Retirar F.A.P - conclusao
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 26
- Registado: 14 dez 2010, 03:49
- O meu Carro:: bmw 120d 11/2007
Retirar F.A.P - conclusao
Boas, eu gostaria de retirar o fap do meu serie 1 de fins de 2007, 177cv(agora com 210cv) com 84mil km e ate agora ainda nao levou mais nenhum fap, porque ja levou um depois da reprogramação..enfim.
De forma a precaver o belissimo orçamento de quase 2000euros na santogal que provavelmente irá estar para breve... mas ja andei aqui a ler no forum, mas nada em concreto.
Gostaria de saber opinioes de quem tirou, se esta satisfeito, se nao está, aonde retirou(ja sei que a VC em vilareal faz, mas lisboa-vila real (100 euros gasoleo+portagens ir e vir((devagarinho)).
Se ja foram a inpecção, se acusou excesso de gases se nao.
Se a nivel de barulho é notavel.
O que leva para evitar aparecer no painel luzes do motor, fap etc.
Se terá problemas no futuro.
A nivel de rendimento se é notavel se não.
Qual a capacidade destes motores relativamente a reprogramações, pois segundo a casa aonde fiz, nao puseram mais porque o FAP impedia...
Agradeço a todos a opiniao e espero que seja produtiva esta discução. Com os melhores cumprimentos
De forma a precaver o belissimo orçamento de quase 2000euros na santogal que provavelmente irá estar para breve... mas ja andei aqui a ler no forum, mas nada em concreto.
Gostaria de saber opinioes de quem tirou, se esta satisfeito, se nao está, aonde retirou(ja sei que a VC em vilareal faz, mas lisboa-vila real (100 euros gasoleo+portagens ir e vir((devagarinho)).
Se ja foram a inpecção, se acusou excesso de gases se nao.
Se a nivel de barulho é notavel.
O que leva para evitar aparecer no painel luzes do motor, fap etc.
Se terá problemas no futuro.
A nivel de rendimento se é notavel se não.
Qual a capacidade destes motores relativamente a reprogramações, pois segundo a casa aonde fiz, nao puseram mais porque o FAP impedia...
Agradeço a todos a opiniao e espero que seja produtiva esta discução. Com os melhores cumprimentos
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 26
- Registado: 14 dez 2010, 03:49
- O meu Carro:: bmw 120d 11/2007
Re: Retirar F.A.P - conclusao
bem é so entendidos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1816
- Registado: 25 jan 2009, 23:54
- O meu Carro:: 330D E46
- Localização: Margem Sul
Re: Retirar F.A.P - conclusao
Por acaso também estou curioso em relação a isto... O pouco que sei é que dá logo outro barulho à saída do escape 


