Reprogramação 116d
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Reprogramação 116d
Boas!
Tenho um 116d (efficientsdynamics) e gostaria de saber se é possível fazer uma reprogramação para aumentar um pouco a performace dele, embora já nao seja má, mas um disparo melhor nao seria mau.
:lovebmw :lovebmw
Tenho um 116d (efficientsdynamics) e gostaria de saber se é possível fazer uma reprogramação para aumentar um pouco a performace dele, embora já nao seja má, mas um disparo melhor nao seria mau.
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Re: Reprogramação 116d
Boas. Sim claro que dá. Tenho um E82 118d e aconselho te a vilauto para fazeres a repro. Os valores da da reprogramação sao exatamente os mesmos que num 118d. O meu esta com 187cv. A diferença de condução é é brutal. Conduzo sempre devagar e oa consumos estao nos 5.0l/km. Quando preciso de acelarar sei que tenho la a potencia necessária
Re: Reprogramação 116d
Se fores de Lx tens a Vag Speed e a MB Power que tb fazem bons trabalhos nesse carro.
Re: Reprogramação 116d
deve haver aí alguma confusão. os valores dificilmente são iguais uma vez que o 118d tem motor com 2000 cc de cilindrada enquanto o 116d Efficient dynamics tem 1600 cc..guimashelder Escreveu:Boas. Sim claro que dá. Tenho um E82 118d e aconselho te a vilauto para fazeres a repro. Os valores da da reprogramação sao exatamente os mesmos que num 118d. O meu esta com 187cv. A diferença de condução é é brutal. Conduzo sempre devagar e oa consumos estao nos 5.0l/km. Quando preciso de acelarar sei que tenho la a potencia necessária
os valores de potência após a repro podem é ser semelhantes no 116d de 2000 cc de cilindrada que não é o carro do user que criou o tópico.
- marco pires
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Re: Reprogramação 116d
expliquem-me uma coisa:
um carro como o 116d está vocacionado para um cliente alvo que tem como objectivo uma condução calma, eficiente e ecológica.
tanto a bmw como as outras marcas, trabalham estes carros com o objectivo de serem o mais ecológicos possiveis, se não me engano o 116d até é o porta-estandarte da bmw no que respeita ao carro a diesel com menos emissões e com os menores consumos.
todo o carro foi concebido para ser o supra-sumo da economia nos consumos e nos valores das emissões, o próprio sistema de injecção foi melhorado para ser mais eficiente, a caixa tem um escalonamento longo, o chassis foi rebaixado para melhor aerodinamica e até os pneus são de baixo atrito.
qual é a agora a lógica de querer fazer uma repro num carro destes?
um carro como o 116d está vocacionado para um cliente alvo que tem como objectivo uma condução calma, eficiente e ecológica.
tanto a bmw como as outras marcas, trabalham estes carros com o objectivo de serem o mais ecológicos possiveis, se não me engano o 116d até é o porta-estandarte da bmw no que respeita ao carro a diesel com menos emissões e com os menores consumos.
todo o carro foi concebido para ser o supra-sumo da economia nos consumos e nos valores das emissões, o próprio sistema de injecção foi melhorado para ser mais eficiente, a caixa tem um escalonamento longo, o chassis foi rebaixado para melhor aerodinamica e até os pneus são de baixo atrito.
qual é a agora a lógica de querer fazer uma repro num carro destes?
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: Reprogramação 116d
€€€€€marco pires Escreveu:expliquem-me uma coisa:
um carro como o 116d está vocacionado para um cliente alvo que tem como objectivo uma condução calma, eficiente e ecológica.
tanto a bmw como as outras marcas, trabalham estes carros com o objectivo de serem o mais ecológicos possiveis, se não me engano o 116d até é o porta-estandarte da bmw no que respeita ao carro a diesel com menos emissões e com os menores consumos.
todo o carro foi concebido para ser o supra-sumo da economia nos consumos e nos valores das emissões, o próprio sistema de injecção foi melhorado para ser mais eficiente, a caixa tem um escalonamento longo, o chassis foi rebaixado para melhor aerodinamica e até os pneus são de baixo atrito.
qual é a agora a lógica de querer fazer uma repro num carro destes?
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- marco pires
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Re: Reprogramação 116d
pois :humm
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Re: Reprogramação 116d
não necessáriamente... Pode perfeitamente fazer a repro com o objectivo de melhorar a disponibilidade do motor e baixar um pouco os consumos...
- marco pires
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Re: Reprogramação 116d
baixar os consumos nesse carro com uma repro vai ser dificil senão impossivel, é que o mesmo já está optimizado para esse objectivo.
num carro "normal" uma repro pode ajudar a baixar os consumos (quando ás vezes não é o contrário!), mas num carro todo ele construido com esse objectivo ir alterar os valores de fábrica em que a electrónica e não só foram optimizadas para os menores consumos possiveis, quase de certeza que o que vai fazer é aumentar os consumos.
num carro "normal" uma repro pode ajudar a baixar os consumos (quando ás vezes não é o contrário!), mas num carro todo ele construido com esse objectivo ir alterar os valores de fábrica em que a electrónica e não só foram optimizadas para os menores consumos possiveis, quase de certeza que o que vai fazer é aumentar os consumos.
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Re: Reprogramação 116d
Marco, tens razão no que dizes, mas esqueces-te de um pequeno detalhe, que faz uma grande diferença.
A programação que está no carro do OP, é a mesma que está em todos os restantes 116D. E em termos de mecânica, não há 2 iguais. Há sempre ligeiras diferenças, nem que sejam devidas ao processo de fundição. Ajustando a repro a cada carro, iria permitir optimizar os consumos. E isso traz por arrasto, algumas ineficiências.
Na tua 530D, subiste a potência em +- 80cvs (cerca de 40%) e conseguiste ao mesmo tempo baixar consumos.
A programação que está no carro do OP, é a mesma que está em todos os restantes 116D. E em termos de mecânica, não há 2 iguais. Há sempre ligeiras diferenças, nem que sejam devidas ao processo de fundição. Ajustando a repro a cada carro, iria permitir optimizar os consumos. E isso traz por arrasto, algumas ineficiências.

