.BMSolutionsPT.com

BMW 320d LCi F31

champ
Membro Junior
Registado: 16 jul 2005, 23:09

Mensagem por champ »

Boas ppl,

Eu recentemente pus xenon no carro e noto exactamente isso do feixe de luz que vocês relatam!! Não sou nenhum expert mas tenho 1 explicação pra isso, não sei é se será lógica!! :roll:

É assim, não sei se já repararam, mas a luz de xenon quando se liga ou desliga, é praticamente instantânea, o mesmo não se podia dizer das luzes de halogeneo, ou seja, a luz que estamos a ver naquele momento numa lampada de xenon, corresponde exatamente à luz que está a ser transmitida, logo os nossos olhos não estão a ser "enganados" pelo efeito atrasado da lampada normal de halogeneo!! Não sei se será bem isto, mas é a ideia que tenho, que a luz de xenon é muito mais instantânea!!

Quanto ao sistema de nivelamento, tb achava que como o meu carro não tinha xenon de origem não tinha esse sistema, mas ontem ia numa descida e tava tudo escuro e quando começo a subir de repente vejo o feixe de luz a adaptar-se à subida, e não foi impressão, pois já tive um carro com xenon de origem e ele fazia exactamente o mesmo, mas acho estranho pois tenho o botao para subir e descer o feixe de luz!! Tou confuso!!! :?

Fikem bem!! Abraços!!
Imagem
Imagem

aturbulence
Membro Junior
Registado: 13 jul 2006, 15:27
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por aturbulence »

champ Escreveu:Boas ppl,

Eu recentemente pus xenon no carro e noto exactamente isso do feixe de luz que vocês relatam!! Não sou nenhum expert mas tenho 1 explicação pra isso, não sei é se será lógica!! :roll:

É assim, não sei se já repararam, mas a luz de xenon quando se liga ou desliga, é praticamente instantânea, o mesmo não se podia dizer das luzes de halogeneo, ou seja, a luz que estamos a ver naquele momento numa lampada de xenon, corresponde exatamente à luz que está a ser transmitida, logo os nossos olhos não estão a ser "enganados" pelo efeito atrasado da lampada normal de halogeneo!! Não sei se será bem isto, mas é a ideia que tenho, que a luz de xenon é muito mais instantânea!!

Quanto ao sistema de nivelamento, tb achava que como o meu carro não tinha xenon de origem não tinha esse sistema, mas ontem ia numa descida e tava tudo escuro e quando começo a subir de repente vejo o feixe de luz a adaptar-se à subida, e não foi impressão, pois já tive um carro com xenon de origem e ele fazia exactamente o mesmo, mas acho estranho pois tenho o botao para subir e descer o feixe de luz!! Tou confuso!!! :?

Fikem bem!! Abraços!!
É exactamente isso que quis dizer.

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

champ: quem instalou o xenon, foste tu? se calhar tb foi instalado o sistema de autonivelamento, apesar de teres o sistema manual no comando de luzes, tal como o yasser, alias, não sei se o xenon já não vem com o sistema de autonivelamento incluido.
esse controle manual ainda funciona ? testa a ver se notas alguma diferença no foco.
isso da luz instantanea... hehehe, não me parece fazer muito sentido, depois de a luz estar ligada, o nivelamento só depende da velocidade do motor de nivelamento, não tem a ver com o tipo de luz, não fiques ofendido.
o que podes mesmo testar é pores o carro frente a uma parede e ligares as luzes, vais ver nitidamente o feixe luminoso a subir automaticamente, e independentemente da inclinação da carroçaria, o feixe deve bater sempre nos mesmos contornos. (dentro da razoabilidade)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

champ
Membro Junior
Registado: 16 jul 2005, 23:09

Mensagem por champ »

320dM Escreveu:champ: quem instalou o xenon, foste tu? se calhar tb foi instalado o sistema de autonivelamento, apesar de teres o sistema manual no comando de luzes, tal como o yasser, alias, não sei se o xenon já não vem com o sistema de autonivelamento incluido.
esse controle manual ainda funciona ? testa a ver se notas alguma diferença no foco.
isso da luz instantanea... hehehe, não me parece fazer muito sentido, depois de a luz estar ligada, o nivelamento só depende da velocidade do motor de nivelamento, não tem a ver com o tipo de luz, não fiques ofendido.
o que podes mesmo testar é pores o carro frente a uma parede e ligares as luzes, vais ver nitidamente o feixe luminoso a subir automaticamente, e independentemente da inclinação da carroçaria, o feixe deve bater sempre nos mesmos contornos. (dentro da razoabilidade)
Boas, a explicação que dei acerca da luz ser instantanea era apenas para tentar explicar o tremer da luz em paralelo!

Quanto ao xenon fui eu que o instalei, é 1 kit em que manti a optica antiga, logo não mexi em nada de regulações!! Sim, o botão do controle manual funciona, ve-se perfeitamente o feixe a subir ou descer consoante eu mexo no botão!!

O que quis também dizer é que quando tens o nivelamento automático até quando aceleras a fundo ou travas a fundo, os farois adaptam-se à deslocação da carroçaria e ajustam o feixe, e eu noto isso...

Abraço!! Fica bem!!
Imagem
Imagem

HC
Membro Iniciado
Registado: 24 ago 2006, 09:48

Mensagem por HC »

Eu não tenho xenon e a minha 320 touring tem auto nivelamento. sempre que liga os médios ela ajusta-os,

BIÑO
Membro Juvenil
Registado: 23 jan 2007, 21:39

Mensagem por BIÑO »

Tb tenho Xenon, e tb tenho a mesma sensação, acho que é normal, Há um nivelamento automatico...
Imagem
Não é um carro é um BMW...

Responder

Voltar para “Série 3”