Para fazer um upzinho, aqui vai o meu trabalho de pesquisa hj feito lá na garagem, com uma pequena explicação do funcionamento do vanos:
Começamos pelo Vanos.
Como sabemos, no motor m50tu, o vanos varia o avanço da arvore de cames de admissão, utilizando a pressão de oleo. Mas como?
Nesta imagem temos o sistema vanos desmontado. (o o-ring que se estraga muito e provoca o problema do vanos é o que está na foto)
Nesta, as esterias na polie e na arvore de cames
Visao detalhada das esterias do vanos
Buraco da entrada de oleo do cilindro para a parte de dentro do piston

[/url]
Como podem ver, a famosa "bossa" do vanos é um cilindro, onde corre o piston, que consoante a pressao de oleo, puxa as esterias que vemos na foto, para avançar ou atrasar a arvore de cames de admissao em relação a de escape, ganhando assim, binário, ou potência consoante a rotação. A entrada de oleo é regulada por um selenoide.
Agora, a parte da pesquisa.
Já tinhamos visto em respostas anteriores, as diferenças do motor com vanos para o sem vanos, ai ficamos a saber que o sem vanos tinha molas de valvulas duplas, e arvores de cames com maior lift, e duração. Então pensei, porque não colocar molas duplas no motor com vanos, e a arvore de cames do motor sem vanos no motor com vanos, só a de escape, porque a de admissão tem lá o vanos.
Entao descobri isto:
Na primeira foto, temos a diferença do conjunto mola/valvula, a esquerda o sem vanos, o com vanos a direita:
Como podem ver a haste da valvula tem um diametro diferente, logo, temos de utilizar o chapeu do motor com vanos.
Mas ai surge um problema, a mola de dentro não encaixa bem neste chapeu visto este ser concavo.
Trabalhando o topo da mola de maneira a ficar curvo, em vez de plano como é de origem, encaixa no chapéu na perfeição, parece que foi feito de propóstio
Em relaçao ás arvores de cames, decidi optar pêla arvore de cames de admissão do motor sem vanos, visto que apesar de terem as 2 a mesma duração, esta tem cerca de +1mm de lift.
1º teste, arvore de cames do motor sem vanos, no apoio do motor com vanos, confirmar igual ordem de ignição e "avanço"
2º teste, compatibilidade das polies
Tudo ok, é uma troca directa e sem espinhas, só com uma ligeira diferença:
Lado a lado, podem ver que a polie na arvore de cames do motor sem vanos, vai ficar cerca de 2mm avançada em relação a stock, qd montar a distribuição, vou analisar a corrente e decidir se deixo ficar, ou se mando rectificar para ficar certinho como de origem.
Para nota: Arvore de cames ADM sem vanos: 240º de duração, 47.7mm de altura
Arvore de cames ESCP Vanos: 228º de duração, 46.9mm de altura
Ter em atenção que com a troca das arvores de cames, passar a ser impossivel utilizar a tranca das arvores de cames para por as mesmas a ponto na altura de fazer a distribuição, visto que o quadrado que faz a tranca, tem um rotação diferente de uma arvore de cames para a outra.
Vi tambem que no motor com vanos é possivel ajustar independentemente a arvore de cames de escape e de admissao em relação a cambota, o que permite variar o overlap, e com isso a potencia disponivel a altas rotações
No motor com vanos esse ajuste é possivel em relação escape-cambota, mas em relação escape-admissão necessita de uma pequena alteração na polie, para abrir um pouco os rasgos da mesma.
Espero que esta informação vos seja util, para futuras alterações nas vossas viaturas.
Em relação a minha, para já leva so as molas duplas, e as cames de origem, com os avanços de origem, para fazer um banco de potencia, para ter consciencia dos ganhos com as alterações futuras, e os ajustes das cames.
Se quizerem saber mais sobre ajustes de arvores de cames:
http://www.pipercams.co.uk/pipercams/www/tech.php
http://www.circletrack.com/enginetech/c ... rline.html
neste segundo site, existem vários artigos sobre alterações de mecanica a nivel dos motores.
Abraço a todos