Na tua 530D, subiste a potência em +- 80cvs (cerca de 40%) e conseguiste ao mesmo tempo baixar consumos.

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Re: Reprogramação 116d
Nunca andei num 116d, mas concordo totalmente com o marco pires.
Baixar consumos é sempre difícil, porque com mais cavalos dá mais gozo carregar no acelerador. Já é muito bom fazer repro e conseguir manter os consumos, tendo um carro mais agradável de conduzir.
Baixar consumos é sempre difícil, porque com mais cavalos dá mais gozo carregar no acelerador. Já é muito bom fazer repro e conseguir manter os consumos, tendo um carro mais agradável de conduzir.
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Re: Reprogramação 116d
atenção que embora o turbo e injectores sejam iguais ao 118d, a bomba de alta pressao, e os internos do motor nao sao... no 16d faltam os veios de equilibrio...
é mais semelhante um 18d para um 20d, que neste caso so variam turbo e injectores msm...(quem me passou estas informaçoes é mecanico da bmw, e ja conhece o N47 de tras pa frente... assim como a sua distribuiçao
)
tem algumas casas a meter 16d com potencias iguais a 18d repro, mas dps o material vai ceder...
é mais semelhante um 18d para um 20d, que neste caso so variam turbo e injectores msm...(quem me passou estas informaçoes é mecanico da bmw, e ja conhece o N47 de tras pa frente... assim como a sua distribuiçao

tem algumas casas a meter 16d com potencias iguais a 18d repro, mas dps o material vai ceder...
Re: Reprogramação 116d
depende. nem falo da potência, mas apenas aumentando 20 a 30 Nm de binário pode ser o suficiente para aguentar uma mudança mais alta a mesma velocidade. e mudança mais alta são menos rotações para a mesma velocidade, logo menos consumo. muitas vezes a poupança pode ser só por aí. nem toda a gente que faz repro passa a acelerar mais. pelo contrário, pode acelerar-se menos para ter a mesma velocidade e não se reduz de velocidade tantas vezes..toninocosta Escreveu:Nunca andei num 116d, mas concordo totalmente com o marco pires.
Baixar consumos é sempre difícil, porque com mais cavalos dá mais gozo carregar no acelerador. Já é muito bom fazer repro e conseguir manter os consumos, tendo um carro mais agradável de conduzir.
- marco pires
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Re: Reprogramação 116d
:violinista :violinista :assubiar :assubiardtv Escreveu:depende. nem falo da potência, mas apenas aumentando 20 a 30 Nm de binário pode ser o suficiente para aguentar uma mudança mais alta a mesma velocidade. e mudança mais alta são menos rotações para a mesma velocidade, logo menos consumo. muitas vezes a poupança pode ser só por aí. nem toda a gente que faz repro passa a acelerar mais. pelo contrário, pode acelerar-se menos para ter a mesma velocidade e não se reduz de velocidade tantas vezes..toninocosta Escreveu:Nunca andei num 116d, mas concordo totalmente com o marco pires.
Baixar consumos é sempre difícil, porque com mais cavalos dá mais gozo carregar no acelerador. Já é muito bom fazer repro e conseguir manter os consumos, tendo um carro mais agradável de conduzir.
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Re: Reprogramação 116d
Neste motor que já está tão espremido a nível de consumos e emissões, uma programação para reduzir mais os consumos para mim é treta...
Noutros até pode baixar um pouco, mas neste custa-me mesmo a acreditar.
Noutros até pode baixar um pouco, mas neste custa-me mesmo a acreditar.
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