Yamaha YFZ421R Banshee - TdiSportR

Secção de projectos dos membros

Moderador: Staff

xm320D
Membro Juvenil
Registado: 25 set 2009, 14:14
O meu Carro:: BMW 320D E46

Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por xm320D »

Muito Bom! :palmas
Estou ansioso para ver o resultado final :fixe
Quando estiver pronta tens de aparecer num encontro da AutoEuropa com a máquina =)
A banshee foi sem dúvida alguma o quad que conduzi que me deu mais pica, gosta é de andar em altas e desbravar terreno :onfire
Actualmente tenho de me contentar com a minha velhinha warrior que está parada na terrinha mas já pensei milhões de vezes em troca-la por uma banshee, o problema é que o tempo é escasso para usufruir do brinquedo e não justifica o investimento :sly
Boa continuação de projecto :wink1
Life Is Short.. Drive Hard!

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

Claro que quando estiver pronta a levo a AutoEuropa. Eu moro a 10Km. Meto-me la num instante!

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

pedrosousa Escreveu:O Nuno também gosta muitos dos 2T :D
Até vendeu o //M para ter mais tempo para os 2T :P
o que eu me ri com isto :lol1 :lol1

O site do mcdizzy é muito bom, muita info lá disponível, já o conhecia bem, quem n conhecer dê uma vista de olhos. http://www.macdizzy.com/

90 cv com gasolina :susto num quad, isso vai ficar brutal :tellme

Se vais comprar papel milimétrico compra também ou faz um roda graduada para poderes medir os acontecimentos e duração dos mesmo em ângulos.

O pormenor de fazer escapes é complicado, o calculo é lixado e a faze-los na realidade depois de os teres calculado, nem conheço ninguém que os faça.

Por exemplo para o escape ter só o comprimento correcto:

C= (duração da porta de escape em grausX42545) / RPM
Exemplo -> o teu motor têm uma duração de escape de 200º e produz a força máxima as 10,000 rpm temos:
C=(200X42545)/10,000
C= 850 milímetros de comprimento

Isto é um começo muito básico para se desenhar um escape artesanal , feito à medida para o motor alterado. Depois precisamos de montes de valores para calcular o restante. O escape é fundamental porque ajuda as ondas de pressão negativas que retornam dentro do escape para o cilindro, que por sua vez ajudam a empurrar para dentro do cilindro a mistura nova que saí pela porta de escape antes de o piston a fechar. 95% da malta mete um escape xpto sem saber nada sobre ele e depois têm cavalos psicológicos :violinista e inclusive perdem lubrificação no motor devido ao escape não efectuar o seu trabalho devidamente.

Ias alargar bastante a faixa de utilização do motor com uma ignição que n fosse estática, ou seja que permite-se o avanço ao longo do regime, os regimes baixos e intermédios iriam ser altamente beneficiados com isso, tinhas um motor que não era tão ON/OFF como muitos motores 2T de competição o são.

Não sei como o JEFF deixou as janelas, mas se quiseres aumentar a fiabilidade do motor e teres um desgaste muito menos reduzido dos segmentos sem comprometer a performance, deverias biselar todas as janelas, fazendo isso impedes que os segmentos se enganchem nelas. Mas depois tinhas que dar novo banho de nikasil ao cilindro, é um erro muito comum nos tunners de trazer por casa mexer nas portas e depois não dar banho novo de nikasil ao cilindro, isso compromete o revestimento nikasil. (Acho que em portugal ninguém faz isto, pelo menos como deve de ser), para não falar naqueles que encamisam a ferro e deitam fora 30 anos de evolução na competição.

Isso de tirar a vela para andar a ver a mistura, têm que ser, a não ser que instales uma sonda no escape para monitorização. Com o sistema da vela, tens é que lhe dar gás durante algum tempo, senão podes vir a ser enganado na leitura da vela, eu leio assim, molhada na rosca baixas muito ricas, molhada no electrodo altas muito ricas (basicamente é mais ou menos isto), mas não seques muito, isso é para competição, para mota de estrada é melhor deixar algo rica para maior durabilidade do motor. Pouca folga no electrodo da vela , bom para altos regimes, folga maior bom para baixos regimes, misturas muito secas também aumentam bastante as temperaturas do gases de escape e do cilindro em si.

Têm atenção as temperaturas dos cilindros, pouca temperatura e arrisca-te a colar o motor, porque a coroa do piston começa a aquecer rapidamente, o piston expande-se a um ritmo superior ao cilindro que é arrefecido a água e deixa de existir tolerânçias, por esta razão não se deve dar gás antes de o motor estar a temperatura normal de funcionamento.

