Reprogramação 116d
Moderador: Staff
Reprogramação 116d
Boas!
Tenho um 116d (efficientsdynamics) e gostaria de saber se é possível fazer uma reprogramação para aumentar um pouco a performace dele, embora já nao seja má, mas um disparo melhor nao seria mau.
:lovebmw :lovebmw
Tenho um 116d (efficientsdynamics) e gostaria de saber se é possível fazer uma reprogramação para aumentar um pouco a performace dele, embora já nao seja má, mas um disparo melhor nao seria mau.
:lovebmw :lovebmw
-
- Membro Juvenil
- Registado: 19 nov 2011, 17:36
- O meu Carro:: bmw 118d coupe 2010
Re: Reprogramação 116d
Boas. Sim claro que dá. Tenho um E82 118d e aconselho te a vilauto para fazeres a repro. Os valores da da reprogramação sao exatamente os mesmos que num 118d. O meu esta com 187cv. A diferença de condução é é brutal. Conduzo sempre devagar e oa consumos estao nos 5.0l/km. Quando preciso de acelarar sei que tenho la a potencia necessária
Se fores de Lx tens a Vag Speed e a MB Power que tb fazem bons trabalhos nesse carro.
deve haver aí alguma confusão. os valores dificilmente são iguais uma vez que o 118d tem motor com 2000 cc de cilindrada enquanto o 116d Efficient dynamics tem 1600 cc..guimashelder Escreveu:Boas. Sim claro que dá. Tenho um E82 118d e aconselho te a vilauto para fazeres a repro. Os valores da da reprogramação sao exatamente os mesmos que num 118d. O meu esta com 187cv. A diferença de condução é é brutal. Conduzo sempre devagar e oa consumos estao nos 5.0l/km. Quando preciso de acelarar sei que tenho la a potencia necessária
os valores de potência após a repro podem é ser semelhantes no 116d de 2000 cc de cilindrada que não é o carro do user que criou o tópico.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
expliquem-me uma coisa:
um carro como o 116d está vocacionado para um cliente alvo que tem como objectivo uma condução calma, eficiente e ecológica.
tanto a bmw como as outras marcas, trabalham estes carros com o objectivo de serem o mais ecológicos possiveis, se não me engano o 116d até é o porta-estandarte da bmw no que respeita ao carro a diesel com menos emissões e com os menores consumos.
todo o carro foi concebido para ser o supra-sumo da economia nos consumos e nos valores das emissões, o próprio sistema de injecção foi melhorado para ser mais eficiente, a caixa tem um escalonamento longo, o chassis foi rebaixado para melhor aerodinamica e até os pneus são de baixo atrito.
qual é a agora a lógica de querer fazer uma repro num carro destes?
um carro como o 116d está vocacionado para um cliente alvo que tem como objectivo uma condução calma, eficiente e ecológica.
tanto a bmw como as outras marcas, trabalham estes carros com o objectivo de serem o mais ecológicos possiveis, se não me engano o 116d até é o porta-estandarte da bmw no que respeita ao carro a diesel com menos emissões e com os menores consumos.
todo o carro foi concebido para ser o supra-sumo da economia nos consumos e nos valores das emissões, o próprio sistema de injecção foi melhorado para ser mais eficiente, a caixa tem um escalonamento longo, o chassis foi rebaixado para melhor aerodinamica e até os pneus são de baixo atrito.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- AMS
- Membro Senior
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
€€€€€marco pires Escreveu:expliquem-me uma coisa:
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|
- marco pires
- Moderador do Fórum
pois :humm
[email protected]
não necessáriamente... Pode perfeitamente fazer a repro com o objectivo de melhorar a disponibilidade do motor e baixar um pouco os consumos...
- marco pires
- Moderador do Fórum
baixar os consumos nesse carro com uma repro vai ser dificil senão impossivel, é que o mesmo já está optimizado para esse objectivo.
num carro "normal" uma repro pode ajudar a baixar os consumos (quando ás vezes não é o contrário!), mas num carro todo ele construido com esse objectivo ir alterar os valores de fábrica em que a electrónica e não só foram optimizadas para os menores consumos possiveis, quase de certeza que o que vai fazer é aumentar os consumos.
num carro "normal" uma repro pode ajudar a baixar os consumos (quando ás vezes não é o contrário!), mas num carro todo ele construido com esse objectivo ir alterar os valores de fábrica em que a electrónica e não só foram optimizadas para os menores consumos possiveis, quase de certeza que o que vai fazer é aumentar os consumos.
[email protected]
Marco, tens razão no que dizes, mas esqueces-te de um pequeno detalhe, que faz uma grande diferença.
A programação que está no carro do OP, é a mesma que está em todos os restantes 116D. E em termos de mecânica, não há 2 iguais. Há sempre ligeiras diferenças, nem que sejam devidas ao processo de fundição. Ajustando a repro a cada carro, iria permitir optimizar os consumos. E isso traz por arrasto, algumas ineficiências.
Na tua 530D, subiste a potência em +- 80cvs (cerca de 40%) e conseguiste ao mesmo tempo baixar consumos.
A programação que está no carro do OP, é a mesma que está em todos os restantes 116D. E em termos de mecânica, não há 2 iguais. Há sempre ligeiras diferenças, nem que sejam devidas ao processo de fundição. Ajustando a repro a cada carro, iria permitir optimizar os consumos. E isso traz por arrasto, algumas ineficiências.

