Garret VNT17VB no BMW 320D 136bhp

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

Vamos começar pelo principio :P

O turbo do 320d 136cv é um GT1549v; o turbo do 320d de 150cv é um GT1749v que por acaso é em tudo semelhante aos tais GT1749Vb usados nos TDI's 150/16cv, o accionamento da geometria pode ser mecâncio ou eléctrico sendo este ultimo mais raro mas a prova de que existem é que está um há venda nos classificados, no entanto é facil verificar qual o tipo de accionamento e o do Anusko é dos mecânicos pois o carro dele é de 2002 tal como o meu.

Os turbos que dão directos no 320d de 150cv são o do x30d de 204cv e o dos E60 525d de 177cv, sendo o do 525 mais pequeno, e ambos são de accionamento mecânico.

Sei que dá para adaptar o turbo do 320d 150cv ao 320d 136cv mas não é directo pois a ligação entre o colector e o turbo é diferente, para tal basta verificarem que a referencia da junta é diferente entre ambos os carros. Por outro lado e para que se esclareçam duvidas a junta do turbo é igual em referencia nos E60 525d (convem procurar nos primeiros estes ultimos já podem ter turbo de comando electrico) e nos x30d de 2004 e nos 320d 150cv.

Uma das hipoteses para a adaptação do turbo do 320d 150cv ao 320d 136cv era colocar o colector de escape do 320d 150cv no 320d de 136cv mas não sei se encaixa directo...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
DisasterpieceS
Membro Senior
Mensagens: 814
Registado: 12 abr 2005, 21:53
O meu Carro:: BMW E46 320CD 2003/11
Localização: Barreiro
Contacto:

Mensagem por DisasterpieceS »

falou e disse.

entao e isso novo é coisa pra custar qt?

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

Vou colocar fotos e etc...

Colector de escape do 320d 150cv

Imagem

Referencias:

01 EXHAUST MANIFOLD 1 09/2002 11627787633 +core, ENDED
01 EXHAUST MANIFOLD 1 11627790219 +core
02 GASKET STEEL 2 02/2005 11627787630 ENDED
02 GASKET STEEL 2 11627796480 $4.58
03 SELF-LOCKING COLLAR NUT M8 8 09/2002 11622245996 ENDED
03 FLANGE NUT M8 8 11627789015 $0.33
04 HEAT PROTECTION SHIELD ASBESTOFREE 1 11627787650
05 GASKET ASBESTOS FREE 1 11627795266 $8.70
06 SCREW 3 11652243402

Colector de escape 136cv

Imagem

Referencias.

01 EXHAUST MANIFOLD 1 11627786628 +core
02 GASKET W/HEAT PROT.SHIELD ASBESTOSFREE 1 02/1999 11622248275 ENDED
ONLY IN CONJUNCTION WITH
-- GASKET STEEL 1 02/1999 11622248287 ENDED
02 GASKET STEEL 1 02/1999 11627787630 ENDED
ONLY IN CONJUNCTION WITH
-- GASKET STEEL 1 02/1999 11627787630 ENDED
-- HEAT PROTECTION SHIELD ASBESTOFREE 1 02/1999 11627787650
02 GASKET STEEL 1 02/1999 11627796480 $4.58
ONLY IN CONJUNCTION WITH
-- HEAT PROTECTION SHIELD ASBESTOFREE 1 02/1999 11627787650
-- GASKET STEEL 1 02/1999 11627796480 $4.58
03 GASKET STEEL 1 11627787630 ENDED
ONLY IN CONJUNCTION WITH
-- GASKET STEEL 1 11627787630 ENDED
03 GASKET STEEL 1 11627796480 $4.58
ONLY IN CONJUNCTION WITH
-- GASKET STEEL 1 11627796480 $4.58
04 SELF-LOCKING COLLAR NUT M8 8 09/2002 11622245996 ENDED
04 FLANGE NUT M8 8 11627789015 $0.33
05 HEAT PROTECTION SHIELD ASBESTOFREE 1 11627787650
06 GASKET ASBESTOS FREE 1 11622244515 $9.71
07 SCREW


O meu conselho é perguntarem num secção e peças BMW se o numero de parafusos e junta do colector de escape é igual para os dois carros se fôr estão encaminhados, disponibilizo o chassis do meu para facilitar CH20444


[EDIT]: Se repararem a peça de numero 11627796480 é a junat do colector de escape existe para os 320d 150cv e para os 136cv e todos têm 8 porcas M8 por isso eu assim a olho diria que dá, quanto a preços do colector não sei e o real oem não diz.
Última edição por pedrosousa em 23 mai 2007, 19:51, editado 1 vez no total.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
DisasterpieceS
Membro Senior
Mensagens: 814
Registado: 12 abr 2005, 21:53
O meu Carro:: BMW E46 320CD 2003/11
Localização: Barreiro
Contacto:

Mensagem por DisasterpieceS »

ja disponibilizavas era o turbo hehehehe.

ok, muito obrigado pedro.

Yasser, cm nao fazes nd da vida amanha podes la ir perguntar.

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

DisasterpieceS Escreveu:ja disponibilizavas era o turbo hehehehe.

ok, muito obrigado pedro.