Pena seres de longe gostava de ver o motor "nascer".

Vais mesmo medir tudo ;) ?? Dá uma trabalheira do carago :susto

O sistema de lubrificação é autolube ou vais misturar o óleo na gasolina??

Deixa-me só colocar aqui o aviso que eu n sou nenhum expert na matéria, até porque alguém ainda lixa um motor, são apenas as minhas opiniões.

Ab
E= ///M*c²

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

A banshee não tem autolube, a mistura é feita no deposito.

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

O site do mcdizzy é muito bom, muita info lá disponível, já o conhecia bem, quem n conhecer dê uma vista de olhos. http://www.macdizzy.com/

90 cv com gasolina num quad, isso vai ficar brutal
O setup é para ficar igual a esta, mas esta usa 7º de avanço e outros dommes. Eu pretendo ter algo fíavel.

Imagem
Isto é um começo muito básico para se desenhar um escape artesanal , feito à medida para o motor alterado. Depois precisamos de montes de valores para calcular o restante. O escape é fundamental porque ajuda as ondas de pressão negativas que retornam dentro do escape para o cilindro, que por sua vez ajudam a empurrar para dentro do cilindro a mistura nova que saí pela porta de escape antes de o piston a fechar. 95% da malta mete um escape xpto sem saber nada sobre ele e depois têm cavalos psicológicos e inclusive perdem lubrificação no motor devido ao escape não efectuar o seu trabalho devidamente.
Existe muito pessoal que desconhece que os gases de escape retornam aos cilindros.
Eu desconheço as contas e nunca fiz questão de querer conceber um escape porque nao sei soldar. Conheço quem faça escapes artesanais e com bons ganhos e usam muito cálculo. Porém descobri estas pessoas e sei que os setups deles funcionam pelo feedback que recebem. Mas vou sem duvida tirar todas as cotas e apontamentos para mais tarde estudar. Quem sabe aprofunde mais a questão dos 2T. Para já quero é andar. :)
Não sei como o JEFF deixou as janelas, mas se quiseres aumentar a fiabilidade do motor e teres um desgaste muito menos reduzido dos segmentos sem comprometer a performance, deverias biselar todas as janelas, fazendo isso impedes que os segmentos se enganchem nelas. Mas depois tinhas que dar novo banho de nikasil ao cilindro, é um erro muito comum nos tunners de trazer por casa mexer nas portas e depois não dar banho novo de nikasil ao cilindro, isso compromete o revestimento nikasil. (Acho que em portugal ninguém faz isto, pelo menos como deve de ser), para não falar naqueles que encamisam a ferro e deitam fora 30 anos de evolução na competição.
Houve o cuidado de deixar as janelas bipartidas, mas isso já do proprio kit. Nao queria para já mostrar, mas como estás tanto ou mais entusiasmado que eu...

Imagem

Obrigado por todos os conselhos. Eu vou colocar fotos à medida que for montando tal como tenho feito até aqui, mas sempre que puser um rolamente, uma grade roletes, um cavilhão, etc... eu tiro fotos.
Em relação a mistura, irá andar com 1:32.

-- Quarta Mar 03, 2010 12:46 am --

Jeff numa das suas Banshee. É o da amarela.

http://www.youtube.com/watch?v=KQReTOk5Fjs

-- Quarta Mar 03, 2010 9:01 am --

Imagem

São dois assim.

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

era isto quando falava em biselar as janelas no interior do cilindro, para aumento da durabilidade do segmento.

Imagem

Mas já agora grande admissão, então as portas auxiliares de admissão são enormes 8), pena que na foto o angulo que foi tirada não deixe ver bem.

Grande carburador, venturi de 39 MM :shock:,gostei do autocolante, off road use only, lá está, o pessoal tb come com os olhos :assubiar , é material do power isso, mas na realidade essa indicação provavelmente é relativa ao tipo de boías independentes utilizadas e desenho das cubas para que consiga manter constante o nível de gasolina dentro das boías para que a mistura nunca seque apesar das vibrações, inclinações e forças aplicadas em off road.

O gráfico que postaste deve estar bonita a mota a andar, mas nesse caso vai ter um bocado mais de baixas devido a ter mais avanço do que a tua vai ficar, não é incomun em ignições mais recentes onde o avanço é variavel, ver valores de 25º de avanço até as 3000-3500 rpm e depois ir sempre a dimunir até aos altos regimes.

ab
E= ///M*c²

xm320D
Membro Juvenil
Registado: 25 set 2009, 14:14
O meu Carro:: BMW 320D E46

Mensagem por xm320D »

TdiSportR Escreveu:Claro que quando estiver pronta a levo a AutoEuropa. Eu moro a 10Km. Meto-me la num instante!
:fixe Já ando fora desse mundo à uns tempos mas cada vez que me ponho a olhar para o quadro cheio de fotos de passeios que tenho no quarto dá-me umas saudades e vontade de reviver esses tempo do caneco!
As banshees então deixam cá um "cheirinho a roupa lavada" (óleo de competição) que até dá vontade de inspirar fundo :lol:
Life Is Short.. Drive Hard!

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

QUADrilheiro
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Br][nK
Membro Gold
Registado: 12 jan 2006, 16:10
O meu Carro:: 320td MB POWER

Mensagem por Br][nK »

ode_joy Escreveu:QUADrilheiro
:lol1 :lol1
320TD MB POWER

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

TdiSportR Escreveu:
Em relação a mistura, irá andar com 1:32.
Segue lista de óleos em condições para meteres na gasolina, na minha opinião só óleos com homolgação Cik-Fia é que valem a pena.

http://www.megaupload.com/?d=YMDUDNCH
giwasa Escreveu:master não é por nada... mas isso pelo que estou a ver é que vai arrancar pedras da calçada :fixe

pareço eu com o meu mini.. sempre a investir... jasus. :ajuda

mas depois vale a pena.. acredita... amigo.. vais curtir e dá mais prazer depois :wink1

Giwasa, tú tens que investir no teu 2T rotax fr 125 MAX

pegas em 424, 28 eurios e metes o Kit "SUPERMAX"

part number 281371 (já são cilindros de 2010) :strongman :strongman :strongman

Juntas mais qualquer coisa para cdi, lamelas e embraiagem de 2010 e já está.
E= ///M*c²

TdiSportR
Membro Gold

Mensagem por TdiSportR »

O autocolante é do género do autocolante das repros. Achei piada vir la dentro da caixa. Os originais sao 26mm.

Eu estou a ponderar instalar outro Dynatek com curvas programáveis, mas... são outras contas. Sei que à tua conta, hoje passei a tarde a googlar acerca de tudo isto. Agradeço-te pelo aumento da curiosidade, se bem que so pensaria nisso na férias do Verão depois de dar umas voltas. Agora é tarde demais. Logo vou ler umas folhitas.

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

TdiSportR, & o bichinho cresce...
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

se a mota levasse com repro já n comentava nada _behead , era comentar magia negra e eu disso percebo pouco.

Em relação à ignição variavél , teoria à muita mas bom era ter um banco de potência em casa para ver os resultados na regulação do avanço ao longo do regime.
E= ///M*c²

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

//M Escreveu:se a mota levasse com repro já n comentava nada _behead , era comentar magia negra e eu disso percebo pouco.

Em relação à ignição variavél , teoria à muita mas bom era ter um banco de potência em casa para ver os resultados na regulação do avanço ao longo do regime.
Estás ligado aos karts ou és apenas curioso nos 2T?
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

//M
Membro Senior

Mensagem por //M »

Ams,

Não estou ligado ao karting,começei no mundo do karting a cerca de 9 meses, dou umas voltas de x em quando com o meu rotax DD2.

Infelizmente não percebia nada de karting quando começei nem com quem aprender, mas isso n tardou a se alterar, julgo eu pelo menos, o cronometro do volante (Alfano) é que me ia ensinado onde ganhava ou perdia, devido a gravar a volta toda e poder "estudar" no pc, tb porque o kartodromo de Vila Real está sempre quase as moscas.

De momento ando a fazer o troféu de inverno em Viana onde ganhei a classe DD2 na última prova em fins de fevereiro, misturaram as seguintes classes nas mangas, rotax max 125, rotax DD2 125, Livre 125, X30.

Nem existiu qualquer genero de oposição por parte da classe Rotax para grande espanto meu, acabei por andar a discutir lugares com os livre 125 cc com caixa de 6 speed e mais 14 cv no motor que eu e 4 velocidades extra, levei o karting todo fardalhado :shh 8), acabei em 3º lugar da geral e a ser empatado por um Tm k9c que rodava em 2º, mas o gajo nas rectas tinha mudanças pra c*aralh*. :lol:
E= ///M*c²

Responder

Voltar para “Os Nossos Projectos/Viaturas”