Na tua 530D, subiste a potência em +- 80cvs (cerca de 40%) e conseguiste ao mesmo tempo baixar consumos.

-
- Membro Juvenil
- Registado: 19 fev 2010, 09:31
- O meu Carro:: BMW 320d E90 - 2009/03
Nunca andei num 116d, mas concordo totalmente com o marco pires.
Baixar consumos é sempre difícil, porque com mais cavalos dá mais gozo carregar no acelerador. Já é muito bom fazer repro e conseguir manter os consumos, tendo um carro mais agradável de conduzir.
Baixar consumos é sempre difícil, porque com mais cavalos dá mais gozo carregar no acelerador. Já é muito bom fazer repro e conseguir manter os consumos, tendo um carro mais agradável de conduzir.
-
- Membro Senior
- Registado: 04 out 2010, 18:39
- O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d
atenção que embora o turbo e injectores sejam iguais ao 118d, a bomba de alta pressao, e os internos do motor nao sao... no 16d faltam os veios de equilibrio...
é mais semelhante um 18d para um 20d, que neste caso so variam turbo e injectores msm...(quem me passou estas informaçoes é mecanico da bmw, e ja conhece o N47 de tras pa frente... assim como a sua distribuiçao
)
tem algumas casas a meter 16d com potencias iguais a 18d repro, mas dps o material vai ceder...
é mais semelhante um 18d para um 20d, que neste caso so variam turbo e injectores msm...(quem me passou estas informaçoes é mecanico da bmw, e ja conhece o N47 de tras pa frente... assim como a sua distribuiçao

tem algumas casas a meter 16d com potencias iguais a 18d repro, mas dps o material vai ceder...
depende. nem falo da potência, mas apenas aumentando 20 a 30 Nm de binário pode ser o suficiente para aguentar uma mudança mais alta a mesma velocidade. e mudança mais alta são menos rotações para a mesma velocidade, logo menos consumo. muitas vezes a poupança pode ser só por aí. nem toda a gente que faz repro passa a acelerar mais. pelo contrário, pode acelerar-se menos para ter a mesma velocidade e não se reduz de velocidade tantas vezes..toninocosta Escreveu:Nunca andei num 116d, mas concordo totalmente com o marco pires.
- marco pires
- Moderador do Fórum
:violinista :violinista :assubiar :assubiardtv Escreveu:depende. nem falo da potência, mas apenas aumentando 20 a 30 Nm de binário pode ser o suficiente para aguentar uma mudança mais alta a mesma velocidade. e mudança mais alta são menos rotações para a mesma velocidade, logo menos consumo. muitas vezes a poupança pode ser só por aí. nem toda a gente que faz repro passa a acelerar mais. pelo contrário, pode acelerar-se menos para ter a mesma velocidade e não se reduz de velocidade tantas vezes..toninocosta Escreveu:Nunca andei num 116d, mas concordo totalmente com o marco pires.
[email protected]
- AMS
- Membro Senior
- Registado: 31 ago 2004, 11:33
- O meu Carro:: BMW's
Neste motor que já está tão espremido a nível de consumos e emissões, uma programação para reduzir mais os consumos para mim é treta...
Noutros até pode baixar um pouco, mas neste custa-me mesmo a acreditar.
Noutros até pode baixar um pouco, mas neste custa-me mesmo a acreditar.
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
Anteriores: