Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Área de modificações e performance em geral

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tiagoghost
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

bruno_mpwr Escreveu:e depois andas á nora sem saber a pressao que andas a fazer na regua..

Pois, esse é o problema, e se for demais, já foste, valvula nova...
E36 S50 Coupe

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tiagoghost
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Para fazer um upzinho, aqui vai o meu trabalho de pesquisa hj feito lá na garagem, com uma pequena explicação do funcionamento do vanos:

Começamos pelo Vanos.
Como sabemos, no motor m50tu, o vanos varia o avanço da arvore de cames de admissão, utilizando a pressão de oleo. Mas como?

Nesta imagem temos o sistema vanos desmontado. (o o-ring que se estraga muito e provoca o problema do vanos é o que está na foto)

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Nesta, as esterias na polie e na arvore de cames
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Visao detalhada das esterias do vanos
Imagem

Buraco da entrada de oleo do cilindro para a parte de dentro do piston
Imagem[/url]


Como podem ver, a famosa "bossa" do vanos é um cilindro, onde corre o piston, que consoante a pressao de oleo, puxa as esterias que vemos na foto, para avançar ou atrasar a arvore de cames de admissao em relação a de escape, ganhando assim, binário, ou potência consoante a rotação. A entrada de oleo é regulada por um selenoide.


Agora, a parte da pesquisa.

Já tinhamos visto em respostas anteriores, as diferenças do motor com vanos para o sem vanos, ai ficamos a saber que o sem vanos tinha molas de valvulas duplas, e arvores de cames com maior lift, e duração. Então pensei, porque não colocar molas duplas no motor com vanos, e a arvore de cames do motor sem vanos no motor com vanos, só a de escape, porque a de admissão tem lá o vanos.
Entao descobri isto:

Na primeira foto, temos a diferença do conjunto mola/valvula, a esquerda o sem vanos, o com vanos a direita:

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Como podem ver a haste da valvula tem um diametro diferente, logo, temos de utilizar o chapeu do motor com vanos.
Mas ai surge um problema, a mola de dentro não encaixa bem neste chapeu visto este ser concavo.

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Trabalhando o topo da mola de maneira a ficar curvo, em vez de plano como é de origem, encaixa no chapéu na perfeição, parece que foi feito de propóstio

Em relaçao ás arvores de cames, decidi optar pêla arvore de cames de admissão do motor sem vanos, visto que apesar de terem as 2 a mesma duração, esta tem cerca de +1mm de lift.

1º teste, arvore de cames do motor sem vanos, no apoio do motor com vanos, confirmar igual ordem de ignição e "avanço"

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2º teste, compatibilidade das polies

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Tudo ok, é uma troca directa e sem espinhas, só com uma ligeira diferença:

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Lado a lado, podem ver que a polie na arvore de cames do motor sem vanos, vai ficar cerca de 2mm avançada em relação a stock, qd montar a distribuição, vou analisar a corrente e decidir se deixo ficar, ou se mando rectificar para ficar certinho como de origem.

Para nota: Arvore de cames ADM sem vanos: 240º de duração, 47.7mm de altura
Arvore de cames ESCP Vanos: 228º de duração, 46.9mm de altura

Ter em atenção que com a troca das arvores de cames, passar a ser impossivel utilizar a tranca das arvores de cames para por as mesmas a ponto na altura de fazer a distribuição, visto que o quadrado que faz a tranca, tem um rotação diferente de uma arvore de cames para a outra.

Vi tambem que no motor com vanos é possivel ajustar independentemente a arvore de cames de escape e de admissao em relação a cambota, o que permite variar o overlap, e com isso a potencia disponivel a altas rotações

No motor com vanos esse ajuste é possivel em relação escape-cambota, mas em relação escape-admissão necessita de uma pequena alteração na polie, para abrir um pouco os rasgos da mesma.

Espero que esta informação vos seja util, para futuras alterações nas vossas viaturas.

Em relação a minha, para já leva so as molas duplas, e as cames de origem, com os avanços de origem, para fazer um banco de potencia, para ter consciencia dos ganhos com as alterações futuras, e os ajustes das cames.

Se quizerem saber mais sobre ajustes de arvores de cames:
http://www.pipercams.co.uk/pipercams/www/tech.php
http://www.circletrack.com/enginetech/c ... rline.html
neste segundo site, existem vários artigos sobre alterações de mecanica a nivel dos motores.