BMW 330D E46 184cv @ Sweet Jesushp / Dafuqnm powered by I R BABOON PERFORMANCE
ex-BMW 320D E46 136cv @ WTFhp / OMGnm powered by MuthaFucka Jesus Christ In My Pocket
- Dudex
- Membro Gold
- Mensagens: 1916
- Registado: 29 mai 2009, 16:17
- O meu Carro:: BMW 325i E36
- Localização: Loures
Re: Retirar F.A.P - conclusao
E tu? :lol1nunojorge123 Escreveu:bem é so entendidos
- Notlim
- Membro Gold
- Mensagens: 4250
- Registado: 18 nov 2006, 17:47
- O meu Carro:: E46 320D TOURING
- Localização: Norte
Re: Retirar F.A.P - conclusao
O que é preciso é atitude, assim mesmo... :wallDudex Escreveu:E tu? :lol1nunojorge123 Escreveu:bem é so entendidos
- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: Retirar F.A.P - conclusao
... Bem, tendo em conta aquilo que sei pelo Serie 1 do DP86:nunojorge123 Escreveu:Boas, eu gostaria de retirar o fap do meu serie 1 de fins de 2007, 177cv(agora com 210cv) com 84mil km e ate agora ainda nao levou mais nenhum fap, porque ja levou um depois da reprogramação..enfim.
De forma a precaver o belissimo orçamento de quase 2000euros na santogal que provavelmente irá estar para breve... mas ja andei aqui a ler no forum, mas nada em concreto.
Gostaria de saber opinioes de quem tirou, se esta satisfeito, se nao está, aonde retirou(ja sei que a VC em vilareal faz, mas lisboa-vila real (100 euros gasoleo+portagens ir e vir((devagarinho)).
Se ja foram a inpecção, se acusou excesso de gases se nao.
Se a nivel de barulho é notavel.
O que leva para evitar aparecer no painel luzes do motor, fap etc.
Se terá problemas no futuro.
A nivel de rendimento se é notavel se não.
Qual a capacidade destes motores relativamente a reprogramações, pois segundo a casa aonde fiz, nao puseram mais porque o FAP impedia...
Agradeço a todos a opiniao e espero que seja produtiva esta discução. Com os melhores cumprimentos
- o barulho é notavel, tem um bom ronco mas nao creio que seja so a FAP que esta em falta. & alem disso a electronica tambem pode ter a ver com o assunto
- a nivel de luzes, nao aparece pois o sensor permanece no sitio
- problemas de futuro, so se estivermos a falar do meio ambiente, pois os gases que saem do escape saem 'livres' sem passar pelo Filtro de Particulas (AKA FAP)
- rendimento acho que é efeito placebo, so a FAP
- Repros até podes conseguir por 300cv. Não sei é se andas muito tempo com o carro.