Yasser, cm nao fazes nd da vida amanha podes la ir perguntar.
Lê outra vez que tem mais info :P

Por acaso tenho um turbo desses mas precisa de ser revisto ou que lhe dêm uma vista de olhos para ver como está, pois nunca se viu grande folga no bixo... Nos pesados já troquei turbos que não passavam oleo e tinham muito mais folga do que o meu... Mas só mandando testar.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

Mas há mais coisas, faltam os tubos da admissão ao turbo e do turbo ao IC já vou colocar diferenças entre os dois... Assim que o real oem dê para ir buscar informação!

Não esquecer que a falange de escape pode ser diferente mas eu tenho desenho da usada nos 320d 150cv :P
Última edição por pedrosousa em 23 mai 2007, 20:53, editado 1 vez no total.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Mensagem por Yasser »

DisasterpieceS Escreveu:Yasser, cm nao fazes nd da vida amanha podes la ir perguntar.
Se o sol aparecer, vou até á praia... :lol: :lol:

PedroSousa, queres combinar um dia, para falarmos melhor?
Abrimos o carro do disaster para ver isso tudo que ele nao se importa :lol: :lol:

(Podem sobrar peças, tampas, é na boa! :lol: :lol: )

O que tens ai em casa, é um VB ?
Se sim, ficava bem no meu :D

AB!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

É igual ao que lá estava (GT1749V) falta só saber o estado da coisa se precisa de reparação ou só de limpeza, de limpeza deve precisar sempre para tirar a carvoada e equilibrar o veio.

Encontramo-nos os 3 um dia destes no sitio do costume (Baviera Expo) até temos secção de peças ali ao lado :P
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Yasser
Administrador do Fórum
Mensagens: 2713
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Localização: Forte da Casa - Lisboa
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Entramos os 3 lá na secção de peças, o recepcionista até se tripa com tanta informacao... :lol: :lol:

( de certeza que vai ter um esgotamento cerebral... muita informacao ao mesmo tempo... )

AB!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

Anusko
Membro Senior
Mensagens: 781
Registado: 17 abr 2006, 14:56
O meu Carro:: '02 320d E46
Localização: Oeiras

Mensagem por Anusko »

O do 330d de 204cv dá directo no 320d de 150cv? É um GT2256 ou um GT2260?

Abraço,
João
2002' 320d E46 (WIP ;))
2006' 320d E90

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

Mais info para o pessoal dos 320d 136cv

Continuando com as explicações:

O que faz falta é:

Imagem

Linhas de lubrificação 320d 150cv

07 OIL PIPE 1 11422247302
10 RETURN PIPE 1 11427781470
11 GASKET ASBESTOS FREE 1 11422246091 $1.12
13 HOSE 1 11427796055


Imagem

Linhas de lubrificação 320d 136cv


07 OIL PIPE 1 11422247302
10 RETURN PIPE 1 11422247301
11 GASKET ASBESTOS FREE 1 11422246091 $1.12
13 HOSE 1 11427796055

Aqui a parte mais critica parece ser toda igual a não ser que me tenha escapado alguma coisa.

Saída do turbo para o IC

320d 136cv

Imagem

05 HOSE CLAMP D= 32-50MM 1 11617786524

320d 150cv

Imagem

01 CHARGE AIR LINE 1 03/2003 11617786865

Saída da MAF para o turbo:

320d 150cv:

Imagem

03 AIR TUBE 1 09/2001 13717790553 $92.91
06 GASKET RING 1 09/2001 13712247398
07 HOSE 1 09/2001 13717787863

320d 136cv

Imagem

04 AIR TUBE 1 09/2001 13717786639
07 GASKET RING 1 09/2001 13712247398

Anusko, é um GT2260v não é directo tem os mesmo problemas que este, linhas de lubrificação, ligação da caixa do filtro ao turbo e ligação do turbo ao IC, o carro fica muito morto em baixas, na minha opinião o ideal é o do E60 525d. que esse é que acho que é um GT2056v
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Anusko
Membro Senior
Mensagens: 781
Registado: 17 abr 2006, 14:56
O meu Carro:: '02 320d E46
Localização: Oeiras

Mensagem por Anusko »

Tanto em http://www.kermatdi.com/ como em http://www.allardmotorcompany.com/ se encontra muito e, segundo consta, bom material. O problema é q n há nada propriamente específico para BMW (a n ser o FMIC da Allard). Mas se a Kerma prepara VNT20 para os TDIs deve certamente aceitar um vindo dum 525d E60.
O outro problema é q é um bocadito assalto à mão armada por um turbo... digo eu!
2002' 320d E46 (WIP ;))
2006' 320d E90

Lourenço
Membro Juvenil
Mensagens: 120
Registado: 21 set 2006, 19:29
O meu Carro:: 320d E90
Localização: Águeda / Aveiro

Mensagem por Lourenço »

ja tentaram procurar infos na Turbocenter por exemplo?

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Mensagem por pedrosousa »

Quem prepara os turbos para a allard é a turbocenter no Porto...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
D&G
Membro Junior
Mensagens: 544
Registado: 17 abr 2007, 21:02
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2001/10
Localização: Lisboa

Mensagem por D&G »

Anusko Escreveu:Se me arranjarem um VNT22 baratinho, eu passo a ter um VNT17VB à venda :D

isso ainda e menino :D :D

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”