Abraço a todos
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Manuel S.
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por Manuel S. »

:palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas

um post que merece ser guardado para a posterioridade! :D
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sharp_E36
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por sharp_E36 »

Muito bom post..... :palmas :king
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cap
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por cap »

Boa pesquisa, não se vê muito pessoal partilhar este tipo de info. Parabéns.
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tiagoghost
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Obrigado a todos :fixe
cap Escreveu:Boa pesquisa, não se vê muito pessoal partilhar este tipo de info. Parabéns.

Nisso tens razão, á pessoal que parece que quer "guardar segredo", não vá os carros dos outros ficarem "mais fortes" :lol1

Eu gosto de saber, qd n sei, vou procurar, mas se a info já tiver toda arranjadinha, é muito mais facil, e poupa muitas horas, de pesquisa e trabalho, que se podiam tornar em lazer!

Abraço a todos
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carlos xavier
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por carlos xavier »

ja agora Tiago ao valvula é do mesmo tananho na base,é que se podia opar meter valvulas maiores
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Sim, a base da valvula é do mesmo tamanho, tanto na admissão como no escape.... Essa informação que postei anteriormente estava errada... Pelo menos nos b25, no b20 n sei...

Em relação as arvores de cames do m3, as do 3.2 americano (S52b32) dao no m50vanos e no m52, tá confirmado
as do 3.2 europeu n dá no m50, nem com os apoios.
A do 3.0 ainda n sei...

As molas conicas do s52 devem dar para fazer mais rotação que as duplas do m50, visto de origem o carro tb fazer quase mais mil rpm.

Abraço
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carlos xavier
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por carlos xavier »

ja vi as cames do m3 3.0 nao tem nada a ver no sitio das polies o aperto é totalmente diferente
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

sim e utilizando as polis dessas arvores de cames?

O comprimento é o mesmo? Os apoios e ordem de ignição tb? As polies é o menos...
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hugo_ti
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por hugo_ti »

espetaculo :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

Hj foi dia de trabalhar a cabeça no lado do escape... na admissao n há nessecidade...

A comparar a janela de escape na cabeça com os colectores, é uma difrença de quase 4mm em largura e 3 em altura... com os colectores de origem n há de fazer grande diferença devido ao seu desenho interno... mas com uns fixes há de ficar um mimo!

Ainda n ficou a 100%, falta acertar um bocadinho e depois polir, o escape quer-se polido pq da velocidade...

Depois meto fotos do dia de hj, que no geral n foi mt produtivo... Agr so la volto no proximo fim de semana!

Abraço a todos
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por tiagoghost »

bem, entao é assim, hj lá pedi a um amigo meu para levar o carro ao banco...

Tentei que fosse o mais de origem possivel, como tal levou chip de origem, janelas de escape trabalhadas, e o bmc. de resto foi todo de origem, é de referir que tenho de trocar o o-ring do vanos, visto n ter conseguido comprar um, voltei a montar o de origem, logo, começou com passagem, agr qd montar a cames de escape, troco o o-ring, e o resultado foi:

Sem chip
188cv as 6500rpm
205nm as 6300rpm
corte as 6620rpm

com chip
193cv as 6620rpm
210nm as 6100rpm
corte as 7250rpm a 192 KM/H em 4ª

para aquilo que o carro tem, os valores estao dentro do esperado, o chip, a pesar de ser "by ebay", foi pedido para ser feito em relação ao material que vou montar, material esse que ainda n está no carro. e acredito que a falta do vanos esteja a influenciar bastante a falta de binario em baixas rotações...

Penso que agr só com os colectores e panela central supersprint race já faça uma diferença valente, depois qd levar a cames e o o-ring do vanos vemos o resto...

Mais tarde qd os tiver, posto aqui os graficos para terem uma ideia.

Abraço
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sharp_E36
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por sharp_E36 »

Ja ouviram falar nisto? http://store.bimmerworld.com/vanos-shim-p1046.aspx

será que funciona? ja alguem o fez?

De certeza que alguem tem opiniao! é isso que quero. :fixe
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adminlvieira
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por adminlvieira »

Que espectáculo de manual, que foi colocado... só não percebi como após isso tudo, o carro deveria debitar 192 cv, e está aquém do valor de livrete... algo se passou de estranho...
Já agora o chip by ebay, foi o eurorace? é que todos indicam que é o melhor....

Tomara eu ter um espaço e alguém a ajudar para fazer algo no meu....

Depois se puder fazer um video era optimo... com o roncar...

Abraço
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