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- Chelsea
- Membro Senior
- Mensagens: 677
- Registado: 23 mar 2009, 11:12
- O meu Carro:: BMW 120d E82
- Localização: Lisboa
Re: Retirar F.A.P - conclusao
Num carro sem FAP, a quantidade de carvão que vai sair pelo escape é bastante maior, pelo que acho muito provável que o carro chumbe no opacímetro. :assubiar
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir
- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
Re: Retirar F.A.P - conclusao
Se o teste de opacidade fosse feito no dyno, sim... Agora a acelerar em vazio, não... Pelo menos o meu não fuma em vazio, agora no banco e enquanto o turbo king size não enche... saiam de trás do bicho!Chelsea Escreveu:Num carro sem FAP, a quantidade de carvão que vai sair pelo escape é bastante maior, pelo que acho muito provável que o carro chumbe no opacímetro. :assubiar
- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
Re: Retirar F.A.P - conclusao
Depende de como se tira o FAP... Há formas e formas de tirar um FAP. No meu caso, que até nem tenho a panela final, o trabalhar de motor pouco ou nada se ouve a mais, e o que realmente se nota é um "soprar" de escape com mais "turbo whistle".ode_joy Escreveu: - o barulho é notavel, tem um bom ronco mas nao creio que seja so a FAP que esta em falta. & alem disso a electronica tambem pode ter a ver com o assunto
Depende do ano do carro, pois pode ser a versão de FAP com 3 sondas ou a versão com 4 (esta dá sempre erro mesmo com as sondas no sítio, mas claro que pode-se "enganar" a electrónica para anular o erro).ode_joy Escreveu: - a nivel de luzes, nao aparece pois o sensor permanece no sitio
Exacto. Por isso mesmo é que o meu FAP está guardadinho na garagem para o dia em que eu me farte da "máquina de fumos".ode_joy Escreveu:- problemas de futuro, so se estivermos a falar do meio ambiente, pois os gases que saem do escape saem 'livres' sem passar pelo Filtro de Particulas (AKA FAP)
No meu fiz o teste (sempre com a mesma electrónica) com e sem FAP. A diferença de tirar o FAP foi perder 3cv e ganhar 40nm. Para além disto EGT's baixaram cerca de 140ºC e boost baixou também 0,1bar (medido à saída do turbo). Claro que aqui o facto dos testes terem sido efectuados com umas horas de intervalo, pode sempre influenciar os valores, mas o mais importante são realmente os valores de EGT's mais baixos. Quanto aquilo que se sente na estrada, se alguém disser que nota diferença, então é mesmo efeito placebo. Os verdadeiros ganhos veem sim daquilo que se pode fazer depois de retirar o FAP. Na altura apenas ajustei a electrónica e ganhei ainda uns bons cavalitos, mas agora com mais algum hardware sim posso dizer que valeu a pena tirar a "botija", mas ando a ficar um bocado farto da fumaça em baixas, para além claro do cheiro em garagens e parques fechados.ode_joy Escreveu: - rendimento acho que é efeito placebo, so a FAP
Última edição por BlackPuma em 22 dez 2010, 18:13, editado 1 vez no total.
- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: Retirar F.A.P - conclusao
... o rapaz vai agradecer a ajuda decerto. :fixeBlackPuma Escreveu:Depende de como se tira o FAP... Há formas e formas de tirar um FAP. No meu caso, que até nem tenho a panela final, o trabalhar de motor pouco ou nada se ouve a mais, e o que realmente se nota é um "soprar" de escape com mais "turbo whistle".ode_joy Escreveu: - o barulho é notavel, tem um bom ronco mas nao creio que seja so a FAP que esta em falta. & alem disso a electronica tambem pode ter a ver com o assunto
Depende do ano do carro, pois pode ser a versão de FAP com 3 sondas ou a versão com 4 (esta dá sempre erro mesmo com as sondas no sítio, mas claro que pode-se "enganar" a electrónica para anular o erro).ode_joy Escreveu: - a nivel de luzes, nao aparece pois o sensor permanece no sitio
Exacto. Por isso mesmo é que o meu FAP está guardadinho na garagem para o dia em que eu me farte da "máquina de fumos".ode_joy Escreveu:- problemas de futuro, so se estivermos a falar do meio ambiente, pois os gases que saem do escape saem 'livres' sem passar pelo Filtro de Particulas (AKA FAP)
No meu fiz o teste (sempre com a mesma electrónica) com e sem FAP. A diferença de tirar o FAP foi perder 3cv e ganhar 40nm. Para além disto EGT's baixaram cerca de 140ºC e boost baixou também 0,1bar (medido à saída do turbo). Claro que aqui o facto dos testes terem sido efectuados com umas horas de intervalo, pode sempre influenciar os valores, mas o mais importante são realmente os valores de EGT's mais baixos. Quanto aquilo que se sente na estrada, se alguém disser que nota diferença, então é mesmo efeito placebo. Os verdadeiros ganhos veem sim daquilo que se pode fazer depois de retirar o FAP. Na altura apenas ajustei a electrónica e ganhei ainda uns bons cavalitos, mas agora com mais algum hardware sim posso dizer que valeu a pena tirar a "botija", mas ando a ficar um farto da fumaça em baixas, para além claro do cheiro em garagens e parques fechados.ode_joy Escreveu: - rendimento acho que é efeito placebo, so a FAP
Quanto ao teu último quote, ainda esperamos os gráficos.

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
Re: Retirar F.A.P - conclusao
Não me lembro de te ter feito promessa alguma, por isso é melhor passares pela farmácia...
Re: Retirar F.A.P - conclusao
Boltou o home da cumbersa e dos números. :liar
Re: Retirar F.A.P - conclusao
BlackPuma Escreveu:Não me lembro de te ter feito promessa alguma, por isso é melhor passares pela farmácia...
Lol... :fixe
VENDO OPTICAS ORIGINAIS PARA S1
VENDO PARACHOQUES LCI TRASEIRO COM FUROS PARA SENSORES
VENDO PARACHOQUES LCI TRASEIRO COM FUROS PARA SENSORES
- BlackPuma
- Membro Senior
- Mensagens: 934
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
- Localização: Corroios
Re: Retirar F.A.P - conclusao
E tu aproveita e pede ao ode_joy para trazer para ti também...Tenrinho Escreveu:Boltou o home da cumbersa e dos números. :liar
Re: Retirar F.A.P - conclusao
Tomai o gráfico directamente da farmacia, acho que tem a geometria presa

Ou linha directa :lol1

Ou linha directa :lol1

Castrol SLX Powerflow 0w30 LL04 - 12€/L
Total Quartz 9000 5W40 LL01 -10€/L